Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RONIE

Influencia da ressonancia do carro no som

Recommended Posts

Pessoal, estava conversando sobre uma resposta de uma caixa do meu som, o qual estou alterando e o concensso geral, apesar da resposta definida nos graficos dizerem uma coisa a influencia do automovel é muito grande na resposta.

 

existe algum macete, acerto de software ou algo parecido que pode ser usado para a busca de respostas reais para o habitaculo especifico do automovel.

 

Ou seja projeto especifico, onde as respostas do automovel sejam levadas em consideração, pois uma caixa pode funcionar muito bem em um automovel e não resultar tão bem em outro.

 

Obrigado e fico no aguardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Ronnie

 

Exisem softwares avançados onde pode ser inserida a curva de correção do ambiente.

O Ideal é ter uma medida precisa de RTA do seu carro pra ver a curva de resposta.

Eu procuro fazer as caixas com o pico deslocado antes dos 60 Hz para amenizar essa diferença pois a frequencia de ressonância da maioria dos carros está entre 58 e 70 Hz, puxando a frequencia pra antes da ressonância conseguimos melhorar a resposta da caixa no ambiente carral.

Uma caixa plana não toca plana no carro... talvez uma caixa com pico em torno de 50 Hz se comporte de forma mais plana no carro...

O WinISD e demais softwares gratuitos conideram uma camara anecoica em torno da caixa, mesmo alguns pagos, e bem pagos por sinal, analizam da mesma forma .

É bom lembrar que resposta plana não é igual qualidade... pelo contrario, algumas imperfeições do ambiente podem ser muito benéficas a reprodução do programa, visto que nossos ouvidos não são lineares.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
visto que nossos ouvidos não são lineares.

 

 

Me desculpe sepacheco, mas esse argumento eh falho.

 

 

Quando vc estah escutando um piano (acustico, de verdade), o que o seu cerebro interpreta jah estah com as imperfeicoes do ouvido. Entao o que vc tem na memoria como um som de piano, eh o som enviado pelo ouvido para o cerebro (em forma de impulsos nervosos).

 

 

No instrumento real nao ha correcao para as nao linearidades do ouvido. E a funcao de um aparelho reprodutor de som eh reproduzir o som do instrumento como ele eh na realidade, e nao levando em conta nao linearidades do ouvido.

 

 

[edit]

 

Quanto a um sistema com resposta nao plana poder dar uma resposta melhor que um sistema com resposta plana, isso acontece por outras caracteristicas (como por exemplo a resposta a transitorios, distorcao harmonica, distorcao por intermodulacao e outros fatores).

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
visto que nossos ouvidos não são lineares.

 

 

Me desculpe sepacheco, mas esse argumento eh falho.

 

 

Quando vc estah escutando um piano (acustico, de verdade), o que o seu cerebro interpreta jah estah com as imperfeicoes do ouvido. Entao o que vc tem na memoria como um som de piano, eh o som enviado pelo ouvido para o cerebro (em forma de impulsos nervosos).

 

 

No instrumento real nao ha correcao para as nao linearidades do ouvido. E a funcao de um aparelho reprodutor de som eh reproduzir o som do instrumento como ele eh na realidade, e nao levando em conta nao linearidades do ouvido.

 

 

[edit]

 

Quanto a um sistema com resposta nao plana poder dar uma resposta melhor que um sistema com resposta plana, isso acontece por outras caracteristicas (como por exemplo a resposta a transitorios, distorcao harmonica, distorcao por intermodulacao e outros fatores).

Mogar resposta plana = pink noise com todas as frequencias em mesma amplitude medida de forma linear e eletronicamente, logo respota eletrônica plana é diferente de resposta auditiva plana... se fossemos mensurar uletronicamente uma resposta auditiva plana teriamos algo de reforço abaixo dos 250 Hz e acima dos 2500 Hz, algo como um loudness ligado....

 

[]

 

sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Revista Som e Carro

 

No. 78: " Finalizando um projeto - Não basta escolher os produtos e definir a caixa, é preciso avaliar o ambiente onde o subwoofer irá tocar. " - Willian Santiago

 

No. 79: " Ganhos acusticos - Aprenda a levantar as curvas de um carro e descobrir em que faixas de frequencias estão os reforços naturais de graves. " - Willian Santiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

enfim, em suma, o que vcs tão dizendo é que o único jeito de se avaliar isso é passando o carro num RTA?

 

não tem nenhum método mais técnico (ainda que teórico) e menos dispendioso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mogar resposta plana = pink noise com todas as frequencias em mesma amplitude medida de forma linear e eletronicamente, logo respota eletrônica plana é diferente de resposta auditiva plana... se fossemos mensurar uletronicamente uma resposta auditiva plana teriamos algo de reforço abaixo dos 250 Hz e acima dos 2500 Hz, algo como um loudness ligado....

 

 

Quando eu falo em resposta plana, eu falo nao da auditiva, mas sim da eletronica. Afinal, o sinal tem que ser reconstruido exatamente como foi gravado, e com o mesmo espectro do instrumento ou voz do cantor, sem alteracoes para compensar a resposta do ouvido...

