Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paranoid

Protech Light 15" [caixa Pronta]

Recommended Posts

Fala filhotes !

Seguinte... comprei com o Rafael um Protech Light 15" e montei a caixa para o bicho no sábado agora.

Sem brincadeira galera, está tocando forte demais, e posso garantir que toca mais que meu antigo Extreme 15" hehe !

Fiz a caixa com 90 litros livres e duto de 4"X30cm, forrada com feltro por dentro, mas como essa é apenas uma caixa provisória, fiz com compensado 18mm em vez de usar MDF e tal.

Agora minha dúvida é a seguinte, o grave não está saindo do carro (Palio G3 2P) está tocando muuuuito subgrave, mas quando ando de vidros abertos ninguém nem percebe direito, o que pode ser ?

Lembrando que enquanto meus amplificadores não chegam, estou usando um Wharf Audio SPX 999B (1000wrms @ 4ohms) com ganho no 50%.

Preciso trocar o módulo, diminuir a litragem da caixa, mexer no duto ou trocar de carro ? haha !

Abs galera, vlw a ajuda !

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não está saindo pq vc tá conseguindo pico abaixo dos 60hz!!! A frequencia q "sái" do carro é entre 60hz e 80hz!! Ou seja.. ou vc vai ter subgraves monstros... ou vai ter alto SPL entre 60 e 80hz (perde um pouco o subgrave) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pra variar, o bloom ja explicou!

Pra melhorar vc precisa mecher na caixa...pra conseguir SPL entre 60 e 80 hz

Joga o protech no WinISD e procura a melhor caixa pra vc

obs: tem algunS projetos perdidos pelo site

Compartilhar este post

Link para o post

Eu com um bom subgrave dentro do carro não mexeria na caixa não!

Paranoid...vc usa o wharf só pro sub? ou pra todo o som?

Posto umas fotos ae!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Não está saindo pq vc tá conseguindo pico abaixo dos 60hz!!! A frequencia q "sái" do carro é entre 60hz e 80hz!! Ou seja.. ou vc vai ter subgraves monstros... ou vai ter alto SPL entre 60 e 80hz (perde um pouco o subgrave) :legal:

Detalhe... membro desde outubro de 2003 aqui no forum e ainda não entendo os conceitos básicos do spl kkkkkkkk !!

To precisando de umas aulinhas !

Bom, então acho que vou manter assim mesmo, afinal de contas a caixa foi feita exclusivamente com a finalidade de descer bem, só não sabia que subgrave não saia do carro !

Ou então no máximo talvez eu altere um pouco a litragem para conseguir um pouco mais de spl !

Vlw a ajuda bloom !

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Pra variar, o bloom ja explicou!

Pra melhorar vc precisa mecher na caixa...pra conseguir SPL entre 60 e 80 hz

Joga o protech no WinISD e procura a melhor caixa pra vc

obs: tem algunS projetos perdidos pelo site

Então, mas a alteração nesse caso, seria diminuir a litragem e o duto ?

É o bom seria simular mesmo... será que o compensado não influencia um pouco na perda de SPL tbem não ?

Hoje tava testando o som na garagem da muié.... coloquei uma música Hyphy (tipo hip-hop com ultra baixas frequências hehe mtu bom, recomendo !).... protech descendo demais... não deu 3 minutos, minha namorada desce e fala "daqui a pouco vai derrubar tudo la em casa, abaixa esse som !"...

Estou realmente surpreso com o desempenho do sub, ótimo custo benefício !

Vou pensar direitinho no que fazer com a caixa !

Vlw a ajuda kra, abs !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu com um bom subgrave dentro do carro não mexeria na caixa não!

Paranoid...vc usa o wharf só pro sub? ou pra todo o som?

Posto umas fotos ae!

Abraços

É patric..... to indeciso aqui !

Subgrave é bom demais, mas as vezes faz falta dar uma destacada com os graves na rua hehe !

