Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BLauPunKT

:: Sala dedicada de Áudio/Vídeo ::

Recommended Posts

Bom, como estou há mais de 24 horas no ar sem dormir, não vou postar agora... mas adianto que as bookshelf residenciais com CS60B estão prontas, encarpetadas, estão aqui na minha sala, só falta eu dormir/acordar/instalar. Fiz a coisa bem caprichada, até conectores de pressão têm as caixas, pra facilitar troca de cabos. À noite, fotos!

 

Por enquanto está o CS60B completo (com o neopoint), até a chegada dos Selenium 1TW1. Mas ficou bem legal mesmo a caixinha! =)

 

Toda em MDF 20 mm, medindo 29 cm de altura / 22 cm de largura / 25 cm de base menor / 32 cm de base maior. Fiz trapezoidal pra minimizar estacionárias. Tem aproximados 12 LITROS, seladas, e creio que pro CS60B esteja de bom tamanho.

Quando eu acordar - confesso que tô a fim de botar pra tocar antes de dormir, hehehe - eu vou colocar pra tocar, usando o Samsung HD-841 como transporte e um integradinho Unic AC-1400 pra fazê-los mexer. Mato a secura e tiro os falantes pra deixar umas 24 horas em free air excursionando na FS. :vts

 

 

Eita... disse que não ia postar e acabei postando! :pirou:

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha tá com aprox. 8l. Já adianto que o mid CSB foi o único automotivo que tocou bem nela, além do MBquart "add a woofer". Surpreendente esse mid Lucas. E olha que eu tenho um receiver da Gradiente de apenas 18rms por canal, tocando eles em fullpass e os TB com um corte safado por capacitor. Tomara que os xovers melhorem o desempenho deles.

 

Vamos trocando informações sobre as caixas !

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Julinho, MAIS ESSA COINCIDÊNCIA!!!... :o:rolleyes: Dá pra crer?!

 

Pois é, não fui dormir, estou resistindo, só pra ver o treco tocando. Já soldei terminais, soldei mids, agora tô soldando tweeters. Já tirei os Polyswitch de cada passa-alta... em poucos minutos vão tocar as primeiras notas musicais! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poxa que legal ... sempre tive vontade de montar um par de caixinhas com esse mid , mas o de 5"

 

lucas , poste ae fotinhas =) ... to curioso !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, turma... ACORDEI! rs

 

Já tô batendo umas fotos. Tô ouvindo uns discos aqui aindas... nossa, tá tocando bem... muito melhor do que eu imaginava, com o maquinário low end... :o! Sério! Só ouvindo pra crer. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou assim:

 

dsc02056pi8.jpg

 

 

 

 

 

 

No "passo-a-passo"...:

dsc02032ov6.th.jpg dsc02034vd9.th.jpg dsc02035oc6.th.jpg

 

dsc02038ra4.th.jpg dsc02039rz2.th.jpg dsc02041ui8.th.jpg

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dsc02055ho8.th.jpg dsc02062ky8.th.jpg

 

 

Preciso dizer que a sala é meu refúgio para testes/almoxarifado?... :rolleyes: Amanhã vou comprar uma chapa de MDF 30 mm e borrachas para vedação e vou mandar o marcineiro fazer uma porta semi-acústica em MDF maciço na entrada do corredor. Aí é começar a arrumar a sala... que vai me dar uma baita dor-de-cabeça, pois não está na Golden Ratio.

 

Mas, sério... gostei do que ouvi! Tem potencial pra crescer! :)

 

 

Vídeo 01: http://br.youtube.com/watch?v=oO51HtedD6Q

Vídeo 02: http://br.youtube.com/watch?v=EAdcwZ8BCDU

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tô aqui estudando processo penal e, simultaneamente, pensando no 3 vias residencial. Penso em colocar um subwoofer de cada lado (em "stereo"), para complementar a range de freq. que falta abaixo do que o mid Bravox será capaz de reproduzir. Aquelas boas cordas mais grossas do contrabaixo, o grave do bumbo...

Hoje fui no centro da cidade e deixei meu Cygnus PA-400 no técnico pra reparo e revisão. Deve ficar pronto no máximo em 15 dias, em virtude do alto volume de serviços que ele tinha na frente. Seria, a priori, o ampli dos subs... 90Wrms@8 / 135Wrms @ 4 dentro de uma sala 5 x 5 metros é agressivo!...

 

The question is: qual alto-falante NACIONAL usar para esse fim?... Ouço falar muito bem de Eros SDS 15/18, Oversound 15/18... mas pra subwoofer único em sistema de home theater. Para imagem estereofônica, usar dois 15" me arrepia... :unsure:

Aí vem a idéia dos Keybass Phoenix ou Panther, e N.A.R. 10-SW3 ou 12-SW3 (este com sens. mais alta e FS de 23 Hz). Poderia usar um só, em selada (sempre focando nos transientes, mesmo que perca lá nos subgraves e spl...), ou até dois...

