Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

jones

Autoforum - Um Lugar Soh Para Experts...

Recommended Posts

Pessoal, estou a pouco tempo aqui no forum porem ja percebi que aqui nao tem lugar pra quem ta querendo iniciar no som automotivo... nao ha suporte por conta dos moderadores (mandei MPs para muitos e nao obtive sequer uma resposta) e os topicos de iniciante criados nao sao visitados/opinados pelos mais experientes... alguns usuarios mais experientes sao arrogantes e acabam por desencorajar os iniciantes a perguntar e assim aprender...

Queria apenas deixar essa critica (construtiva) aqui pois sou moderador do forum nacional de armas de ar comprimido e nunca deixei de responder uma MP, por mais basica que fosse e nunca deixei de ajudar ou de trocar conhecimento com os demais membros do forum...

Um abraco,

Jones

não estou dizendo q seja seu caso. mas 90% dos novos user's tbm não usam a busca e abrem TODO DIA topicos novos e q ja foram inumeras vezes discutidos...

Jones... o problema é que a maioria imensa dos novatos entram só pra fazer uma pergunta do tipo "o que é melhor? Cara preta ou bicho papão?", e depois nunca mais voltam.

Quando eu entro em algum fórum, sempre procuro ler os tópicos de, pelo menos, as 3 primeiras páginas do fórum, pra me inteirar dos assuntos, e não fazer perguntas toscas. Quando entrei pro fórum de aquarismo, passei 2 dias lendo, antes mesmo de me apresentar. E quase todas as minhas dúvidas foram sanadas nesse período de leitura.

No começo, todo mundo tenta ajudar, mas depois de um tempo, acaba enchendo o saco mesmo. Moderador aqui tem muito trabalho, eu mesmo não respondo nem 10% das MPs que me mandam, simplesmente pq a maioria são perguntas que podem ser sanadas só lendo os artigos. Ou dúvidas cabeludas, como gente que nunca viu um ferro de solda na vida, mas quer que eu ensine passo-a-passo como consertar um amplificador.

É complicado rapaz...

Pessoal, estou a pouco tempo aqui no forum porem ja percebi que aqui nao tem lugar pra quem ta querendo iniciar no som automotivo... nao ha suporte por conta dos moderadores (mandei MPs para muitos e nao obtive sequer uma resposta) e os topicos de iniciante criados nao sao visitados/opinados pelos mais experientes... alguns usuarios mais experientes sao arrogantes e acabam por desencorajar os iniciantes a perguntar e assim aprender...

Queria apenas deixar essa critica (construtiva) aqui pois sou moderador do forum nacional de armas de ar comprimido e nunca deixei de responder uma MP, por mais basica que fosse e nunca deixei de ajudar ou de trocar conhecimento com os demais membros do forum...

Um abraco,

Jones

Infelizmente aqui a gente ainda encontra muito disso! :( isso não é de hoje não meu rapaz! Isso já vem sendo observado a muito tempo mesmo hehehe.

Diziam que nos anos anteriores, que a esnobação era grande mesmo por parte dos mais velhos membros com os novatos. Era tanta a esnobação que os mais antigos desisitiram e sairam desse forum. Isso foi comentários que eu vi a anos atrás.

Mas é assim mesmo, aqui vc ainda vai encontrar bons membros e moderadores.

Obs: Nem todos os moderadores tem tempos disponíveis para responder Mp's, assim como membros tbm.

:legal:

cara, se vc olhar a maioria dos topicos dos "novatos" vc vai intender pq o pessoal as vezes acaba sendo arrogante ou nao ajudando...

pq muitos dos topicos nem precisam ser criados ou as vezes sao até inuteis, o pessoal simplismente tem preguica de usar a pesquisa ou procurar e ver q existem topicos IGUAIS ou mta vezes a resposta ta no proprio site do autosom como nos artigos

nao custa nada o novato perder umas horas e dar uma lida e tentar intender sozinho algumas coisas

o forum perdeu grandes users q hj ou pararam de frequentar ou nao postam mais por aqueles montes de topicos tipo: falante A x B qual bate mais? modulo A x B qual é mais forte.. e assim por diante, nao é ma vontade e nem arrogancia (certos casos até sao) mas é q o pessoal se irrita com algumas coisas como essas

espero nao ter sido arrogante nem nada pois se fui nao é minha intencao nem nada :D

Não é lugar pra quem quer iniciar não

eu por exemplo

entrei aqui sabendo TUDO

nunca fui leigo, nunca fui iniciante

[^]

Bom, acho que ja foi dito tudo, ou quase tudo, a coisa é por ai mesmo.

