Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paulo_Roberto

Corneta 8 Ohm Ligar Em 2 Ohm

Recommended Posts

a pergunta é besta...

 

mais besta sou eu, hahah

 

o que acontece se eu ligar uma corneta 100rms 8 ohm em um canal do modulo que me fornece 125rms 2 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a pergunta é besta...

 

mais besta sou eu, hahah

 

o que acontece se eu ligar uma corneta 100rms 8 ohm em um canal do modulo que me fornece 125rms 2 ohms?

simplesmente a potencia vai cair...

 

como a resistencia a 2 ohms é menor....o modulo consegue gerar 125 rms...

so que....trabalhando a 8 ohms......creio que deve mandar entre 40 e 50 rms.....

 

abraços :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma duvida.. Eu sempre pensei assim..

 

Não seria, uma regra de 3 inversa?

 

xwrms = (125wrms x 2ohms) / 8ohms

 

resultando em 31,25wrms?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sempre! em 51% dos casos essa regra funciona! =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nem sempre! em 51% dos casos essa regra funciona! =P

Já que é assim, hauehuaehea, me explique! =PPPP

 

Será que é porque seria, em 12v ou 14v?!

 

Diz ae, fiquei na duvida agora heheheh...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já que é assim, hauehuaehea, me explique! =PPPP

 

Será que é porque seria, em 12v ou 14v?!

 

Diz ae, fiquei na duvida agora heheheh...

:+1 Bom questionamento e muito importante para os menos desinformados manda ai blOom

 

Karrylho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu conheco, o fato de ser 12v ou 14v nao tem nada a ver.

 

E o pouco que já pesquisei me leva a crer que a potencia ser em 2 ou 8ohms está diretamente ligada nas pecas que sao usadas no amplificador.

Desde a fonte até as outras pecas. SE eu nao me engano, conseguir maior potencia em 2ohms é mais fácil(e mais barato) do que em 8ohms.

 

Agora explicar certinho eu nao sei pq.

To certo????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo o que eu conheco, o fato de ser 12v ou 14v nao tem nada a ver.

 

E o pouco que já pesquisei me leva a crer que a potencia ser em 2 ou 8ohms está diretamente ligada nas pecas que sao usadas no amplificador.

Desde a fonte até as outras pecas. SE eu nao me engano, conseguir maior potencia em 2ohms é mais fácil(e mais barato) do que em 8ohms.

 

Agora explicar certinho eu nao sei pq.

To certo????

Não pô, o que a gente tá comentando aqui é o seginte..

 

Ohm, é a grandeza física que indica resistencia à passagem no sinal..

 

Se tem 4 ohms, passa 100w, tem 2 ohms, passaria 200w.

 

Mas o amigo de cima falou que nem sempre é assim.

 

Não é uma regra de 3. Dai a gente quer saber o porque, sacou?!

 

Falei de 12v, ou 14v, pelo seguinte, 12v em 2 ohms vai dar uma potencia X.. 14v, em 2 ohms, vai dar uma potencia x + 1 (sendo 1 = mais um pouco por causa dos 2v a mais)..

 

Lembro também que, com o sub em movimento (trabalhando, com musica e tal), a impendancia varia..

 

Mas, no caso dos componentes, o que muda a impendancia é aumentar a tensão da fonte, refazendo parte do enrolamento... No caso de subir a impendancia.. E no caso de minuir, o contrario, eu acho..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Putz, saxofone. É pense pelo lado positivo, pelo menos não é uma harpa ou um violoncelo. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Putz, saxofone. É pense pelo lado positivo, pelo menos não é uma harpa ou um violoncelo. :legal:

Pense pelo lado MAIS positivo ainda.

 

Pelo menos ele não é seu vizinho, não é pagodeiro e não ta treinando tocar cavaquinho neh ?!?! AUhAUhAUhAUAHuAHA

 

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Putz, saxofone. É pense pelo lado positivo, pelo menos não é uma harpa ou um violoncelo. :legal:

Pense pelo lado MAIS positivo ainda.

 

Pelo menos ele não é seu vizinho, não é pagodeiro e não ta treinando tocar cavaquinho neh ?!?! AUhAUhAUhAUAHuAHA

 

 

:vts

Pense pelo lado ainda mais catastrófico: Ainda bem q seu vizinho não toca numa banda cover de Slipknot por exemplo.... :pirou: magina eles ensaiando aih pertin.... TV? som? nem pensar! rsrssr

 

Bom.. o lance da impedância que varia, eu deixarei pra alguma outra pessoa explicar, pois eu tenho noção mas não tanta pra explicar claramente!

 

Agora o lance do amp, não é regra de três porque não é grandeza diretamente proporcional! Bom, com exemplos fica melhor:

 

 

SD1000 @ 2 ohms, com metade da impedancia fornece..?? Metade? Errado! Fornece 80% da potencia, ou seja, 800wrms!

