Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pedrolmathias

Caixa Com Divisória No Meio Ou Sem?

Recommended Posts

Sempre ouvi dizer q na caixa dos falantes, o ideal é q seja dividida no meio (uma câmara para cada falante), mas vejo muitos projetos, feitos por pessoas q entendem de som (aqui mesmo no fórum), fazendo a caixa com uma câmara só para os dois falantes... Então a duvida é:

A caixa dividida tem alguma vantagem ou ganho ou algo do tipo em relação à caixa de câmara única? Ou vise-versa? Se tiver por que utilizam a caixa sem divisão?

Quero saber da relação ganho x perda e da relação vantagens x desvantagens.

Desde já valeu!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sempre ouvi dizer q na caixa dos falantes, o ideal é q seja dividida no meio (uma câmara para cada falante), mas vejo muitos projetos, feitos por pessoas q entendem de som (aqui mesmo no fórum), fazendo a caixa com uma câmara só para os dois falantes... Então a duvida é:

A caixa dividida tem alguma vantagem ou ganho ou algo do tipo em relação à caixa de câmara única? Ou vise-versa? Se tiver por que utilizam a caixa sem divisão?

Quero saber da relação ganho x perda e da relação vantagens x desvantagens.

Desde já valeu!

Seria +ou- assim cara:

Caixa com divisão = perfeita e sinceramente muito necessa´ria, caso vc trabalhe com 1 modúlo que esteja mandando potência pors falantes, de modo que esse modulo tem mais de 1 canal, no caso por exemplo, 1 de 2 canais, mas que tá em bridge sem problemas, já se ele tem 2 canais e vc deixou eles assim, pode ser que 1 canal toque mais que o outro, o que se não tiver divisão interna, pode prejudicar o grave.

Sem divisão = Boa pq vc pode "enganar" o falante, fazendo ele trabalhar achando que tem o dobro da litrage, segundo o que já ouvi falar.

Essa é minha opnião, espera aí que logo gente mais exepriente aparece pra te responder melhor.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Bom topico vamos aguardar como disse o Teixeira logo alguem mais entendido explica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom topico vamos aguardar como disse o Teixeira logo alguem mais entendido explica melhor.

Realmente nesse caso q vc citou de cada canal alimentando um falante, se houver desigualdade um falante vai interferir no outro por questões mecânicas... Mas no caso de um módulo mono ou com um estério em bridge eles tocariam de forma uniforme em quaisquer condições, mas queria saber se o fato de ter ou ñ a divisão implica em ganho ou perda, ou se altera algo na freqüência ou no tipo de resposta... Enfim se altera algo nesses conceitos técnicos?

quem tiver mais experiência no assunto ajuda aí!

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente nesse caso q vc citou de cada canal alimentando um falante, se houver desigualdade um falante vai interferir no outro por questões mecânicas... Mas no caso de um módulo mono ou com um estério em bridge eles tocariam de forma uniforme em quaisquer condições, mas queria saber se o fato de ter ou ñ a divisão implica em ganho ou perda, ou se altera algo na freqüência ou no tipo de resposta... Enfim se altera algo nesses conceitos técnicos?

No caso como disse acima, deve mudar no fato do falante trabalhar achando que tem o dobro da litragem, caso vc não use parede divisória.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal e uma boa ou não para quem tem poco espaço na mala fazer uma caixa sem divisoria para poder enganar o sub e conseguir melhor tibre com graves bem definidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Até onde eu sei a única diferença que possui é que a caixa de camara única, se um falante queimar, você não poderá usar o som, porque afetará o falante que está bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Afinal e uma boa ou não para quem tem poco espaço na mala fazer uma caixa sem divisoria para poder enganar o sub e conseguir melhor tibre com graves bem definidos.

Mas nao interferene em NADA com relação ao espaco da mala a divisória dentro da caixa????

A divisória é importante e necessária para que não haja alteraçã do grave de um falante para outro.

Edit: Erro de digitacao !

Compartilhar este post

Link para o post
Mas nao interferene em NADA com relação ao espaco da mala a divisória dentro da caixa????

A divisória é importante e necessária para que não haja alteraçã do grave de um falante para outro.

se for usar um falante em cada canal em stereo, tem que ter a divisoria, pois o som tocado em um eh diferente do outro. Acho que em mono com dois falantes iguais nao tem necessidade. Agora pode acontecer o caso de um falante queimar e o outro ir junto por sobre escursionamento devido estar tocando em uma caixa com o dobro de litragem.

Compartilhar este post

Link para o post

se for usar um falante em cada canal em stereo, tem que ter a divisoria, pois o som tocado em um eh diferente do outro. Acho que em mono com dois falantes iguais nao tem necessidade. Agora pode acontecer o caso de um falante queimar e o outro ir junto por sobre escursionamento devido estar tocando em uma caixa com o dobro de litragem.

:+1 em parte se os dois estiverem trabalhando em paralelo ex: ligação 4 + 4 = 2 ohms a potencia aplicada de um determinado amplificador a 2 ohms e (X) caso um sub queime vai ter aumento de impedância e com isso o modulo vai fornecer menor potencia (Y) a 4 ohms e com menor potencia talvez não excursione muito.

