Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joni

Trapezoidal Ou Quadrada...

Recommended Posts

Pessoal estou com mais uma dúvida, lembro que li algo a respeito, mas nao encontrei de jeito nenhum....

 

minha dúvida é a seguinte, qual a melhor caixa para graves fortes (muito grave) a caixa quadrada ou a caixa trapezoidal?????

 

Para o sub 307 em especifico.... ????

 

e qual a diferença entre elas??? tipo uma tem mais qualidade que a outra, etc?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal estou com mais uma dúvida, lembro que li algo a respeito, mas nao encontrei de jeito nenhum....

 

minha dúvida é a seguinte, qual a melhor caixa para graves fortes (muito grave) a caixa quadrada ou a caixa trapezoidal?????

 

Para o sub 307 em especifico.... ????

 

e qual a diferença entre elas??? tipo uma tem mais qualidade que a outra, etc?????

por favor use o "pesquisa" que você vai achar bastante coisa lá!

 

mesmo assim se não achar post suas dúvidas sobre caixa para o 307 aqui -> http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94482

 

abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal estou com mais uma dúvida, lembro que li algo a respeito, mas nao encontrei de jeito nenhum....

 

minha dúvida é a seguinte, qual a melhor caixa para graves fortes (muito grave) a caixa quadrada ou a caixa trapezoidal?????

 

Para o sub 307 em especifico.... ????

 

e qual a diferença entre elas??? tipo uma tem mais qualidade que a outra, etc?????

por favor use o "pesquisa" que você vai achar bastante coisa lá!

 

mesmo assim se não achar post suas dúvidas sobre caixa para o 307 aqui -> http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94482

 

abraço :legal:

é que minha dúvida não é unica e exclusiva para o sub 307....

Quero saber a diferença entre caixas trapezoidal e quadrada....

 

 

ja procurei e nao encontrei nada que me ajude .... lembro que uma vez vi um topico destes mas nao encontrei....

 

 

mais alguem poderia me ajudar?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal estou com mais uma dúvida, lembro que li algo a respeito, mas nao encontrei de jeito nenhum....

 

minha dúvida é a seguinte, qual a melhor caixa para graves fortes (muito grave) a caixa quadrada ou a caixa trapezoidal?????

 

Para o sub 307 em especifico.... ????

 

e qual a diferença entre elas??? tipo uma tem mais qualidade que a outra, etc?????

por favor use o "pesquisa" que você vai achar bastante coisa lá!

 

mesmo assim se não achar post suas dúvidas sobre caixa para o 307 aqui -> http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=94482

 

abraço :legal:

é que minha dúvida não é unica e exclusiva para o sub 307....

Quero saber a diferença entre caixas trapezoidal e quadrada....

 

 

ja procurei e nao encontrei nada que me ajude .... lembro que uma vez vi um topico destes mas nao encontrei....

 

 

mais alguem poderia me ajudar?????

leia um pouco

http://www.autosom.net/mask_index.asp?pag=...igos/carbox.htm

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digamos que "tanto faz" ... mas faça a trapezoidal, até mesmo pra fins de estética no porta-malas e acomodação da caixa nas costas do banco trazeiro, o que pode reduzir vibrações e a consequentemente reduzir as perdas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já li em algum topico aki no forum (só ñ encontrei agora), q o problema das caixas quadradas são as ondas estacionarias.

 

 

.:Se ñ me engano é isso msm... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já li em algum topico aki no forum (só ñ encontrei agora), q o problema das caixas quadradas são as ondas estacionarias.

 

 

.:Se ñ me engano é isso msm... :vts

Pois é lembro que vi também..... o Link que o bagaça nos passou ja me ajudou e muito... la diz que a trapezoidal esta proxima a ideal.... bom valeu pela ajuda d todos....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu mesmo for fazer a minha própria caixa, vou fazer retangular ehehhe, se eu mandar fazer, vai ser trapéizio mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

revivendo o tópico um pouco

 

um amigo meu tava lendo os artigos com uma duvida q nao me cabe na cabeça , ele diz q caixas trapezinais são melhores contra ondas estacionarias , mais se for assim por q os grandes construtores de P.A nao fazem caixas trapezionais ???

