Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Som No Fit

Recommended Posts

Lembra dos players de gaveta? Será que não rola fazer algum esquema parecido?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembra dos players de gaveta? Será que não rola fazer algum esquema parecido?

 

 

Luciano, conheço gente que faz isso sim, despluga tudo e leva o player pra casa, pra balada, pra aula. Eu realmente não teria essa paciência toda não, 3 RCAs, antena+chicote... já tive gaveta e bandeja e detestava aquilo, até frente destacável eu acho enjoado, mas levo. Uma idéia que me apareceu foi pegar um player + usado (de preferência, BEM usado) mas bom, e montar a frente remota. Não teria coragem de fazer isso com um 9887 zerado, lacrado, etc... mas com um antigo, já fiz até (pio K7). Funciona, poderia deslocar o painel para o teto (acima do retrovisor) e o slot de carregamento da frente pra debaixo do painel ou porta-luvas. Dá um trabalho relativo fazer as soldas, mas com dois ou três cabos CAT5 dá pra estender a ligação. Se for o caso, até usar um conector tipo DB25, para facilitar a montagem.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Charrua, o porta luvas é uma das opções mesmo... vou experimentar montar com a tampinha, mas tenho quase certeza que o Alpine não rola. Ele tem uma 'protuberância' onde a frente vai encaixada, e a tampinha não irá cobrir... logo, ficando pra fora, dá na vista que tem algum som alí. O bom do porta-luvas do Fit é que dá pra retirar inteiro, ele sai completo. O ruim é que não sobra outro espaço dentro do carro pra óculos, manual, lanterna... kkkk......

 

Não desisti ainda não, qqer hora desmonto o painel e vejo se consigo recuar o player. Se tiver espaço pra trás, fixação é tranquilo (modeo ISO, japa, o player vai aparafusado... só refurar o suporte. E o suporte é imensamente firme, vai com 2 parafusos 8mm preso no painel. Levar o player é quase impossível na pressa, é muito F...A tirar. Mas até descobrir isso, o infeliz já detonou meu player e meu painel...

 

Chaos, não esqueci do Neutrik não... já fotografei até, mas os arquivos tão em casa. De noite posto aqui algumas fotos dele, montado, desmontado e com o cabo.

 

Editado pra responder ao Leo: O Focus GL até 2004/5 vinha originalmente sem som... tem esta tampa na Ford, sob encomenda. Eu mesmo já quase encomendei... é na medida, até os cantos arredondados, e com escrito Ford em relevo. :legal:

 

valeu, vou ver se acho... e vou ver se o pioneer 4050 dá para ser instalado de modo a fica meio baixo... afundado mesmo... vai ficar meio feio mas pelo menos mais protegido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava de bobeira agora há pouco, catei o CDA9887 e o kit para testar em bancada. Liguei em 3-way, conectei o midbass MBQuart, e o tweeter do kit... ouvi alguns CDs, até me acostumar... comecei com o corte padrão do cross original, 5khz 12db. Hmmmm... midbass rico, tweeter alto... baixei 3db, 6db.... ficou bom. Achei que o valor pago no kit Discus tinha sido bem investido, até... por curiosidade, desliguei o tweeter MB e peguei o Seas H1189 no armário. Toca a experimentar cortes... 2.5 24db... nops... 3.2 18db... 3.2 24db... nops... 4 khz/12db, depois assimétrico (4khz tw 12db, 4 khz 6db mid).. quase... por curiosidade, usei o corte do mid alto (5khz 12db) e do tweeter mais baixo (4khz 12db tbem)...senhores, tenho de procurar uma telinha para ele. Quequéisso... eu quero esse midbass com este tweeter no meu carro. Atenuei 3db o tweeter, transição ficou boa entre eles (claro, no carro muda tudo - aqui o mid estava na mesa e o tw off-axis total!), veio música, música, música!!! Que coisa linda de se ouvir...

