Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

Gol Bola Spl !

Recommended Posts

Fala ae gente , tudo bom ???

Bom , o user Drifitking , me procurou pra eu montar o SETUP dele , que o seguinte:

(assinatura dele)

SD3000(ok) 2 x 2K'15 (ok)H-Buster 4300 (ok) K2V CS60B , CS50B (ok) Fiação(ok) Bat 200 Amp (ok) Reifor 70amp(ok) MC 3F (ok) DVD (ok) falta so instalar agora !!!

e decidimos que vamos fazer muito trampo de fibra ... mas não tenho NOÇÃO de quanto vou precisar ... pois nunca mexi com isso , vai ser a primeira vez ... e queria a ajuda de quem tem uma certa noção com isso !

Primeiramente vamos fazer o porta malas dele com os 2 E2K de 15" , ai eu propus pra ele pra fazer 2 caixas laterais (com areia e resina ... bem bunitinha , FORTE MESMO) , que vc olhando a mala de FRENTE , os falantes ficam em forma "V" , um em cada canto ... Eu vou tirar o acabamento de tampão , pois não vai ser usado , e vou moldar ali Tudo com fibra !

Ai vem a dúvida ... QUANTO de matarial vou precisar , e QUAIS materiais vou precisar ???

Lembrando que a frente da caixa (onde o falante duto vão) vai ser de MDF ... Só vou moldar a traseria da caixa na lataria !

a galera entendida pode me ajudar ???

Depois tem os doorpods ! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde voçê puder utilizar o MDF, seja em laterais, fundo, use. Os cantos redondos, emendas, enfim, onde não entrar a madeira, utilizará a fibra de vidro. Acho que fica melhor assim, ao invés de fazê-la totalmente em fibra de vidro. Então, recorte, modele, tudo onde for possível no mdf e o restante só aplicar a resina + fibra. Se eu entendi o que tá projetando, pode separar uma graninha boa, porque utilizará pelo no mínimo uns 10 litros de resina + uns 5 kg de fibra de vidro. Isso pra chutar bem baixo.

Depois das camadas de fibra, quando estiver tudo no lugar, faça uma mistura de resina + areia. Isso dará uma carga mineral melhor e mais rígida, além de economizar em resina.

Falô

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

sim Markto , pensei nisso que vc disse e é o que vai acontecer na verdade !

e já deu uma ajuda boa ... ao menos temos alguns números agora hehehe !

mas vou precisar de massa plastica tb né ??? catalisador (num sei bem pra que serve) , Lixa !?

como disse , NUNCA mexi com isso , vai ser a primeira vez !

Compartilhar este post

Link para o post

mas vou precisar de massa plastica tb né ??? catalisador (num sei bem pra que serve) , Lixa !?

A sim, esses 10 litros de resina + 5 Kg de manta é pra começo. Tem que fazer a caixa bem expessa né!! Quanto a massa plástica, é o principal para o acabamento. Como será a última coisa a fazer, espere pra ver quanto precisará, terá como avaliar melhor. Aliás, nesse caso, compre uma latinha, esperimente passar e lixar, porque tem umas que são muito duras, não dão acabamento, e só descobrimos isso quando vamos lixar, e daí já é tarde.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!! Blz??? Me intrometendo um pouco.... O catalisador é o que faz a massa ficar rígida. Vai precisar de massa pra dar acabamento. O catalisador é misturado na massa, assim como o catalizador da resina no caso da fibra. ME AMARRO EM VER TRABALHOS EM FIBRA. Tomara que fique bom.

Aqui custa cinco conto a latinha de massa (400 gramas, acho) já vem com catalisador. E a quantidade vai depende de como ficar a fibra e de tato aplicação. A quantidade de lixa também. Mas acho que o mais caro é a fibra mesmo.

Tô juntando coragem pra fazer minha caixa meio madeira meio fibra.

Compartilhar este post

Link para o post

Ow, e quanto ao catalizador: Não tem regra. se estiver calor, menos catalizador para secar a resina. Se estiver frio e úmido, mais catalizador vai....

O negócio é colocar num potinho de margarina de plástico, um fundinho, colocar umas 20 gotinhas e aplicar no local desejado. Vai reparar, que ele começará a virar um gel. quando isso ocorrer é porque está secando e se vç não aplicou todo produto, descarte esse e começe novamente, mas dessa vez com menos gotinhas, umas 15 por exemplo. Dessa forma vai conseguir achar o ponto ideal de secagem em relação a quantidade que preparou.

