Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ernany

Tópico Protech

Recommended Posts

Ernany, qual a potência que eles suportam?

Hoogle

 

A potência nominal declarada será de 550WRMS. :rolleyes:

Vamos tentar zerar as garantias.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rafael, me manda uma mp com o preço desses L2!

e falando como fica o rendimento deles pra fora.. na caçamba da caminhonete..

será que toca bem?

 

se pá, manda um adesivo grande ai q eu coloco na caminhonete pra divulgar os protech aqi em goiás ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hoogle

 

A potência nominal declarada será de 550WRMS. :rolleyes:

Vamos tentar zerar as garantias.

 

Abraços

 

Rafael

Saquei hehehehehe

 

esse sub ai vai entrar na lista de possíveis futuros investimentos [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

15" com 60l??? muuuuuuuuuuuuuuuuuito interessante hehehehehe

17mm de excursão e precisando de 2000w rms nessa caixa pra atingi-los? mais interessante ainda! hehehehehehe

Pena q pra ter um visual estilo "Ground Zero" tenha que perder rendimento. Mas o negocio é tocar! Parabens pelo novo produto rafael, com certeza se eu vender meu Kicker Competition de 15" comprarei um parzinho pra mim!

abraços

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm quero saber como tocam pra fora...

 

 

e se o de 15" rola por numa caixa de 50L totais

 

vlws :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou fazer todos estes testes pessoal..

 

ontem mesmo foi feito um teste rápido com caixa de 55L totais.. e sintonia em 38hz.. o sub com mala aberta tocou muito bem.. isso pq era somente 1 sub tocando.. amanha finalizo esta caixa do topico.. que é voltada mais pra Subgrave/spl..... e vou ver como o sub se comporta em caixa grande e mala aberta.. sei que não é o ideal, mas posso diminuir o volume da caixa e ir observando o rendimento "pra fora"....

 

O Rafael indicou 60L por se uma caixa que tocará bem pra dentre e pra fora.. mas se a intenção é tocar somente com mala fechada.. uma caixa maior é bem vinda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou fazer todos estes testes pessoal..

 

ontem mesmo foi feito um teste rápido com caixa de 55L totais.. e sintonia em 38hz.. o sub com mala aberta tocou muito bem.. isso pq era somente 1 sub tocando.. amanha finalizo esta caixa do topico.. que é voltada mais pra Subgrave/spl..... e vou ver como o sub se comporta em caixa grande e mala aberta.. sei que não é o ideal, mas posso diminuir o volume da caixa e ir observando o rendimento "pra fora"....

 

O Rafael indicou 60L por se uma caixa que tocará bem pra dentre e pra fora.. mas se a intenção é tocar somente com mala fechada.. uma caixa maior é bem vinda...

Vídeos em Ernany.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou fazer todos estes testes pessoal..

 

ontem mesmo foi feito um teste rápido com caixa de 55L totais.. e sintonia em 38hz.. o sub com mala aberta tocou muito bem.. isso pq era somente 1 sub tocando.. amanha finalizo esta caixa do topico.. que é voltada mais pra Subgrave/spl..... e vou ver como o sub se comporta em caixa grande e mala aberta.. sei que não é o ideal, mas posso diminuir o volume da caixa e ir observando o rendimento "pra fora"....

 

O Rafael indicou 60L por se uma caixa que tocará bem pra dentre e pra fora.. mas se a intenção é tocar somente com mala fechada.. uma caixa maior é bem vinda...

Vídeos em Ernany.

 

Abraços

 

Charles Rafael

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Darlancs

 

bem dos quase 8 do extreme para 17 do Excursion... a diferneça é mais que o dobro...

 

Exatamente, a diferença é grande mesmo!!!

Cheguei a testar prototipos com 18,5mm de Xmax, mas o excesso de massa tava prejudicando o rendimento....

Na caixa de 60L, que será recomendada para o 15", serão necessários quase 2000WRMS para atingirmos os 17mm de Xmax...

 

Sonoramente deveria ser como a percepção do som (não sei ao certo no que uma excursão maior provocaria ao som, mais macies talvez!?)

 

Na verdade, tanta excursão é para que tenha um alto nivel de SPL, sem que se ouça distorção mecânica do som, pois sempre mantemos o mesmo numero de espiras imersas no interior do GAP, sendo assim, mantemos o falante operando dentro da região linear, mesmo recebendo alta potência.

Num falante com X-max menor, quando este é chegado no ponto máximo, temos o limite mecânico, tudo que vier acima disso, tem forte tendência de vir acompanhado de distorção, pois temos a diminuição do nº de espiras no interior do Gap, consequentemente temos a queda do BL (fator força) o aumento na drenagem de corrente do ampli, que além de distorcer, faz com que a bobina esquente ainda mais.