Kra, to usando o bridge do wharf direto no protech, pois ele só toca mono... ganho no 50%, e alimentação meia boca haha !

Vou ver se tiro umas fotos !

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez mechendo nos dutos vc consiga o resultado que quer, mas até hoje nunca parei pra entender construção de caixas entao nao posso ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente deixaria assim. Talvez porque entenda que seja "modinha" esse lance de grave saindo do carro. Nada melhor do que ter um som que satisfaça o dono, e não metade do quarteirão. Não que não seja bom, mas é uma alegria um tanto quanto supérfula ( e enjoativa). No começo parece legal, depois você vê que era feliz com o subgrave. Porém, não se incomode: é natural do ser humano estar sempre "insatisfeito" e viver uma constante busca por mudanças (mesmo que muitas vezes ele nem mesmo saiba aonde quer chegar).

Particularmente, acho que esse protech de 15" em caixa com sintonia um pouco mais baixa desce bastante. No que se refere ao SUB de 12", não me agradou quando o vi tocando em caixa gigante, preferi a resposta agressiva da caixa menor.

Esse Light de 15" é um EXCELENTE custoXbenefício. Não querendo desmerecer o EXCURSION, mas ser tão bom em sua categoria como o irmão mais novo de 15" não vai ser tão fácil.

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

grande colega,

é quase certeza que sua caixa não esta ajudando muito nos graves pra fora como vc quer.

.

eu tenho 2 light de 15" e fiz uma caixa com 65L cada camara e duto de 4x25 e ficou muito bom tanto pra dentro quanto pra fora.

resolvi fazer essa caixa por ser a indicada pra sistema trio, e pra não perder tanto espaço na mala, ja que viajo as vezes

como eu sai de bicho papão pros protech, só nessa troca ja notei uma diferença grande nos subgraves....então pra mim está bom

Compartilhar este post

Link para o post
Talvez mechendo nos dutos vc consiga o resultado que quer, mas até hoje nunca parei pra entender construção de caixas entao nao posso ajudar.

o ruim do palio é que a mala é mto pequena... então para aumentar o duto, só utilizando cotovelo, mas aí acho melhor nem mexer, afinal em time que está ganhando..... hehe !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu particularmente deixaria assim. Talvez porque entenda que seja "modinha" esse lance de grave saindo do carro. Nada melhor do que ter um som que satisfaça o dono, e não metade do quarteirão. Não que não seja bom, mas é uma alegria um tanto quanto supérfula ( e enjoativa). No começo parece legal, depois você vê que era feliz com o subgrave. Porém, não se incomode: é natural do ser humano estar sempre "insatisfeito" e viver uma constante busca por mudanças (mesmo que muitas vezes ele nem mesmo saiba aonde quer chegar).

Particularmente, acho que esse protech de 15" em caixa com sintonia um pouco mais baixa desce bastante. No que se refere ao SUB de 12", não me agradou quando o vi tocando em caixa gigante, preferi a resposta agressiva da caixa menor.

Esse Light de 15" é um EXCELENTE custoXbenefício. Não querendo desmerecer o EXCURSION, mas ser tão bom em sua categoria como o irmão mais novo de 15" não vai ser tão fácil.

Abração.

Fala danilo !

Então, com certeza a melhor coisa a se fazer é montar o som do jeito que agrade ao dono, e não aos outros neh hehe, tanto que estou pensando mesmo em manter a caixa assim, além do que essa me surpreendeu, pois o material já não ajuda muito, e com certeza deve estar dando um pouco de vibração pq ta ignorante demais o subgrave !

Para efeito de comparação, meu antigo extreme 15" estava em uma caixa de 80 litros livres com 2 dutos de 4"X30cm, toda construída em MDF 20mm, travada com parafusos a cada 5cm, com reforços internos de mdf e selada na massa plástica (projeto by luizinho aqui do autosom)... eu mal conseguia tirar ela do carro, ficava me matando tamanho peso... Gerava um subgrave violento !

