Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarcosSantiago

Som Só Liga Com Carro Ligado

Recommended Posts

Pessoal sou novo aqui e estou com uma dúvida boba. Espero que possam me ajudar. Meu carro é um Renault Logan, que já vem com a fiação para o som toda pronta. Conectei nas portas e na traseira os quatro alto-falantes Bravox Triaxial de 5”. Foi muito simples, só conectar os plugs e parafusar. No entanto a conexão do toca disco é que me deixou com dúvida se fiz certo.

 

O conector que vem no carro tem os fios ligados nas seguintes posições:

 

----------- |o o|

----------- |o o| vermelho

----------- |o o| azul/branco

amarelo |o o| preto

 

O conector do som SONY CDX-GT417UX tem os seguintes fios:

 

Amarelo: para ser ligado a +12V energizado permanentemente;

Vermelho: para ser ligado a +12V energizado qdo a chave de ignição é acionada;

Preto: para ser ligado a um ponto metálico do carro. (Este aqui é o fio negativo?

Azul: para caixa de controle da antena elétrica.

 

Pluguei os conectores de forma que ficou ligado amarelo no amarelo, vermelho no vermelho, preto no preto e azul no azul/branco.

 

O Problema é que o som só funciona quando o carro está com a chave na ignição e virada ao menos na posição acessórios. E quando desligo o carro as memórias do som ficam apagadas.

 

Li em outros tópicos que deve-se ligar o vermelho e amarelo juntos, mas em qual fio do conector do carro? No vermelho ou no amarelo do carro?

 

Ou será que devo ligar o amarelo do som no vermelho do carro e o vermelho do som no amarelo do carro?

 

Agradeço pela ajuda de todos. Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simples: (pequena explicaçãozinha :P)

 

o amarelo deve estar ligado sempre na bateria, indiferente do carro ligado ou desligado, ele deve estar sendo alimentado pela bateria.

 

o vermelho pode ser ligado direto a bateria OU a algum fio que venha da ignição, o que isso muda? se ele estiver ligado diretamente a bateria (assim como o amarelo), o cd player vai funcionar com o carro ligado E desligado. Se estiver conectado a um fio que vem da ignição, o cd player vai funcionar SOMENTE se o carro estiver ligado (ou a chave estiver virana na posição inicial). Ele tambem pode ser conectado ao seu alarme (se o mesmo tiver alguma AUX), ai quando vc aciona o alarme, o som desliga e só volta a ligar assim que o alarme for desativado (voltado a tocar do ponto aonde estava a musica.), caso deseje fazer isso, vc deve se informar, se seu alarme não for original do carro, é 90% de chance que isso seja possivel (visto que hj em dia a maioria dos alarmes tem saidas AUX, os novos da Kaori tem até 3 AUX, para alguns outros modelos, eh preciso fazer um esqueminha com reles..).

 

o preto é o negativo (terra, GND..)

 

o azul é o remote.

 

 

 

 

O que está acontecendo?

 

o amarelo nao está conectado dirtamente a bateria, e sim a alguma alimentação posterior a ignição.

 

 

 

 

O que fazer?

 

puxe um fio da bateria ou da caixa de fusiveis até o cd player, nele vc liga o amarelo e o vermelho e pronto.

 

Ps. experimenta inverter o amarelo com o vermelho no conector.

 

 

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simplificando.

Ta ligado errado.

Pegue o fio Amarelo e o fio Vermelho e ligue juntos no Fio que vem direto da

bateria sem passar pela ignição, (Se quiser poder ligar o som sem ter que virar a chave é claro). Caso não tenha aconselho por um fusivel de 10A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza, entendi as explicações, mas me digam uma coisa: esse fio que vem direto do positivo da bateria, que eu creio que vá para a caixa de fusíveis e de lá para aquele cabo que está lá no painel central para ligar no som bateria, no caso do Logan, é o vermelho ou o amarelo?

 

Pela lógica e de acordo com o manual do som, era pra ser o amarelo, mas como liguei cada qual na sua respectiva cor, acho que o que vem da bateria é o vermelho e o amarelo deve vir da ignição.

 

Como o Bramer falou, posso apenas inverter e ligar o amarelo/som no vermelho/carro e o vermelho/som no amarelo/carro sem perigo de danificar a parte elétrica né?

 

E se eu fizer isso estou entendendo que o som continuará a ligar somente com a chave virada na ignição, porém passando a manter a memória do som energizada, é isso?

