Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
pr_miguel

Direcionamento

Recommended Posts

Cada falante tem uma dispersão. Quanto maior, mais "largo" ele pode tornar o palco.

 

Um tw no centro de um midrange pode estreitar o palco nos agudos, pois a dispersão do tw geralmente é menor que a do mid.

 

Ou seja, tudo depende de vários fatores. O ideal é testar.

quem é novato e lê o tópico onde indicam alinhar o plano das bobinas dos falates, fica perdido quando lê que "há uma luz no fim do túnel dos falantes não alinhados"

(meu caso)

mas sem testar, não dá pra ter uma idéia clara mesmo

 

 

é pq eles não tão tomando potencia na bunda.... liga o amp lá e seja feliz..... hehehehehehe

fiaaaadaspuuu!

mas os coitados são só 25W, se eu ligar meus 60W, não vão virar mísseis e explodirem no meu rosto?

:unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no meu caso, com o tweeter que uso, não funciona

não que o tweeter seja ruim (se fosse, não o teria comprado) mas o brilho dele só aparece quando utilizado apontado para as orelhas

já os ful responde totalmente diferente

Tenho os mesmos tweeters num par de monitores de referencia. Eles soam extremamente superiores direcionados on-axis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e no caso de dois subs, num porta malas curto, como do meu pálio,

 

existe algum ganho ou prejuízo em se fazer uma "leve" angulação ?

 

tipo ambos direcionados para o centro do p.m. ...

 

isso evitaria reflexões vindas do fundo do p.m. ??

 

ou ocorreria algum tipo de cancelamento, visto que as ondas se cruzariam...

 

ou a melhor opção é num mesmo plano apontando para o fundo do p.m. ? ?

 

Trazendo a pergunta para a página atual ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

 

Isso muito me interessa

Meu caso em particular:

 

Midbass - Portas Tratadas

Midrange + tweeter -> Colunas direcionadas diretamente para o motorista.

Kit: DLS 3way UP36 / Ampli SoundStrem LIL Wonder 4.620 / HU Alpine DVD IVA D310 / Carro: Santana Executivo 1990

 

É por ai mesmo ?

 

 

Boa ideia guilhermefkn :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

penso em colocar hastes articuladas para segurar os falantes(pelo menos os tw) para ssim poder testar a melhor angulação , tanto on axis ou cruzado, muitos ja me falaram que o direcionamento cruzado fica melhor e mais facil de acertar, não sei se isto é verdade, mas penso em testar mas tambem penso em não gastar tanto din din em colunas por isso as hastes articuladas. o que acham dessa afirmativa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

fiaaaadaspuuu!

mas os coitados são só 25W, se eu ligar meus 60W, não vão virar mísseis e explodirem no meu rosto?

:unsure:

 

se isso acontecer, liga pra tangbang e exige uma plástica reconstrutiva do rosto, hehehehe, mas pra isso acontecer deve ligar um SD 16k em cada falante e olhe lá, kkkk...

 

como eles estão com corte de frequência, vc pode aplicar o dobro da potencia declarada, 50w. claro, um pouco a mais não fará mal, ao contrário, amplificadores mais fortes geralmente tem o circuito de controle de cone mais elaborados, além de q vc pode passar o osciloscópio e ver o ganho limite dos alto falantes, podendo fazer um ajuste mais fino, faria mal se vc estivesse aplicando 250w num alto falante de 25w sem corte de frequência algum e sem ajuste fino, ai mora o perigo pra queimar bobina por temperatura...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

penso em colocar hastes articuladas para segurar os falantes(pelo menos os tw) para ssim poder testar a melhor angulação , tanto on axis ou cruzado, muitos ja me falaram que o direcionamento cruzado fica melhor e mais facil de acertar, não sei se isto é verdade, mas penso em testar mas tambem penso em não gastar tanto din din em colunas por isso as hastes articuladas. o que acham dessa afirmativa?

acho que pros tw dá pra ter uma noção bem boa, já nos full dá uma diferença absurda ter eles soltos ou em algum tipo de caixa, aí pode não funcionar muito bem

antes de instalar os meus eu pensei em testar usando um pedaço de cano de 100mm e um aquelas "ponteiras" (cap) que se coloca neles pra fechar a tubulação

ia cortar o cano com uns 10~12cm de comprimento, colocar este cap numa ponta do cano, esquentar o cano na outra ponta e apertar, fazendo o conjunto ficar com um formato parecido com um tubo de pasta de dente (redondo numa ponta e achatado na outra)

aí na ponta que tem o cap, recorta e coloca o full

dá pra substituir o cap direto por um aro de MDF

o formato é até favorável pra deixar eles sobre o painel, colando com fita dupla face enquanto testa o direcionamento adequado

só que dá uma trabalheria... desisiti e parti direto pras colunas rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiaaaadaspuuu!

mas os coitados são só 25W, se eu ligar meus 60W, não vão virar mísseis e explodirem no meu rosto?

