Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Duto

Acoplamento

Recommended Posts

Graças a Deus! Achei q era só eu q n conseguia mecher! só q o meu tb foi esse:

Ele funfa,... mas eu n soube usar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sandro.. tem como postar o q vc tem aki pra galera? Vai q o completo pode ser melhorzin!

Bah, quanto À tentativa/erro.. n tenho tempo pra isso =(

Eu consegui o "Akabak Speaker Design 2.1" completo, inclusive com as atualizações, e mesmo assim não consegui sair do lugar com ele... <_<

Quanto ao tempo disponível pra tentativa e erro, acredito que se gaste muito mais tempo com os cálculos, hehehe... Pra mim é mais fácil pq tenho uma marcenaria completa à disposição, além de ser um trabalho muito mais relaxante do que ficar debruçado em cima do computador calculando, hehehe... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele funfa,... mas eu n soube usar! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sandro.. tem como postar o q vc tem aki pra galera? Vai q o completo pode ser melhorzin!

Eu consegui o "Akabak Speaker Design 2.1" completo, inclusive com as atualizações, e mesmo assim não consegui sair do lugar com ele... <_<

Quanto ao tempo disponível pra tentativa e erro, acredito que se gaste muito mais tempo com os cálculos, hehehe... Pra mim é mais fácil pq tenho uma marcenaria completa à disposição, além de ser um trabalho muito mais relaxante do que ficar debruçado em cima do computador calculando, hehehe... :rolleyes:

Bah... isso eu não duvido! É bom demais vc botar o falante, testar como ficou, na expectativa...... soh que o tempo que tenho disponível é justamente na frente de um computador! =/ e o material de macenaria, não tenho nada!!! Quando quero minhas caixas, passo a medida prum maceneiro de confiança e só faço colar/parafusar!!! :(

Compartilhar este post

Link para o post
Bah... isso eu não duvido! É bom demais vc botar o falante, testar como ficou, na expectativa...... soh que o tempo que tenho disponível é justamente na frente de um computador! =/ e o material de macenaria, não tenho nada!!! Quando quero minhas caixas, passo a medida prum maceneiro de confiança e só faço colar/parafusar!!! :(

Os ultimos ajustes de uma caixa sempre tem que ser feitos "manualmente" em uma escala de 1 a 10, o número 2 é a possibilidade do calculo te dar a caixa pronta e com o resultado totalmente ao seu gosto, afinal calculadora não tem ouvidos... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

esqueceu das latinhas de skol que tem que enfrentadas de frente e vencidas durante o processo!

Compartilhar este post

Link para o post
esqueceu das latinhas de skol que tem que enfrentadas de frente e vencidas durante o processo!

Olá!

Vou tomar chimarrão.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo ... sei que vc num gosta dessas perguntas ...

mas que vc acha de eu fazer uma Horn usando o conceito de LT , mas no caso com 1/8 de onda ?

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo ... sei que vc num gosta dessas perguntas ...

mas que vc acha de eu fazer uma Horn usando o conceito de LT , mas no caso com 1/8 de onda ?

Olá!

Mas pra que serviria isso?

Horn -> EXPANSÃO

LT -> ?????

LT com 1/8 não passa de BR com duto mais comprido.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso faria o seguinte Paulo :

Usaria o calculo da LT pra definir o FS da linha ...

E faria uma caixa selada para o falante e deixaria sua boca virada nessa Linha ... Na verdade eu sintonizaria essa linha de acordo com a resposta do falante em selada , considerando Tudo de uma boa caixa selada ! (xmax , Delay , impedância).

E a Boca da Linha que não sei calcular ... mas acredito que seja alguma coisa de 4x o SD do falante , ou não ??? (claro que isso é CHUTE) ...

Vc me passou uns textos pra ler ... mas não consegui entender 100% não viu ... (pode me chamar de burro , tem problema não)

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

O Akabak não é fácil além de precisar todos os parâmetros do falante, exige conhecimento teórico avançado já dizia Rog Mogale, o mago das horn.

