Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Tópico De Assuntos Diversos

Recommended Posts

Olá pessoal, estou criando este tópico pro pessoal postar dúvidas, comentários e observações que não caberiam em algum tópico, ou que não justificariam a criação de um específico.

 

O que postar aqui?

 

- Dúvidas rápidas, que talvez já tenham sido respondidas em algum lugar

- Comentários

- Recados

- Off Topics*

 

Quanto aos Offs, evitem poluir o tópico com brincadeiras. Os moderadores vão ficar de olho aqui, caso o tópico fique muito poluído, vão dar uma limpada. Vamos evitar a zona, ok? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima iniciativa Kleber, apoio completamente, ah e quem criar tópicos bestas que podem ser resolvidos por aqui rapidamente, serão apagados hein, só avisando.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ótima iniciativa Kleber, apoio completamente, ah e quem criar tópicos bestas que podem ser resolvidos por aqui rapidamente, serão apagados hein, só avisando.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Ok pessoal ! sou novo no forum, mas já algum tempo venho acompanhando

o bate papo da galera que por sinal é show, e assim tirando minhas duvidas, e agora quero trocar umas idéias e tentar aprimorar o pouco ou quase nada do

me conhecimento... Gosto muito e sou amante de som em geral... nas horas vagas brinco um pouco com meus equipamentos.

 

Vamos ou assunto, a algum tempo ví um tópico relacionado a cáixas de sub- graves e ogora estou planejando montar um som que me sirva pra usar em um reboque "pras fárras" e que dê pra alugar pra festas e dences (coisa pequena).

Tenho 2 wpu 1805 e 2 audium 800w rms ambos os pares de 18" só que estou

naquele velho dilema QUE CAIXA USAR? não tenho programas de simulação de

parâmetros aí q fica difício... :banghead

 

bom gostei muito de uma caixa que é como se fosse uma mistura de turbo bass

com dutada e gostaria de saber opiniões sobre ela e se ela daria um bom rendimento com meus falantes (mas posso substituí-los no futuro)...

post-27-1209572895.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ótima iniciativa Kleber, apoio completamente, ah e quem criar tópicos bestas que podem ser resolvidos por aqui rapidamente, serão apagados hein, só avisando.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Ok pessoal ! sou novo no forum, mas já algum tempo venho acompanhando

o bate papo da galera que por sinal é show, e assim tirando minhas duvidas, e agora quero trocar umas idéias e tentar aprimorar o pouco ou quase nada do

me conhecimento... Gosto muito e sou amante de som em geral... nas horas vagas brinco um pouco com meus equipamentos.

 

Vamos ou assunto, a algum tempo ví um tópico relacionado a cáixas de sub- graves e ogora estou planejando montar um som que me sirva pra usar em um reboque "pras fárras" e que dê pra alugar pra festas e dences (coisa pequena).

Tenho 2 wpu 1805 e 2 audium 800w rms ambos os pares de 18" só que estou

naquele velho dilema QUE CAIXA USAR? não tenho programas de simulação de

parâmetros aí q fica difício... :banghead

 

bom gostei muito de uma caixa que é como se fosse uma mistura de turbo bass

com dutada e gostaria de saber opiniões sobre ela e se ela daria um bom rendimento com meus falantes (mas posso substituí-los no futuro)...

Sim Arleysom seus woofers dariam muito bem nessa caixa, ela dá um grave e subgrave muito forte cara, mas nos conte aí o que vc tem a mais fora os WPU e os Audium.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

Sim Arleysom seus woofers dariam muito bem nessa caixa, ela dá um grave e subgrave muito forte cara, mas nos conte aí o que vc tem a mais fora os WPU e os Audium.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Ogrigado pela atenção e me desculpem a demora e que meu feriado foi puchado

(muita cerveja) []-[] ...

 

Amigo Charles vc pode me explicar como faço pra postar várias fotos e com

boa qualidade!

 

Como disse sou um pouco curioso e entendo um pouco de eletrônica, os aplificadores estou montando em casa (fundo de quintal), bobinamos transformadores e outras coisinhas mais relacionadas a eletro-eletronica;

mas na verdade sou técnico em manutenção elétrica industrial e trabalho na acumuladores moura S/A (beterias automotivas).

 

Mas já compreia alguns periféricos vejam só:

 

EQUALIZADOR GRAPHIC EQS 10 VOXMAN

ECHOVERB DIGITAL DELAY VOXMAN

PARAMETRIC CROSSOVER C520 5 VIAS STEREO VOXMAN

MIX LL 4 CANAIS ( mas vou trocar por outra com mais canais)

Vou usar computador pra embalar as músicas (programa virtual dj)

2 woofer's 15" novic

o resto vem depois... $$$$, kkk

 

vamos lá galera opinem! a opinião de voces é muito importante.