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que usar falantes de 15 é pra assistir filme, para musica, é melhor optar por um falante menor, devido a melhor resposta transiente. Mas isso nao é regra, já ouvi um sistema com 2 15 da novik, nao sei o modelo, mas estava bem bacana.

 

Eu nao entendi como tu vai fazer, vai usar o PA400 apenas para o grave. É bom dar um tapa nos capacitores da fonte, principalmente por ser um aparelho antigo, e porque vai ser usado para grave, é interessante aumentar a capacitancia.

 

Eu usei um bom tempo aqui em casa um NAR 10 180, em uma selada de 55L que era de um woofer meu. Gostava bastante, mas quando colocava mais potencia, ele excursionava demasiadamente. Depois abri para bass reflex, e nao gostei, creio que eu errei nos dutos, e acabei tampando. Hj uso um Eclipse de 10 tb, este é mais bacana para rock, tem mais pegada que o NAR, reproduz o punch das musicas. O NAR era mais neutro, suave.

O Keybass, se quiser esperar até lá pelo dia 15, eu posto minhas opinioes, vou pegar um para usar no carro do meu coroa, mas na simulacao, ele tem um pico meio alto, se me recordo, era em uns 50hz, em caixa selada de 28L.

 

Tu vai usar o cross original da bravox? Nesse teu caso, como tu vai trocar o tw tb, creio que vale a pena fazer um melhor do que arrumar o antigo.

 

abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum.... E uma LT?! Problemas de espaço vc não tem pelo visto... se a caixa é tudo o que falam mesmo, dá pra fazer milagre com um parzinho de 10"...

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal!

 

Justo... subs grandes tendem a ser mais para as cenas de explosão em filmes.

O PA-400 mandei revisar pra ver o que vou fazer. Atualmente estou usando o integradinho Unic AC-1400. Quando o Cygnus estiver pronto, vou manter o Unic apenas como pré e vou usar o Cygnus como power, para sentir a diferença. Diferença existirá, disso eu tenho certeza.

Como crossover, vou usar o Behringer CX3400 ou o DCX-2496. O CX3400 é mais simples, mais rápido, mais fácil, mas também só corta em Linkwitz-Riley 24dB/oitava. Mas, por se tratar de corte ativo, precisaria de outro amplificador para os subwoofers, caso mantivesse o Unic para tweeters e Cygnus para médios. Aí tenho a possibilidade de comprar outro PA-400 em excelente estar por seus R$ 500, ou fazer o quê eu não sei.

Ainda estou estudando as coisas... inicialmente, preciso tirar os midbasses Bravox das book e botá-los pra amaciar com senóide. Aliás... nem vou retirar e deixar em free-air! Vou deixar na própria caixa mesmo. Vou colocar uma caixa de frente pra outra, quase se tocando, com milímetro de espaço entre as suspensões pra evitar contato. Inverto a fase e uso uma faixa para amaciar em repeat eterno... =).

 

EDIT:

Achei os Keybass nestes preços:

KSW10-134 PHOENIX, R$ 127,00. KSW8-115 PANTHER, R$ 116,00

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, hoje eu fiz uma SENHORA FAXINA na sala-entulho e tentei fazer do lugar um ambiente um pouco mais com cara de "sala", hehehe.

 

Acabei de iniciar o amaciamento dos alto-falantes! Caixas de frente uma pra outra, espaçadas por 1 milímetro, apenas para impedir contato entre as suspensões dos midbasses. Uma normal e outra com fase invertida, tocando um disco de 80 minutos de pink noise com sweep em looping eterno. O disco está em repeat.

 

Vai ficar tocando por 200 horas na mais completa paz. Intocável. Só vai ter audição pra mim na sexta-feira ou sábado que vem. Até lá, fico chupando o dedo... aliás, estudando pras provas que ainda faltam fazer. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Lucas ! Acompanhando ...

 

Também sou mais favorável a subs de 8 e 10 polegadas para esse tipo de uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, to mandando o link do tópico do meu irmão no HTforum. Ele fes somente as caixas e comprou os subs. Os subs ficarão em estereo em duas caixas LT.

Não vou nem me oferecer pra testar porque sei que você não vai conseguir esperar, kkkkk.

edit: esqueci o link

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=64228

 

Flw

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu, Douglas. Vou dar uma olhada.

 

 

Enquanto isso, deixo vocês com algumas fotos de como está a sala depois de uma leve "arrumada" que eu dei, e dos falantes sendo amaciados. O vídeo está no youtube em http://br.youtube.com/watch?v=2Eugk0UxKuE .