 

 

Por isso que nao dah pra vc tentar acertar uma curva de resposta em frequencia varrendo as frequencias e regulando o ganho de ouvido, pq ai vc vai deixar a resposta do sistema nao plana (apesar de que se varrer as frequencias vc vai ouvir como se fosse plana).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando eu falo em resposta plana, eu falo nao da auditiva, mas sim da eletronica. Afinal, o sinal tem que ser reconstruido exatamente como foi gravado, e com o mesmo espectro do instrumento ou voz do cantor, sem alteracoes para compensar a resposta do ouvido...

Mogar, não esqueça que os instrumentos analógicos tocam a baixo NPS ao comparar-se com sistemas automotivos bastante amplificados.

Dessa maneira, a reprodução deles deve também levar em conta a curva de audibilidade à pressão aplicada. Devemos lembrar disso ao pensar em hipotética "resposta plana".

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O metodo mais facil e pratico é oq o sandro disse ;)

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
enfim, em suma, o que vcs tão dizendo é que o único jeito de se avaliar isso é passando o carro num RTA?

 

não tem nenhum método mais técnico (ainda que teórico) e menos dispendioso?

dispendioso não acho. putz!!! (este putz!!! não é pra vc!!!!) cidadão gasta R$10.000,00 num som e se eu pedir (tenho rta) R$50,00 para achar a frequência de ressonância acha caro e não faz!!!

pior ainda no SPL, onde considero quase uma regra utilizar o RTA. cidadão gasta uma fortuna e se vc pedir R$100,00 pra ficar o dia inteiro ajustando não compensa.Quando competia (SPL) entre a montagem e os 2 primeiros dias de ajustes (em uma loja, ainda não tinha o rta) ganhamos 7db!!! seria o equivalente a aplicar mais de 4 vezes a potência!! e quanto sairia multiplicar a potência de por 4? amps, falantes, bateria , capacitores...

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mogar, não esqueça que os instrumentos analógicos tocam a baixo NPS ao comparar-se com sistemas automotivos bastante amplificados.

Dessa maneira, a reprodução deles deve também levar em conta a curva de audibilidade à pressão aplicada. Devemos lembrar disso ao pensar em hipotética "resposta plana".

 

Abraços.

O que seria NPS ?

 

 

 

No meu carro eu procuro utilizar o volume que seria o instrumento de verdade tocando, ou o vocalista cantando. No maximo aumento um pouco quando estou em estrada ou coisa assim...

 

 

Tanto ateh que meu amp mal fica morninho quando eu estou escutando som no meu carro, e o amp fica embaixo do banco do motorista (e o tunel do corsa esquenta um pouquinho)....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jotinha, cinquenta reais eu pagava sem pestanejar. o problema é que a loja tem que ter uma estrutura toda pra prestar esse tipo de serviço, uma caixa com um sub de umas 15 polegadas que responda a 20 Hz 0 dB (papão 15´ D4 faz isso, mas a caixa é uma estupidez de grande, acho que 125 l), PACIÊNCIA E GENTE CAPACITADA, que é o que eu acho que mais falta (pá! bota um busta aquarius e um par de 6x9 da busta que vai ficá mó sonzera!!!) além de cobrar isso por um dia inteiro de trabalho. quem vai fazer isso? se vc faz, é pena que seja de tão longe... além do mais, eu montei meu setup inteiro no quintal de casa, o que nos leva a três conclusões: uma, não sou muito a fim de levar o carro no instalador pra ele ficar metendo o nariz onde não é chamado, criticando a instalação, etc etc etc; duas, instalador nenhum vai ser legal de cobrar 50 reais pra passar um carro no RTA se ele não ganhou outros 5 mil pra fazer a instalação; três, já que eu fiz a instalação no conforto da minha casa, tomando rabada do cachorro nas costas a cada 10 segundos (o filho da mãe resolvia ficar passeando do meu lado enquanto eu instalava o midbass na porta), pq não fazer também isso em casa?

 

se eu estiver errado, por favor me corrijam (pra esse tipo de coisa eu ESPERO estar errado...), mas se não estiver, tenha-se isso como um exemplo do que consumidor tem que aturar.

 

Mogar, NPS eu ACHO que é nível de pressão sonora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sou profissional. mas para encontrar a frequência é uma coisa relativamente simples e rápida. por R$50,00 eu faço! quanto a ajustar um carro para SPL já demanda mais tempo. como disse cobraria cerca de 100 por dia.

concordo que sou uma excessão pois os poucos instaladores que tem o rta geralmente (como vc disse) não olham na cara se não gastarem no mínimo 5000 na loja. esta moeda tem 2 lados:

- como não vivo disto e trabalho em escala (me sobra tempo) não estou perdendo tempo e consequentemente $$$. ao contrário, caso existissem "clientes" seria um prazer fazer o serviço pq amo som automotivo, vc sempre aprende um pouco mais e ainda faturaria uns trocadinhos a mais. quanto ao sub comprei o jl18w6. ainda vou fazer uns testes com ele mais a príncipio não precisa de caixas muito grandes e mesmo que seja necessário na medição a caixa fica como temporária e não tem problema ser grande. provavelmente não vou construir para tocar plana desde os 20hz; as freq. de ressonância estão muito acima disto.