USE MÁSCARA DE BOA QUALIDADE HEIM!! Senão poderá morrer sufocadoo!!!!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
USE MÁSCARA DE BOA QUALIDADE HEIM!! Senão poderá morrer sufocadoo!!!!
Sem contar que a galera que já usa diz que é bom usar uma roupa que cubra bem o corpo, porque dizem que dá uma coceira da p**** depois.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa Markto , brigado demais pelas dicas em =) !

show de bola mesmo ... to gostando !

eu li esse link ae ... ajudou pacas ... brigadão !

Compartilhar este post

Link para o post

A sim, esses 10 litros de resina + 5 Kg de manta é pra começo. Tem que fazer a caixa bem expessa né!! Quanto a massa plástica, é o principal para o acabamento. Como será a última coisa a fazer, espere pra ver quanto precisará, terá como avaliar melhor. Aliás, nesse caso, compre uma latinha, esperimente passar e lixar, porque tem umas que são muito duras, não dão acabamento, e só descobrimos isso quando vamos lixar, e daí já é tarde.

Markto

bom vamos lembrar que e pra dar acabamento a caixa toda nao vai ser feita na fibra !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, a princípio, pode começar com:

- 10L de resina (gastei 4L pra fazer só uma dutada de 40L... imagine 2 monstrinhos) + catalisador (10 ml por L de resina já dá pra uma cura lenta. Se for fazer uma resina saturada de catalisador, acho que pode usar 50ml).

- 5m² de manta de fibra. Como vc está em SP, COM CERTEZA vai encontrar a manta grossa... ainda não trabalhei com ela, o Ccunha importou de goiânia, mas não vi pessoalmente ainda pra saber como é, mas é a mais usada em barcos).

- 2 metros de tecido grosso e elástico . Eu só trabalho com feutro... mas não é aquele betumado não, que nego chama de cobertor de mendigo. É igual tecido de flanela (se não for o mesmo... nunca prestei muita atenção).

- Umas 4 trinchas, 3L de thinner, um pacote de aspirina e outro de xantinon... hehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

- Umas 4 trinchas, 3L de thinner, um pacote de aspirina e outro de xantinon... hehehehehehe

haeuheuhauhuehuaehuaeheuahuaehueh

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Eu desenvolvi um método barato e bem prático! fiz no meu gol bola e vou fazer no meu gol G5 ! vamos lá!

1o passo) Compre uma folha de MDF de 4mm, va cortando o mdf do tamanho dos pedaços do fundo da lateral... como um quebra-cabeça! tente aproveitar todo espaço possivel do fundo! use cola quente pra unir os pedaços, se puder use pequenos pedaços do mdf pra reforçar as partes...

2o passo) depois vc vai ter a forma negativa do fundo traseiro em mdf de 4mm. Como ja ta pronta a parte traseira vc da uma demao de fibra!!! pra vedar e reforçar, pode até dar duas demaos de fibra! depois corte pequenos pedaços de mdf de 15mm (3cm x 3cm) e vá colando eles com cola quente, como se fosse um quebra cabeça... vc deixa uma folga de uns 10mm entre eles...

3o passo) com essa fresta de 10mm, vc enche com cola branca + areia + cimento... como se fosse o rejunte dos azulejos do WC.

4o passo) Depois de outra demao de fibra, ou até 2 demaos... fundo pronto!

Parte traseira pronta!

5o passo) Existem varias maneiras de se fazer a parte da frente! uma boa é vc fazer o aro do auto-falante! o posicionar com pedaços de mdf, revestir do tecido... e o embeber em resina... depois o set: manta-resina manta-resina... até conseguir uma boa parede...

Vantagens:

Fibra é caro!!! fazer uma parede com espersura de uns 15mm so de fibra é rios de R$... desse modo utilizamos mdf de 4mm e 15mm... sai muito mais barato...

Conselho de quem ja fez!

Compartilhar este post

Link para o post

Guto mete bronca ae que esse eu vou acompanhar de perto. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eai Guto blz?

Não sei se vc se lembra do meu carro, um palio G3 vermelho com door pods. Bom, eu que fiz os pods, e tenho alguma experiência com resina + fibra ou tecido.

Algumas dicas que acho importante:

A quantidade de catalizador que deve ser usada é de 1%. Para medir certinho, vc deve comprar uma pipeta e um potinho graduado para esse fim. Isso vende em casas de artesanado, e é estupidamente barato.

