Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
peacewarrior

[D.I.Y] - Fiat Punto (Finalizado)

Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Depois de muitas semanas lendo o fórum comecei a fazer o porta-malas do meu Punto.

 

Nunca havia feito e também não manjo o suficiente para ligar o sistema, mas estou comprando tudo e levarei para alguém instalar para mim.

 

Primeiro Problema ... Moro em apartamento e não posso trabalhar na garagem (diga-se Resina, Madeira, serra e por ai vai) e na casa dos colegas também estava difícil então tive que me adaptar para não desistir do meu projeto...

 

Inicialmente fiz o molde do meu porta-malas utilizando uma técnica que vi na televisão, por sinal naqueles programas de artesanato auhuhahua ... estavam ensinando como fazer objetos utilizando papel, cola e água e tive a idéia de fazer meu molde assim ...

 

Como fiz ???

 

Misturei 50% água e 50% de cola branca ... dai fui aplicando sobre a lateral do porta-malas como se fosse resina ... misturei tudo .. papel higiênico, papel toalha, papelão ... fui colando tudo para ficar um molde bem resistente...

 

DICA: Quem quiser fazer isso favor escolher um dia de sol e um lugar que possa deixar o porta-malas do carro aberto pelo menos umas oito horas para circular bem o ar e ajudar a secar .... Quem estiver como utilizar um secador de cabelos irá ter uma secagem mais rápida ...

 

Forrando o porta-malas ...

003.jpg

 

Depois de fazer várias camadas de cola + água e papéis

006.jpg

 

Molde Já Pronto ..

S7302933.jpg

 

Ahh esqueci de falar ... depois de retirar fiz ainda alguns reforços com papelão bem grosso e adaptações para o molde ficar exatamente como queria ...

 

E vocês também podem ver que existem dois moldes triangulares ao lado do molde do porta-malas ...é o molde das colunas que irá acomodar os TW .. fiz da mesma forma, mas as fotos sumiram da câmera ... se eu achar coloco depois ...

 

Vai ficar assim os "peitnhos" ehhee

DSC00201.jpg

 

Bom .. continuando ...

 

Hoje apliquei a primeira camada de resina e manta sobre o molde ... Como podem ver, fiz tudo na sacada do meu apartamento ... coisa de louco o mega, ultra, super espaço auhuhauhaa

 

Materiais

S7302936.jpg

 

Depois da Resina + Manta

S7302938.jpg

S7302944.jpg

 

Dica ..

 

DICA Para quem quiser limpar aquelas farpas da manta e não estiver afim de ligar o aspirador, basta usar uma escova daquelas de limpar carpete ... é ÓTIMO ... gruda tudo ali e sai com a maior facilidade da escova

 

S7302940.jpg

 

S7302941.jpg

 

Bom é isso ...

 

Espero que tenham gostado ...

 

Vou atualizando conforme for andando o desenvolvimento, só posso trabalhar aos finais de semana, então deve demorar um pouco ....

 

 

OBS.: Caso queiram mover para a área de DIY ficaria grato.

 

Abraços

Igor

Editado por peacewarrior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, muito legal vc adaptar essa tecnica de artesanato à confecçao do molde para caixa ... caso seja necessario eu nao pensaria duas vezes em fazer o mesmo em algum projeto hehehe :legal::legal::legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta ficando bom heim

ai só não eskece de fazer varias camadas pra q naum fique vibrando

eu quando faço caixa assim já com fibra eu uso umas 3 camadas de reina e fibra, uma camada de massa plastica e uma de resina com areia e pra confirmar q vai ficar bom coloco umas travas de madeira por dentro em varias direções, geralmente uso cabo de vassora e massa pra fiar

acompanhando...

boa sorte ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pô, muito legal vc adaptar essa tecnica de artesanato à confecçao do molde para caixa ... caso seja necessario eu nao pensaria duas vezes em fazer o mesmo em algum projeto hehehe :legal::legal::legal:

 

Para lugares onde se está com receio de fazer aquela sujeira com a resina é uma boa pedida ....

 

Abs

 

 

ta ficando bom heim

ai só não eskece de fazer varias camadas pra q naum fique vibrando

eu quando faço caixa assim já com fibra eu uso umas 3 camadas de reina e fibra, uma camada de massa plastica e uma de resina com areia e pra confirmar q vai ficar bom coloco umas travas de madeira por dentro em varias direções, geralmente uso cabo de vassora e massa pra fiar

acompanhando...

boa sorte ai...

