Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viglecias

Óleo Sintético Deixa O Motor Mais Barulhento?

Recommended Posts

Olá a todos!

seguinte:

 

andei lendo muito sobre lubrificantes de motor, e to pensando em por o lubrax sintetico no meu carro:

GOL GIII 1.0 16v 2002 com 70.000KM rodados. atualmente ele usa o lubras semi sintetico.

 

o problema é que ele as vezes fica fazendo um barulho chato no moto,, tec tec tec, as vezes quando ta frio,, ou mesmo quente,.., mas de vez enquando só.

 

o mecanico me disse que eu deveria andar com altas rotacoes as vezes, porque pisar pouco pra economizar combustivel, nao leva lubrificacao para todo o moto. isso procede?

 

li que o oleo sintetico é mais fino, será que vai deixar meu motor mais barulhento?

 

alguem tem alguma dica?

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo cuidado nessas trocas de oléo, vc trocar um semi-sintetico para um sintetico pode ocasionar borras, tem que trocar com alguem que realmente saiba fazer pra não ficar residuos do antigo oléo, e isso que seu mecanico falou procede em parte, o que eu sei é que carros 16v são melhorem, rendem mais em altas rotações, dai pode ser que lubrifique melhor o meu mecanico que é muito de confiança sempre disse isso, que é bom andar as vezes com o motor em rotações elevadas, até pra evitar carbonizar, não sei se estou completamente certo, se falei besteira que alguem me corrija

 

edit: tenho um gol 16v power 2002 desde zero por isso que entendo um pouco deste motor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se teu carro já está fazendo "tec tec", é pq seu cabeçote NÃO ESTÁ sendo lubrificado descentemente. Teus tuchos não estão sendo "recheados" de óleo pelo sistema. Daí o barulho.

 

Seguinte... Essa de que o motor "precisa" trabalhar em alta para ser lubrificado é a maior baboseira que se poderia ouvir de um mecânico. O motor só deixará de ter lubrificação qnd PARADO. Por mais "marcha-lenta" que ele esteja, o sistema de lubrificação TEM que "banhar" todas as partes, inclusive o cabeçote.

 

Eu tive uma Parati 99/00 por 6 anos. Rodei 170 e poucos mil km com ela... E qnd ela começava com "tec tec", é pq havia borras nas galerias de óleo. As vezes com o STP Engine Flush resolvia... Mas uma vez resolveu só "varetando" as galerias.

 

Esse motor, assim como o do Marea e os VW/Audi Turbo, tem as galerias de óleo um pouco "estreitas". Com o passar do tempo, o óleo vai criando borras e entupindo elas, diminuindo a vazão de óleo e.... Enfim.

 

Eu recomendaria vc fazer uma limpeza com o Flush para ver se melhora. BOA parte dos "torrões" de borra sairão pelo carter. Aí sim colocar um bom óleo e logicamente, trocar o filtro.

 

A minha Parati só deu um pouco de sossego com isso depois que eu comecei a usar óleo Selenia de base sintética, SJ ou SL ( não me recordo ) e com trocas entre 5.000 ou 7000km. Se eu trocasse com 15.000 como diz o manual, com 12, muitas vezes, ela já batia os tuchos... :(

 

Faça uma limpeza e "teste"... Ao menor sinal de "tec tec" de novo, nem hesite e mande "varetar" ( ou se tiver granha abra o motor e faça a limpeza química que as retíficas fazem ). Aí é garantido que seu motor rode "outros tantos mil km" sem encher o saco e sem riscos de fundir.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amigo cuidado nessas trocas de oléo, vc trocar um semi-sintetico para um sintetico pode ocasionar borras, tem que trocar com alguem que realmente saiba fazer pra não ficar residuos do antigo oléo, e isso que seu mecanico falou procede em parte, o que eu sei é que carros 16v são melhorem, rendem mais em altas rotações, dai pode ser que lubrifique melhor o meu mecanico que é muito de confiança sempre disse isso, que é bom andar as vezes com o motor em rotações elevadas, até pra evitar carbonizar, não sei se estou completamente certo, se falei besteira que alguem me corrija

 

edit: tenho um gol 16v power 2002 desde zero por isso que entendo um pouco deste motor

qual oleo vc usa no seu gol?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se teu carro já está fazendo "tec tec", é pq seu cabeçote NÃO ESTÁ sendo lubrificado descentemente. Teus tuchos não estão sendo "recheados" de óleo pelo sistema. Daí o barulho.