 

Já num Power ONe (360wrms @ 4ohms no bridge), se usarmos 2 ohms no bridge.. ele vai tocar 720wrms? Então seriam 1440wrms nos dois bridges? Errado dnv! A 2 ohms ele forneceria no máximo 500wrms pq a fonte não suporta muito além disso, fora que, ele aqueceria adoidado e provavelmente derreteria alguns fets!

 

Já vi tb gente usando RS1200D em 0,5ohm (Se não me engano, o Bruno Sousa aqui do fórum tb fez isso). Ele fornece então 2400wrms? Nada! No máximo uns 1400wrms... mas esquentando mto mais e forçando a fonte (clipando sinal, etc..)

 

Ou seja.. se aumenta/reduz 20%, 50%, 70%... isso depende de cada detalhe do amp! Os SD, como regra, ao dobrar a impedancia (2ohms rodando em 4ohms) ele fornece 80% da potencia... e por aí vai! Acredito q algo parecido aconteça com os taramps, stetsom e MXR, q tem uma construção bem parecida (classe). Já num Ab pode ser diferente! Se bem que, cada amp tem uma reação, então, só lendo manual pra saber o que vai acontecer!

 

Mas não vamos descartar a hipotese de que... EXISTEM amps q funcionam nessa regra-de-tres! (metade da impedancia = metade da potencia)

 

 

Fazendo uma analogia, é a mesma coisa que querer afirmar: 4 garrafas de cerveja embebedam qualquer um... e com 6 garrafas a pessoa não consegue mais andar.. com 8 garrafas tá vomitando! Isso é MUITO relativo! tem gente q vai acontecer isso, outros antes e outros dps!!! []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fazendo uma analogia, é a mesma coisa que querer afirmar: 4 garrafas de cerveja embebedam qualquer um... e com 6 garrafas a pessoa não consegue mais andar.. com 8 garrafas tá vomitando! Isso é MUITO relativo! tem gente q vai acontecer isso, outros antes e outros dps!!! []-[]

Huahuahuauha....gostei da analogia......

 

bom...voltando a historia da impedancia.....

 

eu acredito q naum exista valor exato.....afinal o amplificador diz mandar 125 rms.....mas pode ser q naum mande nem 100.....se a 2 ohms ele forneça esse valor....a 8 ohms....ele vai trabalhar com folga.....e acredito q possa mandar mais potencia sem distorcer......pois é bem provavel q esses 125 rms sejam com distorção pura.....

 

 

abraços :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Putz, saxofone. É pense pelo lado positivo, pelo menos não é uma harpa ou um violoncelo. :legal:

Pense pelo lado MAIS positivo ainda.

 

Pelo menos ele não é seu vizinho, não é pagodeiro e não ta treinando tocar cavaquinho neh ?!?! AUhAUhAUhAUAHuAHA

 

 

:vts

Pense pelo lado ainda mais catastrófico: Ainda bem q seu vizinho não toca numa banda cover de Slipknot por exemplo.... :pirou: magina eles ensaiando aih pertin.... TV? som? nem pensar! rsrssr

 

Bom.. o lance da impedância que varia, eu deixarei pra alguma outra pessoa explicar, pois eu tenho noção mas não tanta pra explicar claramente!

 

Agora o lance do amp, não é regra de três porque não é grandeza diretamente proporcional! Bom, com exemplos fica melhor:

 

 

SD1000 @ 2 ohms, com metade da impedancia fornece..?? Metade? Errado! Fornece 80% da potencia, ou seja, 800wrms!

 

Já num Power ONe (360wrms @ 4ohms no bridge), se usarmos 2 ohms no bridge.. ele vai tocar 720wrms? Então seriam 1440wrms nos dois bridges? Errado dnv! A 2 ohms ele forneceria no máximo 500wrms pq a fonte não suporta muito além disso, fora que, ele aqueceria adoidado e provavelmente derreteria alguns fets!

 

Já vi tb gente usando RS1200D em 0,5ohm (Se não me engano, o Bruno Sousa aqui do fórum tb fez isso). Ele fornece então 2400wrms? Nada! No máximo uns 1400wrms... mas esquentando mto mais e forçando a fonte (clipando sinal, etc..)

 

Ou seja.. se aumenta/reduz 20%, 50%, 70%... isso depende de cada detalhe do amp! Os SD, como regra, ao dobrar a impedancia (2ohms rodando em 4ohms) ele fornece 80% da potencia... e por aí vai! Acredito q algo parecido aconteça com os taramps, stetsom e MXR, q tem uma construção bem parecida (classe). Já num Ab pode ser diferente! Se bem que, cada amp tem uma reação, então, só lendo manual pra saber o que vai acontecer!