 

 

 

Lembre-se, ainda não lancei o sub no mercado, portanto, o que o Ernany tem ai, é uma prévia do que está por vir aos consumidores.

Não espere grandes mudanças, mas algumas certamente acontecerão.

 

 

 

A calota será diferente, é que ainda não chegaram as calotas novas, o nome só foi decidido essa semana.

 

 

 

Não foi necessário uma borda mais larga, por isso não implementamos.

Aqueles que procuram aparência, infelizmente, ainda não compraram Protech, a linha 307 da Pioneer é muito bonita, os Mtx de entrada tbm, ou até mesmo os UXP da Bravox, mas os Protech ainda tem muito pra melhorar, eu sei disso, mas o investimento necessário ainda é algo q está acima do que possuo.

Fiquem tranquilos, testei muito, se fosse pra por qualquer coisa sem testar no mercado, só pra vender, o sub já estaria vendendo a pelo menos uns 4 meses, no entanto até agora não tem pra venda!

Bordas mais largas diminuiram o SD, baixando o Volume deslocado, consequentemente baixando o SPL, utilizei bordas mais altas tbm, porém eram pouco flexiveis, e precisei usar cones mais duros, e pesados, que tbm derrubaram o rendimento, a melhor relação custo x beneficio, foi essa mesmo!

A meta nesse modelo é o rendimento, mas não só olhando para a sensibilidade, nada adiantaria 95dbs de sensibilidade, tocando como um woofer, tem que render, descendo o máximo possivel.

 

 

Bom, algo que custe 20 a 30 reais a mais num sub de R$600,00 realmente não é quase nada (cerca de 5%), porém num sub de R$138,00 como é o caso do Light são mais de 20%, inviablizando muitas vendas.....

Pode ter certeza, que muitos produtos mais bonitos que o nosso, terão trabalho.

Quero que a minha empresa seja no futuro reconhecida pelo ótimo custo x beneficio dos produtos, não quero ter nem o melhor, nem o mais bonito, nem o mais barato, quero a melhor relação custo x beneficio do mercado, e é isso que procuramos seguir em todos nossos projetos.

 

Abraços

 

Rafael

Poxa rafael... obrigado por ter respondido tão prestativamente as minhas duvidas!!!

 

Sabe a sensação é outra qdo o fabricante do produto chega e conta pra gente... fizemos "isso, isso e isso" por causa "disso, disso e disso".

 

Tenho certeza que esse sub terá excelente qualidade =P

 

Agora fiquei muito curioso para ver o visual da calota correta para ele (descupe ter sido precipiado mas achei que essa calota era já a oficial!!!

 

Eu tenho um Pioneer 307... mas acho que vou fazer uma forcinha e após o lançamento oficial com certeza vou querer um de 15 polegadas para tremer tudo com o sub grave...

 

agora pairou uma duvida!!!

 

Se vc disse que a potencia RMS do excursion é de 550W, pq vc disse que para conseguir o melhor aproveitamento teriamos de colocar 2000W RMS, isso não diminuiria muito a vida do SUB!?

 

enfim só lembrando sou EXTREMAMENTE LEIGO, sei que colocar um pouco mais de potencia faz bem... para se ter um headroom, não enviar distorção, e mesmo pq num modulo de 550W, é quase impossivel numa musica vc ter uma onde que consiga empurrar 550W no auto falante, somente em teste de bancada mesmo com senoide pura...

 

será que um SPX666B (600RMS) toca legal esse sub!? [¨]

 

Abraços e mais uma vez parabens e desejo MUITO SUCESSO para a protech!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora pairou uma duvida!!!

 

Se vc disse que a potencia RMS do excursion é de 550W, pq vc disse que para conseguir o melhor aproveitamento teriamos de colocar 2000W RMS, isso não diminuiria muito a vida do SUB!?

 

enfim só lembrando sou EXTREMAMENTE LEIGO, sei que colocar um pouco mais de potencia faz bem... para se ter um headroom, não enviar distorção, e mesmo pq num modulo de 550W, é quase impossivel numa musica vc ter uma onde que consiga empurrar 550W no auto falante, somente em teste de bancada mesmo com senoide pura...

 

será que um SPX666B (600RMS) toca legal esse sub!?  [¨]

 

Abraços e mais uma vez parabens e desejo MUITO SUCESSO para a protech!

eu ACHO que posso responder à essa pergunta! Porém, se o Rafael discordar de algo, fique à vontade, pois sou um mero usuário-entusiasta!