 

Vlw pelo toque ...

 

Essa mistura com areia seria mais ou menos em qual proporção ??

 

Abs

 

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 

Pessoal

 

Fiz um esquema de como imagino montar o meu som...

 

projetoal0.jpg

 

Apenas lembrando que vou utilizar o player original do carro para não perder a estética do painel ....

 

Tenho duas dúvidas ...

 

1. Qual o fusível utilizar ?

2. O player original não tem saída RCA ... devo utilizar um conversor ou ligo direto na entrada de alta que o amp possui ???

 

 

Caso tenha algo que possa ser melhorado no meu esquema estarei aberto a sugestões ...

 

Abração

Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e cara a quantidade eu naum sei

tipo eu coloquei mais ou menos 2/3 da quantidade de resina

usa areia fina emisture de maneira que naum fique muito "seca" mas q tb não escorra muito

vai colocando e vendo a textura

abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá legal o esquema, só achei fino esse 9 mm do disribuidor até o amp, mesmo que seja um trecho curto. Coloque 16mm ou 21mm mesmo, tanto positivo quanto terra, e evitará problemas.

 

1. O fusível recomendado é um de amperagem semelhante à capacidade da bateria (em Ah), colocado a no máximo 50 cm dela.

2. O conversor se presta mais para os casos em que o player não tem saída RCA e o amp não tem entrada Hi-level. No seu caso, liga na entrada Hi mesmo. Cuidado com a regulagem do nível de entrada, por cauas da distorção das saídas Hi do player.

Os leds vao precisar de resistores, certo?

 

Parabéns pela iniciativa da técnica de artesanato para o molde. Continue caprichando!

 

Abração do alemão!

Editado por dk_alemao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tá legal o esquema, só achei fino esse 9 mm do disribuidor até o amp, mesmo que seja um trecho curto. Coloque 16mm ou 21mm mesmo, tanto positivo quanto terra, e evitará problemas.

 

1. O fusível recomendado é um de amperagem semelhante à capacidade da bateria (em Ah), colocado a no máximo 50 cm dela.

2. O conversor se presta mais para os casos em que o player não tem saída RCA e o amp não tem entrada Hi-level. No seu caso, liga na entrada Hi mesmo. Cuidado com a regulagem do nível de entrada, por cauas da distorção das saídas Hi do player.

Os leds vao precisar de resistores, certo?

 

Parabéns pela iniciativa da técnica de artesanato para o molde. Continue caprichando!

 

Abração do alemão!

 

Olá Alemão ...

 

Obrigado pelas dicas ...

 

Com relação ao cabo eu coloquei errado no desenho, são de 16mm² mesmo ... os de 9 eu irei puxar do distribuidor para os leds

 

Os Leds que irei usar são esses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798...-leds-de-1w-_JM

 

Pelo que falei com o vendedor, eles já vem pronto para ligar e só vou estar fazendo uma chave liga-desliga para não ficar o tempo todo acesso.

 

Abração

Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acampanhando.

 

Muito legal até agora!!!

 

 

 

 

Olá Alemão ...

 

Obrigado pelas dicas ...

 

Com relação ao cabo eu coloquei errado no desenho, são de 16mm² mesmo ... os de 9 eu irei puxar do distribuidor para os leds

 

Os Leds que irei usar são esses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798...-leds-de-1w-_JM

 

Pelo que falei com o vendedor, eles já vem pronto para ligar e só vou estar fazendo uma chave liga-desliga para não ficar o tempo todo acesso.

 

Abração

Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

peacewarrior,

 

Gostei mesmo dessa tua maneira de tirar o molde... eu tb num queria tirar o molde da maneira tradicional não... Eu tentei fazer uma tela de arame pra tirar e nao deu certo...

 

no meu ex-gol tirei com pedaços de mdf de 4mm e colaquente... cortava os pedaços sob medida e ia juntando com colaquente... Acho que no golG5 vou fazer com papelao e colaquente!!! vou cortando o papelao e juntando com cola quente...

 

Pelo que notei nas fotos vc fibrou a parte interna... nao fibrou a parte externa! depois vc vai retirar a parte de papel e papelão ???

 

Passou qnt tempo pra "secar" ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
peacewarrior,

 

Gostei mesmo dessa tua maneira de tirar o molde... eu tb num queria tirar o molde da maneira tradicional não... Eu tentei fazer uma tela de arame pra tirar e nao deu certo...