 

Aí vai uma foto de uma potência em teste.

post-27-1209773903.jpg

Editado por arleysom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

Sim Arleysom seus woofers dariam muito bem nessa caixa, ela dá um grave e subgrave muito forte cara, mas nos conte aí o que vc tem a mais fora os WPU e os Audium.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Ogrigado pela atenção e me desculpem a demora e que meu feriado foi puchado

(muita cerveja) []-[] ...

 

Amigo Charles vc pode me explicar como faço pra postar várias fotos e com

boa qualidade!

 

Como disse sou um pouco curioso e entendo um pouco de eletrônica, os aplificadores estou montando em casa (fundo de quintal), bobinamos transformadores e outras coisinhas mais relacionadas a eletro-eletronica;

mas na verdade sou técnico em manutenção elétrica industrial e trabalho na acumuladores moura S/A (beterias automotivas).

 

Mas já compreia alguns periféricos vejam só:

 

EQUALIZADOR GRAPHIC EQS 10 VOXMAN

ECHOVERB DIGITAL DELAY VOXMAN

PARAMETRIC CROSSOVER C520 5 VIAS STEREO VOXMAN

MIX LL 4 CANAIS ( mas vou trocar por outra com mais canais)

Vou usar computador pra embalar as músicas (programa virtual dj)

2 woofer's 15" novic

o resto vem depois... $$$$, kkk

 

vamos lá galera opinem! a opinião de voces é muito importante.

 

Aí vai uma foto de uma potência em teste.

Num conheço esses produts citados por vc, prefiro deixar para quem os conhece responder se prestam ou não.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num conheço esses produts citados por vc, prefiro deixar para quem os conhece responder se prestam ou não.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Certo charles Ok! Sei que boa parte da galera nao curte som proficional e sim

som automotivo, mas vamos esquecer dos periféricos e voltar pro assunto das caixa.

 

O progeto original dessa caixa tem no VB traseiro 60 x 60 x 36,4 cm isso me dá 131,04 L e no VB frontal temos 60 x 60 x 50 cm = 180 L (valores internos), até aí tudo bem, pretendo usar compensado de 18mm, a caixa ficaria com 63,6 x 63,6

x 90 cm, só que eu queria abrir mão desses 3,6 x 3,6 e ficar com 60 x 60 x 90 cm

brutos, pra facilitar no empilhamento das 4 caixas no reboque (120 x 120 cm), isso

me daria uma perda de 15,26 L no VB traseiro e de 21 L no VB frontal, se alguem

que tenha programas de cálculo puder me ajudar em saber se a perda nessa modificação sería significativa usando WPU 1805 e qual seria essa perda em db's ?

 

ficaria muito agradecido OK!

 

Arley Som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num conheço esses produts citados por vc, prefiro deixar para quem os conhece responder se prestam ou não.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Certo charles Ok! Sei que boa parte da galera nao curte som proficional e sim

som automotivo, mas vamos esquecer dos periféricos e voltar pro assunto das caixa.

 

O progeto original dessa caixa tem no VB traseiro 60 x 60 x 36,4 cm isso me dá 131,04 L e no VB frontal temos 60 x 60 x 50 cm = 180 L (valores internos), até aí tudo bem, pretendo usar compensado de 18mm, a caixa ficaria com 63,6 x 63,6

x 90 cm, só que eu queria abrir mão desses 3,6 x 3,6 e ficar com 60 x 60 x 90 cm

brutos, pra facilitar no empilhamento das 4 caixas no reboque (120 x 120 cm), isso

me daria uma perda de 15,26 L no VB traseiro e de 21 L no VB frontal, se alguem

que tenha programas de cálculo puder me ajudar em saber se a perda nessa modificação sería significativa usando WPU 1805 e qual seria essa perda em db's ?

 

ficaria muito agradecido OK!

 

Arley Som

Nossa Arleysom, acabei de ver que vc é de Belo Jardim-PE cara, boa parte dá família do meu pai mora aí perto em Tupanatinga cara, que coincidência, depois que montar o som aí, quem sabe num posso dar uma passada na sua casa pra ver esse tipo de caixa tocando né.

 

A perda em litragem é bem significativa, mas no grave mesmo, acho que não vai mudar muito não, se mudar ao meu ver é pra melhor, pq vai ter um panadão maior, mais seco e mais forte, mais bem redondo ainda viu. Mais uma coisa, essas medidas de 60x60x50 já não externas não cara?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Nossa Arleysom, acabei de ver que vc é de Belo Jardim-PE cara, boa parte dá família do meu pai mora aí perto em Tupanatinga cara, que coincidência, depois que montar o som aí, quem sabe num posso dar uma passada na sua casa pra ver esse tipo de caixa tocando né.