 

E caso eu queira que o som fique ligado, independente da ignição eu devo ligar os fios amarelo e vermelho do som, juntos no fio positivo que vem da bateria. Só falta confirmar se no Logan é o vermelho e não o amarelo. Posso testar como relatei acima, seguindo suas dicas, sem risco de danificar a parte elétrica tanto do carro quanto do som né?

 

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

O que eu fiz: Liguei em conjunto o fio amarelo e o vermelho do som no fio Vermelho do carro. Ao contrário do que eu achava como padrão o fio positivo direto é o vermelho e não o amarelo no Logan. Assim o som está ligando e mantendo a memória ativa independente da chave na ignição.

 

Um fato estranho que estou notando é o seguinte: com o som ligado em rádio, fica dando uma interferência em que a luz do display do painel do carro (quilometragem / relógio digital) fica piscando. Já quando está tocando CD o problema não aconteceu. Não acho que seja coincidência, pois testei várias vezes e sempre acontece somente quando o rádio está ligado... Estranho mesmo. Já viram algo parecido? Tem explicação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Galera,

 

eu estou com o mesmo problema do nosso amigo MarcosSantiago, porem peguei o multimetro e identifiquei no chicote original do carro (gol GIII) os fios positivo, negativo, iluminação do painel, alimentação da iginição e tem mais um fio fino, com +12V nele. Alguem que conheça o esquema eletrico desse chicote poderia me ajudar a tirar algumas duvidas.

1° duvida - esse fio fino com +12V seria o auxiliar do alarme, que desliga o radio quando o alarme e acionado?

 

2° duvida - identifiquei os fios, porem nao sei como fazer para soltar os fios com seus respectivos terminais la do conector (conector preto e parece que tem umas travas amarelas que prendem os terminais) alguem saberia como soltar os terminasi desse conector?

 

desde ja

obrigado!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Galera,

 

eu estou com o mesmo problema do nosso amigo MarcosSantiago, porem peguei o multimetro e identifiquei no chicote original do carro (gol GIII) os fios positivo, negativo, iluminação do painel, alimentação da iginição e tem mais um fio fino, com +12V nele. Alguem que conheça o esquema eletrico desse chicote poderia me ajudar a tirar algumas duvidas.

1° duvida - esse fio fino com +12V seria o auxiliar do alarme, que desliga o radio quando o alarme e acionado?

 

2° duvida - identifiquei os fios, porem nao sei como fazer para soltar os fios com seus respectivos terminais la do conector (conector preto e parece que tem umas travas amarelas que prendem os terminais) alguem saberia como soltar os terminasi desse conector?

 

desde ja

obrigado!

:legal:

nossa que complicação, eu fiz o seguinte ...o cd player tava ligado o fio vermelho no plug, e o amarelo sem conectar em nada, aih so com o carro ligado, peguei e troquei, colocquei o amarelo no plug e pronto...espero que isso nao danifique nada, mas pra mim deu certo ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

O que eu fiz: Liguei em conjunto o fio amarelo e o vermelho do som no fio Vermelho do carro. Ao contrário do que eu achava como padrão o fio positivo direto é o vermelho e não o amarelo no Logan. Assim o som está ligando e mantendo a memória ativa independente da chave na ignição.

 

Um fato estranho que estou notando é o seguinte: com o som ligado em rádio, fica dando uma interferência em que a luz do display do painel do carro (quilometragem / relógio digital) fica piscando. Já quando está tocando CD o problema não aconteceu. Não acho que seja coincidência, pois testei várias vezes e sempre acontece somente quando o rádio está ligado... Estranho mesmo. Já viram algo parecido? Tem explicação?

Lembram que eu falei de um fio azul/branco(carro) e um azul(som). Estes fios devem estar ligados sempre ou somente se houver um tipo específico de antena no carro? E que tipo de antena seria?

 

Como eu disse, a interferência só acontece qdo está no rádio, e no CD não, então será o bendito fio azul (que refere-se a força para antena elétrica) que está dando o problema? Se eu desconectá-lo e manter somente o cabo da antena, aquele preto, ligado, a antena funciona e o radio também? Será hein? Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

O que eu fiz: Liguei em conjunto o fio amarelo e o vermelho do som no fio Vermelho do carro. Ao contrário do que eu achava como padrão o fio positivo direto é o vermelho e não o amarelo no Logan. Assim o som está ligando e mantendo a memória ativa independente da chave na ignição.