 

no meu ex-gol tirei com pedaços de mdf de 4mm e colaquente... cortava os pedaços sob medida e ia juntando com colaquente... Acho que no golG5 vou fazer com papelao e colaquente!!! vou cortando o papelao e juntando com cola quente...

 

Pelo que notei nas fotos vc fibrou a parte interna... nao fibrou a parte externa! depois vc vai retirar a parte de papel e papelão ???

 

Passou qnt tempo pra "secar" ???

 

 

Olá Marcelo ...

 

Para secar o molde de papel demorou uns 2 dias, mas é que eu estava na maior ansiedade e fiz em um dia de chuva (MUITAAAAAA CHUVA e FRIO) ... mas se você fizer em um dia de sol seca rápido e um conselho ... não faça o revestimento com plástico onde vai moldar, pois o mesmo segura muito a umidade e demora mais para secar, forra só com fita e papel alumínio como se fosse a fibra ...

 

Mas um conselho é pegar papelão e separar a parte interna (que parece uma colméia) da parte externa, ficando somente com a parte mais maleável e não tão dura dai você molda e vai aplicando a mistura de cola + água e pode usar o papel higiênico do mais vagabundo como se fosse uma manta para unir tudo , vou te falar .. fica muito duro e resistente após secar, nem parece que foi feito com cola e água uhahauha

 

Com relação a fibra, eu apliquei na parte interna sim e depois que aplicar duas camadas de fibra vou tirar todo o papel e aplicar mais camadas por fora e acertar as imperfeições na massa plástica ...

 

Deu mais trabalho fazendo assim, porém meu carro não correu o risco de ter resina colada por todo porta-mala uauhuaaa

 

Espero ter ajudado

 

Abração

Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a técnica do molde. Sugiro passar uma camada de resina no fundo pra não ter problemas com a umidade. Acompanhando!

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal ...

 

Vlw pelos comentários ... Estava viajando e nem consegui fazer muita coisa no som ...

 

Esse final de semana o projeto deve andar e estarei postando mais fotos ...

 

Chegaram algumas coisinhas já ...

 

Sub NAR 10sw2 comprando na Alpharoll (atendimento nota 1000)

 

S7303112.jpg

S7303115.jpg

 

Cabo MonsterBass™ XLN® 100 Xtra Low Noise

Características: 12 ga (aprox. 3.5 mm) ligar o sub no amp

S7303093.jpg

 

Cabo Força - KnuKonceptz Metallic Blue 4 Gauge Power Wire 20 Feet (6m)

S7303100.jpg

S7303105.jpg

S7303106.jpg

 

Distribuidor - Stinger SDB1X2 TWO 4 Ga In 8 Ga Out Distribution Blocks

S7303097.jpg

 

 

Por enquanto é isso ...

 

Abração

Igor

Editado por peacewarrior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo trabalho, um dia aprendo a fazer este tipo de coisa (vou precisar para fazer as colunas do astra).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ae pessoal ..

 

Esse final de semana a coisa andou + um pouco ...

 

Dias das crianças, presentes e bla bla bla então não deu para trampar integralmente no projeto e o pior é que a pilha da câmera acabou e não achei o carregador ... então fico devendo + fotos ...

 

Caixa já sem o molde

S7303127.jpg

 

Eu trampando (foto by Esposa uhauha)

S7303129.jpg

 

Já colocado o anel para o sub

S7303136.jpg

S7303139.jpg

 

fico devendo o resto ... ainda estou caçando meu carregador de pilhas uhauhauuua

 

Abração

Igor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

prova que basta ter força de vontade.. hehehehe

 

o kra mora em apartamento e tá mandando brasa... ehheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iai cara, ta ficando bom. Me diz uma coisa, onde comprasse os cabos e o distribuidor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
prova que basta ter força de vontade.. hehehehe

 

o kra mora em apartamento e tá mandando brasa... ehheheheh

 

Heheheeh viu só .. primeiro DIY feito no 14º andar uhauhuhauhahu

 

 

Iai cara, ta ficando bom. Me diz uma coisa, onde comprasse os cabos e o distribuidor?

 

Opa ... comprei no eBay ....

 

Deve ter alguém no fórum vendendo, mas se quiser me manda uma MP que posso ver de comprar para ti ...