 

Tou até agora babando, imaginando isso montado nos respectivos amps, regulado, etc... creio que vou ficar só com os midbass do kit mesmo, o restante (tw+cross) vou vender (creio que fique legal pra alguém montar um kit básico, já que o cross somente corta o tweeter e não há zobel, notch, nada assim nele, então um mid comum 'plano' resolve), assim como os mids do Paulo Ramos que estão comigo (e não vou fazer mais uso, já que parti pras KEFs no som residencial). Meu 'kit 2 vias' será esta mistureba, midbass MBQuart nas portas com tweeter residencial grande no porta-trecos do painel, tudo ativo.

 

Vou dormir feliz... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charrua, é este que o Luciano postou o link mesmo, 27TDFC/H1189... o bicho é grande, mas cabe naquela bandeja inferior do painel do Fit. Tou estudando agora a tela para ele... pensei em tecido ortofônico (mais discreto) com armação em MDF fina, ou uma daquelas grades de cooler de fonte (cromadas ou pretas), mais estiloso e menos obstrusivo, mas menos discreto também. Montar em cima do painel eu descartei, se até trocar o head já me tira o sono, imagine um bixim destes dando bandeira... kkkk....

 

Luciano, é este mesmo, excelente tweeter. Experimentei com cortes mais baixos, até 2k, mas a melhor combinação (fora do carro, é bom que se lembre, e mal-alimentado pelo head apenas) foi em 4k... creio que tenha a ver com a interação midbass/tweeter. Mas uma vez montado, vou experimentar vários cortes nele sim... até pq. se for para o painel, ele ficará 90 graus em relação ao mid, a resposta muda muito assim (já tive tweeter instalado deste jeito antes). Aí, só brincando no crossover do 9887 msm...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ow, melhor coisa mesmo, se for fazer 3way pelo player, é brincar com os cortes. Dessa forma achará, dentro do automóvel o melhor corte para o conjunto. Teste mesmo!!

tô acompanhando fi!!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, você não sabe a tristeza que me dá ouvindo isso hauhauhuahuauha. Não acredito que vendi esses tws sem ao menos testa-los. Estou procurando algo novo para o meu. Não que o nar TI é ruim, mas é bem enjoativo. Preciso procurar algo mais smooth, menos metálico e que não seja tão grande como esse aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Markto, com certeza o ajuste fino será demorado... mas eu gosto, fico semanas até deixar do jeito que eu quero! :)

 

Gariba, snme, o Chevette tem espaço para tweeters maiores no painel... nas extremidades não rola, com um baffle bem feitinho?? No Fit eles ficarão 'de cara' pro passageiro/motorista, 90 graus mesmo ou pouco direcionamento... Eu sempre achei exagero tw residencial como se usa aqui no Forum, mas ví que o buraco é mais embaixo mesmo... quero ver com o PPi tocando, como ficará.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa, hj chegaram os cabos de falantes... guardei os meus já emendados Jamo 1.5mm e Monster 1mm, e agora vou de Acoustic Research, nas bitolas corretas - Ar Pro II 2.5mm pro mid, 1.5mm pro tweeter, 6 metros cada um. FDS vou medir no carro, e bolar um esquema de distribuição (quero mantê-los o mais simétricos possível, e mais longo tbem, para poder reaproveitá-los junto ao TechFlex em instalações futuras.... todo meu cabeamento tá sendo feito assim, com folga, para não ficar algo do tipo 'trocou de carro, joga fora e compra tudo de novo').

 

Não pensei que o 2.5mm fosse assim tão largo, aquilo vai ser um parto pra passar na porta... kkkk....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou precisando trocar os meus mosnter, no fiesta minha mãe bateu o carro e um estalado tirou o som. O cara me fez o favor de cortar o belo pedaço e agora o cabo mal serve no gol, então qualquer outro carro que eu pegar ficará curto.

 

Posicionar tw é uma coisa engraçada rsrsrs, o meu estava na coluna off axis mas coloquei ele em cima do painel por uns dias e acabou virando definitivo porque ficou melhor que antes srsrsrrs.

