Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AtilaMendes

Caixa Para 10w1v2-4

Recommended Posts

Galera, queria uma ajuda de vcs! Comprei um JL Audio 10w1v2-4, e irei alimenta-los com 200WRMS.

 

Queria projetar uma caixa pra ele, que pudesse extrair o máximo dele, mas não saco muito de como fazer isso ao certo.

 

Peguei os parametros e joguei WINISD, mas faltamra alguns parêmtros, pois o manual da JL Audio não tem todos eles.

 

Alguém poderia me ajudar a simular uma caixa que desça bem, que de uma resposta plana e sem muito delay?

 

Eu fiz (nao sei se configurei certo) 3 simulações, com 50 litros, 60 e 70 litros.

 

O verde é de 50l, o vermelho 60 e o amarelo 70. Todos sintonizados próximo à frequencia de ressonancia do falante (25.14hz)

 

Eu gostei dos resultados da caixa de 70l.

 

Gráfico de Ganho

th_01.jpg

Gráfico de Phase Slot

th_02.jpg

Gráfico de SPL

th_03.jpg

Gráfico de Delay

th_04.jpg

Configurações dos dutos

th_05.jpg

Parâmetros inseridos no WinISD (do manual do sub)

th_06.jpg

Parãmentros da JL Audio

th_07.jpg

Recomendações de caixa dutada da JL Audio

th_08.jpg

 

Quero uma caixa comprida, daquelas que cobrem toda a parte de tras do banco, afim de sobrar mais espaço na mala!

 

A caixa recomendada (dutada) pela JL Audio, temum desempenho legal?@! Eu dei uma simulada baseado nos meus conhecimentos de futucação no WINISD, e nao achei muito legal nao, se comparado a caixa de 70l e 60l.

 

Alguém poderia me forneçer uma ajuda?!

 

Obrigado a todos!

Editado por AtilaMendes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usava esse sub numa caixa dutada de cerca de 45L, com duto de 3' e uns 30cm de comprimento, gostava muito do resultado, descia bem e estava bem controlado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu usava esse sub numa caixa dutada de cerca de 45L, com duto de 3' e uns 30cm de comprimento, gostava muito do resultado, descia bem e estava bem controlado.

Olha ai o vendedor do MEU 10w1v2. Ainda aguardando o sub chegar....gente fina!

 

Entao, desçe e era bem controlado com 45l?

 

E com 60l, como sera que ficaria melhor?

Editado por AtilaMendes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o pessoal mais expert dos softwares pode ajudar melhor, mas acho estranho a JL recomendar uma caixa com 28L (F3 em 28hz) e você conseguir algo tão melhor com 70l. Acho ainda que é capaz do sub não ter tanto controle numa caixa desse tamanhão todo.

 

Eu iria certamente em algo menor.

 

Simulando rapidamente no winsd, consegui uma resposta boa em 36l, tuned 30hz com duto de 3" por 40cm.

 

A não ser que você não se importe com mala, dá pra conseguir uma "custo x benefício" melhor que 70l.

 

Abs !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha usava em 47 litros selada.

Dá uma olhada.

47,6l acho eu.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, o pessoal mais expert dos softwares pode ajudar melhor, mas acho estranho a JL recomendar uma caixa com 28L (F3 em 28hz) e você conseguir algo tão melhor com 70l. Acho ainda que é capaz do sub não ter tanto controle numa caixa desse tamanhão todo.

 

Eu iria certamente em algo menor.

 

Simulando rapidamente no winsd, consegui uma resposta boa em 36l, tuned 30hz com duto de 3" por 40cm.

 

A não ser que você não se importe com mala, dá pra conseguir uma "custo x benefício" melhor que 70l.

 

Abs !

Cara, simulei legal aki agora, uma caixa de 50litros, com fs em 25.3hz. Com um duto de 4'. Se este resultado for coerente, manderei azer a caixa agora mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, o pessoal mais expert dos softwares pode ajudar melhor, mas acho estranho a JL recomendar uma caixa com 28L (F3 em 28hz) e você conseguir algo tão melhor com 70l. Acho ainda que é capaz do sub não ter tanto controle numa caixa desse tamanhão todo.

 

Eu iria certamente em algo menor.

 

Simulando rapidamente no winsd, consegui uma resposta boa em 36l, tuned 30hz com duto de 3" por 40cm.

 

A não ser que você não se importe com mala, dá pra conseguir uma "custo x benefício" melhor que 70l.

 

Abs !

Cara, simulei legal aki agora, uma caixa de 50litros, com fs em 25.3hz. Com um duto de 4'. Se este resultado for coerente, manderei azer a caixa agora mesmo!

Qual é o carro ? Vai fazer dutada mesmo ? O que você ouve exatamente ? E o resto do set ?

 

Acho que com essas informações fica melhor de estudar as possibilidades. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Qual é o carro ? Vai fazer dutada mesmo ? O que você ouve exatamente ? E o resto do set ?

 

Acho que com essas informações fica melhor de estudar as possibilidades.  :legal:

 

Bom, meu som é algo simples, mas não me importaria em ter que ter uma caixa maior que o normal para ter uma resposta mais plana.

 

Meu set é um Alpine 7892 + Blau 480 + MB Quart PVF 213 + JL Audio 10w12v-4 + RCA Kunts.

 

Eu acabei fazendo uma caixa de 50litros, com duto de 4' com uns 56cm de comprimento, sintonizado à +/- 25.3hz (bem próximo da freq de ressonância do falante). A resposta que deu no gráfico ficou plenamente plana! Somente em 25hz que começava a cair 3dB. O Delay tbm estava bem satisfatório, com estas configuraçõees. Lógico que com uma selada, o delay seria muuito menos prejudicado, mas uma selada não desçe. Prefiro sacrificar pouca coisa mesmo, para poder desçe um pouco mais. Mas analizando o gráfico, até antes de 40hz, o delay fica em menos de 8ms, dai em 30hz sobe bastante, para quase 18ms. Mas convenhamos, 30hz não é tão audível assim....então acho que sai uma configuração muito boa essa dutada de 50l, com sintonia em 25.3hz.

 

Agora se não ficar legal (duvida que nao fique), eu irei montar uma selada, ou mesmo tapar o duto!

 

Se alguem tiver alguma impressão legal e experiência com um 10w1v2, agradeçeria muito!

 

:legal:

Editado por AtilaMendes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tb estou com um sub deste, mas ainda nao decidi a caixa definitiva... Só sei que quero dutada tb!!

 

Por favor nos mantenha informado sobre o resultado obtido com esta caixa :legal:

 

Boa Sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mauricio, se tiver interesse posso te emprestar minha caixa para você testar o sub enquanto você não decide o que fazer.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tb estou com um sub deste, mas ainda nao decidi a caixa definitiva... Só sei que quero dutada tb!!

 

Por favor nos mantenha informado sobre o resultado obtido com esta caixa :legal:

 

Boa Sorte!

Blz, eu coloco minhas impressões sim! Essa caixa simulei noWinIsd, onde a simulação ficou otima! 50l, com dutyo de 4' e sintonizado em 23.3hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa o volume dessas caixas estao muito alem do que o manual recomenda, por ex esse mesmo sub em uma selada segundo o fabricante recomenda 18L.

 

Estou a fazer a minha mas tambem na tenho noçao de que volume utilizar so sei que vai ser uma selada.

alguem poderia me dar uma luz?

 

Meu set.

Kenwood x995, M.C. B52 2Farads, Amp Clarion apx4361, kit Helix E62c sub JL 10w1v2-4, RCA Knukonceptz Kystal e cabos alimentaçao Shok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...