 

 

 

Se vc tem um bom amp, bem alimentado, com indicador de clipping, filtro subsonico, e uma caixa bem projetada (devidamente simulada), tens como aplicar em torno de 2000wrms nele sim! Porém, a potencia divulgada é pra que, a grande maioria não queime o sub alegando que "não suportou nem os 1800wrms do banda ICE!".

 

 

 

 

Tiro por mim: Usei um protech 15' com um SD1000 sem clipar o sinal, ele NUNCA esquentou a bobina! Comecei a deixar o sinal clipar só nas batidas, o sub só esquentava após horas tocando! Agora, quando deixei sinal clipado (led de clip acendendo mais de 50% do tempo) passando, ele não suportou!

 

Ou seja: Se o sinal for limpo, 1000wrms pro protech (antigo) é ideal! Se for LEVEMENTE clipado, 1000wrms é perigoso... e se clipar, 1000wrms é fatal!

 

 

E olha que o meu era totalmente fechado, nem a abertura traseira tinha! (ela melhorou o resfriamento da bobina e a durabilidade do sub).

 

 

 

 

 

 

 

Acredito que, com sinal 100% limpo e uma caixa bem feita, 2000wrms pra esse sub seja uma potencia interessante! Mas tem que observar trocentos fatores, dentre eles, x-max!!! Mas prum usuário normal (e um estalador de plantão), 550wrms tá bom demais! =P

 

 

 

EDIT: O que comentei acima, sobre minha "experiencia", é com o protech light, que tem 380wrms declarados! =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que o Rafa quis dizer foi que, para exceder o XMAX do sub.. são necessários 2000wrms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade o que o Rafa quis dizer foi que, para exceder o XMAX do sub.. são necessários 2000wrms

Exatamente!!!!!

 

Acredito que, com sinal 100% limpo e uma caixa bem feita, 2000wrms pra esse sub seja uma potencia interessante!

 

Se colocar uns 2000WRMS nele é possivel que queime...

Veja, mecanicamente ele suporta, porem não podemos esquecer que quanto mais potência, mais a bobina aquece, então chegariamos no limite termico do falante, antes do limite mecânico.

Eu to com 1 de 12" no meu carro, em testes, já apliquei 2000WRMS nele, só pra ver até onde ia o cone, o sub ficou umas duas semanas com essa potência empurrando ele, porém troquei o meu T6200 num T8500, que só chegou ontem (graças ao Rangel), mas acredito que para não ter problemas, o correto na minha opnião é não passar de 1000WRMS nesse sub.

Esses 17mm são para os "barbeiros" não terem problemas de excesso de excursão...... O Ralphi aki do forum ligou o dele num MTX classe D de 800WRMS (não lembro o modelo) e colocou alguns Hip Hop pra gente ouvir, tipo 36 Mafia e garanto que chegou perto dos 34mm de Xmax pico a pico do sub nas passagens mais baixas, foi até bonito de ver o 12" dele excursionando.......

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exatamente!!!!!

 

 

 

Se colocar uns 2000WRMS nele é possivel que queime...

Veja, mecanicamente ele suporta, porem não podemos esquecer que quanto mais potência, mais a bobina aquece, então chegariamos no limite termico do falante, antes do limite mecânico.

Eu to com 1 de 12" no meu carro, em testes, já apliquei 2000WRMS nele, só pra ver até onde ia o cone, o sub ficou umas duas semanas com essa potência empurrando ele, porém troquei o meu T6200 num T8500, que só chegou ontem (graças ao Rangel), mas acredito que para não ter problemas, o correto na minha opnião é não passar de 1000WRMS nesse sub.

Esses 17mm são para os "barbeiros" não terem problemas de excesso de excursão...... O Ralphi aki do forum ligou o dele num MTX classe D de 800WRMS (não lembro o modelo) e colocou alguns Hip Hop pra gente ouvir, tipo 36 Mafia e garanto que chegou perto dos 34mm de Xmax pico a pico do sub nas passagens mais baixas, foi até bonito de ver o 12" dele excursionando.......

 

Abraços

 

Rafael

Acordou cedo hein Drift!

 

Não sei se considero isso um elogio ou se mando vc ir lá... huahauhauhauha

 

 

Agora voltando ao topico, segundo minhas experiencias com os light, e o tanto de potencia q já joguei neles, esses 1000wrms vc ainda esta sendo conservador (para um projeto totalmente calculado né! logico gordinho...)...hehehehehe....Mas isso vamos descobrir logo!

 

vejo que o grande X desse sub realmente será o limite termico, porque mecanico acredito que poucos chegarão nele...