 

Um fato estranho que estou notando é o seguinte: com o som ligado em rádio, fica dando uma interferência em que a luz do display do painel do carro (quilometragem / relógio digital) fica piscando. Já quando está tocando CD o problema não aconteceu. Não acho que seja coincidência, pois testei várias vezes e sempre acontece somente quando o rádio está ligado... Estranho mesmo. Já viram algo parecido? Tem explicação?

Lembram que eu falei de um fio azul/branco(carro) e um azul(som). Estes fios devem estar ligados sempre ou somente se houver um tipo específico de antena no carro? E que tipo de antena seria?

 

Como eu disse, a interferência só acontece qdo está no rádio, e no CD não, então será o bendito fio azul (que refere-se a força para antena elétrica) que está dando o problema? Se eu desconectá-lo e manter somente o cabo da antena, aquele preto, ligado, a antena funciona e o radio também? Será hein? Valeu!

O fio azul e branco é o remote. ele serve pra mandar sinal apra amplificadores e antenas ELÉTRICAS. Vc só vai usar ele se tiver algum outro dispositivo elétrico que tenha que ligar juntamente com seu Player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

O que eu fiz: Liguei em conjunto o fio amarelo e o vermelho do som no fio Vermelho do carro. Ao contrário do que eu achava como padrão o fio positivo direto é o vermelho e não o amarelo no Logan. Assim o som está ligando e mantendo a memória ativa independente da chave na ignição.

 

Um fato estranho que estou notando é o seguinte: com o som ligado em rádio, fica dando uma interferência em que a luz do display do painel do carro (quilometragem / relógio digital) fica piscando. Já quando está tocando CD o problema não aconteceu. Não acho que seja coincidência, pois testei várias vezes e sempre acontece somente quando o rádio está ligado... Estranho mesmo. Já viram algo parecido? Tem explicação?

Lembram que eu falei de um fio azul/branco(carro) e um azul(som). Estes fios devem estar ligados sempre ou somente se houver um tipo específico de antena no carro? E que tipo de antena seria?

 

Como eu disse, a interferência só acontece qdo está no rádio, e no CD não, então será o bendito fio azul (que refere-se a força para antena elétrica) que está dando o problema? Se eu desconectá-lo e manter somente o cabo da antena, aquele preto, ligado, a antena funciona e o radio também? Será hein? Valeu!

O fio azul e branco é o remote. ele serve pra mandar sinal apra amplificadores e antenas ELÉTRICAS. Vc só vai usar ele se tiver algum outro dispositivo elétrico que tenha que ligar juntamente com seu Player.

Eu tb tenho um logan e fiquei com uma duvida meu som tem mais dois fios um é a iluminação e o outro mute onde ligo estes fios?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto.

 

simples, pegue um multimetro e teste, veja em qual fio a alimentação é constante e ligue tudo nele.

O que eu fiz: Liguei em conjunto o fio amarelo e o vermelho do som no fio Vermelho do carro. Ao contrário do que eu achava como padrão o fio positivo direto é o vermelho e não o amarelo no Logan. Assim o som está ligando e mantendo a memória ativa independente da chave na ignição.

 

Um fato estranho que estou notando é o seguinte: com o som ligado em rádio, fica dando uma interferência em que a luz do display do painel do carro (quilometragem / relógio digital) fica piscando. Já quando está tocando CD o problema não aconteceu. Não acho que seja coincidência, pois testei várias vezes e sempre acontece somente quando o rádio está ligado... Estranho mesmo. Já viram algo parecido? Tem explicação?

Lembram que eu falei de um fio azul/branco(carro) e um azul(som). Estes fios devem estar ligados sempre ou somente se houver um tipo específico de antena no carro? E que tipo de antena seria?

 

Como eu disse, a interferência só acontece qdo está no rádio, e no CD não, então será o bendito fio azul (que refere-se a força para antena elétrica) que está dando o problema? Se eu desconectá-lo e manter somente o cabo da antena, aquele preto, ligado, a antena funciona e o radio também? Será hein? Valeu!

O fio azul e branco é o remote. ele serve pra mandar sinal apra amplificadores e antenas ELÉTRICAS. Vc só vai usar ele se tiver algum outro dispositivo elétrico que tenha que ligar juntamente com seu Player.

Eu tb tenho um logan e fiquei com uma duvida meu som tem mais dois fios um é a iluminação e o outro mute onde ligo estes fios?

num liga

isola

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...