 

Mas não vamos descartar a hipotese de que... EXISTEM amps q funcionam nessa regra-de-tres! (metade da impedancia = metade da potencia)

 

 

Fazendo uma analogia, é a mesma coisa que querer afirmar: 4 garrafas de cerveja embebedam qualquer um... e com 6 garrafas a pessoa não consegue mais andar.. com 8 garrafas tá vomitando! Isso é MUITO relativo! tem gente q vai acontecer isso, outros antes e outros dps!!! []-[]

:+1

 

apesar de eu tb nao saber explicar tecnicamente...mas axo que cada amp tem um projeto e por conta formulação deste, cada caso eh um caso, é que seu fabricante estimará quanto sera a perda de potencia em se aumentando a resitencia...alguns fatores(componentes do projeto) é que atuarão para fazer com que se chegue a um resultado! em tese esperado pelo fabricante..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah de fato. Esse enrolamento que muda tudo mesmo.

Agora sobre nao ser uma regra de 3, tenho meus palpites mas é melhor nao postar.

 

 

Obs: tem um cara no prédio da frente treinando saxofone! PQP! Que saco

Putz, saxofone. É pense pelo lado positivo, pelo menos não é uma harpa ou um violoncelo. :legal:

Pense pelo lado MAIS positivo ainda.

 

Pelo menos ele não é seu vizinho, não é pagodeiro e não ta treinando tocar cavaquinho neh ?!?! AUhAUhAUhAUAHuAHA

 

 

:vts

Pense pelo lado ainda mais catastrófico: Ainda bem q seu vizinho não toca numa banda cover de Slipknot por exemplo.... :pirou: magina eles ensaiando aih pertin.... TV? som? nem pensar! rsrssr

 

Bom.. o lance da impedância que varia, eu deixarei pra alguma outra pessoa explicar, pois eu tenho noção mas não tanta pra explicar claramente!

 

Agora o lance do amp, não é regra de três porque não é grandeza diretamente proporcional! Bom, com exemplos fica melhor:

 

 

SD1000 @ 2 ohms, com metade da impedancia fornece..?? Metade? Errado! Fornece 80% da potencia, ou seja, 800wrms!

 

Já num Power ONe (360wrms @ 4ohms no bridge), se usarmos 2 ohms no bridge.. ele vai tocar 720wrms? Então seriam 1440wrms nos dois bridges? Errado dnv! A 2 ohms ele forneceria no máximo 500wrms pq a fonte não suporta muito além disso, fora que, ele aqueceria adoidado e provavelmente derreteria alguns fets!

 

Já vi tb gente usando RS1200D em 0,5ohm (Se não me engano, o Bruno Sousa aqui do fórum tb fez isso). Ele fornece então 2400wrms? Nada! No máximo uns 1400wrms... mas esquentando mto mais e forçando a fonte (clipando sinal, etc..)

 

Ou seja.. se aumenta/reduz 20%, 50%, 70%... isso depende de cada detalhe do amp! Os SD, como regra, ao dobrar a impedancia (2ohms rodando em 4ohms) ele fornece 80% da potencia... e por aí vai! Acredito q algo parecido aconteça com os taramps, stetsom e MXR, q tem uma construção bem parecida (classe). Já num Ab pode ser diferente! Se bem que, cada amp tem uma reação, então, só lendo manual pra saber o que vai acontecer!

 

Mas não vamos descartar a hipotese de que... EXISTEM amps q funcionam nessa regra-de-tres! (metade da impedancia = metade da potencia)

 

 

Fazendo uma analogia, é a mesma coisa que querer afirmar: 4 garrafas de cerveja embebedam qualquer um... e com 6 garrafas a pessoa não consegue mais andar.. com 8 garrafas tá vomitando! Isso é MUITO relativo! tem gente q vai acontecer isso, outros antes e outros dps!!! []-[]

:+1

 

apesar de eu tb nao saber explicar tecnicamente...mas axo que cada amp tem um projeto e por conta formulação deste, cada caso eh um caso, é que seu fabricante estimará quanto sera a perda de potencia em se aumentando a resitencia...alguns fatores(componentes do projeto) é que atuarão para fazer com que se chegue a um resultado! em tese esperado pelo fabricante..

as perdas de potência na etapa de saida de um amplificador, segue uma curva exponencial.

Quanto mais baixa a impedancias na saida, maiores serão as perdas, portanto não basta usar regra de 3.

Essa curva é diferente em amplificadores classe Ab e classe D, pois nos AB(90%), a saida usa transistores bipolares, e amplfiicadores digitais(e alguns AB) usam mosfet na saida.

 

Com o mosfet a resistencia interna da etapa cai significativamente, exceto nos AB com mosfets , que trabalham na região linear dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...