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vitorchadud

Cabo De Forca Residencial X Automotivo

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Bom galera esse é meu primeiro topico aqui, costumo postar mais no SQ e no HIFI...mas quanto mais o tempo passa mais agente fuça e duvidas vao surgindo...

 

Comprei cabo residencial pra alimentar meu sistema, um de 25mm que saira da bateria e um de 16mm que sera ligado a um porta fuse 2 vias...Fusivel de 70a na bateria e 2x40a no porta fusiveis 2 vias...

 

Porem me falaram que os cabos automotivos tem os fios de cobre mais finos e isso aumenta a area de superficie...

 

Minha duvida é se existe uma forma de converter e ver qual a real medida do cabo residencial...Me falaram que o de 16mm equivale a um de 13mm mais ou menos AUTOMOTIVO.

 

 

Meu som so tem um kit 2 vias e um sub JL 10w0 de 125rms...entao acredito que minha fiacao esta superdimensionada...Os modulos sao: um Wharf Clean e um HBM-2100(que ira ser trocado por um RF 100ix)...

 

Valeu!

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devagar amigo, se o fabricante vende por 16mm2, a área da seção reta do cabo tem q ter 16mm2, seja residencial, automotivo, industrial... já o efeito da área da superfície não se verifica para DC

 

os cabos automotivos são muito mais maleáveis, e por isso mais caros, pois certamente a tecnologia empregada é mais cara, além de terem capa mais grossa -o q necessariamente nao quer dizer mais segura contra fogo- e são mais bonitos

 

abs :legal:

Editado por delimaju

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cara, eu ja fiquei sabendo que residenciais são mais parrudos nao pela espessura que cobre ele... mas pela grossura do fio de cobre...

 

Me disseram que cabos automotivos dizem que tem 16 mm (puro exemplo) e na verdade tem 13, saca ?

 

em meu som, é tudo residencial 25 mm ...

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A maleabilidade e melhor sim...mas a questao estetica eu nao vejo vantagem pois eles irao ficar escondidos...

 

o de 16mm eu paguei 5 reais o metro e o de 25mm tava 10 reais mais ou menos...tem muita diferenca de preco...

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Resumindo os automotivos são apenas mais bonitos e maleaveis.

Mas eh akeles que são OFC trançados e tudo mais dão alguma diferença ou pra alimentação e bobeira?

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Resumindo os automotivos são apenas mais bonitos e maleaveis.

Mas eh akeles que são OFC trançados e tudo mais dão alguma diferença ou pra alimentação e bobeira?

Acredito que exista diferenca sim, pela superficie de contato dos Cabos Residenciais ser teoricamente menor, mas isso se resolver comprando cabo de bitola maior..

 

A economia é muito grande...Ate 3x menor o preco...

 

Atualmente nao tenho grana pra pagar 20 reais ou mais o metro de um cabo...

 

Espero que alguem mais entendido de as caras por aqui e nos ajude sobre a questao da superficie de contato ser menor ou nao... :legal:

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os cabos automotivos (...) além de terem capa mais grossa -o q necessariamente nao quer dizer mais segura contra fogo

Discordo 110% disso, cabos residencias tem muito mais proteção. Alguns contam com 2 camadas de proteção em volta.

 

um cabo automotivo vc "descasca" ele com qualquer faquinha, é uma proteção molinha, facil de ser rompida, sem esforço. Tenta fazer isso com um residencial..

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Automotivos são chamados de cristal, são semi transparentes...

 

Não são normatizados, ou seja, ninguem mede sua área, por isso os residenciais são melhores sim. Mais feios, porém melhores.

 

Além de serem mais grossos (tipo 16mm auto x 16mm resid.), sua isolação é mais forte, isso implica na maleabilidade horrivel que eles tem...

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Acredito que exista diferenca sim, pela superficie de contato dos Cabos Residenciais ser teoricamente menor, mas isso se resolver comprando cabo de bitola maior..

 

A economia é muito grande...Ate 3x menor o preco...

 

Atualmente nao tenho grana pra pagar 20 reais ou mais o metro de um cabo...