 

A perda em litragem é bem significativa, mas no grave mesmo, acho que não vai mudar muito não, se mudar ao meu ver é pra melhor, pq vai ter um panadão maior, mais seco e mais forte, mais bem redondo ainda viu. Mais uma coisa, essas medidas de 60x60x50 já não externas não cara?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Claro amigo! ficamos próximos a Arco Verdo, só estou tentando economizar algum dinheiro dinheiro pra comprar a madeira, pelo menos uma vou fazer com certeza pra ver se presta.

 

Me dá umas dicas de como postar muitas fotos e com boa qualidade, só consigo postar as q pode anexar na resposta... [^]

 

Equanto as madidas são internas! só acrescenta os 3,6 cm da madeira.

 

vou tentar enviar por e-mail o projeto pra vc. pois nao consigo postar na resposta

 

OK!

 

ArleySom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Nossa Arleysom, acabei de ver que vc é de Belo Jardim-PE cara, boa parte dá família do meu pai mora aí perto em Tupanatinga cara, que coincidência, depois que montar o som aí, quem sabe num posso dar uma passada na sua casa pra ver esse tipo de caixa tocando né.

 

A perda em litragem é bem significativa, mas no grave mesmo, acho que não vai mudar muito não, se mudar ao meu ver é pra melhor, pq vai ter um panadão maior, mais seco e mais forte, mais bem redondo ainda viu. Mais uma coisa, essas medidas de 60x60x50 já não externas não cara?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Claro amigo! ficamos próximos a Arco Verdo, só estou tentando economizar algum dinheiro dinheiro pra comprar a madeira, pelo menos uma vou fazer com certeza pra ver se presta.

 

Me dá umas dicas de como postar muitas fotos e com boa qualidade, só consigo postar as q pode anexar na resposta... [^]

 

Equanto as madidas são internas! só acrescenta os 3,6 cm da madeira.

 

vou tentar enviar por e-mail o projeto pra vc. pois nao consigo postar na resposta

 

OK!

 

ArleySom.

Exato em ArcoVerde, sobre as fotos, posta no www.imageshack.us, e copia o 2º link acho eu e cola aqui na resposta, sobre o projeto manda por email mesmo cara.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oh Arleyson, entre nesse link que vc vai ver um projeto das subbass planar horn, mais correto e mais fácil de se fazer, pq tem uma explicação de medidas melhores, e ao meu ver, o que estou te enviando seria o projeto original, diferente do que pretendes fazer, segue abaixo o link de um tópico de um forúm sobre som profissional, internacional:

 

Link

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oh Arleyson, entre nesse link que vc vai ver um projeto das subbass planar horn, mais correto e mais fácil de se fazer, pq tem uma explicação de medidas melhores, e ao meu ver, o que estou te enviando seria o projeto original, diferente do que pretendes fazer, segue abaixo o link de um tópico de um forúm sobre som profissional, internacional:

 

Link

 

Abraços

 

Charles Rafael

Muito bom Charles!!!

 

Está bem mais claro o projeto e bem legal...

e sem aqueles quadrados das laterais que servem de alças; no projeto

que te enviei tinha 4 caixas internas que serviam para vedar as alças,

e aquilo já ocupava um espaço, certo? e assim ja perdia-mos litragem.

cada caixinha ocupava 5,8 L, total de 11,6 L no VB traseiro + 11,6 L no

no VB frontal.

 

Isso já pode me ajudar na ipótese de reduzir a caixa para 60 x 60 x 90

(medidas externas) e diminuir a perca de litros que eu teria na modificação do primeiro projeto, ou seja com as caixinhas internas.

 

Concordam ??? ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oh Arleyson, entre nesse link que vc vai ver um projeto das subbass planar horn, mais correto e mais fácil de se fazer, pq tem uma explicação de medidas melhores, e ao meu ver, o que estou te enviando seria o projeto original, diferente do que pretendes fazer, segue abaixo o link de um tópico de um forúm sobre som profissional, internacional:

 

Link

 

Abraços

 

Charles Rafael

Muito bom Charles!!!

 

Está bem mais claro o projeto e bem legal...

e sem aqueles quadrados das laterais que servem de alças; no projeto

que te enviei tinha 4 caixas internas que serviam para vedar as alças,

e aquilo já ocupava um espaço, certo? e assim ja perdia-mos litragem.

cada caixinha ocupava 5,8 L, total de 11,6 L no VB traseiro + 11,6 L no

no VB frontal.