"""One step up from Leap and probably as far as most mere mortals want to take it are modeling programs. These try to make a prediction by taking all the details you can throw at them and then using known mathematical models to calculate the behavior. One such program I use is called Akabak. This is not for the fainthearted, as it requires a level of knowledge from the person inputting the data that can only be gained from a life’s time of experience. So if you don’t think that you are going to give your life over to designing speaker systems all day long then look elsewhere. It’s a full time job this program, not a hobby. The set of parameters required are not like you find in programs like Bass Box Pro or Leap, you don’t even have to start with a speaker, you can define all the parameters of the voice coil and then go on to model a suspension system and cone assembly around the voice coil to end up with the definitive driver. You don’t enter values into defined boxes either, most data is inputted using scripts. These scripts are complicated, even for a single driver in a simple sealed box. Below is a simple script from Akabak showing a driver with impedance compensation firing into a horn."""

Mas seria bom antes um bom "acoplamento" pra salvar o relacionamento senão...

Depois as latinhas, etc, coisas que enfraquecem...

Saudações,

Paulo.

uhauahuahuaha

sem duvida mestre! é melhor acoplar antes do que dividir os bens depois!

Compartilhar este post

Link para o post

E faria uma caixa selada para o falante e deixaria sua boca virada nessa Linha ... Na verdade eu sintonizaria essa linha de acordo com a resposta do falante em selada , considerando Tudo de uma boa caixa selada ! (xmax , Delay , impedância).

E a Boca da Linha que não sei calcular ... mas acredito que seja alguma coisa de 4x o SD do falante , ou não ??? (claro que isso é CHUTE) ...

Vc me passou uns textos pra ler ... mas não consegui entender 100% não viu ... (pode me chamar de burro , tem problema não)

guto:

http://www.bd-design.nl/index1.html

vai em articles to read, e leia os dois primeiros! mostra como calcular a boca da corneta, segue a seguinte formula:

am.gif

onde c é a velocidade do som, Fg é a frequencia "alvo" (ou seja, a menor frequencia que vc quer que seja reproduzida) e Am é a área da boca!

Compartilhar este post

Link para o post

guto:

vai em articles to read, e leia os dois primeiros! mostra como calcular a boca da corneta, segue a seguinte formula:

am.gif

onde c é a velocidade do som, Fg é a frequencia "alvo" (ou seja, a menor frequencia que vc quer que seja reproduzida) e Am é a área da boca!

tão fácil assim =) ???

aaaaaaaaaaaaaaaaa hahaha

brigadão subsonic

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que me surgiu ontem, antes de eu ir durmir:

-O acoplamento gera mais SPL no sistema, correto?

-O acoplamento com caixas dutadas, não faz a frequencia de ressonacia descer, é isso?

Tipo, um sistema de grave em bass reflex, com 2 X12", tocando em 60hz, não vai descer até seus 50hz se acrescentar mais 2x12" ?

Acho que o correto seria ele TOCAR +3db, não é isso?

Pelo que tem sido escrito por aqui, eu to entendendo que o sistema vai descer RESPOSTA EM -3db, mas continuaria TOCANDO +3db de SPL....

To no raciocinio correto:?

Obs:no caso do meu exemplo, é somente um EXEMPLO, pois o Paulo falou que as dutadas nao ocorre esse fenomeno...

Compartilhar este post

Link para o post

guto:

am.gif

tão fácil assim =) ???

aaaaaaaaaaaaaaaaa hahaha

brigadão subsonic

ao menos parece que é simples assim!

nessa pagina do link tem o artigo front loaded horn que explica como calcular exatamente o comprimento, e inclusive fazer o cálculo da parábola da corneta!

é o artigo mais prático sobre cálculo de horns q eu já li! ainda não testei os conceitos e formulas na prática, mas me parece bastante consistente!

:)

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

O Akabak não é fácil além de precisar todos os parâmetros do falante, exige conhecimento teórico avançado já dizia Rog Mogale, o mago das horn.

"""One step up from Leap and probably as far as most mere mortals want to take it are modeling programs. These try to make a prediction by taking all the details you can throw at them and then using known mathematical models to calculate the behavior. One such program I use is called Akabak. This is not for the fainthearted, as it requires a level of knowledge from the person inputting the data that can only be gained from a life’s time of experience. So if you don’t think that you are going to give your life over to designing speaker systems all day long then look elsewhere. It’s a full time job this program, not a hobby. The set of parameters required are not like you find in programs like Bass Box Pro or Leap, you don’t even have to start with a speaker, you can define all the parameters of the voice coil and then go on to model a suspension system and cone assembly around the voice coil to end up with the definitive driver. You don’t enter values into defined boxes either, most data is inputted using scripts. These scripts are complicated, even for a single driver in a simple sealed box. Below is a simple script from Akabak showing a driver with impedance compensation firing into a horn."""