:unsure:

 

 

Eu usava um de 3W RMS em um amp de 200W... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usava um de 3W RMS em um amp de 200W... :vts

wattagem limpinha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

wattagem limpinha?

 

óbviamente não usava no máximo. Mas algo por volta de 30W RMS efetivos não colocaria o pequeno falante em risco, desde que se use os cortes adequados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo nessa area de SQ, hi-fi etc... Comecei a ler sobre recentemete, porem estou montando um set bem simples no meu carro e estou precisando de algumas dicas referentes a posicionamento/direcionamento.

 

Vou comprar um kit 2 vias morel tempo 5 e ate então pensava em instalar os mids em pezinhos e os tws em colunas, mas conversando com o instalador ele recomendou instalar os tws junto com os mids em pezinhos, ele deu algumas explicaçoes e disse que com o tempo e com o treino dos ouvidos iria se tornar perceptivel a distancia entre os instrumentos e que iria dar a sensação que estava faltando algo e disse que se fosse um kit de linha superior ate poderiamos colocar o tw em colunas, então fiquei na duvida ja que o instalador é das antigas e tem grande experiencia na area, acho que alguns aqui do forum devem conhece-lo é o Sergio Kobayashi da antiga american sound system.

 

A montagem provavelmente sera conforme ele recomendar, mas gstaria de saber a opniao do pessoal para levantar algumas questoes com ele.

 

Depois, por favor, verifiquem meu topico para passarem mais dicas e opnioes: Link

 

vlws

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo nessa area de SQ, hi-fi etc... Comecei a ler sobre recentemete, porem estou montando um set bem simples no meu carro e estou precisando de algumas dicas referentes a posicionamento/direcionamento.

 

Vou comprar um kit 2 vias morel tempo 5 e ate então pensava em instalar os mids em pezinhos e os tws em colunas, mas conversando com o instalador ele recomendou instalar os tws junto com os mids em pezinhos, ele deu algumas explicaçoes e disse que com o tempo e com o treino dos ouvidos iria se tornar perceptivel a distancia entre os instrumentos e que iria dar a sensação que estava faltando algo e disse que se fosse um kit de linha superior ate poderiamos colocar o tw em colunas, então fiquei na duvida ja que o instalador é das antigas e tem grande experiencia na area, acho que alguns aqui do forum devem conhece-lo é o Sergio Kobayashi da antiga american sound system.

 

A montagem provavelmente sera conforme ele recomendar, mas gstaria de saber a opniao do pessoal para levantar algumas questoes com ele.

 

Depois, por favor, verifiquem meu topico para passarem mais dicas e opnioes: Link

 

vlws

abraços

 

Grande Sergio Kobayashi, lia direto a Som & Carro na época que ele prestava consultoria pra revista. Dava gosto, muito diferente das de hoje que ficam dando mais valor a quantas telas tem no carro, rodas 20" e neon, kkk.

 

Mas voltando a tua dúvida, a vantagem de se usar tudo em pezinhos é que os drivers estarão praticamente juntos, podendo considerar como um único falante no ajuste do T.A. e o P.L.D. (Path Lenght difference. Significa a diferença de distância que os drivers do lado esq e dir ficam em relação ao ouvinte. Quando vc instala tw nas colunas, o tw do lado do motorista fica perto d+ do ouvinte e o do passageiro fica bem longe. Quando vc instala em pezinhos, essa diferença já fica menor, dando uma melhor sensação de que você está no centro do palco. Exigindo assim menos correção eletrônica (T.A.). Segundo o manual do L3 da HAT, o nosso cérebro pode ser "enganado" no que diz respeito a altura em que está o falante. Portanto um alto-falante que está no pezinho, pode sim dar a sensação de que está na altura dos ouvidos, desde que devidamente direcionado e ajustado no T.A.