 

Isso já pode me ajudar na ipótese de reduzir a caixa para 60 x 60 x 90

(medidas externas) e diminuir a perca de litros que eu teria na modificação do primeiro projeto, ou seja com as caixinhas internas.

 

Concordam ??? ;)

Concordo completamente Arleyson, e que bom que vc gostou do projeto que indiquei, que como vc mesmo falou, bem mais fácil de se entender, mais e aí quando vai meter a mão na massa cara pra fazer as caixas?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo completamente Arleyson, e que bom que vc gostou do projeto que indiquei, que como vc mesmo falou, bem mais fácil de se entender, mais e aí quando vai meter a mão na massa cara pra fazer as caixas?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Talvez dia 5, é quando recebo o cacau $$$$...

e é o tempo que chega a parafusadeira q comprei...

 

Ví muitos projetos de caixas de médio grave e médio, mas estou com dúvidas,

ainda nao encontrei uma ideal.

 

Alguem me indica uma...

 

Vejam essa! o que acham?

post-27-1210528614.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo completamente Arleyson, e que bom que vc gostou do projeto que indiquei, que como vc mesmo falou, bem mais fácil de se entender, mais e aí quando vai meter a mão na massa cara pra fazer as caixas?

 

Abraços

 

Charles Rafael

Talvez dia 5, é quando recebo o cacau $$$$...

e é o tempo que chega a parafusadeira q comprei...

 

Ví muitos projetos de caixas de médio grave e médio, mas estou com dúvidas,

ainda nao encontrei uma ideal.

 

Alguem me indica uma...

 

Vejam essa! o que acham?

Hum, pelo que vejo, caixa selada pra falante de 18" no fundo, e outra na frente pra 2 de 12" né isso?! Na teoria ali o de 18", tá como se fosse numa caixa BP6ª ordem, mas sem o duto do blaffe do falante, pelo menos não visualmente, o bom ao meu ver dessa caixa, seria em relação ao espaço oucupado, mas em força, perderia bastante pra subbss planar horn nos de 18" ou 15", e os MG em, cornetada, lembrando que essa é minha opnião, e eu não sou nenhum expert, só estudo sempre que posso o assunto de som automotivo e profissional em geral.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum, pelo que vejo, caixa selada pra falante de 18" no fundo, e outra na frente pra 2 de 12" né isso?! Na teoria ali o de 18", tá como se fosse numa caixa BP6ª ordem, mas sem o duto do blaffe do falante, pelo menos não visualmente, o bom ao meu ver dessa caixa, seria em relação ao espaço oucupado, mas em força, perderia bastante pra subbss planar horn nos de 18" ou 15", e os MG em, cornetada, lembrando que essa é minha opnião, e eu não sou nenhum expert, só estudo sempre que posso o assunto de som automotivo e profissional em geral.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Pelo o que eu entendí a caixa para os dois de 12" é que é selada, já a do falante maior, creio eu, que por trás da caixa selada dos de 12" é feito tipo um L, e o duto

fica abaixo da caixa dos falantes menores.

 

VC tem toda razão!!! se eu já vou ter as sub's planar horn seria perda de tempo

construir essa caixa com mais um subgrave... equanto aos de 12" não teria o mesmo rendimento do que em uma cornetada.

 

Seria viável construír caixas de médio grave para operar nas faixas de

300 Hz - 1 khz e utilizar drives para médios até 2.5 khz... ou o grave das planar horn cobreriam os médios ???

 

Quero projetar um som que possa utilizar as 5 vias do meu crossover...

 

LOW, LOW/MID, MIDLE, MID/HIGH, HIGH . crítico vai ser projetar caixas pra todas essas vias. :pirou:

 

Vou comessar nas planar's horn e um dia chego lá...

 

Abraços Arley Som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum, pelo que vejo, caixa selada pra falante de 18" no fundo, e outra na frente pra 2 de 12" né isso?! Na teoria ali o de 18", tá como se fosse numa caixa BP6ª ordem, mas sem o duto do blaffe do falante, pelo menos não visualmente, o bom ao meu ver dessa caixa, seria em relação ao espaço oucupado, mas em força, perderia bastante pra subbss planar horn nos de 18" ou 15", e os MG em, cornetada, lembrando que essa é minha opnião, e eu não sou nenhum expert, só estudo sempre que posso o assunto de som automotivo e profissional em geral.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Pelo o que eu entendí a caixa para os dois de 12" é que é selada, já a do falante maior, creio eu, que por trás da caixa selada dos de 12" é feito tipo um L, e o duto

fica abaixo da caixa dos falantes menores.

 

VC tem toda razão!!! se eu já vou ter as sub's planar horn seria perda de tempo

construir essa caixa com mais um subgrave... equanto aos de 12" não teria o mesmo rendimento do que em uma cornetada.