 

isso esta nos artigos é um assunto muito contraditório , quanto cancelamento de onda se tem numa caixa trapezional contra uma retangular simples ? por q as caixas da MTX audio sao todas cúbicas? empresa conceituada essa não é ?!

 

pessoal fico no aguardo de respostas, quanto a isso varias pessoas de grande conhecimento no fórum ja mencionaram q a perda não é considerável , mais o por q dos grandes montadores de caixas para P.A as fazem cúbicas???

 

 

tenho duvidas quanto ao artigo nesse ponto , trapezionais são melhores q caixas cúbicas !

 

 

EDIT : levem em consideração q as caixas tem quebras de cantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aconselho em arredondar as quinas internad da caixa, onde se parafusa um lado a outro, deixar redondo, como uma curva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aconselho em arredondar as quinas internad da caixa, onde se parafusa um lado a outro, deixar redondo, como uma curva.

 

 

disso eu sei :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:rolleyes: ja ja eu comento o assunto....deixa eu so pegar a boia ali e ja volto...te mais gente.... hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto de cancelamento? Nenhum.

 

Falamos em ondas de vários metros de comprimento. Pra se ter cancelamento, é preciso que ao menos ela se forme, ou seja, a caixa tenha comprimento de 1/4 onda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TBM sou encabulado com isso !

algum user experiente vai comentar será/?

 

porque to pra fazer uma caixa de mdf 25mm

pra 2 3004spl

 

e to pensando em fazer cubica!

agora voltou a duvida !

 

 

 

será que forma mesmo?

e se fazer cubica e arredondar os cantos e quinas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto de cancelamento? Nenhum.

 

Falamos em ondas de vários metros de comprimento. Pra se ter cancelamento, é preciso que ao menos ela se forme, ou seja, a caixa tenha comprimento de 1/4 onda.

 

 

Então o artigo tem algumas contradições?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agoria vai começar uma longa historinha rsrsrrsr

 

 

 

O duro é q sempre falta esclarecimento quanto ao assunto por isso a revisão do mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O duro é q sempre falta esclarecimento quanto ao assunto por isso a revisão do mesmo

 

Olha o cara ae!

 

entao... mt se fala, mas era legal alguem ter dados técnicos, gráficos etc pra podermos ver a diferença...

 

aguardando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu creio que: [Mito Detected] mas ainda assim cou esperar pelos entendidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1: boa tarde a todos...........vamos la .....desculpe a demora.....

 

cx trapezio ou quadrada??? eis a questao....antes de mais nada queria dizer algo pra que todos possam entender!!!

como tenho o LEEP o LMS (melhores programas do mundo pra isso) e trabalho no desenvolvimento de auto falantes,mesmo nao usando nem a metade dos recursos que o programa me da,posso dizer o teste que ja fiz e conclui aqui pra vcs em primeira mao....vamos la:

essas sao as cx que fiz ambas com madeira de 20mm..

 

1ºmodelo quadrado

2ºmodelo triangulo

3ºcubo

4ºcircular com 2 falantes(bazuca)

5ºquadrada com chanfro

6ºtrapezio

 

os resultados foram impressionantes....

 

vale lembrar que o teste foi feito em uma sala relativamente grande,com 50% de humidade no ar a 25º graus....usei falantes importados e depois o nosso ultravox mesmo....

e tambem alguns outros nacionais,mais prefiro nao citar nomes pra nao cair na boca de nenhum bobo ai que nao entende as coisas.....

 

o objetivo do teste era as cxs e nao os falantes.....

 

vamos la:os resultados foram....

1ºcubo=4db

2ºcircular com 2 falantes=3dbs(bazuca)

3ºquadrada com chanfro=2.5dbs(igual a largura do painel menos a area do duto

4ºquadrada=2dbdb

5ºtrapezio=1.7db(feita sob medida no gol(pq tenho um gol G4)

6ºtriangulo=1.3db(falante montado no top da piramid)