Abraços

me considero novato e inexperiente também...

mas olha eu vejo problemas dos dois lados: novatos que não lêem os artigos, não utilizam a ferramenta de busca e não lêem os tópicos em geral...

e membros experientes e moderadores, quem fazem comentários arrogantes, e mal-educados... entendo, pois as vezes gera uma revolta ver vários posts falando do mesmo assunto...ou com respostas já comentadas/ citadas

mas de uns tempos pra cá, percebi que não tenho muito o que colaborar, portanto pra não fazer comentários que não sejam válidos, prefiri ficar apenas lendo e acompanhando, me limito agora e postar dizendo: "bacana, tá de parabéns, estou acompanhando"...

vou deixar as opiniões e questões para os mais experientes e vividos em som automotivo... acho que é minha contribuição pra deixar o fórum mais "clean"

e posso dizer que leio muitos posts que respondem minhas dúvidas... já postei upgrades no meu set... pedi opinões, li críticas e sugestões...e sempre gostei do que vi!!!

só acho que não deveria faltar educação e respeito por aqui...

só acho que não deveria faltar educação e respeito por aqui...

nem aqui e nem em lugar nenhum... isso é o minimo q ses espera de TODOS user ou moderas ou adm's...

acho que ja foi dito quase tudo, sobre a falta de uso da busca e leitura dos artigos.

uma coisa que comentaram acima e que gostaria de destacar, é que as vezes a gente acaba não respondendo pois aparecem situações onde o usuario tem absolutamente NADA de conhecimento e quer que seja explicado TUDO TUDO (mastigado mesmo), como se a instalação e regulagem fosse apenas um processo aonde A + B = C

o usuario não sabe nem o que é impedancia e quer que seja explicado o que é série e paralelo. Para né! Isso se aprende no ensino médio cara...

O processo pode não ser tão simples quanto parece, pra quem ja ta acostumado, faz de olhos fechado a instalação de equipamentos, regulagens e etc. Tudo isso pois com muita leitura e experiencia ele acabou se adaptando a esses serviços.

MAIS VEJO MUITO USUARIO que chega aqui, nunca se quer tiro um parafuso do carro (por falta de vontade em muitos casos ou medo..) e quer instalar todo o som em casa. Poxa, pelo menos perca um bom tempo olhando os topicos no DIY eim? Vai ter que desmontar algumas coisas, vai aparecer algum problema, VAI ter que se resolver..

Ninguem chega aqui sabendo tudo, o forum é o local aonde mais aprendi sobre som automotivo na minha vida até então, tem mais de anos que fico aqui lendo e sempre tento ajudar. Mais todos que chegam aqui passam por um processo de evolução que não vai acontecer da noite pro dia. Isso vem com muita leitura! Mais os cara chegam e ja querem que seja explicado tudo em 10 minutos.

Eu mesmo vejo muitos topicos que não respondo, mais é aquela coisa:

"como gente que nunca viu um ferro de solda na vida, mas quer que eu ensine passo-a-passo como consertar um amplificador" by Kleberlpa pasmafaute

Se alguns usuarios se dessem ao trabalho de ler 30% dos artigos, seria bem melhor. :legal:

Isso não se aplica a todos os novatos ok? Adimiro aqueles que chegam e vão de cara mesmo, passo a passo vão postando suas evoluções no forum, fazendo topicos de DIY e resolvendo inumeras duvidas, topicos bem ilustrados e que se vc ler do começo ao fim percebe que houve uma evolução. Esses são os novatos que deveriam ser 100% no forum, mais se for 10% é muito :legal:

Sou novato e inexperiente também, e concorde com quem disse que tem gente que nem tenta usar as ferramentas de busca. Isso pode mesmo irritar alguns aqui... E o kleber está certo quando diz que deve-se ler muito antes de fazer alguma pergunta, pra evitar tosquisses mesmo. Eu nunca usei a busca, sempre leio os artigos, e acompanho muita coisa. Tento ajudar quem está começando. Quem tem mais duvidas que eu...