 

Seria viável construír caixas de médio grave para operar nas faixas de

300 Hz - 1 khz e utilizar drives para médios até 2.5 khz... ou o grave das planar horn cobreriam os médios ???

 

Quero projetar um som que possa utilizar as 5 vias do meu crossover...

 

LOW, LOW/MID, MIDLE, MID/HIGH, HIGH . crítico vai ser projetar caixas pra todas essas vias. :pirou:

 

Vou comessar nas planar's horn e um dia chego lá...

 

Abraços Arley Som.

Agora que percebi que aquele duto ali, é do woofer de traz, ah então com certeza é um projeto puxado pra uma BP6ªordem mesmo, mas sobre as montagens, mete planar horn mesmo, e cornetada, Arley eu faria os MG descerem até os 80hz, pq dos 100hz pra cima as planar horn devem ficar fracas, no caso não indico vc usar esse set de 05 vias, ah não ser que tenhas alimentação e muita, mais muita grana disponível pra gastar com diversos modúlos e falantes, um set 05 vias poderia ser:

 

4 Woofers de 18" nas Planar Horn 30hz até 80hz

4 Woofers de 15" em Turbo Bass de 60hz até 250hz

4 Woofers de 10" em selada 250hz até 800hz

2 Drivers de 2" 800hz até 8Khz

2 ST 8khz pra cima

 

mas eu te indico a montar esse set que ficará bem mais em conta, e vai tocar muito bem:

 

4 Woofers de 18" nas Planar 40hz até 80hz

4 Woofers de 12" em cornetada 80hz até 1,2Khz

2 Drivers TI de 2" 1,2Khz pra cima

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora que percebi que aquele duto ali, é do woofer de traz, ah então com certeza é um projeto puxado pra uma BP6ªordem mesmo, mas sobre as montagens, mete planar horn mesmo, e cornetada, Arley eu faria os MG descerem até os 80hz, pq dos 100hz pra cima as planar horn devem ficar fracas, no caso não indico vc usar esse set de 05 vias, ah não ser que tenhas alimentação e muita, mais muita grana disponível pra gastar com diversos modúlos e falantes, um set 05 vias poderia ser:

 

4 Woofers de 18" nas Planar Horn 30hz até 80hz

4 Woofers de 15" em Turbo Bass de 60hz até 250hz

4 Woofers de 10" em selada 250hz até 800hz

2 Drivers de 2" 800hz até 8Khz

2 ST 8khz pra cima

 

mas eu te indico a montar esse set que ficará bem mais em conta, e vai tocar muito bem:

 

4 Woofers de 18" nas Planar 40hz até 80hz

4 Woofers de 12" em cornetada 80hz até 1,2Khz

2 Drivers TI de 2" 1,2Khz pra cima

 

Abraços

 

Charles Rafael

Grana!!! Vixe!!! Aí é onde está o problema, kkkk

 

Como já tinha dito, esse som vai ser alimentado por 220v~ , os amplificadores eu mesmo monto, as caixas também, os auto falantes consigo na base do “rolo” troco e vendo, e assim vai...Caso contrário não seria possível esse meu sonho. Estou montando duas potências que juntas vão me gerar ums 4600 wrms 2Ω isso dividido em 4 canais.

 

O meu crossover ele é de 5 vias estéreo:

LOW 20Hz-300Hz, LOW/MID 90Hz-1Khz, MID 150Hz-2.5Khz, MID/HIGH 800Hz-8Khz

HIGH 2Khz-20Khz

 

Dessas 5 vias eu posso unir o médio/grave + médio + médio/agudo + agudo

E torna-las uma única via, ou seja tenho a opção de usar 2 vias, 3 vias, 4 vias e 5 vias desse crossover (voxmam C520), a única via que é independente é a LOW.

 

Vou pesquisar umas caixas MG e M que me dêem um bom resultado e q se encaixe com os meus propósitos (alugar para festas e num futuro próximo usa-las em um reboque)... mas posso começar com 3 vias.

 

Sua sugestão de set's ficou muito legal :legal:

 

Charles! Parece q é só a gente que troca idéias nesse tópico! O q houve com o povo? Se tiver idéias me passa valeu!