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

 

Bom pessoal ...

 

Inicialmente eu iria fazer a caixa selada, mas mudei a idéia para dutada ...

 

Então o projeto ficou assim ...

 

Caixa com 32 litros

NAR 10sw2

 

Duto 3" com um comprimento entre 15 e 20 cm ...

 

duto.jpg

PS. Não liguem para os desenhos que ficaram muito ridiculos uhauhauhuha

 

Agora estou com uma dúvida .. onde colocar os dutos .. pensei em 3 hipóteses ..

 

1. Na posição vermelha

2. Na posição azul com a saída do aero duto em cima

3. Na posição azul com a saída do aero duto embaixo

 

Aceito sugestões .... PLZZZZZZZ ..rss

 

Abração a todos

Igor

Editado por peacewarrior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala ae galera ..

 

A caixa ficou pequena segundo minhas últimas medições ... Então removi o anel do sub puxei ele mais para frente para dar mais volume ...

 

Acho que agora cheguei nos 30 Litros que imagino para a caixa ...

 

 

Hoje também já comecei a criar a "base" da frente da caixa para aplicar a resina nesse final de semana ...

 

Porém como sempre comecei a inventar moda e ao invés de fazer como todos (utilizar tecido) comprei 1 metro de tela de arame e moldei a frente da minha caixinha ....

 

Porque fiz isso ???

 

Acho que assim ficou bem mais fácil de moldar a caixa e deixar ela "redondinha" como queria e também assim penso em economizar mais com massa plástica que teria que utilizar para acertar imperfeições ... ahh também acho que assim deixarei a caixa mais resistente .... gostei muito mais de moldar a frente da caixa assim, agora vamos ver quando aplicar a manta, mas acho que será de boa ...

 

Segue fotos ...

 

Materiais (Esse grampeador agilizou muito meu processo ... grampeia tudo .. até o dedo senão tomar cuidado auhuhahua)

S7303167.jpg

 

Caixa ...

S7303163.jpg

S7303166.jpg

 

Bom por hoje é isso

 

Abração e boa noite a todos

Igor

Editado por peacewarrior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, curti o esquema da tela hein!! Show de bola me deu umas idéias pro meu doorpod.

Ta de parabens.

Abração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, cara.

 

Belo trabalho, queria ter a coragem e disposição que vc tem. Essa grade acho que vai dar uma boa reforçada pra eliminar vibrações.

Eu to com o set comprado já, só falta instalar. Mas pelos orçamentos que to fazendo da até desanimo.

 

Pra ter alguma coisa bem feita, faça vc mesmo, ou pague bem, por que é caro.

 

abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, curti o esquema da tela hein!! Show de bola me deu umas idéias pro meu doorpod.

Ta de parabens.

Abração.

 

Que bom que a idéia te de uma "luz" hehehe .. afinal é para isso que estamos ai né ? .. para compartilhar idéias e conhecimento ...

 

Abs

 

Opa, cara.

 

Belo trabalho, queria ter a coragem e disposição que vc tem. Essa grade acho que vai dar uma boa reforçada pra eliminar vibrações.

Eu to com o set comprado já, só falta instalar. Mas pelos orçamentos que to fazendo da até desanimo.

 

Pra ter alguma coisa bem feita, faça vc mesmo, ou pague bem, por que é caro.

 

abç

 

Nem me fale, vou gastar uns R$150 no máximo apra fazer todo porta-malas e vai sobrar muito material ....

 

Me cobraram R$800 para fazer tudo como imaginava ...

 

Vamos ver se fica como imagino uiahuauaha

 

Abração

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

Novidade na caranga ...

 

DVD Alpine IVA-D106

http://www.alpine-usa.com/US-en/products/p...?model=IVA-D106

 

Sem comentários com relação a qualidade do bixinho ...como é bom comprar coisa boa e ainda por cima por uma pechincha ... achado de presente de natal auhuhaua

 

Videozinho (não reparem na qualidade porque foi filmado com o celular sem luz)

http://s229.photobucket.com/albums/ee84/pe...nt=S7303184.flv

 

Abraços

Igor

Editado por peacewarrior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai amigo. Que bom que o trabalho está rendendo!!! Daqui a pouco está pronto, e vale a pena o esforço. Não só pela economia finceira, mas sobretudo pelo prazer de fazer.

NO ESTALADÔ, YES DO IT!!!

 

Acompanhando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...