Saudações,

Paulo.

Aí que tá a questão!!!

Dá pra contar nos dedos de uma das mãos os modelos de falantes nacionais que possuem parâmetros confiáveis, pior ainda os que fornecem "todos" os parâmetros nescessários pra tais cálculos.

E isso quer dizer que todos que tiverem a intenção de construir uma horn, devem ter em casa além da marcenaria, um laboratório completo pra levantar todos os parâmetros nescessários do falante para assim poder dar início ao cálculo da caixa... [^]

Acho que o caminho das latinhas de cerveja e alguns amigos pra jogar conversa fora entre um prego e uma cola funciona melhor, hehehe... []-[] Se a caixa não prestar, pelo menos a sensação de fracasso não será tão grande como depois do trabalheira usual, o problema é só a ressaca...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá!

Saudações,

Paulo.

Aí que tá a questão!!!

Dá pra contar nos dedos de uma das mãos os modelos de falantes nacionais que possuem parâmetros confiáveis, pior ainda os que fornecem "todos" os parâmetros nescessários pra tais cálculos.

E isso quer dizer que todos que tiverem a intenção de construir uma horn, devem ter em casa além da marcenaria, um laboratório completo pra levantar todos os parâmetros nescessários do falante para assim poder dar início ao cálculo da caixa... [^]

Acho que o caminho das latinhas de cerveja e alguns amigos pra jogar conversa fora entre um prego e uma cola funciona melhor, hehehe... []-[] Se a caixa não prestar, pelo menos a sensação de fracasso não será tão grande como depois do trabalheira usual, o problema é só a ressaca...

:+1

Seria ao menos prazeroso, você saber que fez aquilo, tocando ao menos um pouco mais que a dutada sem ter tanto trabalho com calculos em cima de calculos, já tá bom demais ao meu ver.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Já Thomas Danley, inventor da free LAB HORN, da Sinergy, BD, TH115, entre muitas outras industriais, num de seus muitos artigos e postagens em fóruns PRO colocou certa vez, que mesmo com o melhor conhecimento, com o melhor programa simulador, na prática foram necessários muitas vezes ao mínimo tres construções de protótipos até chegar perto no objetivo e pronto para ir ao mercado.

Taí o que comentei anteriormente: Sempre os ajustes finais são dados "manualmente", hehehehe... Isso é pra alertar o pessoal que o programa não dá a caixa "pronta"...

Temos que eu saiba só 2 empresas que tiram parâmetros completos, sendo que uma divulga e outra só o básico (se fores grande cliente te darão se insistires).

:+1 Outros 98% das empresas ainda fornecem parâmetros "fictícios" só pra dizer que seus produtos tem parâmetros... <_<

Compartilhar este post

Link para o post
Temos que eu saiba só 2 empresas que tiram parâmetros completos, sendo que uma divulga e outra só o básico (se fores grande cliente te darão se insistires).

Seriam elas selenium e snake? ou eros e snake?? :unsure: taí uma coisa q eu quero muito saber! =)

Compartilhar este post

Link para o post

A selenium apresenta gráficos lindíssimos. Espero que não sejam fakes... hahuae

depois dessa historia ae né... vai saber.

Compartilhar este post

Link para o post

PD15

Deu uma analisada por aqui, e um falante que achei com preço bacana, nacional, e que tem alguns parâmetros parecidos com o tal do PD154, que é indicado pra se usar nelas, foi sabe quem?! Os Protech Woofer, isso mesmo, eles nas simulações também se dão muito bem, contra o concorrente indicado originalmente, isso nas frequências mais baixas, daí aproveitei e simulei também o Protech Sub, o resultado nas baixas ainda foi melhor, eles não ficam planos, ou com desvio inferior na parte de graves, e sim com picos na faixa dos 70~80hz, tocando cerca de 3db a mais que o protech woofer e o PD154 nos 50hz, simulação foi feita, tomando como base o blaffe onde o falante fica, sendo com uns 55L brutos selado, que deve ser algo bem perto disso a litragem, por algumas contas que fiz.

Agora vamos ver quem tá disposto a testar na prática pra ver né, sinceramente falando, tô pensando muito em fazer só 1 HD15, com as medidas originais, e testar em 1 dos Portech Woofer que tenho pra ver no que dá. Só tá faltando a verba pra isso.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...