 

Espero que alguem mais entendido de as caras por aqui e nos ajude sobre a questao da superficie de contato ser menor ou nao... :legal:

Novato, espero que alguem mais entendido dê as caras por aqui e te ajude...

 

demais usuários viram pq o paulo duto saiu do fórum? boa sorte no tópico <_<

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Discordo 110% disso, cabos residencias tem muito mais proteção. Alguns contam com 2 camadas de proteção em volta.

 

um cabo automotivo vc "descasca" ele com qualquer faquinha, é uma proteção molinha, facil de ser rompida, sem esforço. Tenta fazer isso com um residencial..

pra fechar minha participação, respondendo ao bramer, q discordou educamente como deve ser num fórum de discussão... vc disse exatamemte o que eu disse, a capa mais grossa do cabo "automotivo" não significa necessariamente maior proteção...

 

mas o fato de vc cortar o cabo com uma faquinha não quer dizer de forma alguma q o material é menos inflamável ou inferior em qualquer outra proteção, tanto que existem cabos de alta tensão (60000V) que são extremamente maleáveis e nem por isso oferecem menor proteção, depende da tecnologia construtiva empregada

 

abs :legal:

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Bom galera esse é meu primeiro topico aqui, costumo postar mais no SQ e no HIFI...mas quanto mais o tempo passa mais agente fuça e duvidas vao surgindo...

 

Comprei cabo residencial pra alimentar meu sistema, um de 25mm que saira da bateria e um de 16mm que sera ligado a um porta fuse 2 vias...Fusivel de 70a na bateria e 2x40a no porta fusiveis 2 vias...

 

Porem me falaram que os cabos automotivos tem os fios de cobre mais finos e isso aumenta a area de superficie...

 

Minha duvida é se existe uma forma de converter e ver qual a real medida do cabo residencial...Me falaram que o de 16mm equivale a um de 13mm mais ou menos AUTOMOTIVO.

 

 

Meu som so tem um kit 2 vias e um sub JL 10w0 de 125rms...entao acredito que minha fiacao esta superdimensionada...Os modulos sao: um Wharf Clean e um HBM-2100(que ira ser trocado por um RF 100ix)...

 

Valeu!

Pelo que eu sei é o seguinte....

 

como a corrente elétrica "viaja" pela superfície do condutor, os cabos automotivos possuem fios mais finos para transmitir uma maior amperagem. Se voce somar a área de cada cabinho do fio automotivo comparado com um cabo residencial, verá que no total o automotivo terá uma área específica maior, tudo isso porque no automóvel vc trabalha com baixas correntes, no máximo 14,3V, por isso precisa de altas amperagens, o mesmo não ocorre a corrente recidencial que é de 220 V e por isso não precisa de grandes amperagens (voce já viu disjuntor residencial com mais de 60 A ?)

 

Abç.

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Acredito que exista diferenca sim, pela superficie de contato dos Cabos Residenciais ser teoricamente menor, mas isso se resolver comprando cabo de bitola maior..

 

A economia é muito grande...Ate 3x menor o preco...

 

Atualmente nao tenho grana pra pagar 20 reais ou mais o metro de um cabo...

 

Espero que alguem mais entendido de as caras por aqui e nos ajude sobre a questao da superficie de contato ser menor ou nao... :legal:

Novato, espero que alguem mais entendido dê as caras por aqui e te ajude...

 

demais usuários viram pq o paulo duto saiu do fórum? boa sorte no tópico <_<

delimaju nao entendi sua colocao em relacao a mim...

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Acredito que exista diferenca sim, pela superficie de contato dos Cabos Residenciais ser teoricamente menor, mas isso se resolver comprando cabo de bitola maior..

 

A economia é muito grande...Ate 3x menor o preco...

 

Atualmente nao tenho grana pra pagar 20 reais ou mais o metro de um cabo...

 

Espero que alguem mais entendido de as caras por aqui e nos ajude sobre a questao da superficie de contato ser menor ou nao... :legal:

Novato, espero que alguem mais entendido dê as caras por aqui e te ajude...

 

demais usuários viram pq o paulo duto saiu do fórum? boa sorte no tópico <_<

delimaju nao entendi sua colocao em relacao a mim...

ele tava falando do bramur, relaxa rodrigo! ehhe

 

abs!