Mas posso também dizer que tem gente aqui do fórum, que trata os novatos como "bicho", ou como lixo. Eu também tenho medo de fazer algumas perguntas as vezes e vir um "veterano" desses que só respondem se for pra "pagar sapo".

O Dudú, o Kleber, o SergioMontanha, e tantos outros sempre tratam bem todo mundo. Mas tem uma galera que gosta de discriminar, por assim dizer, de preconceituar... Eu já me sinti obrigado, mesmo sendo novato, a pedir pra gente mais antiga que trate um pouco melhor quem está chegando. E a grosseiria nem foi comigo. Se não quer ajudar, se tá sem tempo, tudo bem. Deixa quieto e nem responde. O que é tosco pra mim hoje, era uma grande dúvida a dois meses atrás.

Acho que temos que ter humildade pra saber buscar respostas, e mais ainda quando já temos as respostas.

UUUUIIIIII, desabafeeeeiiiii!

Abço

o problema é que a gente ajuda, ajuda, ajuda

ai uma hora se extressa, e fala algo mais agressivo

ai vem uns e tacam o pau sem saber da missa a metade

Pessoal, estou a pouco tempo aqui no forum porem ja percebi que aqui nao tem lugar pra quem ta querendo iniciar no som automotivo... nao ha suporte por conta dos moderadores (mandei MPs para muitos e nao obtive sequer uma resposta) e os topicos de iniciante criados nao sao visitados/opinados pelos mais experientes...

Amigo Jones, concordo plenamente com você !!!

As vezes por medo de Flodar o Fórum ja me abstive de opinar em alguns Tópicos !!!

Passarei a ter mais atenção mas em assunto que eu não entendo eu não opino !!!

o problema é que a gente ajuda, ajuda, ajuda

ai uma hora se extressa, e fala algo mais agressivo

ai vem uns e tacam o pau sem saber da missa a metade

Se a maior parte dos "novatos" por assim dizer lessem pelo menos uma tarde os artigos antes de fazer um topico, suas 50% de duvidas ja estariam sanadas aí.

Até mesmo nosso grande companheiro google ajuda em algumas horas (que foi onde recorri com uma duvida), conheci o forum e pronto nunca mais larguei dele, onde aki é a maneira mais facil de ter acesso ao conheciment basta ter VONTADE de ficar algumas horas lendo os artigos, principalmente.

e nao adianta vir aki postar uma duvida pronto se foi agora nem volta mais daki 8 meses queima o amplificador o cara volta tentar denovo (o exemplo do kleber)

nao digo que nao vá surgir problemas que com artigo nao se resolva, mas isso e outra questao. :legal:

Olha cara, também me considero novato no fórum (início - 07/Jan/2008) e inexperiente em som. Talvez dessa data pra cá, um pouco menos inexperiente.

Eu entendo essa sua "raiva" (sei que essa não é a melhor palavra, mas...) pois no começo é assim mesmo!!

Mas é como os amigos mais experientes disseram, não sei você, mas Eu no início não usava a "pesquisa" nem nada do tipo, muito raramente! Ja queria de cara criar um tópico para qq assunto ou dúvida!

Depois de fazer "amizades" por aqui, fui pegando o jeito e aprendendo, posso dizer claramente, que mesmo sendo inexperiente hoje sei mais 100% das coisas que eu sabia antes de entrar no fórum!!

Então digamos assim, eu entendo tanto o seu lado mas entendo o lado dos user mods e experientes, pois imagina o exemplo:

Se entra no sub-fórum SPL, ai na 1ª pagina tem um tópico assim: "Qual melhor gaver 307 ou Protech?!"