Agora em stereo e complicado como vc mesmo falou .

Tudo isso que falei e o que penso não sei se na pratica eu estou certo blz.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o ideal mesmo é a utilização de uma câmara para cada falante fazendo assim ele trabalhar nas condições mais ideais possíveis, acho q se vc tem uma caixa q ficou um pouco abaixo da litragem por questão de espaço ñ colocar a divisão seria uma saída para tentar aproveitar melhor o espaço interno da caixa tendo em vista q esse seria ocupado pela divisória.

Mas o ideal para a interação com os falantes nesse tipo de caixa é um módulo mono ou um módulo estério em bridge para q eles toquem iguais.

E como o "karrylho" falou mesmo q um falante queime a impedância dos demais restantes aumentara fazendo assim com q o módulo jogue menos potencia sobre eles, diminuindo assim um possível dano físico por excesso de excursão.

Mesmo porque se ele chegar a queimar é porque tem algo muito errado com a instalação ou regulagem, e se trabalhando sobre as mesmas condições e potencia se um queimar é provável q o outro vá junto.

Compartilhar este post

Link para o post

E se forem muitos falantes, tipo 6 x 12".... tocados por modulo mono... divisorias ou naum ??

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Eu acho que tem que ter divisoria sim. Cada alto falante em uma camera separada. Se nao precisasse de colocar separado, para que ia existir litragem para cada alto falante dutos etc ... ? Porque quando vai montar uma caixa pede para que vede muito bem vedado para nao passar nenhum ar ? é para a sintonia ficar legal !!! entao é isso ai diga sim as divisorias kkkkk

Agora ja viram aquelas caixas com tudo junto sem camera nenhuma ? corneta, tweeter alto falante dutos ? ai voce pega uma caixa toda separada pra voce ver se o som nao fica melhor !!! Claro que tem caixa e caixa ne? bem feita etc.

Eu acho que quando ta dois alto falantes em uma camera so um atrapalha o outro. Nao sei falar nomes tecnicos. kkkk

Esta dada minha opniao.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso como disse acima, deve mudar no fato do falante trabalhar achando que tem o dobro da litragem, caso vc não use parede divisória.

Abraços

Charles Rafael

Na boa cara, como se "engana" um falante??

Creio que o VOLUME da caixa, com dois falantes sem divisória, pro falante é a mesma coisa, pois segundo a física, se vc altera o volume (dobra), mas também dobra a pressão (2 falantes), então o resultado de volume de ar em movimento e pressão dentro da caixa será o mesmo, os problemas começam a aparecer quando um falante esta tocando diferente, ou queimado no caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Na boa cara, como se "engana" um falante??

Creio que o VOLUME da caixa, com dois falantes sem divisória, pro falante é a mesma coisa, pois segundo a física, se vc altera o volume (dobra), mas também dobra a pressão (2 falantes), então o resultado de volume de ar em movimento e pressão dentro da caixa será o mesmo, os problemas começam a aparecer quando um falante esta tocando diferente, ou queimado no caso.

Olá!

Você tem um pistão exercendo força num volume "X".

Se colocar colocar o mesmo pistão num volume 2 x "X" a pressão interna vai aumentar?

Olha mais um exercício de física esquecido pra poder escrever coisas com propriedade.

Não se preocupe porque o falante é experto e não se engana; quem se engana é quem não sabe ainda as coisas.

Saudações,

Paulo.

Paulo, não sei se vc reparou mas estamos falando a mesma coisa.

Mas eu disse 2 falantes para dois volumes = 1 falante para 1 volume

Dai se um falante queima, fica 1 falante para dois volumes, ai começam os problemas, foi isso que disse.

O Charles é quem disse que os falantes entenderiam o volume da caixa como 2x, no caso dois falantes entenderiam 4x, e foi isso que eu perguntei como era possivel...

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo, não sei se vc reparou mas estamos falando a mesma coisa.

Olá!

Verdade. Tenho que trocar meu chip.

Sorry.

Saudações,

Paulo.

hehehe, desculpe a brincadeira, mas pela "fama" que vc tem, eu receber um "Sorry" seu devo me sentir um privilegiado né :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que entendi o paulo quis dizer o seguinte: (me corriga se estiver enganado)

Sintéticamente:

1) Câmara unica ou camera separada tem diferenças? SIM! Porém, se vc utilizar corretamente, pode ajudar! (como o paulo exemplificou, em subs de 18' ou de 15' ou ate mesmo em subs de 12') Se vc for "barbeiro", tera problemas.

2) E se eu for "um pouco leigo" no assunto caixas acusticas?? Não arrisque! Use cameras separadas para cada alto falante. É mais fácil, mais prático e evita "maiores" problemas.

Obs: Agora, se tiver o "Paulo Duto" como instalador, nao se preocupe! Ele sabera fazer uma otima caixa, nao importa o numero de cameras.

Sds

Igor

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...