Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

§§§§*** Tutorial De Como Mexer No ... ***§§§§

Recommended Posts

UHUUU !!!

 

---- marcelomti inserindo texto: --

O Guto tinha escrito:

fala gente ... vira e mexe vejo gente perguntando COMO mexer nesse programinha ...

 

ai acabei procurando na net a achei esse Tutorial bem completinho !

 

Agora quando alguém perguntar ... é só indicar esse tópico OK ???

 

 

Abraços Gente !

 

 

http://www.arthurhenriques.hpg.ig.com.br/w...wisd/index.html

Editado por marcelomoti
retornando o que estava escrito
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fala gente ... vira e mexe vejo gente perguntando COMO mexer nesse programinha ...

 

ai acabei procurando na net a achei esse Tutorial bem completinho !

 

Agora quando alguém perguntar ... é só indicar esse tópico OK ???

 

 

Abraços Gente !

 

 

http://www.arthurhenriques.hpg.ig.com.br/w...wisd/index.html

Boa gutão! isso vai facilitar a vida de muita gente.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
=) que bom que gostaram =) !

 

 

acho que vai ajudar muita gente mesmo !

Galera deu umas duvidas de principiante aqui, eu tenho dois block hunter de 15 e no site da keybass não tem os parametros todos ou eu sou burro de mais. Não to achando Re, Le, Pe, BL. Depois numa hora q vcs tive de boa ai, me da uma olhadinha rapida lá só pra me ajudar.

 

Jaime José.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
=) que bom que gostaram =) !

 

 

acho que vai ajudar muita gente mesmo !

Galera deu umas duvidas de principiante aqui, eu tenho dois block hunter de 15 e no site da keybass não tem os parametros todos ou eu sou burro de mais. Não to achando Re, Le, Pe, BL. Depois numa hora q vcs tive de boa ai, me da uma olhadinha rapida lá só pra me ajudar.

 

Jaime José.

os parâmetros relacionam-se uns com os outros, assim alguns o próprio programa calcula... pra um bom entendimento, pesquise o tópico do Paulo Duto sobre Parâmetros T/S e também a ajuda do Winisd

 

abs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caros colegas, minha dúvida é sobre a caixa, pois aparece uma litragem monstruosa. outra coisa é análise dos gráficos que eu não entendi muito bem.

axo que é isso! vlw! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pode usar o winISD com Woofer?

 

ou so com sub?

Rapaz, pode ser usado pros 2 sem problema algum, nele eu simulei algumas vezes, e muitos simulam por aí até mids de som interno, kit's 2 vias, basta ter os parâmetros.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ANIMAL

:+1:legal:

E aew Gutão, parabéns pela iniciativa !! Não passo muito por aqui pois o meu problema é GRAVE!! mas o Ernany me indicou seu tópico, de iniciativas assim que nescessitamos no fórum.

Estou morando no Rio de Janeiro mas no próximo evento em São Paulo eu vou pra gente tomar várias só que desta vez levo a dona encrenca para dirigir hehe abraços Villanova.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o topico para não criar outro...

 

Bom, até que ponto o LOW-PASS ajuda? Sei que nas baixas frequencias o cone precisa se deslocar mais, por isso é necessario o HI-PASS para os falantes que não possuem xmax suficiente... Mas e para altas frequencias? Não poderia simplesmente usar um subsonico no sub? Em que isso implicaria?

 

E quanto a velocidade do ar no duto? Até quando isso atrapalha/ajuda?!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando!!

 

Já aprendi a fazer simulações no WinISD, queria entender melhor os gráficos.

 

Se alguém tiver um tempinho pra explicar, acho que vai ajudar muita gente.

 

abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os cortes de freq. não são somente para o falante não passar da sua Excursão Máxima !

ele ajuda na resposta de freq. do falante ... existem casos que se vc simplesmente mudar o corte do Sub e do médio grave , sua Vida MUDA (rs) , parece que o som ganhou outra vida ... dando a impressão de BATER MAIS ... mas que na verdade é só um cancelamento de fase entre as 2 vias citadas que vc corrigiu !

 

um ex. NORMAL que vejo SEMPRE !

 

Cortes:

 

SUB: Hi-Pass 30hz e Low-Pass 250 hz

MÉDIO GRAVE: Hi-Pass 50hz e Low-Pass FULL

 

ae se resolve fazendo por ex: (num é REGRA ISSO VIU)

 

SUB: Hi-Pass 30hz e Low-Pass 120 hz

MÉDIO GRAVE: Hi-Pass 100 hz e Low-Pass 1 Khz

 

* perceba que eu baixei o corte do Sub , e aumentei o corte do Médio grave , onde estava acontecendo o cancelamento de fase no GRAVE . e ainda arrumei o corte Low-Pass pra não atrapalhar a resposta do Médio , que é NORMAL ter problemas de PICO em 1 e 2 Khz por conta do acoplamento de freq. do médio Grave com a corneta !

 

VENHO LEMBRAR DE NOVO , QUE ISSO É UM EX. NÃO É PRA TODOS TIPOS DE SOM ISSO ! NÃO CUSTA NADA TESTAR ... SÓ TESTANDO QUE SE APRENDE !

 

 

 

 

 

 

 

 

 

um ex. de como corte faz diferença !

 

http://br.youtube.com/watch?v=HaqW8wljQR4

Creio q entendi... Pesquisei e achei tal artigo(http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=17). Nele tem um trecho que diz:

 

"Isto significa que para não haver deficiência na qualidade sonora resultante, no caso do divisor de 6db/oitava, precisamos escolher falantes que apresentem boa resposta pelo menos duas oitavas além da frequência de corte que queremos escolher.

 

Esta superposição entre as respostas dos falantes, em torno de quatro oitavas, origina também efeitos de reforço e cancelamento aleatórios em torno destas frequências, geralmente no plano vertical, se os falantes estiverem posicionados dessa forma na caixa acústica. Portanto o posicionamento correto dos falantes é muito importante para evitar, ou melhor, minimizar, estas interferências. Embora este efeito ocorra também com filtros de ordens mais elevadas, ele é mais pronunciado com o de 1a ordem."

 

Mas e se nesse seu exemplo eu colocasse o grave na vertical e o mg na diagonal eu amenizaria tais cancelamentos(foi isso q o artigo quis dizer?)?

 

E quanto a velocidade do ar no duto?

 

Abraço!

Editado por Jubelino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw pelas esxplicações, creio q essas minhas duvidas sejam de varias outras pessoas... Espero q tenha sido util!

 

Abraço!

 

PS: Outra curiosidade do programa que tenho é que por mais que seja um SUB, no grafico de SPL ele chega um momento que fica constante independente de quanto seja a frequencia, mesmo quando na verdade sabemos que o sub não responderia a 10KHz. Pq isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta sobre o WinISD :

 

ele não calcula quando ultrapassa o X-Max do falante?

então, se eu projetar uma caixa e não souber que o X-max está além do que o falante suporte?

 

Valeuu ! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

heavyvq5.th.jpg

 

Porque isso galera?

Achei os parametros, que podem estar errados, achei poucos, como XMAX, QTS,QMS, QES, NO,Re.

O resto o programa calculou e não deu certo....

Embora o falante não seja um dos melhores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber, o que cada sigla significa, PE RE LE QMS QES Z BL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
UHUUU !!!

 

 

Bonito heim Guto?

Editou o primeiro post deste tópico....

Gostaria de um posicionamento seu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...