Essa atual foi construída em compensado leve (sério mesmo, não tem nada de naval, pinho e etc), é do compensado mais leve (tanto que eu achei que na primeira batida ia desmontar), a caixa foi fechada com cola e pinadeira, sem nenhum parafuso, e selada por dentro com cola branca + serragem, e o pior de tudo sem nenhum reforço interno !

PS: Nas duas eu forrei as paredes com feltro.

Utilizando o mesmo amplificador com a mesma alimentação.... digo com 100% de certeza que o protech está dando mais subgrave que o extreme.... isso pq já fiz alguns testes com o extreme em um alpine, e em 30hz o bicho tremia tudo !

A única dúvida agora seria com relação à construção da caixa... se devo reconstruí-la nas mesmas configurações, porém em MDF 20mm parafusada, acredito que ganhe um pouco mais em subgraves hehe !

Ou talvez seja melhor adquirir mais um protech light 15", e já construir uma caixa para os dois bichos !

Bom, vlw o help ae danilo, abs !

Compartilhar este post

Link para o post
grande colega,

é quase certeza que sua caixa não esta ajudando muito nos graves pra fora como vc quer.

.

eu tenho 2 light de 15" e fiz uma caixa com 65L cada camara e duto de 4x25 e ficou muito bom tanto pra dentro quanto pra fora.

resolvi fazer essa caixa por ser a indicada pra sistema trio, e pra não perder tanto espaço na mala, ja que viajo as vezes

como eu sai de bicho papão pros protech, só nessa troca ja notei uma diferença grande nos subgraves....então pra mim está bom

Kra, voce montou sua caixa em qual material ?

Minha intenção seria montar uma caixa de 180litros, com os dois ligths virados para cima, como no gol do Ernany.

Eu também acredito que parte da "agressividade" do sub, seja perdida pois o módulo utilizado não é indicado para esse tipo de aplicação, tanto que quando liguei meu extreme num banda 4.8, achei que tocou mais :blink:

Agora me surgiu outra curiosidade.... se dizem por aí que os 307 descem mais que os protech, então 4 307 em caixa 50 litros com duto 4X30cm devem ficar bem interessantes !

PS: O Spx 999B tem sistema anticlipping <_< , aliás acho que todos módulos wharf tem !

Será que se eu meter o ganho no 70% vou torrar a bobina ? kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Faz Um teste com Duto de 15cm e veja se melhora.

Qnd tinha meu parzinho de 15' tinha dois dutos, um para cada momento,

Duto de 25cm para ouvir mais baixinho e uns back legal e tal.

E duto de 11cm qnd queria por pra rachar nos Funk, PSY e tal..

a diferença era boa apenas na troca dos dutos.

com dutos menores tinha um ganho legal na casa dos 60hz

faz o teste..

Compartilhar este post

Link para o post

faz o teste..

Mas qual era a litragem da sua caixa ?

Será que caixona assim com "dutinho" toca bem ?

Vou tentar então.... já que sobrou cano !

Vlw a dica, abs !

Compartilhar este post

Link para o post

faz o teste..

Mas qual era a litragem da sua caixa ?

Será que caixona assim com "dutinho" toca bem ?

Vou tentar então.... já que sobrou cano !

Vlw a dica, abs !

Minha caixa tem 180 litros livres para um par de 15'

acho que a sua não é maior que a minha, 90 litros para cada protech..

toca bem sim, o tudo é de 4' ? se for, ta suave.. pelo menos a minha tocava..

só que tem um rendimento um poco menos nos subgraves.. com duto menorzinho não fica assim tão animal como vc comenta..

é como eu disse o duto é facil testar.. e não custa nada..só uns pedaços de cano..