 

o teste foi realizado com um amp da studio r de 200w...por sinal otimo amplificador..e o sinal de audio veio de um gerador de audio e tambem da placa do computador a placa do lms que se usa pra tirar os parametros...todos medidos a com 2.83v no sinal de entrada com 1 watt na saida do amp....a tensao na rede eletrica era constante,visto que tinha um estabilizador....o rta e o mic do programa ficaram a 1 metro e depois uma medicao chamada de campo proximo...eu via no pc o no rta sempre a 0 db e nao a -3 dbs como muita gente usa....isso por questoes minhas mesmo...futuramente vou usar -3dbs em tudo.....rsrsr

sei que to muito longe,mais muito longe mesmo sa selenium da bravox,da eros,pq conheco todo mundo la e sei que nao to nem nos pes deles....mais fiz tudo certinho pra ver o que acontece com tanta caixa diferente que se tem no mercado...e mais as que as lojas vivem fazendo por ai...veja so o que a conclusao do teste:

 

as varias alteracaoes que acontecem na resp de frequencia ,e nos dbs, esta diretamente ligado a difracao que ocorre,com o comprimento de onda do sinal quando ele se aproxima do parte frontal da cx..cada cx me deu uma resposta diferente....tirava o falante e botava em outra e impressionate....fui salvando as curvas no rta e no lms...depois fui comparando....caraca se vcs verem nao acreditam....sobre a frequencia....conforme a frequencia aumenta,o comprimento de onda diminui,fazendo o som ficar ao lado das paredes da cx...

isso gera um pequeno degrau na resposta de frequencia se assim posso dizer,esse degrau e grande coisa de 4 dbs ou ate mais...pq ja vi um artigo que usa essa expressao...esse efeito de difracao sao mais visiveis quando o falante esta esta muito longe das paredes laterais da cx...pra vcs entenderem melhor coloque uma cx de som no meio da sala e oucam pra vcs verem se nos cantos o som nao e melhor....isso e pelo tamando que a sala tem....e como uma cx dentro da outra...se eu for falar sobre difracao vamos ate amanha...

mais o resultado me mostra uma curva mais plana na cx com o duto quadrado com chanfros no fundo do que com a cx trapezio...intao e melhor usar a cx quadrada convencional mesmo devido vc ter a facilidade de contrucao,e tambem pq o som dela e mais agradavel tanto com uma frequencia mais baixa quanto com uma frequencia mais alta....alem de tudo vc pode usar um sistema de amortecimento pra frequencia estacionaria....(olha se vcs quiserem saber sobre estacionarias vamos fazer um topico estacionaris)ai nois mete o pal la....aqui nao...por favor ....pq isso e um assunto longo que nem ir pra dubai de ape.....

resumindo usa a cx quadrada mesmo....e faz ela bem feita forte e pesada......e pronto cabo....

intao gente ta na hora do meu cafe vo ali e ja vorto......beijo a todos hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:rever1: boa tarde a todos...........vamos la .....desculpe a demora.....

 

cx trapezio ou quadrada??? eis a questao....antes de mais nada queria dizer algo pra que todos possam entender!!!

como tenho o LEEP o LMS (melhores programas do mundo pra isso) e trabalho no desenvolvimento de auto falantes,mesmo nao usando nem a metade dos recursos que o programa me da,posso dizer o teste que ja fiz e conclui aqui pra vcs em primeira mao....vamos la:

essas sao as cx que fiz ambas com madeira de 20mm..

 

1ºmodelo quadrado

2ºmodelo triangulo

3ºcubo

4ºcircular com 2 falantes(bazuca)

5ºquadrada com chanfro

6ºtrapezio

 

os resultados foram impressionantes....

 

vale lembrar que o teste foi feito em uma sala relativamente grande,com 50% de humidade no ar a 25º graus....usei falantes importados e depois o nosso ultravox mesmo....

e tambem alguns outros nacionais,mais prefiro nao citar nomes pra nao cair na boca de nenhum bobo ai que nao entende as coisas.....

 

o objetivo do teste era as cxs e nao os falantes.....

 

vamos la:os resultados foram....