 

Fotos:

dsc02064si0.th.jpg dsc02065wd5.th.jpg

 

dsc02069ny3.th.jpg dsc02067od9.th.jpg

 

 

Amanhã pela manhã vou comprar uma chapa de MDF 30 mm (2.75 m x 1.83 m). Dá pra fazer duas portas maciças medindo 2.10 x 0.90 m. Uma para o corredor (que aparece aí nas fotos sem nenhuma porta) e uma para meu quarto. As portas vão ser colocadas com borrachas de vedação em todo o perímetro, tanto na moldura quanto na própria porta, para que o contato se dê BORRACHA COM BORRACHA quando a porta for fechada. E tem que ser fechada com pressão.

As borrachas comprei hoje. São essas aqui:

 

dsc02074om2.th.jpg dsc02075kr0.th.jpg dsc02076yg5.th.jpg

 

Já fiz uma porta dessas antes, mas com MDF 20 mm. Agora vou fazer com 30 mm, para poder colocar uma maçaneta :P! A borracha é do tipo "esponjosa para vedação". Comprei dela mais larga (7 cm), pois será cortada ao meio com estilete para se dividir em duas borrachas de 3,5 cm, onde uma tira vai na porta e a outra vai na moldura que recebe a porta. A porta vai ser fechada na pressão (ou seja, colocaremos o "dente" da maçaneta mais pra frente, pra porta ter que entrar mais e apertar as borrachas na hora de fechar, vedando por completo). Do lado DE FORA da porta (ou seja, do lado do corredor, e não de dentro da sala) vou colar feltro grosso e, sobre ele, espuma perilhada ("caixa de ovo"), para amortecer qualquer barulho vindo de fora pra dentro da sala. Já dentro da sala, ainda vou ter que testar e, se for necessário, farei o mesmo. Aplicação desses materiais dentro de uma sala de audição é ponto crítico e deve ser feito de forma muito criteriosa, pois tem o perigo de deixá-la "morta" em demasia.

Carro? Carro é muito tranqüilo... dentro de casa a coisa muda de figura! :P:vts

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, pessoal... mais uma "obra" de Vero/Lucas: capinhas de plástico para proteção dos equipamentos contra poeira, pêlo de cachorro etc:

 

dsc02077fm1.th.jpg dsc02078da9.th.jpg

 

dsc02079rl2.th.jpg dsc02080ze4.th.jpg

 

Assim eu fico mais tranqüilo! :P

 

EDIT: Hoje comprei a chapa de MDF 30 mm, maçaneta, parafusos, buchas... quarta-feira pela manhã (9 AM) construiremos a porta acústica! :rever1:

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... o conforto é essencial para a prática da audiofilia, rs. No meu quarto tenho um Split LG de 18.000 BTU. Acabei de comprar outro, mas de 12.000 BTU. Vou colocar o de 12 no meu quarto, e o de 18.000 BTU vai pra sala.

A sala vai começar a tomar jeito de vez... [-]!

 

MDF lá no térreo, aguardando o início da construção da porta acústica, prevista para quarta-feira:

 

dsc02083sm7.th.jpg dsc02084ex7.th.jpg

 

O split que vai pra sala:

dsc02081nc8.th.jpg

 

O split que vai pro meu quarto:

dsc02082yh4.th.jpg

 

 

 

E agora: http://br.youtube.com/watch?v=0Oro7L0BgQc

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

notem que ele tem poucas tomadas na sala!! AhuHUHUaHUhauhuAhuahuahua

 

ow lucas, tu mora soh eh?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
notem que ele tem poucas tomadas na sala!! AhuHUHUaHUhauhuAhuahuahua

 

ow lucas, tu mora soh eh?

Ahhh garoto, esse é outro ponto que merece destaque! A rede elétrica daqui de casa foi feita EXCLUSIVAMENTE pensando no som! Apesar de ser monofásico (vou solicitar a mudança pra trifásico), estou subindo lá do quadro térreo de energia 3 fases distintas, sendo duas em cabo flexível 4 mm² e uma (esta, sim, específica pro sistema de áudio) fase em fio rígido (melhor pro som) Pirelli de 10 awg.

Esta fase rígida alimenta única e exclusivamente as 10 tomadas da sala que são SÓ PARA O SOM. Os outros dois cabos flexíveis de 4 mm² (o neutro é de 6 mm²) balanceiam as demais tomadas destinadas à rede elétrica da casa.

Detalhe: TODAS as tomadas são aterradas e tri-polares (ou seja, todas têm "pino terra"). São 3 aterramentos diferentes, um só para o som (para as 10 tomadas...), outro só para choveiro/ar condicionado e outro só para o restante da casa.