 

Abraços! Arley Som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora que percebi que aquele duto ali, é do woofer de traz, ah então com certeza é um projeto puxado pra uma BP6ªordem mesmo, mas sobre as montagens, mete planar horn mesmo, e cornetada, Arley eu faria os MG descerem até os 80hz, pq dos 100hz pra cima as planar horn devem ficar fracas, no caso não indico vc usar esse set de 05 vias, ah não ser que tenhas alimentação e muita, mais muita grana disponível pra gastar com diversos modúlos e falantes, um set 05 vias poderia ser:

 

4 Woofers de 18" nas Planar Horn 30hz até 80hz

4 Woofers de 15" em Turbo Bass de 60hz até 250hz

4 Woofers de 10" em selada 250hz até 800hz

2 Drivers de 2" 800hz até 8Khz

2 ST 8khz pra cima

 

mas eu te indico a montar esse set que ficará bem mais em conta, e vai tocar muito bem:

 

4 Woofers de 18" nas Planar 40hz até 80hz

4 Woofers de 12" em cornetada 80hz até 1,2Khz

2 Drivers TI de 2" 1,2Khz pra cima

 

Abraços

 

Charles Rafael

Grana!!! Vixe!!! Aí é onde está o problema, kkkk

 

Como já tinha dito, esse som vai ser alimentado por 220v~ , os amplificadores eu mesmo monto, as caixas também, os auto falantes consigo na base do “rolo” troco e vendo, e assim vai...Caso contrário não seria possível esse meu sonho. Estou montando duas potências que juntas vão me gerar ums 4600 wrms 2Ω isso dividido em 4 canais.

 

O meu crossover ele é de 5 vias estéreo:

LOW 20Hz-300Hz, LOW/MID 90Hz-1Khz, MID 150Hz-2.5Khz, MID/HIGH 800Hz-8Khz

HIGH 2Khz-20Khz

 

Dessas 5 vias eu posso unir o médio/grave + médio + médio/agudo + agudo

E torna-las uma única via, ou seja tenho a opção de usar 2 vias, 3 vias, 4 vias e 5 vias desse crossover (voxmam C520), a única via que é independente é a LOW.

 

Vou pesquisar umas caixas MG e M que me dêem um bom resultado e q se encaixe com os meus propósitos (alugar para festas e num futuro próximo usa-las em um reboque)... mas posso começar com 3 vias.

 

Sua sugestão de set's ficou muito legal :legal:

 

Charles! Parece q é só a gente que troca idéias nesse tópico! O q houve com o povo? Se tiver idéias me passa valeu!

 

Abraços! Arley Som.

Hum bem interessante Arley seu crossover, sobre os 2 amplis. ao meu ver vai ficar algo bem legal, vc poderá ligar os 4 de 18" em 1 dos amplis. ligando 2 de 18" em cada bridge, e no outro modúlo, poderá usar tipo, os 4 de 12" em uma bridge e os 2 TI em paralelo na outra bridge, o que seu modúlo deverá mandar pors TI uns 300w.rms por aí, o que é muito, mas basta corta-los um pouco mais alto, um corte em 2Khz no minímo. Será que num tem como tu montar um ampli 2 canais de 2ohms de uns 200w.rms cada canal pra deixar só os drivers nele? Pq assim ficaria melhor, pra evitar queimas nos mesmos.

 

Cara sobre os MG e M, indico algo como 4 Oversound 12-400, que tem bom custo benefício, vc pdoeria usa-los no projeto da caixa cornetada dá Hinor que foi projetada pros HPL, entra lá no site deles na parte de projetos e verás lá o projeto de cornetada, eu até fiz um desenho 3D no google sketchup seguindo a idéia dá mesma, e usando 4 Subs de 18" nas planar horn, abaixo vc poderá baixar o projeto completo caso vc tenha o google aí, ou então ver as foto. Ah os 2 TI de 2" podem ser os Oversound DTI 9950, que tem bobina de 4" e custam bem pouco, com certeza só 2 delas, acompanham os 4 de 18" mas se precisar de mais voz, daí mete 2, mas deixa as 4 bem reguladas, pra não tocar tão forte.

 

Projeto3d

 

Foto

 

Realmente a galera anda muito parada em relação a esse tópico em especial.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Abraços! Arley Som.

Hum bem interessante Arley seu crossover, sobre os 2 amplis. ao meu ver vai ficar algo bem legal, vc poderá ligar os 4 de 18" em 1 dos amplis. ligando 2 de 18" em cada bridge, e no outro modúlo, poderá usar tipo, os 4 de 12" em uma bridge e os 2 TI em paralelo na outra bridge, o que seu modúlo deverá mandar pors TI uns 300w.rms por aí, o que é muito, mas basta corta-los um pouco mais alto, um corte em 2Khz no minímo. Será que num tem como tu montar um ampli 2 canais de 2ohms de uns 200w.rms cada canal pra deixar só os drivers nele? Pq assim ficaria melhor, pra evitar queimas nos mesmos.

