Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RLP*

Motor Movido A Ar Comprimido

Recommended Posts

darivaap6.jpg

Ele não rejeita a comparação com o Professor Pardal das histórias em quadrinhos, mas o mecânico Antônio “Pedro” Dariva, leva a sério sua invenção: um motor que funciona com ar comprimido. Sem o uso de combustíveis e capaz de se auto-abastecer, o equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores.Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. “O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo”, conta o inventor. Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

dariva1rk7.jpg

Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o “tanque de combustível”. Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido. “Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso”, explica Dariva.

dariva2kv6.jpg

O equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores. Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. “Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso”. O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar. Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. “Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera”, afirma o inventor. Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.

Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros - sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento - com potência de 70 Hp a 4 mil RPM. Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos , igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. “Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro”, explica. Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. “Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade”, afirma Dariva.

O pedido de patente PI0103594-0 refere-se a MOTOR ECOLÓGICO”. Trata-se de um motor desenvolvido para captar ar no meio ambiente, armazená-lo em um tanque, e utilizá-lo para acionar os cilindros de um motor, gerando força motriz, sendo composto válvula de captação e realimentação de ar, caracterizado compressor de Armazenagem e injeção e produção de ar para o tanque de ar; por turbina de geração de ar, cuja função é tocar o gerador para manter a carga da bateria; não possuindo qualquer tipo de correia para conecta-lo ao gerador, substituindo todas as correias lisas por sistema de polias; válvula multiplicadora de pressão de ar, que em conjunto com o compressor de ar, potencializa a força gerada a partir do ar comprimido pata o tanque de ar; eixo alimentador de ar, cuja função é receber o ar com alta pressão abrindo passagem para a câmara de explosão de ar comprimido do motor, este motor quando produzido em série, não somente resolverá o problema crônico de geração de energia, como eliminará totalmente a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

Esse projeto foi apresentado no salao de Detroit e "cagaram" em cima do projeto do cara......OBVIO...nao precisa do petroleo...como que o governo vai ganha com isso?...bando de norte americano filho da puta do ca****.!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom se ele capta o ar e comprime a 400ºC e expele a -10ºC

o motorzinho ate contribui para esfria o planeta

e isso ai contra o aquecimento global :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Um ótimo projeto, infelizmente numa área em que os donos do petróleo dominam.

Toda vez que aparece alguém, ele some em seguida. Ou dão dinheiro, ou dão uma cova, vai saber... mas que é o tipo do projeto que nunca existirá nas ruas.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente essa industria do ouro negro e fo**..

a melhor saida e achar um uso alternativo e e mostra que da certo e é bom, ai passar para outro lugar, mas se esse cara tivesse ido exibir esse motor na china e japao quem sabe ele teria outro reconhecimento.

No EUA e fo**, la a industria do petroleo manda..

Compartilhar este post

Link para o post

excelente projeto, uma pena mesmo ninguem levar a serio.....

Compartilhar este post

Link para o post

como falaram

projetos assim nao sao levados a serio como deveriam

uma pena mesmo

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. só vai cair a ficha desses F D P quando o planeta estiver todo fudid*... aih sim vão atrás dessas tecnologias! =)

Compartilhar este post

Link para o post

kra esse motor a ar tah com kra de história de moto continuo.

O motar funciona com ar comprido(ateh ai blz) mas ele comprimir o ar atmosferico e mexer alguma coisa eu jah axu meio de mais.

A idéia do de motor a ar comprimido sim eh boa, mas naum acredito q ele próprio regarregue o cilindro, ainda mais em torno de 70% como ele falou, e ker chegar num rendimento de 100% pra min eh o velho conto do moto continuo, naum boto fé.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses petroleiros são fo** no mundo todo, os caras tem mta influência...

Pode ver que a culpa da fome no mundo agora é do Lula, devido aos incentivos à produção de alcool.

Os caras não admitem que a "mina" deles tá chegando ao fim.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe a pergunta

nao tenho o conhecimento... mas

memso tendo essa variaçao de temp e pressao no ar que ele tira da atm.

apos feito o uso dele para o motor... quando ele sai.. ainda pode ser utilizado???

respirado e td mais

Compartilhar este post

Link para o post
desculpe a pergunta

nao tenho o conhecimento... mas

memso tendo essa variaçao de temp e pressao no ar que ele tira da atm.

apos feito o uso dele para o motor... quando ele sai.. ainda pode ser utilizado???

respirado e td mais

sim, pois o ar expelido é o ar atmosferico captado filtrado...

legal o projeto, mas uma autonomia de 100% é impossivel, talvez chege até os 80%. porem isso roubara boa parte da potencia produzida.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem muitas boas idéias. Já ouvi falar até de carro movido a água. O problema, fora esse da concorrência desleal dos donos do petróleo, é a idéia vingar e chegar a um nível de evolução e aceitação que torne interessante para o consumidor abandonar um belo motor a gasolina, com toda a tecnologia, e partir para uma solução alternativa.

Os carros elétricos estão aí. No exterior já há alguns e praticamente todos os fabricantes estão trabalhando em seus protótipos. Mas nunca vejo ninguém comentar...

