Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Ianaconi

Tutorial: Big 3 (otimizando o terra do carro)

Recommended Posts

vai ver q é pq eu tb não entendi o que tu disse

:vts

 

 

 

eu ja sakei oq era minha duvida num site americano aki e entendi tbm oq vc kis dizer.

 

e meu alternador e fonte dão conta das 2 baterias de 120 suave

 

mais minha duvida esta ainda na ultima foto do tutorial onde fala pra por o cabo do alternador no bloco do motor.

 

onde eu vo por isso no bloco do motor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fera se eu entendi bem sua foto no seu caso vc vai ter ki meter uma solda ou adaptar um terminal de entrada.

segue o link:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219129216-terminal-adaptador-de-bateria-para-modulos-tsunami-audio-_JM

 

esse tipo ai vc coloca o cabo dentro dele parafusa o cabo e depois conecta no buraco ai do seu alternador. so n seu se terá como vc travar ele no alternador e ai que entra a solda neh.

 

 

vlw

 

 

Opa.. valeu a ajuda

 

Terminal eu já tenho..

 

Acho que não detalhei bem no post da duvida.. mas enfim, vamos lá.

Já tenho um terminal para o cabo.. a questão é como fixar a ponta do terminal que tenho nesse terminal do alternador. O terminal que tenho aqui é desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220440750-terminal-terra-para-cabo-ate-54mm2-negativo-banhado-_JM

 

Seria algum tipo de adaptador entre o alternador e o terminal do cabo.

 

 

De toda forma, agradeço a força ! []-[]

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

onde eu vo por isso no bloco do motor?

de forma geral, é no bloco ou na carcaça do câmbio, acho que quase todos carros são assim (além do monobloco)

se o teu não tiver este ponto, é só se utilizar do próprio ponto de aterramento dele, q deve ser em algum ponto do monobloco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de forma geral, é no bloco ou na carcaça do câmbio, acho que quase todos carros são assim (além do monobloco)

se o teu não tiver este ponto, é só se utilizar do próprio ponto de aterramento dele, q deve ser em algum ponto do monobloco

 

 

 

intendido vlw.

 

=P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa.. valeu a ajuda

 

Terminal eu já tenho..

 

Acho que não detalhei bem no post da duvida.. mas enfim, vamos lá.

Já tenho um terminal para o cabo.. a questão é como fixar a ponta do terminal que tenho nesse terminal do alternador. O terminal que tenho aqui é desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220440750-terminal-terra-para-cabo-ate-54mm2-negativo-banhado-_JM

 

Seria algum tipo de adaptador entre o alternador e o terminal do cabo.

 

 

De toda forma, agradeço a força ! []-[]

 

 

cara vc quiz dizer que o cabo de distribuição do seu alternador é desse modelo plug ai? se for ai eu n sei em, porque o meu é um rosqueado a parafuso onde eu posso por esse terminal que vc citou ter.

 

qual carro e quantos amperes tem seu alternador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

 

 

 

 

 

edit: duplicou

Editado por Nilson duarte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera, minha bateria marca 12.4, com o carro desligado

carro ligado sem farois acessos e sem ar fica em 12.78

carro ligado e com farois e ar ligado fica em 12.68

 

conforme os valores informados, eu estou com problemas na bateria ou alternador?

se não mediu no alternador não tem como saber

mede nos 2

e o problema pode ser na própria condução da corrente também (cabeamento positivo e negativo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal,

 

to querendo otimizar o aterramento original do carro, só que não sei direito aonde é o cabo (+) e o (-) do alternador da Spacefox. Pensei em apenas adicionar 1 cabo de 21mm² no negativo.

 

Li e reli aí onde o pessoal diz para ligar no motor, na caixa ou no cofre, mas minha dúvida é: Como?

 

Como prender um cabo no bloco do motor ou no corpo da caixa? E se for no cofre, seria lixar uma área de contato e colocar o cabo preso alí com algum parafuso e conector?

 

Alguém aí já fez no Fox/Space/Cross fox e teria fotos para disponibilizar?