Eu sempre fiz assim: Vá despejando a resina no pote graduado, por exemplo até 100mls. Corte o fundo de uma garrafa pet de 2L e despeje a resina nela. Depois acrescente 1ml (com a ajuda da pipeta) de catalizador, misture muuuito bem (para isso, tb em casas de artesanado, vc encontra eu palitinho de vidro muito bom) e pode aplicar sobre a manta tecido, usando um pincel. Tenha ciencia que vc vai acabar com o pincel fazendo isso, portanto compre os mais vagabundos que vc encontrar.

Eu te aconselho e só mexer com isso em dias quentes, pois no frio, dependendo da quantidade de resina, ela não vai secar nunca. Digo dependendo da quantia, pq qt mais resina, mais fácil de secar, qt menos resina, mais difícil.

Qq coisa que vc precisar, e eu puder ajudar, é só dar um toque.

[]'s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

- 10L de resina (gastei 4L pra fazer só uma dutada de 40L... imagine 2 monstrinhos) + catalisador (10 ml por L de resina já dá pra uma cura lenta. Se for fazer uma resina saturada de catalisador, acho que pode usar 50ml).

- 5m² de manta de fibra. Como vc está em SP, COM CERTEZA vai encontrar a manta grossa... ainda não trabalhei com ela, o Ccunha importou de goiânia, mas não vi pessoalmente ainda pra saber como é, mas é a mais usada em barcos).

- 2 metros de tecido grosso e elástico . Eu só trabalho com feutro... mas não é aquele betumado não, que nego chama de cobertor de mendigo. É igual tecido de flanela (se não for o mesmo... nunca prestei muita atenção).

sera q eu q gasto mto ou vcs q economizam??

eu gastei 5L de resina pra fazer um par de pezinhos

Compartilhar este post

Link para o post

Guto e Kleber,

Alcool limpa melhor a resina que Thinner.

Se preferir pode comprar uma garrafa de Whisky pra limpar a sujeirada e ainda ir tomando uns goles. hehehe...

Mas é sério.. o Alcool é melhor!!!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Guto e Kleber,

Se preferir pode comprar uma garrafa de Whisky pra limpar a sujeirada e ainda ir tomando uns goles. hehehe...

Att,

RenanLopes

Água Raz que é o ideal :)

Compartilhar este post

Link para o post

Guto e Kleber,

Att,

RenanLopes

Xiii ferrou

Kleber vai querer fazer DIY até no carro da vizinhança, manguaçado todo fds agora :vts

Compartilhar este post

Link para o post

E ae guto!!!!......sempre acompanhei o seus trabalhos esse vai ser mais um só que dessa vez eu vou tentar te ajudar um pouquinho!!!!

Se vc não souber onde comprar fibra e resina tem uma loja muito boa em santana que chama siquiplas lá eles tem todo tipo de fibra e resina e tudo mais que foi falado que vc irá precisar....

o link deles.. http://www.siquiplas.com.br/loja/

eu diria q realmente vc vai gastar por volta de uns 10 a 15 kg de resina(lá eles vendem por kg se eu não me engano);

um pacote de 5 ou 10 m² de manta de fibra(eles tem tbm aquela fibra trançada lá...porem ela é mais cara e mais dificil de trabalhar mais dá uma facilitada muito grande no acabamento e tbm suja muito menos);

catalizador eu nunca medi quanto eu usei mais eu que fazia errado então siga o que falaram pra vc antes;

quanto ao tecido q eu sempre usei pra dar o formato foi a lycra pq é facil vc tirar os vincos dela .....na rua do bosque na barra funda logo no começo dela perto da marginal tem umas lojas q vendem retalhos de tecido lá vc encontra td quanto e tipo de tecido e muito mais em conta.

bom é isso ai!!!!......se vc precisar de alguma ajuda ai e soh falar......se por acaso quiser add no msn é só add felipeferraresi@hotmail.com

um abraço e boa sorte aí no serviço!!!!......estarei acompanhando aki!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Guto e Kleber,

Att,

RenanLopes

Sério? Bom saber... :rolleyes:

Digojp, com o tempo você aprende a não desperdiçar resina. Faz uma diferença enorme no rendimento.

Rodigo_SBC, eu encho o fundo da garrafa, aperto o tubinho de catalisador 3 vezes, e já era! :vts

Se tiver muito frio, aperto 4.

Ah, Guto... quando for resinar o tecido, se a resina for muito grossa (como a Anjo), você pode dissolver um pouco com thinner, assim fica mais fácil pro tecido absorver. Você pode dar mais uma demão com resina pura depois, pra deixar bem forte a primeira camada.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...