1ºcubo=4db

2ºcircular com 2 falantes=3dbs(bazuca)

3ºquadrada com chanfro=2.5dbs(igual a largura do painel menos a area do duto

4ºquadrada=2dbdb

5ºtrapezio=1.7db(feita sob medida no gol(pq tenho um gol G4)

6ºtriangulo=1.3db(falante montado no top da piramid)

 

o teste foi realizado com um amp da studio r de 200w...por sinal otimo amplificador..e o sinal de audio veio de um gerador de audio e tambem da placa do computador a placa do lms que se usa pra tirar os parametros...todos medidos a com 2.83v no sinal de entrada com 1 watt na saida do amp....a tensao na rede eletrica era constante,visto que tinha um estabilizador....o rta e o mic do programa ficaram a 1 metro e depois uma medicao chamada de campo proximo...eu via no pc o no rta sempre a 0 db e nao a -3 dbs como muita gente usa....isso por questoes minhas mesmo...futuramente vou usar -3dbs em tudo.....rsrsr

sei que to muito longe,mais muito longe mesmo sa selenium da bravox,da eros,pq conheco todo mundo la e sei que nao to nem nos pes deles....mais fiz tudo certinho pra ver o que acontece com tanta caixa diferente que se tem no mercado...e mais as que as lojas vivem fazendo por ai...veja so o que a conclusao do teste:

 

as varias alteracaoes que acontecem na resp de frequencia ,e nos dbs, esta diretamente ligado a difracao que ocorre,com o comprimento de onda do sinal quando ele se aproxima do parte frontal da cx..cada cx me deu uma resposta diferente....tirava o falante e botava em outra e impressionate....fui salvando as curvas no rta e no lms...depois fui comparando....caraca se vcs verem nao acreditam....sobre a frequencia....conforme a frequencia aumenta,o comprimento de onda diminui,fazendo o som ficar ao lado das paredes da cx...

isso gera um pequeno degrau na resposta de frequencia se assim posso dizer,esse degrau e grande coisa de 4 dbs ou ate mais...pq ja vi um artigo que usa essa expressao...esse efeito de difracao sao mais visiveis quando o falante esta esta muito longe das paredes laterais da cx...pra vcs entenderem melhor coloque uma cx de som no meio da sala e oucam pra vcs verem se nos cantos o som nao e melhor....isso e pelo tamando que a sala tem....e como uma cx dentro da outra...se eu for falar sobre difracao vamos ate amanha...

mais o resultado me mostra uma curva mais plana na cx com o duto quadrado com chanfros no fundo do que com a cx trapezio...intao e melhor usar a cx quadrada convencional mesmo devido vc ter a facilidade de contrucao,e tambem pq o som dela e mais agradavel tanto com uma frequencia mais baixa quanto com uma frequencia mais alta....alem de tudo vc pode usar um sistema de amortecimento pra frequencia estacionaria....(olha se vcs quiserem saber sobre estacionarias vamos fazer um topico estacionaris)ai nois mete o pal la....aqui nao...por favor ....pq isso e um assunto longo que nem ir pra dubai de ape.....

resumindo usa a cx quadrada mesmo....e faz ela bem feita forte e pesada......e pronto cabo....

intao gente ta na hora do meu cafe vo ali e ja vorto......beijo a todos hand26

 

 

só quem ja testou pra poder falar , e mais nao vale só testar tem q saber o q ta fazendo , parabens rodrigo isso vai ajuda muita gnt com essa duvida :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem menosprezar o seu teste, você utilizou caixas em que as ondas pussuiam o mesmo "comprimento" de onda ou alterou a posicao do microfone? Porque isso influencia diretamente na medicao do rta.

Abraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sem menosprezar o seu teste, você utilizou caixas em que as ondas pussuiam o mesmo "comprimento" de onda ou alterou a posicao do microfone? Porque isso influencia diretamente na medicao do rta.

Abraco.

 

 

sim sim sim....usei o rta 30 depois o rta do lms e tambem o lms...a pocisao do mic ficou a 1 metro de todas as cx e tambem quase enconstado...(medicao de campo proximo)tem como tirar a rotacao em cima do falante mais nao tenho a peça que faz isso...quando comprei o lms nao fui nela nao era cara demais...mais vou pedir....assim vc pode colocar o falante em baffle e girar o mic em campo proximo e pegar tudo no lms.....

 

ate mais :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blz praia??

 

vc conseguiu OUVIR a difrença sonora entre as caixas? ou a conclusão ficou somente no teste com o RTA...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Praia praia

Você chegou a testar algum revestimento interno nas caixas? Diferencas das caixas revestidas e das nao revestidas? Nisso eu tenho muita curiosidade mesmo!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...