 

Obrigado.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fortes, é utilizando os locais originais mesmo, que GERALMENTE são (quando falamos em negativo/massa) bloco, câmbio e/ou carroceria

pra saber qual é o + e o - do alternador, é só seguir pra onde eles vão, ora bolas! o + tem que chegar na bateria e motor de arranque

 

se tu fizer isso, avisa onde foi feito, pq quero fazer no meu carro tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fortes, é utilizando os locais originais mesmo, que GERALMENTE são (quando falamos em negativo/massa) bloco, câmbio e/ou carroceria

pra saber qual é o + e o - do alternador, é só seguir pra onde eles vão, ora bolas! o + tem que chegar na bateria e motor de arranque

 

se tu fizer isso, avisa onde foi feito, pq quero fazer no meu carro tb

 

Cristiano,

 

Fui fazer no feriado do dia 20 o big 3. Fiquei surpreso com o aterramento original da spacefox, a bitola do (-) é QUASE a mesma Pompéia 21mm² que tenho disponível pra usar. Aí fiquei na dúvida, vale a pena fazer mesmo assim?

 

Sobre o alternador, o da Space é impossível de fazer sem levantar o carro em um elevacar ou então tirar o parachoque. O motor todo dela é baixo e aí fica muito ruim de fazer.

 

Sobre o aterramento extra, no bloco tem vários "furos" rosqueados, que é só colocar um parafuso e fixar alí o cabo. Pensei em adicionar (-) da bateria pro bloco e (-) do bloco pra carroceria, e deixar o (+) do alternador pra bateria de lado...

 

que que tu acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, o cabo pompéia de 21mm² não tem tudo isso, deve ser por volta de 16mm² e o resto é capa

o original do Marea já é 16mm², e ainda assim quero fazer também o big3 (tenho o cabo 35mm² de cabo de solda comprado, só falta achar quem faça e tempo pra parar o carro)

 

na minha leiguice, fazer só o aterramento não melhora a "qualidade" do carregamento da bateria, tampouco a tensão final do sistema, que é dada em função de maior ou menor resistência dos condutores, e como quanto maior a seção do condutor menor a resistência...

seria MAIS IMPORTANTE fazer o positivo que o aterramento

 

mas como eu disse, estou falando pela minha leiguice, talvez outras pessoas tenha informações melhores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ianaconi

 

edita a primeira pagina e coloca esse video pra ajudar o pessoal

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei a pesquisar mais sobre o BIG3, e me interessei em faze-lo no meu carro.

 

Mais o problema surge antes mesmo de tentar rs...

 

Possuo esse terminal de bateria no carro "http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_42&products_id=5623"

 

E ele esta sendo usado da seguinte maneira.

 

Entrada 35mm -> Mono

Entrada 21mm -> + do alternador

Entrada 16mm "que não é 16mm nem fudendo" -> Stereo

Entrada 16mm -> sistema do carro

 

Pelo o que eu li no tópico, o correto é ligar dois cabos positivos do alternador até a bateria. Mais como vocês podem ver, eu não teria onde ligar este outro cabo... Será que eu posso deixar somente um cabo indo do alternador até o positivo, ou um distribuidor 2 vias daria conta? Ou um terminal na ponta do cabo, com a boca grande o bastante pra entrar no positivo da bateria, ficando embaixo do terminal ja bastaria?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi o teu post... Sério mesmo!

E achei MUITO suspeito o texto do link

 

- 1 Entrada para Cabo de até 35MM (0AWG)

- 1 Entrada para Cabo de até 21MM (2AWG)

- 2 Entradas para Cabo de até 16MM (6AWG)

 

Essas medidas ai não batem se forem convertidas... Ou erraram feio no sistema métrico, ou erraram feio no sistema AWG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi o teu post... Sério mesmo!

E achei MUITO suspeito o texto do link

 

- 1 Entrada para Cabo de até 35MM (0AWG)

- 1 Entrada para Cabo de até 21MM (2AWG)

- 2 Entradas para Cabo de até 16MM (6AWG)

 

Essas medidas ai não batem se forem convertidas... Ou erraram feio no sistema métrico, ou erraram feio no sistema AWG

35 é 2

21 é 4

16 axo que é 6 mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a questão é : erraram nos mm2, ou nos gauge?