 

Seguinte... Essa de que o motor "precisa" trabalhar em alta para ser lubrificado é a maior baboseira que se poderia ouvir de um mecânico. O motor só deixará de ter lubrificação qnd PARADO. Por mais "marcha-lenta" que ele esteja, o sistema de lubrificação TEM que "banhar" todas as partes, inclusive o cabeçote.

 

Eu tive uma Parati 99/00 por 6 anos. Rodei 170 e poucos mil km com ela... E qnd ela começava com "tec tec", é pq havia borras nas galerias de óleo. As vezes com o STP Engine Flush resolvia... Mas uma vez resolveu só "varetando" as galerias.

 

Esse motor, assim como o do Marea e os VW/Audi Turbo, tem as galerias de óleo um pouco "estreitas". Com o passar do tempo, o óleo vai criando borras e entupindo elas, diminuindo a vazão de óleo e.... Enfim.

 

Eu recomendaria vc fazer uma limpeza com o Flush para ver se melhora. BOA parte dos "torrões" de borra sairão pelo carter. Aí sim colocar um bom óleo e logicamente, trocar o filtro.

 

A minha Parati só deu um pouco de sossego com isso depois que eu comecei a usar óleo Selenia de base sintética, SJ ou SL ( não me recordo ) e com trocas entre 5.000 ou 7000km. Se eu trocasse com 15.000 como diz o manual, com 12, muitas vezes, ela já batia os tuchos... :(

 

Faça uma limpeza e "teste"... Ao menor sinal de "tec tec" de novo, nem hesite e mande "varetar" ( ou se tiver granha abra o motor e faça a limpeza química que as retíficas fazem ). Aí é garantido que seu motor rode "outros tantos mil km" sem encher o saco e sem riscos de fundir.

 

:legal:

mas vc me aconselha a por o oleo 5w40 lubrax sintetico? por se mais fino, talvez melhore esse tec tec tec....?

 

como saber se tem muita borra?

 

so olhando na tampa do oleo, nao sei se tem muito ou ta normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se teu carro já está fazendo "tec tec", é pq seu cabeçote NÃO ESTÁ sendo lubrificado descentemente. Teus tuchos não estão sendo "recheados" de óleo pelo sistema. Daí o barulho.

 

Seguinte... Essa de que o motor "precisa" trabalhar em alta para ser lubrificado é a maior baboseira que se poderia ouvir de um mecânico. O motor só deixará de ter lubrificação qnd PARADO. Por mais "marcha-lenta" que ele esteja, o sistema de lubrificação TEM que "banhar" todas as partes, inclusive o cabeçote.

 

Eu tive uma Parati 99/00 por 6 anos. Rodei 170 e poucos mil km com ela... E qnd ela começava com "tec tec", é pq havia borras nas galerias de óleo. As vezes com o STP Engine Flush resolvia... Mas uma vez resolveu só "varetando" as galerias.

 

Esse motor, assim como o do Marea e os VW/Audi Turbo, tem as galerias de óleo um pouco "estreitas". Com o passar do tempo, o óleo vai criando borras e entupindo elas, diminuindo a vazão de óleo e.... Enfim.

 

Eu recomendaria vc fazer uma limpeza com o Flush para ver se melhora. BOA parte dos "torrões" de borra sairão pelo carter. Aí sim colocar um bom óleo e logicamente, trocar o filtro.