 

Acompanhando desde o primeiro post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charrua, assim que eu conseguir um tempo, já faço a montagem dos cabos de falantes (tech+termo). O restante, só em agosto (o mês)... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Ricardo, tudo bom?

 

Estive lendo metade das páginas deste tópico, e não encontrei nenhum comentário sobre os MB Quart; você já instalou-os? Poderia fazer um comparativo entre eles e os NAR kevlar em termos de graves e médio-graves?

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potato, os MBs estão na caixa ainda, e tou numa dúvida danada... se instalo ou vendo o kit e compro um par de woofers TOP apenas (dá dó desmanchar um kit pra usar só os mids; os tweeters serão residenciais e o crossover será ativo). Ainda não consegui montar nada no carro, parece piada mas vai para um ano já e os equips só guardados no armário - sem segurança no prédio pra arriscar montar no carro, às vezes pensando em trocar este tbem, etc... Assim, 'fora do carro', já experimentei-os, ligados na amplificada do player, e me pareceu mais forte no midbass e menos agressivo que meus antigos NAR Kevlar. Considerando-se que estes já eram muito bons em médios-graves perto dos outros nacionais, considero-me no lucro... outra diferença, importante para mim que vou usar cortes ativos (e sem o crossover original passivo), é que a resposta parece ser mais plana. O NAR, snme, vem com um filtro (zobel ou algo assim, não sei ao certo) no cross original... o MBQ é ligado direto, sem cortes. É comum nestes kits de entrada, quando o mid não possui picos muito acentuados, o cross servir apenas ao tweeter; para mim, que vou amplificá-los isoladamente, ajuda... o NAR bi-amplificado ativo tinha uma estridência enjoadinha de tirar no EQ, que (creio) não aparecerá no MBQ; pelo menos, em free-air, não apareceu.

 

abração, e na hora em que instalar, certamente deixarei um mini-review aqui, comparando com outros kits que conheço. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ricardo, o lance da segurança é duro mesmo!

 

Quanto a desmembrar o kit, do que isso, eu teria mais dó de usar o Seas no carro; puta tweeter bom esse, dos que ouvi (Seas, Vifa, Scanspeak), esse foi o que gostei mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Potato, tbem fico em dúvida se os Seas aguentam, viu... pretendo usar tela, e montá-los no 'porta-trecos' do painel do Fit, fora do alcance dos raios solares, dedadas, etc. Mas tou na cidade + quente do país, e realmente, o ideal para mim era um bom kit automotivo... acabei ficando com dois kits, o residencial (Seas+Akron) e o MBQuart Discus... já pensei algumas vezes em vendê-los, ambos, e comprar um automotivo de responsa (algo tipo L6+L1 da HAT ou coisa parecida); mas creio que pra um resultado compensador, teria de colocar ainda + $$$ na jogada. E ando meio desanimado com isso, som automotivo vai muito $ para um retorno pouco proporcional... até mesmo o lance de fazer um sistema todo ativo, 2 vias + sub, hoje já não me parece tentador. Tem horas em que me bate a vontade de realizar um projeto antigo, um mid 6" muuuuito bom ou 7, 8" na porta tratada com gosto e mexida sem dó, tweeter bom auto ou residencial, e só... mais nada. Esquecer subwoofer, problemas com alimentação, bateria, espaço, bancos que dobram, tudo isso. Estéreo simplesmente. Se o Fit permitisse pezinhos, inclusive, estaria resolvido assim... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Potato, tbem fico em dúvida se os Seas aguentam, viu... pretendo usar tela, e montá-los no 'porta-trecos' do painel do Fit, fora do alcance dos raios solares, dedadas, etc. Mas tou na cidade + quente do país, e realmente, o ideal para mim era um bom kit automotivo... acabei ficando com dois kits, o residencial (Seas+Akron) e o MBQuart Discus... já pensei algumas vezes em vendê-los, ambos, e comprar um automotivo de responsa (algo tipo L6+L1 da HAT ou coisa parecida); mas creio que pra um resultado compensador, teria de colocar ainda + $$$ na jogada. E ando meio desanimado com isso, som automotivo vai muito $ para um retorno pouco proporcional... até mesmo o lance de fazer um sistema todo ativo, 2 vias + sub, hoje já não me parece tentador. Tem horas em que me bate a vontade de realizar um projeto antigo, um mid 6" muuuuito bom ou 7, 8" na porta tratada com gosto e mexida sem dó, tweeter bom auto ou residencial, e só... mais nada. Esquecer subwoofer, problemas com alimentação, bateria, espaço, bancos que dobram, tudo isso. Estéreo simplesmente. Se o Fit permitisse pezinhos, inclusive, estaria resolvido assim... :)