Com certeza o petróleo está com os dias contados, não tanto pelo seu esgotamento (acho que ainda existem muito e ainda encontrarão muitas jazidas, na minha opinião), mas pelas regulamentações ambientais que se tornarão cada vez mais severas, efeito estufa, aumenta da conscientização ecológica etc., etc.

Acredito que quem ocupará o lugar do motor a gasolina seja mesmo o elétrico.

É aguardar pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

fo** msm... projetos bacanas como esse não são levados em conta... pq os fdp tem q ganhar $$ com combustivel....começando pelo proprio governo.. q ganha uma boa grana em impostos sobre petroleo...

tem um projeto assim tbm de um Inglês... ex engenheiro de F1...

Compartilhar este post

Link para o post
Existem muitas boas idéias. Já ouvi falar até de carro movido a água. O problema, fora esse da concorrência desleal dos donos do petróleo, é a idéia vingar e chegar a um nível de evolução e aceitação que torne interessante para o consumidor abandonar um belo motor a gasolina, com toda a tecnologia, e partir para uma solução alternativa.

Os carros elétricos estão aí. No exterior já há alguns e praticamente todos os fabricantes estão trabalhando em seus protótipos. Mas nunca vejo ninguém comentar...

Com certeza o petróleo está com os dias contados, não tanto pelo seu esgotamento (acho que ainda existem muito e ainda encontrarão muitas jazidas, na minha opinião), mas pelas regulamentações ambientais que se tornarão cada vez mais severas, efeito estufa, aumenta da conscientização ecológica etc., etc.

Acredito que quem ocupará o lugar do motor a gasolina seja mesmo o elétrico.

É aguardar pra ver.

os USA já estão fabricando veículos a hdrogenio (principalmente os SUV q consomem horrores).... se pensar bem, já é alguma coisa! hidrogenio é mais sussa de ocnseguir (do q petroleo) :legal:

O lance é a gente bolar um esquema.. de fazer um motor desse... e fazer um DIY! Eu não me incomodaria de ter um carro de 70HP movido à ar pro trabalho e facul diariamente! Ainda usaria meu velho "papa-cachaça".. mas seria soh rpa levar o som e talz.. [¨]

E aih.. alguem se arrisca num palpite sobre o funcionamento desse motor? Ou teria mais informações?! =)

Pode ver que a culpa da fome no mundo agora é do Lula, devido aos incentivos à produção de alcool.

Galera é fo**... procura sempre algum argumento pra vender seus petróleos... como se todo mundo fosse viver chupando cana! =P

Como já dizia raul seixas:

Diga seu doutor as novidades

Já faz tempo que eu espero uma chamada do senhor

Eu gastei o pouco que eu tinha

Mas plantei aquela cana que o senhor me encomendou

Estou confuso e quero ouvir sua palavra

Sobre tanta coisa estranha acontecendo sem parar

Por que é que o posto anda comprando tanta cana

Se o estoque do boteco já está pra terminar

Derramar cachaça em automóvel

É a coisa mais sem graça de que eu já ouvi falar

Por que gastar assim nossa alegria

Já sabendo que o álcool também vai ter que acabar

Veja o poeta inspirado em Coca-Cola

Que poesia mais estranha ele iria expressar

É triste ver que tudo isso é real

Porque assim como os poetas todos temos que sonhar

É triste ver que tudo isso é real

Porque assim como os poetas todos temos que sonhar

(Movido à alcool - Raul Seixas) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

O tiozão "reinventou a roda"...

Tem um projeto de um motor francês, se não estou enganado, com o mesmo princípio... Ar pressurizado injetado no ar comprimido ( E quente ) do cilindro perto do PMS, empurra o pistão pq ele ocupará um maior volume dada a "aquecida" nele. Nada de mais.

Outra... 100% de rendimento será um pouco distante ainda ( humanamente improvável, até agora... )

Mais que 100% quem sabe puxando um... Injetando... Ou... Sei lá.

[^]

Lei de conservação de energia. Uma das mais FDP pra se "driblar". Algo semelhante à gravidade. :(

A idéia não é má... Assim como motores "movidos à água".

Funcionam... Mas estão um pouco distantes do que o mundo toma por base um "motor automotivo".

Carros elétricos funcionam... BEM. Mas tem uma autonomia pífia perto do tempo de recarga que eles necessitam estar parados.

Carros à hidrogênio tmb é legal... Mas ainda é relativamente caro extrair/produzir hidrogênio ( Por hidrólise pq usa muita energia elétrica por, reação química pq gera resíduos sólidos - sais... ).

Carros movidos a "biocombustíveis" ainda não se sabe o impacto disso no mercado alimentício.

Carros movidos à luz solar, só os experimentais. A tecnologia de células solares é "podre" para o tanto de energia que um manco normal necessita.

Gasogênio??? Beleza!!! Qualquer tranqueira seria combustível!!! Mas deixaria cinzas e fumaça pra tudo quanto é canto!!! *rs*

O que nos resta?

Estudar... Continuar estudando...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...