 

Cara sobre os MG e M, indico algo como 4 Oversound 12-400, que tem bom custo benefício, vc pdoeria usa-los no projeto da caixa cornetada dá Hinor que foi projetada pros HPL, entra lá no site deles na parte de projetos e verás lá o projeto de cornetada, eu até fiz um desenho 3D no google sketchup seguindo a idéia dá mesma, e usando 4 Subs de 18" nas planar horn, abaixo vc poderá baixar o projeto completo caso vc tenha o google aí, ou então ver as foto. Ah os 2 TI de 2" podem ser os Oversound DTI 9950, que tem bobina de 4" e custam bem pouco, com certeza só 2 delas, acompanham os 4 de 18" mas se precisar de mais voz, daí mete 2, mas deixa as 4 bem reguladas, pra não tocar tão forte.

 

Projeto3d

 

Foto

 

Realmente a galera anda muito parada em relação a esse tópico em especial.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Hammm! Charles parece que minhas idéias estão batendo com as suas []-[]

que legal !!!

 

Um dos amplificadores está projetado para render ums 1400w+1400w rms 2 homs

isso vai depender do trafo que eu usar pra fonte, este já é certo para empurrar os

4 de 18". Enquanto ou outro vai me render ums 800w+800W rms 2 homs, este eu reservei para os MG, e mais pra frente vou providênciar outro talvez igual ao de

800w+800W pra empurrar só médios e drives... mais pra frente vai dar pra montar um set 4 vias... depois do meu casamento em dezembro, aí aja $$$$. kkk

 

Minino!!! enquanto ao empilhamento do desenho q tú fez, era do geito q eu imaginava... pra dar certo o que eu citei acima, eu já tinha imagina o seguinte: decer um pouquinho mais a frequência dos MG, e usar caixas cornetadas talvez com falantes de 10" mais específicas pra mádios nas laterais abaixo das cornetas (ums 4 de 10", 2 de cada lado),assim utilizaria 2 drives em uma frequência mais alta e já era suficiente. Um DTI9950 dá pra compra dois woofer de 10" bom.

 

Enquanto as caixas de MG eu tinha visto umas parecidas com as q vc me indicou ,

é um projeto da snake, veja ai...

 

http://www.snakepro.com/pdf/proj/projeto_12_02.pdf

 

Que me diz?

 

Abraços! Arley Som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum bem interessante Arley seu crossover, sobre os 2 amplis. ao meu ver vai ficar algo bem legal, vc poderá ligar os 4 de 18" em 1 dos amplis. ligando 2 de 18" em cada bridge, e no outro modúlo, poderá usar tipo, os 4 de 12" em uma bridge e os 2 TI em paralelo na outra bridge, o que seu modúlo deverá mandar pors TI uns 300w.rms por aí, o que é muito, mas basta corta-los um pouco mais alto, um corte em 2Khz no minímo. Será que num tem como tu montar um ampli 2 canais de 2ohms de uns 200w.rms cada canal pra deixar só os drivers nele? Pq assim ficaria melhor, pra evitar queimas nos mesmos.

 

Cara sobre os MG e M, indico algo como 4 Oversound 12-400, que tem bom custo benefício, vc pdoeria usa-los no projeto da caixa cornetada dá Hinor que foi projetada pros HPL, entra lá no site deles na parte de projetos e verás lá o projeto de cornetada, eu até fiz um desenho 3D no google sketchup seguindo a idéia dá mesma, e usando 4 Subs de 18" nas planar horn, abaixo vc poderá baixar o projeto completo caso vc tenha o google aí, ou então ver as foto. Ah os 2 TI de 2" podem ser os Oversound DTI 9950, que tem bobina de 4" e custam bem pouco, com certeza só 2 delas, acompanham os 4 de 18" mas se precisar de mais voz, daí mete 2, mas deixa as 4 bem reguladas, pra não tocar tão forte.

 

Projeto3d

 

Foto

 

Realmente a galera anda muito parada em relação a esse tópico em especial.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Hammm! Charles parece que minhas idéias estão batendo com as suas []-[]

que legal !!!

 

Um dos amplificadores está projetado para render ums 1400w+1400w rms 2 homs

isso vai depender do trafo que eu usar pra fonte, este já é certo para empurrar os

4 de 18". Enquanto ou outro vai me render ums 800w+800W rms 2 homs, este eu reservei para os MG, e mais pra frente vou providênciar outro talvez igual ao de

800w+800W pra empurrar só médios e drives... mais pra frente vai dar pra montar um set 4 vias... depois do meu casamento em dezembro, aí aja $$$$. kkk

 

Minino!!! enquanto ao empilhamento do desenho q tú fez, era do geito q eu imaginava... pra dar certo o que eu citei acima, eu já tinha imagina o seguinte: decer um pouquinho mais a frequência dos MG, e usar caixas cornetadas talvez com falantes de 10" mais específicas pra mádios nas laterais abaixo das cornetas (ums 4 de 10", 2 de cada lado),assim utilizaria 2 drives em uma frequência mais alta e já era suficiente. Um DTI9950 dá pra compra dois woofer de 10" bom.