Um dos dois está errado, mas como saber?

Enfim... Continuo sem ter entendido o tópico rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pra simplificar, esqueçam o que eu disse ae em cima rs...

 

Resumindo, como instalei esse terminal de bateria no carro, todos as entradas ja estão sendo utilizadas... Eis que surge o problema em se fazer o BIG3, não tem onde ligar o cabo vindo do alternador. Pensei em comprar um terminal de 25mm² e coloca-lo naquele parafuso que prende o terminal no polo da bateria. E outra coisa também, é referente ao cabo original do alternador, como antes ele tinha um terminal pra ser ligado na bateria, eu tive que retirar este cabo para liga-lo na bateria, porém, percebi que ele ficou um pouco curto e esticado. Tem algum problema em troca-lo pelo de 25mm² também?

 

obs. As medias desse terminal estão completamente erradas, se soubesse que era assim, não teria comprado. Mais para melhorar a situação, eu comprei uma broca para aço, e estou literalmente arrombando essas entradas rs. Agora só me falta estanhar a ponta dos cabos e refazer a ligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não use terminal naquele parafuso de aperto junto ao borne da bateria, vai acabar danificando o polo da bateria e não vai conseguir aperto ideal.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais marcas de cabos vocês usam?

 

Acho que tem que ser bem resistente ao calor, não?

 

Vocês usam alguma proteção extra pra cobrir toda a extensão dos cabos? Como techflex, conduite civil, ou outra coisa?

 

E os conectores, vocês usam qual e como vocês fazem pra crimpar eles nos cabos? Fiquei sabendo que tem uma ferramenta própria de concessionário ou linha de montagem pra fazer isso.

 

Vou usar cabo de 54mm2 e acho que tem que ser os conectores mais grossos possíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho a mesma duvida thiago... E tmb nao entendi como colocar um cabo do chassi para o motor. Onde no motor???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu carro eu to utilizando Prysmian da linha Afumex 1kV, que suporta até 90ºc em operação normal(e suporta até 250ºc em curto-circuito).

 

Uma coisa que vale também, testei esse final de semana e obtive melhoras foi na otimização do aterramento da bateria extra.

 

Meus amplificadores estão ligados tanto (+) quanto (-) na bateria extra e dela saiam os cabos para o aterramento dela e dos amps. Adicionei mais 2 cabos de 10mm² no aterramento da bateria extra e já obtive melhora no carregamento da mesma.

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso, eu vou ter que substituir a fiação original por fios novos 54mm. E tenho que ter 100% de confiança na conexão do cabo ao terminal olhal, porque uma zebra e o carro pode pegar fogo.

 

Os cabos originais tem conectores muito parrudos e são crimpados creio eu com uma máquina bem especial pra dar um aperto daqueles.

 

Agora andei olhando uma outra solução, não sei se é melhor ou não:

Consiste em usar uns cilindros pequenos de solda dentro do terminal olhal, depois coloca sob fonte de calor (maçarico por exemplo) e empurra o cabo com a ponta já descascada até o fim, pronto cabo com solda totalmente selada, muito legal.

 

 

Tenho a mesma duvida thiago... E tmb nao entendi como colocar um cabo do chassi para o motor. Onde no motor???

 

Thalles eu não sou nenhum expert em elétrica, posso tá enganado, mas vou falar o que acredito.

Esse cabo funciona como se fosse o negativo do alternador, pois o bloco do motor tá conectado ao alternador.

De modo que você pode aterrar o bloco do motor no chassis ou direto ao negativo da bateria.

Tem gente que fala que pode-se aterrar direto o alternador no chassis ou ao negativo da bateria.

 

No meu carro, um Vectra 08 o bloco do motor é aterrado direto no negativo da bateria, na verdade sai um cabo do negativo da bateria que vira um Y indo uma ponta pro chassis e a outra pro bloco do motor, informações dadas pelo mecânico na concessionária.

Então no meu caso, eu vou preferir aterrar o bloco do motor direto na bateria.

 

Você tem que ver aonde é o aterramento original do seu carro, eu usaria o mesmo local.

O local geralmente é um grande parafuso na carcaça do bloco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...