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Bom galera esse é meu primeiro topico aqui, costumo postar mais no SQ e no HIFI...mas quanto mais o tempo passa mais agente fuça e duvidas vao surgindo...

 

Comprei cabo residencial pra alimentar meu sistema, um de 25mm que saira da bateria e um de 16mm que sera ligado a um porta fuse 2 vias...Fusivel de 70a na bateria e 2x40a no porta fusiveis 2 vias...

 

Porem me falaram que os cabos automotivos tem os fios de cobre mais finos e isso aumenta a area de superficie...

 

Minha duvida é se existe uma forma de converter e ver qual a real medida do cabo residencial...Me falaram que o de 16mm equivale a um de 13mm mais ou menos AUTOMOTIVO.

 

 

Meu som so tem um kit 2 vias e um sub JL 10w0 de 125rms...entao acredito que minha fiacao esta superdimensionada...Os modulos sao: um Wharf Clean e um HBM-2100(que ira ser trocado por um RF 100ix)...

 

Valeu!

Pelo que eu sei é o seguinte....

 

como a corrente elétrica "viaja" pela superfície do condutor, os cabos automotivos possuem fios mais finos para transmitir uma maior amperagem. Se voce somar a área de cada cabinho do fio automotivo comparado com um cabo residencial, verá que no total o automotivo terá uma área específica maior, tudo isso porque no automóvel vc trabalha com baixas correntes, no máximo 14,3V, por isso precisa de altas amperagens, o mesmo não ocorre a corrente recidencial que é de 220 V e por isso não precisa de grandes amperagens (voce já viu disjuntor residencial com mais de 60 A ?)

 

Abç.

Então, trocando em miúdos.. vc tá dizendo q é melhor vários cabos finos do q um parrudo?! Então devo usar vários cabinhos 6mm no meu som ao invés de um 50mm?!

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ele tava falando do bramur, relaxa rodrigo! ehhe

 

abs!

Nain ... era com o Vitor (errei o nome) mesmo hehe.

 

Mas viu ... tenho um cabo power de 21mm que promete trazer "melhor condução" que cabos ditos comuns. Claro que pode e deve ser lance comercial, mas peguei esse cabo automotivo (Knukonceptz Kolossus) justamente pela promessa de me dar uma fração a mais de energia lá no amp.

 

É um cabo com mais de 2000 filamentos, ultra finos, e ultra maleáveis. Tenho curiosidade em fazer um teste entre cabos power automotivo e residencial, e ver se há diferença em apenas 5 metros.

Editado por NoiseSteel
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Rodrigo é o elborabom!

 

Eu sou o Vitor... o-o-

 

 

So queria saber oq eu disse de errado.... :pirou: so pq falei alguem mais entendido???

 

 

Eu ainda acredito que o custo nao compensa o beneficio!

Editado por vitorchadud

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Bom galera esse é meu primeiro topico aqui, costumo postar mais no SQ e no HIFI...mas quanto mais o tempo passa mais agente fuça e duvidas vao surgindo...

 

Comprei cabo residencial pra alimentar meu sistema, um de 25mm que saira da bateria e um de 16mm que sera ligado a um porta fuse 2 vias...Fusivel de 70a na bateria e 2x40a no porta fusiveis 2 vias...

 

Porem me falaram que os cabos automotivos tem os fios de cobre mais finos e isso aumenta a area de superficie...

 

Minha duvida é se existe uma forma de converter e ver qual a real medida do cabo residencial...Me falaram que o de 16mm equivale a um de 13mm mais ou menos AUTOMOTIVO.

 

 

Meu som so tem um kit 2 vias e um sub JL 10w0 de 125rms...entao acredito que minha fiacao esta superdimensionada...Os modulos sao: um Wharf Clean e um HBM-2100(que ira ser trocado por um RF 100ix)...

 

Valeu!

Pelo que eu sei é o seguinte....