- realmente as lojas q tem rta se consideram perdendo tempo fazendo este tipo de serviço mas já vi loja comprar e mofar o rta. não seria melhor ganhar cinquentinha num serviço rápido? será que se um dos funcionários passar o dia regulando um carro e a loja cobrar 100 ela vai pagar pelo menos a metade disto pro funcionário? por aqui funcionário anda longe de ganhar 50 por dia...

 

ps: tb estou montando uma caixa variável onde pode-se trabalhar com sub de qualquer tamanho, caixa com qualquer litragem, um ou dois dutos, variar o diâmetro e comprimento dos dutos. vc experimenta o projeto antes de montar sua caixa.

 

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jotinha, cinquenta reais eu pagava sem pestanejar. o problema é que a loja tem que ter uma estrutura toda pra prestar esse tipo de serviço, uma caixa com um sub de umas 15 polegadas que responda a 20 Hz 0 dB (papão 15´ D4 faz isso, mas a caixa é uma estupidez de grande, acho que 125 l), PACIÊNCIA E GENTE CAPACITADA, que é o que eu acho que mais falta (pá! bota um busta aquarius e um par de 6x9 da busta que vai ficá mó sonzera!!!) além de cobrar isso por um dia inteiro de trabalho. quem vai fazer isso? se vc faz, é pena que seja de tão longe... além do mais, eu montei meu setup inteiro no quintal de casa, o que nos leva a três conclusões: uma, não sou muito a fim de levar o carro no instalador pra ele ficar metendo o nariz onde não é chamado, criticando a instalação, etc etc etc; duas, instalador nenhum vai ser legal de cobrar 50 reais pra passar um carro no RTA se ele não ganhou outros 5 mil pra fazer a instalação; três, já que eu fiz a instalação no conforto da minha casa, tomando rabada do cachorro nas costas a cada 10 segundos (o filho da mãe resolvia ficar passeando do meu lado enquanto eu instalava o midbass na porta), pq não fazer também isso em casa?

 

se eu estiver errado, por favor me corrijam (pra esse tipo de coisa eu ESPERO estar errado...), mas se não estiver, tenha-se isso como um exemplo do que consumidor tem que aturar.

 

Mogar, NPS eu ACHO que é nível de pressão sonora.

Fecho contigo !!!

Quem ja passou RAIVA e gastou GRANA como eu e ao escutar o som pensou (ou ate falou) PU#$&¨%¨* ATE EU TERIA FEITO MELHOR , :angry: sabe disso...

 

Pior q tempo e espaço pra consertar provavelmente so nas ferias na casa dos meus pais ( e la tem um Rusky e um Labrador - haja rabada :P )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jotinha, vc é uma exceção e não só qto ao que falou, esse esquema da caixa variável também, estamos vendo a crise que o Siena2003 tá passando com os extreme dele, tudo seria resolvido bem mais simplesmente se tivesse sido feito um teste...

 

a questão é que pra levantar curva de ressonância do carro vc precisa de uma caixa plana. pelo menos foi isso que o Lacerda deu a entender no artigo dele na Som & Carro. estou certo?! expeeeerts!!!!! apareçam!

 

e verdiani, o meu é um labrador amarelo, 3 anos de idade, rabada dói, viu =[ pior foi quando ele resolveu que o assoalho do passageiro era um bom lugar pra uma soneca, passar cabo no carro com o cachorro no meio do caminho é MEIO trabalhoso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jotinha, vc é uma exceção e não só qto ao que falou, esse esquema da caixa variável também, estamos vendo a crise que o Siena2003 tá passando com os extreme dele, tudo seria resolvido bem mais simplesmente se tivesse sido feito um teste...

 

a questão é que pra levantar curva de ressonância do carro vc precisa de uma caixa plana. pelo menos foi isso que o Lacerda deu a entender no artigo dele na Som & Carro. estou certo?! expeeeerts!!!!! apareçam!

 

e verdiani, o meu é um labrador amarelo, 3 anos de idade, rabada dói, viu =[ pior foi quando ele resolveu que o assoalho do passageiro era  um bom lugar pra uma soneca, passar cabo no carro com o cachorro no meio do caminho é MEIO trabalhoso...

sim , quanto mais plana melhor. mas se não estiver plana desde os 20hz e sim acima disto sem problemas pois o importante são as respostas das freq na faixa da de ressonância. mesmo que não tão plana pode-se fazer o seguinte: ao invés de "pegar" a freq. que bateu mais pode-se fazer uma comparação da resposta no carro com a resposta da caixa ao ar livre (que já se tem antes de começar a mexer no carro, senão vai levar o dia inteiro...). onde estiver o maior reforço estará a frequência de ressonância.

 

quanto aos dogs eu tenho um casal de sharpeis e estou com 8 filhotes!!! sei bem como são atentados!!! (mesmo assim são xodós!!!)

 

ps: se falei alguma besteira podem me xingar e corrigir.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Editado por jotinha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...