 

Demorô! Mete concreto (não leve tão a sério) na porta com os Akron e protege bem os SEAS lá em cima.

 

Eu pensei muito em comprar um par de tweeters desse e uns mids SB Acoustic de 6'', mas tô mais propenso a um 3 vias com sub de 6'' como tá lá no meu tópico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luciano, creio que os Akron não caibam nas portas do Fit; se nem os Bravox kevlar couberam sem necessidade de cortes da lataria, imagine um Akron. Mas não deixa de ser uma idéia interessante, que eu também testaria, se coubesse (e capaz de ficar bom).

 

Ricardo, você não pensa em instalar um sub "móvel" aí no porta malas? Bota o Arc dentro do painel, e cada amp debaixo de um dos bancos dianteiros; o sub você retiraria só quando necessário. Como você vai usar mids nas portas, sem praticamente nenhum direcionamento, quem terá que fazer maior parte do trabalho de direcionamento (e consequentemente, foco) serão os tweeters (ou pelo menos, deverão tentar se encarregar disso), e aí, é possível que os tw do próprio kit sejam mais fáceis de serem trabalhados (nesse sentido) sobre o painel (ou no porta trecos), pelo tamanho reduzido, a menos que você não esteja tão preocupado com o palco, foco, etc. Claro que depois que se ouve um H1189, é difícil achar um tw automotivo bom.

 

Eu sou da idéia de que pode-se obter um som muito bom, mesmo com equipamentos não tão caros; a questão é saber acertar tudo junto (direcionamento, EQ, TA, cross, etc).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luciano, os Akrons eu tentaria em pezinhos... o CCunha já experimentou na porta do Polo (que é uma maravilha, perto dos outros carros) e o resultado foi decepcionante. É um woofer construído para bass-reflex mesmo... a tradicional dutada. Quando estava com o Corolla, quase experimentei na porta, mas acabei vendendo o carro antes.... é uma das coisas que me arrependo, no Corolla ao menos para experimentar estava muito fácil - tudo instalado, baffle que comportava, etc.

 

Potato, ando querendo descomplicar meu som... kkkk.... não tou vendo + graça em subwoofer, caixa, etc. Um woofer muito bom no kit, junto ao H1189, já estaria perfeito para o som que eu quero... é engraçado como a gente vai trocando de equipamentos, gastando $$$ e no final descobre que o desejado era algo muito simples. Hoje, olhando os últimos 3 anos, teria feito o seguinte: mantido o 7892 que eu tinha, comprado uma CHA634 (que apareceu nos classificados quase dada, de graça msm) para ter MP3 nele, e comprado apenas dois amps: o Arc Mini e o PPI, e feito corte 1a ordem no tweeter, apenas. Nem subwoofers, nem amp, nem cabeamento pra isso... só estéreo mesmo.

 

Hoje, com o conjunto que tenho, penso em montar com o kit residencial mesmo, e sem sub. O que tá dificultando um pouco é justamente o mid... se rolasse um doorpod de 10 litros, seria tranquilo. O tweeter até é fácil de resolver com o Seas, já que o porta-trecos do Fit permite instalação discreta, segura e direcionada... vou ver se tiro umas fotos do local e do tweeter alí, para dar uma idéia.