 

 

e rafaeldrift, parabens pelas explicações as duvidas de todos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hoogle

 

A potência nominal declarada será de 550WRMS. :rolleyes:

Vamos tentar zerar as garantias.

 

Abraços

 

Rafael

550 rms... huuummm... E qual vai ser o valor de cada sub!?!?!? Vai ter 2+2??? tenho um RS1200D e bateria de 60A... será que rende legal dois desse L2 ae? meu negócio é SubGrave e grave... eu ia colocar 3 307, mas to achando q não vai entrar no porta mala do fiesta, sem contar que to pensando seriamente em passar meu 307 pra testar esse protech ae...

 

PREÇO????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jgcweb2007 Assim que o sub for lançado oficialmente... o preço estará estampado no tópico de vendas do Rafael nos Classificados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rafael e quando será o lançamento do L2?? acredito que eu e muitos outros usuarios estão ancioso, pode ter certeza q depois de comprar o meu, vou fazer muitas encomendas pra amigos, tbm colocaria um adesivo facil no meu carro da protech, pra fazer propaganda aqui em recife!!!

apoio sua ideia, melhor custo-beneficio, acredito q muitos que montam som automotivo busca isso!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ernany e Rafael, considero voces pra caramba!

 

Rafael, parabéns pelo sub e Ernany pelos testes!

 

Tá bonito o sub em!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ernany e Rafael, considero voces pra caramba!

 

Rafael, parabéns pelo sub e Ernany pelos testes!

 

Tá bonito o sub em!

 

Valeu Vini...

 

Vou postar mais algumas fotos de como está ficando.. ainda não terminei...

 

dsc03718dn9.th.jpg

dsc03720qq4.th.jpg

dsc03723lh8.th.jpg

dsc03725az5.th.jpg

dsc03730ev0.th.jpg

dsc03731jl5.th.jpg

 

Agora vou encarpetar a caixa e pronto...

 

até mais pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a caixa é do tamanho da mala do gol???? O.O

se for vou ter que pensar duas vezes antes de encomendar dois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a caixa é do tamanho da mala do gol???? O.O

se for vou ter que pensar duas vezes antes de encomendar dois

Pelo qe o ernany me falou, ele fez uma caixa bem grande ..180L se nao me engano..

 

fora que o gol dele tem uns acabamentos massa do lado, de suporte pra amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hum 180 litros, tô curioso pra ver o resultado, e pra medio e agudo o que vai ter no som?? é porque tem que ser algo forte pra acompanhar esses graves! [""]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalizei a caixa ontem de tarde e coloquei pra tocar.. mas não posso falar muito ainda do som pq os falantes são novos.... o que posso dizer é que tocou muito bem.. resposta agradável e timbre legal... a caixa ficou grande demais, perdeu SPL, mas tá descendo muito.... 30hz tá respondendo que é uma beleza.. vou mexer na caixa, aumentar a sintonia e diminuir 20L do volume total pra ver como fica.. dai poderei indicar uma caixa boa para o par de Protech L2 hehehehe....

 

Quem ouviu gostou muito também... dentro do carro está forte, mas o grave não está saindo muito, a tampa está vibrando demais.. enfim tem muita coisa pra ser feito pra tirar mais destes subs que prometem muito... só digo que 4 pioneer + 1200d vao passar apertado do lado dos dois protech + SD1800

 

Rafa... pode ir providenciando os L2 BS pra tirar mais potência do Amp.. to sentindo que os subs suportam mais que os 1400w...

O som ficou bem diferente que o mostrado nos gráficos.... será que há alguma discrepância nos parametros T&S?

 

Por enquanto é isso...

 

caixa

dsc03735ym5.th.jpg

 

vedação usada entre o sub e a caixa

dsc03732te4.th.jpg

 

Abraço pessoal.. e aguardem por vídeos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rafa... pode ir providenciando os L2 BS pra tirar mais potência do Amp.. to sentindo que os subs suportam mais que os 1400w...

 

Blza Ernany

 

Vai levar mais alguns dias, mas pode deixar que vou providênciar sim.

 

O som ficou bem diferente que o mostrado nos gráficos.... será que há alguma discrepância nos parametros T&S?

 

Não há discrepância nos parametros não Ernany, mas é que os graficos de WinISD e Bassbox não somam o reforço de graves proporcionado pela carroceria do carro. Outro detalhe é que os parametros que te passei são de falantes novinhos, sem o devido amaciamento da suspensão, até por isso pedi pra vc não divulga-los.

É normal que eles desçam um pouco mais devido ao amaciamento da suspensão, com o aumento da compliância da centragem a Fs cai um pouquinho.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...