 

A minha Parati só deu um pouco de sossego com isso depois que eu comecei a usar óleo Selenia de base sintética, SJ ou SL ( não me recordo ) e com trocas entre 5.000 ou 7000km. Se eu trocasse com 15.000 como diz o manual, com 12, muitas vezes, ela já batia os tuchos... :(

 

Faça uma limpeza e "teste"... Ao menor sinal de "tec tec" de novo, nem hesite e mande "varetar" ( ou se tiver granha abra o motor e faça a limpeza química que as retíficas fazem ). Aí é garantido que seu motor rode "outros tantos mil km" sem encher o saco e sem riscos de fundir.

 

:legal:

mas vc me aconselha a por o oleo 5w40 lubrax sintetico? por se mais fino, talvez melhore esse tec tec tec....?

 

como saber se tem muita borra?

 

so olhando na tampa do oleo, nao sei se tem muito ou ta normal

Assino em baixo do q o loko falow ( tem cada mexanico q eh de matar msm viu :banghead )

 

Para saber de verdade sobre as borras , soh abrindo.......... seguindo o conselho do loko , o uso do flush deve jah te dar um noção de como esta............

 

Use o oléo recomendado , nunca mais fino , nem mais grosso hein :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem essa de mais grosso mais fino ou motor mais solto por causa do óleo. Os óleos comerciais são multiviscosos em sua maioria, o que significa que são finos na partida a frio e grossos na temperatura normal de trabalho.

Um óleo 20w50, por exemplo, é 20 (fino) na partida, mas passa a 50 (grosso) quando o motor atinge a temperatura normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

inicialmente, faça a limpeza no seu motor em local especializado, pois se tiver muito contaminado seu motor, o flush pode prejudicar mandando torrões em lugares que não devem, ai fica complicada a brincadeira...

 

 

quanto ao óleo citado, uso ele no meu carro, e recomendo. pago em média 22 o litro aqui em joinville, já cheguei a pagar 17 o litro, e nunca me encomodei com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
inicialmente, faça a limpeza no seu motor em local especializado, pois se tiver muito contaminado seu motor, o flush pode prejudicar mandando torrões em lugares que não devem, ai fica complicada a brincadeira...

 

 

quanto ao óleo citado, uso ele no meu carro, e recomendo. pago em média 22 o litro aqui em joinville, já cheguei a pagar 17 o litro, e nunca me encomodei com ele.

acho que vou por o lubrax sintetico 5w40 mesmo, sem fazer flush, nem outro tipo de limpeza.....

 

meu motor nao deve estar com muita po***, ou borra, ele puxa certinho, nao engasga....

 

 

o meu medo eh esse oleo deixar o tec tec tec mais frequente,, mas acho que nao ne.

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
inicialmente, faça a limpeza no seu motor em local especializado, pois se tiver muito contaminado seu motor, o flush pode prejudicar mandando torrões em lugares que não devem, ai fica complicada a brincadeira...

 

 

quanto ao óleo citado, uso ele no meu carro, e recomendo. pago em média 22 o litro aqui em joinville, já cheguei a pagar 17 o litro, e nunca me encomodei com ele.

acho que vou por o lubrax sintetico 5w40 mesmo, sem fazer flush, nem outro tipo de limpeza.....

 

meu motor nao deve estar com muita po***, ou borra, ele puxa certinho, nao engasga....

 

 

o meu medo eh esse oleo deixar o tec tec tec mais frequente,, mas acho que nao ne.

 

 

abs

certifique-se então de tirarem o maximo do óleo antigo, e troque o filtro de óleo pro novo não ser contaminado pelo antigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uso o recomendado pela vw, mas não basta usar um bom óleo e não fazer as trocas no tempo correto e tem que trocar o filtro tambem, no minimo a cada duas trocas, o ideal é em todas as trocas de óleo, de vez em quando dá umas esticadas com ele, alem de ser muito gostoso fazer isso em um motor 16v, vá com alguem em outro carro atrás, pra ele dizer o tanto de fumaça que sai! só andar feito tiozão carboniza o motor, nada haver com o óleo mais já que recomendaram tô dando um motivo bom pra fazer isso, um não dois [¨] amo acelerar até 7000rpm meu milzinho, sei que não é um primor de potencia mais da pro gasto por enquanto xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...