 

Enquanto as caixas de MG eu tinha visto umas parecidas com as q vc me indicou ,

é um projeto da snake, veja ai...

 

http://www.snakepro.com/pdf/proj/projeto_12_02.pdf

 

Que me diz?

 

Abraços! Arley Som.

Que bom que nossa idéia tão parecidas.

 

Sobre esse ampli 1400+1400, pense bem cara, se puder fazer render uns 2000w, faz com os 2000w pq assim os woofers vão tá super bem alimentados, evitando distorção. Já o outro de 800+800 tá correto, assim pode colocar 2 de 12" em cada canal, e no outro no futuro, 4 bons drivers de 2".

 

Já sobre esse lance dos woofers de 10" num entendi não viu cara, pelo que entendi vc queria montar era com 4 de 10" e não com 4 de 12", e com drivers e ST, seria isso?

 

Sobre a caixa que vc colocou o link, num deu pra acessar aqui, mas eu conheço sim, o negócio é que não a indiquei pq ela me parece bem difícil de se montar né, o que ao meu ver dificulta pra qualquer pessoa, até pra quem é profissional na área, por isso prefiro a da Hinor, diminuindo algumas medidas.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que bom que nossa idéia tão parecidas.

 

Sobre esse ampli 1400+1400, pense bem cara, se puder fazer render uns 2000w, faz com os 2000w pq assim os woofers vão tá super bem alimentados, evitando distorção. Já o outro de 800+800 tá correto, assim pode colocar 2 de 12" em cada canal, e no outro no futuro, 4 bons drivers de 2".

 

Já sobre esse lance dos woofers de 10" num entendi não viu cara, pelo que entendi vc queria montar era com 4 de 10" e não com 4 de 12", e com drivers e ST, seria isso?

 

Sobre a caixa que vc colocou o link, num deu pra acessar aqui, mas eu conheço sim, o negócio é que não a indiquei pq ela me parece bem difícil de se montar né, o que ao meu ver dificulta pra qualquer pessoa, até pra quem é profissional na área, por isso prefiro a da Hinor, diminuindo algumas medidas.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Olha!!! veja o desenho que fiz... não tá muito bom não mas dá pra entender.

 

http://img508.imageshack.us/my.php?image=paredoym5.png

 

O que me diz [¨] ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que bom que nossa idéia tão parecidas.

 

Sobre esse ampli 1400+1400, pense bem cara, se puder fazer render uns 2000w, faz com os 2000w pq assim os woofers vão tá super bem alimentados, evitando distorção. Já o outro de 800+800 tá correto, assim pode colocar 2 de 12" em cada canal, e no outro no futuro, 4 bons drivers de 2".

 

Já sobre esse lance dos woofers de 10" num entendi não viu cara, pelo que entendi vc queria montar era com 4 de 10" e não com 4 de 12", e com drivers e ST, seria isso?

 

Sobre a caixa que vc colocou o link, num deu pra acessar aqui, mas eu conheço sim, o negócio é que não a indiquei pq ela me parece bem difícil de se montar né, o que ao meu ver dificulta pra qualquer pessoa, até pra quem é profissional na área, por isso prefiro a da Hinor, diminuindo algumas medidas.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Olha!!! veja o desenho que fiz... não tá muito bom não mas dá pra entender.

 

http://img508.imageshack.us/my.php?image=paredoym5.png

 

O que me diz [¨] ?

Hum, saquei, mas acho que os 4 de 10" ali nem seria algo tão importante sabe, pq se for pra coloca-los, eu iria logo com 4 woofers de 15", ao invez de 4 de 12", já pensando num set maior no futuro, fazendo aquilo que indiquei caso vc quizesse usar as 5 vias do teu crossover, sinceramente falando, coloca só 4 de 18" que já tens, e 4 de 12", bons, tocando de 80hz até 1200hz.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É!!! quando eu for começar a fazer as plana's horn's eu te aviso...

 

A base vai ser elas, que é o mais complicado, depois eu quebro a cabeça com MG.

 

Ok? Valeu pela atenção Charles, no que eu puder ajudar estou na área...

 

Arley Som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É!!! quando eu for começar a fazer as plana's horn's eu te aviso...

 

A base vai ser elas, que é o mais complicado, depois eu quebro a cabeça com MG.

 

Ok? Valeu pela atenção Charles, no que eu puder ajudar estou na área...

 

Arley Som.

Blz Arely Som.

 

Abraços

 

Charles Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...