 

A questão 'sub', tou meio sem vontade de montar por vários motivos: a bateria do carro tem 28 Ah (hehe... é sério!) e é nova (só existia ela em CBA qdo comprei... acabou, fiquei na rua e precisei comprar na Honda); tem o lance dos bancos (que eu uso direto), tem o fato de uma caixa de sub chamar um bocado de atenção (inclusive, anunciando que o carro tem um som melhorzinho)... e tou me acostumando a ouvir música em casa com apenas 2 canais, fico impressionado com a pressão sonora que consigo com 2 coaxiais 5" e 2 woofers 5" apenas... tivesse o Fit espaço pra pezinhos, creio que estaria pronto o conjunto com os Akron. Mesmo com um sub bem regulado, de boa qualidade, etc... creio que ainda preferiria 2 canais apenas; no Civic estive a um passo disso (e por incrível que pareça, com os mids bem alimentados, eu desligava o sub a maior parte do tempo!).

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Riquati,

ainda dá pra fazer o que vc colocou acima... Instala somente o kit 2 vias em 2 way. Faz um belo tratamento em manta nessa porta do Fit... Todavia, se faltar aquela pegada no subgrave, aí tem que pensar em outras alternativas...quem sabe um parzinho de JL de 6 pol embaixo do banco traseiro? faz uma caixa removível.

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, se for pra usar os akron eu já partiria direto para pézinhos, principalmente se o espaço é bom. Tem um esquema de sistema aperiódico ou algo assim que o Paulo passou pra mim na época. Segundo ele, com uma litragem menor pode-se conseguir resultado semelhante. Se tiver interesse posso passar pra você (acho que já havia passado, só não lembro se foi pra você). Acredito que com os akrons num pézinho de responsa não perceberá a falta do sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o e-mail e vou deixar aqui como referencia se mais alguém tiver enteresse:

 

Esse é o modelo cuja Fs é de 36 Hz. Depois de amaciado deve descer mais... O Qts dele .34 - Com 19 litros e um duto de 140 mm x 50 mm de diâmetro, você consegue um F3 de 38 Hz . Com a caixa fechada não fiz experiências mas, calculei uma vez, 9 Litros como volume ótimo. Você pode experimentar usar sistema aperiódico, isto é usar uma valvula de respiro na caixa de 9 litros e "enganar" o falante fazendo-o "ver"maior volume.

 

Os sistemas aperiódicos utilizam-se de uma válvula que oferece resistencia ao ar para sair e entrar. É como se fosse o nariz entupido...rs Capice? Você pode fazer uma numa caixa de 9 litros...

 

Você pode fazê-la, executando um buraco e ajustando a saída e entrada de ar com uma espuma, mais ou menos apertada. O segredo é esse ajuste. Deve entrar e sair tanto ar quanto seria o volume ideal para um projeto de baffle infinito. Dê asas à sua imaginaçào. Invente um meio de fazer a regulagem na pressão da espuma no buraco para obter o melhor resultado, permitindo mais ou menos saida e entrada de ar. É o tal respiro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Charrua, não descarto o sub por completo, mas acho que minha prioridade será o estéreo msm... de qqer forma, aquele espaço abaixo do banco tá lá esperando algum uso!! :)

 

Gariba, já medi espaço no Fit, pezinhos são impossíveis - mesmo que fossem 2 litros só. Tenho de me limitar à porta, e olhe lá... kkk.... a porta é boa para tratar, chapa espessa, ví desmontada e fica legal. Não é profunda, mas com criatividade cria-se um espaço digno alí... se a resposta com manta for tão boa quanto foi no Civic, tou no lucro. A idéia da membrana aperiódica é legal, já ví isso em caixas mas nunca em carros... e creio que funcionaria, inclusive, em door pods. É uma opção interessantíssima, se eu descolar um lugar que trabalhe com fibra.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...