 

Não esqueça de postar fotos e o resultado da instalação desse mestre. Um abraço e boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem tem saco, paciência de Jó e tempo: um método legal é utilizar suportes com ventosas (ex: usadas com GPS), onde são fixados provisoriamente os tweeters e médios (fita dupla face, cola quente, etc); Facilitam toda e qualquer tipo de combinação possível dentro do carro. O ideal é que fique a "gambiarra" mesmo, e vá testando os direcionamentos ao longo dos dias/semanas até que se encontre o posicionamento ideal dentro do seu carro casando com as características dos falantes! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o instalador é das antigas e tem grande experiencia na area, acho que alguns aqui do forum devem conhece-lo é o Sergio Kobayashi da antiga american sound system.

 

Pode ir na do Serginho, pois esse cara é um mestre! Montei um set com ele na época da American Sound, onde ele dispensou um kit 2 vias top para colocar um coaxial intermediário da JBL em pezinhos de 7L e nem preciso dizer qual foi o resultado...deixou sets bem mais refinados no chinelo!

 

Até onde sei ele foi o primeiro brasileiro a desmontar caixas residenciais B&W para instalar no Tempra com amps Soundstream Reference...esse carro é referência para mim até hoje! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressucitando o tópico para não abrir outro..

 

Quero colocar meus mid bass que tocarão de 60HZ até 3k e tw daí pra cima na coluna A. Pelo que entendi o certo é o lado esquerdo entre 5a10 cm pra esquerda do ouvido esquerdo e o lado direito entre 10 e 20cm pra direita do ouvido direito. é isso mesmo? Achei estranho pois o canal esquerdo vai ficar quase apontando para o vidro.. E existe algum motivo para o direito não ficar apontado na mesma distância?

 

Mid Diamond hex S500 e tw(por enquanto) jbl gto 18t.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu hoje faço cruzado, ou seja, os dois lados iguais por volta de uns 30 graus.

 

Já fiz egoísta, mas a reflexão no vidro da janela esquerda é MUITO grande. Baixou o vidro, lá vai o dedo no Balance pra compensar...

 

Cruzado resolve totalmente esta deficiência. Com vidro aberto ou fechado, fica igualmente bom.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que o novo kit top da auiophonic que tera tw de berilio, virá com copinhos que parecem ser muito tops, na real seráo uns pods totalmente direcionaveis, em tidos os angulos.

 

Postaram foto do projeto na pagina oficial do face deles. Isso será bem interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e náo perde largura de palco kleber?

 

Perde um pouco sim. Mas fica bem mais estável, já que o lado esquerdo não rebate tanto na janela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

certo. 30º vai dar mais ou menos os 2 apontados lá pro meio do banco traseiro, certo?

mais aberto que pro centro dos 2 bancos dianteiro, isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

certo. 30º vai dar mais ou menos os 2 apontados lá pro meio do banco traseiro, certo?

mais aberto que pro centro dos 2 bancos dianteiro, isso?

 

Isso. É o mais próximo de um direcionamento egoísta, mas já suficiente pra resolver boa parte das reflexões primárias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu hoje faço cruzado, ou seja, os dois lados iguais por volta de uns 30 graus.

 

Já fiz egoísta, mas a reflexão no vidro da janela esquerda é MUITO grande. Baixou o vidro, lá vai o dedo no Balance pra compensar...

 

Cruzado resolve totalmente esta deficiência. Com vidro aberto ou fechado, fica igualmente bom.

 

eu fiz assim que gostei também..

 

e é exatamente como tais dizendo.. com vidro aberto ou fechado a diferença é bem grande..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como o problema é na reflexão do vidro esquerdo, e se aportar o esquerdo mais pro centro e o direito mais egoísta? Ao invés de usar o banco do meio de trás como referencia usar o encosto do banco da esquerda de trás?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estou acompanhando o tópico e tomei a liberdade de fazer um desenho, ainda que bastante "tosco", para servir de base para ilustrar o que vocês estão falando.

 

Como estou entrando na fase de montagem de meu som, está me servindo muito as experiências aqui repassadas.

 

Posicionamento%20de%20Tweeters_zpszcc3kiaw.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E, pelo que entendi, um bom posicionamento dos tweeters está representado nas linhas em azul, é isso?

 

Posicionamento%20de%20Tweeters%201_zpslqw53ixq.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...