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... quer melhorar isso ai de vez enquando? Enxe umas 10 garrafas PET de areia (essas garrafas de coca cola 2.5l 3l...) e poe dentro da caixa quando quiser que fique agressivo, e quanto tiver tranquilo tire as garrafas... dai não precisa serrar a caixa que já tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara... quer melhorar isso ai de vez enquando? Enxe umas 10 garrafas PET de areia (essas garrafas de coca cola 2.5l 3l...) e poe dentro da caixa quando quiser que fique agressivo, e quanto tiver tranquilo tire as garrafas... dai não precisa serrar a caixa que já tem.

teria que simular... mas antes de cortar a caixa.. diminua o duto para uns 15cm ou 20cm...vai diminuindo aos poucos..

e faz como o andre falou ai.. encha de garrafas PET para ocupar volume interno.. eu fiz isso na minha.. e cheguei em uma caixa de 160L brutos para dois excursions

Compartilhar este post

Link para o post
teria que simular... mas antes de cortar a caixa.. diminua o duto para uns 15cm ou 20cm...vai diminuindo aos poucos..

e faz como o andre falou ai.. encha de garrafas PET para ocupar volume interno.. eu fiz isso na minha.. e cheguei em uma caixa de 160L brutos para dois excursions

e "bateu pa carai" pra fora com menos volume né?

Se bem que não passou pelo teste do andré né nao ernany? :vts

Compartilhar este post

Link para o post
grande colega,

.

Kra, voce montou sua caixa em qual material ?

Minha intenção seria montar uma caixa de 180litros, com os dois ligths virados para cima, como no gol do Ernany.

Eu também acredito que parte da "agressividade" do sub, seja perdida pois o módulo utilizado não é indicado para esse tipo de aplicação, tanto que quando liguei meu extreme num banda 4.8, achei que tocou mais :blink:

Agora me surgiu outra curiosidade.... se dizem por aí que os 307 descem mais que os protech, então 4 307 em caixa 50 litros com duto 4X30cm devem ficar bem interessantes !

PS: O Spx 999B tem sistema anticlipping <_< , aliás acho que todos módulos wharf tem !

Será que se eu meter o ganho no 70% vou torrar a bobina ? kkkkkkk

minha caixa foi com MDF de 18mm

rpz, faz como o r.linares falou.....vê se diminuindo o duto vc consegue o resultado que quer

eu digo porque assim que peguei minha caixa, eu não tinha dutos de 4x25cm, ela tava com duto de 4x10cm....tanto que quando alonguei os dutos, o subgrave ficou bem mais intenso

sua caixa deve tar muito boa, só deve faltar mesmo ajustar a sintonia nos dutos

eu mesmo queria uma caixa maior, mas apesar da mala grande, carro sedan é um problema pra entrar grandes volumes, por isso optei por 65Lx2

quanto a colocar 70% no ganho do modulo....teoricos 1000rms pra um sub de 380? é um risco neh!

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo aos camaradas...

Então primeiro vou diminuir o duto para 20cm e 15cm e ver como fica a resposta para fora. (Provavelmente já melhore algo em SPL).

Caso queira ainda mais SPL, diminuo a litragem de 90l livres, para 80l livres, ainda mantendo os dutos menores.

Em que frequência ficaria a caixa com 80litros livres + duto 4"X20cm ? Alguém poderia quebrar esse galhão de simular ?

Eu não quero só subgrave pq enjoa... e quero disparar uns alarmes tbem pô kkk !!

Ontém de noite eu desliguei o wharf e liguei um Pone empurrando voz + o protech em um dos bridges, a resposta já melhorou um pouco, deu mais de ataque nos graves, como não tive tempo, não deu para regular direitinho ainda... mas nesse fds vou mexer nos dutos e posto aqui as impressões !

r.linares, andre, ernany e alex, vlw mesmo pela força... falta pouco para chegar na resposta de graves equilibrada que eu to procurando hehe...

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Falaaaa Ivan...

cara...muda o tamanho dos dutos como a galera falou...c não ficar satisfeito

acho q uma caixa igual o Ernany mencionou de 160L brutos pra dois de 15" deve ficar filé....

e passou da hora de vc por o Booster 1500D pra tocar :vts

pelo geito vc ja desistiu dos 307 né??rsrsrs

flww véio

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...