Ai 4 tópicos pra baixo tem um outro tópico: "Protech x 307 - Qual a melhor escolha!"

Sabe e mesmo eu sendo novato aqui (e acho que fazendo muito disso), depois fui prestando atençao e percebendo que acontece isso em TODO o fórum, independente do assunto específico.

E por que acontece isso?! Porque muitas vezes o cara por ser novato, tem a PREGUIÇA, isso mesmo, a PREGUIÇA de pesquisar tópicos ou ler pelo menos a paginal inical do subfórum que ele está.

E isso chega a irritar a qualquer um, e você vai ver que não estou mentindo, pois vai acontecer o mesmo com você quando ja tiver algum tempo no fórum!!

Eu sei que eu não sou NADA pra julgar NINGUÉM, mas infelizmente é isso que acontece! Então, temos que ter uma melhor "concentização" para criticarmos ou algo assim (mesmo sendo uma crítica construtiva)

E não estou vetando seu direito de crítrica, não é isso!

Só estou dizendo, que muitos confundem (não é o seu caso) o fórum com um simples "tira dúvida".

Eu ja percebi aqui e posso dizer sem medo algum, que a galera forma uma "família", sabe trocando novas idéias, projetos, planos!!

Então não se limita naquela coisa só "perguntar quando precisar".

E acho isso muito massa, pois não é todo fórum que é assim não...e tratando-se de uns dos maiores fóruns do país no assunto, é considerado algo admirável, digamos assim!!

Então cara, acho que é isso!!

Acho que ninguem deve ter medo de perguntar nem expor suas idéias!!

Mas antes temos que ter um "fundamento" pra questionar algo!! Nesse caso, seria o exemplo de usar a pesquisa e/ou leitura dos tópicos e/ou artigos para ter uma "base sólida" sobre o que vamos questionar!!

Espero não ter ofendido nem nada!!

Apenas estou expondo meu ponto de vista quanto a isso!

OBS: Mas que tem "users" que se acham o "Rei da Paçoquinha" isso tem mesmo! Mas isso sempre VAI existir, seja aqui ou em outro lugar qualquer!!

Bom é isso ae!

Vlw, flw!!

E desculpem pela Bíblia!! :legal:

Infelizmente aqui a gente ainda encontra muito disso! :( isso não é de hoje não meu rapaz! Isso já vem sendo observado a muito tempo mesmo hehehe.

Diziam que nos anos anteriores, que a esnobação era grande mesmo por parte dos mais velhos membros com os novatos. Era tanta a esnobação que os mais antigos desisitiram e sairam desse forum. Isso foi comentários que eu vi a anos atrás.

Já discordo um pouco, acho que ficou pior de uns tempos prá cá, tá certo que sempre teve alguns arranca rabo aqui mas era uma coisa mais light, quem se lembrar do tempo do Roni, do famoso post "ou eu ou ele" e outros tantos mais, vai saber o que estou falando.

E outra coisa parece que antes as discusões mais calorosas eram mais tecnicas, bom mais isso era no tempo do meu pai :legal:

Hoje percebe-se claramente que o ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei" é super válido aqui, bom mas nem todo "novato" não sabe nada também.

Já foi dito muito anteriormente, então creio que serei um pouco repetitivo.

O pessoal aqui ajuda bastante, dificilmente encontro um tópico com zero de resposta. E como já foi dito anteriormente, as vezes temos diversos tópicos repetidos, perguntando mais ou menos a mesma coisa e ai o pessoal desanima de responder.

Já vi também alguns tópicos de novatos com dúvidas interessantes e que logo estão cheio de páginas e respostas.

Não creio que o pessoal se ache expert em tudo e se recusa a ajudar, como já disse acho que ajudam e muito.

Mas ale´m de ajudar os novatos estes devem ajudar os veteranos também, dando uma pesquisada, lendo alguns artigos, etc...