 

como a corrente elétrica "viaja" pela superfície do condutor, os cabos automotivos possuem fios mais finos para transmitir uma maior amperagem. Se voce somar a área de cada cabinho do fio automotivo comparado com um cabo residencial, verá que no total o automotivo terá uma área específica maior, tudo isso porque no automóvel vc trabalha com baixas correntes, no máximo 14,3V, por isso precisa de altas amperagens, o mesmo não ocorre a corrente recidencial que é de 220 V e por isso não precisa de grandes amperagens (voce já viu disjuntor residencial com mais de 60 A ?)

 

Abç.

[^]

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Porem me falaram que os cabos automotivos tem os fios de cobre mais finos e isso aumenta a area de superficie...

 

Minha duvida é se existe uma forma de converter e ver qual a real medida do cabo residencial...Me falaram que o de 16mm equivale a um de 13mm mais ou menos AUTOMOTIVO.

 

 

Meu som so tem um kit 2 vias e um sub JL 10w0 de 125rms...entao acredito que minha fiacao esta superdimensionada...Os modulos sao: um Wharf Clean e um HBM-2100(que ira ser trocado por um RF 100ix)...

 

Valeu!

Pelo que eu sei é o seguinte....

 

como a corrente elétrica "viaja" pela superfície do condutor, os cabos automotivos possuem fios mais finos para transmitir uma maior amperagem. Se voce somar a área de cada cabinho do fio automotivo comparado com um cabo residencial, verá que no total o automotivo terá uma área específica maior, tudo isso porque no automóvel vc trabalha com baixas correntes, no máximo 14,3V, por isso precisa de altas amperagens, o mesmo não ocorre a corrente recidencial que é de 220 V e por isso não precisa de grandes amperagens (voce já viu disjuntor residencial com mais de 60 A ?)

 

Abç.

Então, trocando em miúdos.. vc tá dizendo q é melhor vários cabos finos do q um parrudo?! Então devo usar vários cabinhos 6mm no meu som ao invés de um 50mm?!

talvez o que foi dito que se vc desencapar os cabinhos de 6 e enrolar sem a proteçao até virar 50mm fique igual.... isso eu entendi, mas tb tenho duvidas, até pq esse é meu proximo passo no upgrade! [^]

 

abs!

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

Obrigado pela resposta JHBauer...acho que fiz a escolha certa com um bom custo-beneficio...

 

A unica coisa que vou fazer é comprar um conduite e passar o cabo por ele para reforcar o isolamento...

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Eu só uso cabos de energia industriais no meu carro.

 

1º São mais baratos

2º Ñ encontrei cabos automotivos (nacionais) com mais de 21mm²

e

3º O resultado final é o mesmo.

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

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Olha a confusão...

 

De onde vcs tiraram essa história de q o cabo automotivo passa mais corrente, e q a corrente passa pela superficie do cabo???

 

A corrente só vai passar pela periferia(superficie) do cabo quando se utlizam frequencias coisa de 400hz pra cima, e isso é chamado de efeito skin.

 

Em DC ñ existe efeito skin, então nada de corrente "viajar" pela superficie do cabo, correto!

 

Em 12v e 220(60hz) oq vale é a secção do cabo e nada mais de diferença, existe sim uma diferença na isolação do cabo q é outra coisa.

 

Ai sim o cabo deve ser comprado de acordo com a corrente q se vai passar por ele. É indiferente se vc comprar um cabo de 21mm com 1000 fios ou com 10fios, se ele estiver na normal do inmetro os 2 suportam a mesma corrente, agora tente passar pelo carro o de 10 fios hehehe...

 

Oq existe é umas marcas q fabricam cabos "desbitolados" possuem a mesma expessura externa de cabos aprovados pelo Inmetro mas de fio(cobre) ñ vem nem a metade...

 

Por exemplo: Cabos Pompeia o de 21 se tiver 10mm² é muito.

A Thevear q fabrica antenas tem duas tabelas pra venda de cabos, cabos bitolados e cabos desbitolados. O cabo de 10mm² é mais fino em cobre q um cabo de 4mm² da Tiaflex Pirelli.

 

Em DC cobre é cobre, mais tem muita marca q mente a espessura, abram o olho...

 

Abraço :legal:

 

Josias Bauer

:rever1: falou tuod que precisava ser dito

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procurem cabos de máquina de solda.. tem ótimo custo beneficio e são mais maleáveis q os residenciais.

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