E, pasme: só no meu quarto, são 63 caixinhas 4x2, das quais 53 são... TOMADAS! :pirou:Preciso dizer que eu sou exagerado? [-]

 

Não moro só formalmente, mas materialmente, sim. Digo... moro com minha mãe, mas ela me conhece há 22 anos e não esquenta com o que eu faço. Por exemplo, meu quarto era o do meio da casa, e o dela era o quarto maior, do canto. Eu simplesmente pedi (hehehehe) pra gente trocar de quarto. Hoje ela "mora" no quart que é menor, e eu no "maior".

Não bastasse isso, como o quarto dela (agora meu) era parede-com-parede com o quarto da empregada... não tive dúvidas: chamei pedreiros, mandei derrubar a parede divisória, juntei meu quarto com o que era da empregada e hoje tenho um quarto de 25 m², onde fiz uma suíte, home office... :rolleyes:

 

 

[-]

 

 

esqelet01wx6.jpg

 

Quadro do prédio:

cimg5698qd2.jpg

 

Detalhe para meu disjuntor (avaliem a cara do cidadão que faz a leitura ou de outro condômino que se depara com ele... :hilario: )

cimg5695cf2.jpg

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho aqui algumas coisas da época da reforma elétrica/quarto novo:

 

 

 

POST DE FEVEREIRO DE 2007:

 

Continuando a odisséia...

 

1) Quadro antigo começa a dar lugar ao quadro novo:

cimg5765gm3.th.jpg

 

2) Como já havíamos passado a fiação do apartamento (cabos flexíveis sendo segurados por mim na foto abaixo), foi a vez de passar os fios sólidos (mais terra flexível dedicado) para o HT pelo conduíte corrugado amarelo:

cimg5778ps6.th.jpg

 

3) Close nos fios exclusivos do sistema de HT...

cimg5780am3.th.jpg

 

4) ...e detalhe do cabeamento: três fios sólidos Pirelli 4 mm²/10AWG (dois fase e um neutro) e um cabo flexível 4 mm² verde (terra):

cimg5809ey5.th.jpg

 

5) Novo quadro de disjuntores tomando forma...

cimg5806ht8.th.jpg

 

6) Como o apartamento está em reforma total, cá está meu quarto. Não sei se vocês repararam, mas fiz um projeto para que não faltasse tomada de forma alguma - eu AMO superdimensionar. São 63 tomadas (sem hipérbole...!) nesse cômodo:

cimg5796ho9.th.jpg cimg5795vu5.th.jpg cimg5798vx1.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também de FEVEREIRO DE 2007:

 

Tenho muitas fotos... sou o tipo da pessoa que registra todo o passo-a-passo. Medimos o aterramento com multímetro, numa ponta do teste a fase e na outra o terra: está dando 228 Volts! :)

 

Nas fotos abaixo, mostro as tomadas exclusivas para o sistema do quarto: uma fase para 5 tomadas, e outra fase para outras 5 tomadas. Cabeamento to Pirelli Fio Sólido 4 mm², exceto o terra que é Pirelli Flexível 4 mm².

 

Já encomendei Hospital Grade, logo mais estarão chegando. A bronca é que são 10 tomadas no quarto e 10 tomadas lá na sala. 20 tomadinhas Hospital Grade não vai ser nada barato... :(! Enquanto isso, vou na boa e velha Siemens mesmo, de 10 Ampéres... :P!

 

tncimg5875xw3.th.jpg tncimg5884oq6.th.jpg tncimg5885vu8.th.jpg

 

tncimg5886vz8.th.jpg tncimg5888eh5.th.jpg

 

 

Vocês não sabem é nada... o eletricista ficou com raiva de mim. Acreditam?! Sério! Eu contratei, tava pagando, e ele teve uma hora que literalmente se recusou a continuar o serviço afirmando que não havia necessidade de tanta tomada! Hahahahaha... isso foi hilário!

Editado por Lucas Mazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show..... spit 18k btus cavalo heinn.....

 

Pra mim esta faltando um pouco de tempo $$$ no momento...srsrrsrsrs

 

O coisa pra gastar viu...

 

 

Gratzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meu irmao, vc eh mt exagerado vei!! ehuaehuhaeuhuaehuaehu...

 

tais precisando visitar o psicologo pra tirar a mania de comprar coisas durante a madruga e pra reduzir o numero de tomadas AHUHUAHUHAUHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAUHuaHuhahuAhuAHuahuAHUaHUAHUhua...

 

brincadeiras a parte, que quarto show hein? eu acostumado com o meu 2x3, se chegasse ai, ia pensar q era meu ap todo! :rever1:

 

e essa do pedreiro foi fo**!! axo q ele pensou q fosse algum tipo de pegadinha! ehuhuehuehue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...