Jones, acho que não tenho nada a discordar do que foi respondido pelos colegas acima, pois o user tendo no mínimo dado uma lida nos artigos e/ou pesquisa do fórum já tem uma base para absorver o que vai receber de respostas realmente necessárias

Vou citar um exemplo

Tem um rapaz que trampa aqui na empresa onde trampo, falaram para ele que eu manjava de som e bla bla bla (nem é assim, mas aqui quem sabe o que é impedância vira o "rei do som"), então ele querendo montar um som veio me procurar

Troquei umas idéias, pra descobrir que tipo de som ele queria e quanto queria gastar e tal

Daí todo dia ele vinha com um negócio tosco querendo colocar no carro, fora do que tínhamos conversado, num dia era um sub, no outro uma corneta tal, depois um Super tweeter (isso pq era som interno q queria), vários amps me mostrou, etc. etc.

Fiquei uma semana repetindo coisas pra ele, em horário de trampo, até que me enchi, mandei os links dos artigos (não aquele geral, mandei individual artigo por artigo organizado por ordem de prioridade para ler), para que ele pudesse entender melhor o que eu falava

1 semana depois perguntei pra ele se ele leu algum.. a resposta? "Não deu tempo cara"

Pois bem, na outra semana chegou com uma opção de set que não compensava, ruim e caro, me perguntou (de novo) o que eu achava, falei pra ele:

Vai fundo, instale e seja feliz

VSF

é phoda cara

Não é seu exemplo, pq vc está aqui no fórum (o cara em questão nem se deu o trabalho de acessar o fórum ou os artigos que mandei mastigados)

Edit:

Dá uma olhada nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=113533

E olha esse artigo (que enviei pro cara do meu exemplo):

http://www.autosom.net/artigos/primeirosom.htm

Será que a dúvida da criação do tópico não seria 80% respondida pelo artigo?

jones, seu avatar é um Archon???

[]´s

Crawling Chaos

Um abraco,

Jones

NOSSSA!!!!!!!! CONCORDO PLENAMENTE!!!! ACHEI Q ERA SO EU!!!! RSSSSSSS

Muitos deles tem mania de usar o danadinho do: :pirou:

Ou: [^]

E outras alfinetadas q normalmente são enviadas em grupo.

E quando, vao ajudar em algo é de forma totalmente OUT. Sem nenhuma preocupação.

Arrogancia entao, chega em grupo, vc é literamente assassinado em grupo.

Me parece que juntou grupinhos, e nesses grupinhos, ou vc faz parte ou OUT.

Foi bom ter visto um post de outro novato. Assim, percebi q nao é so comigo o problema.

:)

vejam!!! http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=113597 o mais puro exemplo de que nem sonhou em pensar um dia em usar a busca... quantos desses vcs vem POR DIA?!?!?!?!? eu estou a 1 e meio +- e vejo mto mto mto imagina quem está aqui a 3, 4 anos... desculpa mas algum dia vc vai pegar um cara de mal humor e t zuar... NORMAL!!!!

Já discordo um pouco, acho que ficou pior de uns tempos prá cá, tá certo que sempre teve alguns arranca rabo aqui mas era uma coisa mais light, quem se lembrar do tempo do Roni, do famoso post "ou eu ou ele" e outros tantos mais, vai saber o que estou falando.

E outra coisa parece que antes as discusões mais calorosas eram mais tecnicas, bom mais isso era no tempo do meu pai :legal:

Hoje percebe-se claramente que o ditado "em terra de cego quem tem um olho é rei" é super válido aqui, bom mas nem todo "novato" não sabe nada também.

Tá pior não... se pegar o ano de 2004, o negócio era F O D A. Formaram-se duas panelonas, e não tinha meio-termo... cada um acabava se identificando com uma delas.

Tanto é que MUITO usuário vazou, pq não aguentou o clima pesado que tava aqui. A saída do Ronie foi um marco pro fim das panelas.

Concordo com o amigo, eu sou novato muitas vezes algumas perguntas que para os experientes parece uma coisa tosca, pra mim é muito complicado, e gostaria de ser tratado com respeito, mesmo porque não desrespeito ninguem..

E também procuro pelo sistema de busca!!!!!!!1

Poxa para com essa panela, parece que um ta pegando o outro, coisa meio gay

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Create New...