Ir para conteúdo

Este tópico está em processo de arquivamento.
Foto

Fonte At 13,8

102 respostas neste tópico

paladinox

paladinox

Since 2003

• Membro
  • 860 posts
  • Cadastrado: 27/12/2003
  • Cidade/UF:Guaíba - RS
Isso mesmo que vc falou. Vc rompe a trilha e bota os diodos pra enganar o pwm.
Acha uns pontos de solda onde quer ligar os diodos e solda por lá.

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts
  • Cadastrado: 06/03/2009
  • Cidade/UF:Aracaju

Valeu! Vou tentar e posto o resultado :legal: ...

Rodrigo_KBLO

Rodrigo_KBLO

KBLO

• Membro
  • 4.896 posts
  • Cadastrado: 11/04/2004
  • Cidade/UF:Sampa - SP
galera,

como seria a ligação da fonte no amplificador?

junto os fios amarelos e ligo no positivo do amp, junto os pretos com o verde(pra ligar assim que ligado na tomada mesmo) e ligo no negativo do amp?
e o remote posso ligar junto com o positivo pra assim que a fonte ligar ja ligar o amp??

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

galera,

como seria a ligação da fonte no amplificador?

junto os fios amarelos e ligo no positivo do amp, junto os pretos com o verde(pra ligar assim que ligado na tomada mesmo) e ligo no negativo do amp?
e o remote posso ligar junto com o positivo pra assim que a fonte ligar ja ligar o amp??

Isso mesmo... mas pra ficar um negócio mais organizado, vc junta o verde com um preto, isola e deixa dentro da fonte, liga todos os amarelos no positivo do módulo e os pretos que sobraram e liga no negativo do módulo. Ah, vc usa um fio mais fino pra ligar o positivo e o remote no módulo..

Rodrigo_KBLO

Rodrigo_KBLO

KBLO

• Membro
  • 4.896 posts
bom ontem assim que cheguei em casa desmontei o PC arranquei a fonte... juntei todos os fios amarelos, todos pretos junto com o verde, e juntei o remote com o amarelo claro com um fio fininho...

liguei na saida REC do meu receiver! e boa... funcionou normalmente...
o amplificador é um gradiente hpa dois canais de 50wrms 4 ohms ou 80wrms a 2ohms... bridged de 120wrms...
liguei no meu protech excursion de 12 pra testar... primeiro liguei em um canal só... subi o ganho ate o talo por teste!! por mais que mandasse distorção nao iria queimar um sub de 550wrms com 50W... tocou alto firme e forte!! a luz do power sequer piscava ou diminuia a intensidade com o grave! entao fui na minha controladora e joguei o volume dela no max...
nada da fonte cair... entao pensei deve ser pq o hpa nao tem cross e ta tocando ST... vou cortar pela mesa... fui no filter da mesa e cortei pra 80hz low pass.... tremeu tudo! e nada da fonte desarmar!! coloquei ate 30hz e ta descendo ate 30hz o protech na minha caixa claro que nao nao se ouvindo o sub mais toca... em 50hz fica legal... em 80hz foi o que mais me agradou, em 120hz com o protech nao gostei...

proximo passo compra de um crossover, fazer a instalação do hpa na caixa com a fonte embutida dentro da caixa! fazer um baffle pra adaptar o buraco de 12' para dois subs de 6', e refazer a caixa central do meu "homezinho" com os dois mids bass... agora com o grave sinto necessidade de um pouco mais de medio grave...

fica ai a dica... antes da alteração TESTE... as veses pode ser que o amp seja de baixo consumo caso desse hpa... que ja deixei o som ligado fui pra faculdade assisti todas as aulas e qndo voltei e vi o som ligado quase chorei... mais bateu na chave e pegou... bateria moura com prata de 75a... mais de qlqr forma tocou umas 5 horas e nem sequer fraca na partida a bateria ficou... nao consome nada o bichinho...

Isso mesmo... mas pra ficar um negócio mais organizado, vc junta o verde com um preto, isola e deixa dentro da fonte, liga todos os amarelos no positivo do módulo e os pretos que sobraram e liga no negativo do módulo. Ah, vc usa um fio mais fino pra ligar o positivo e o remote no módulo..

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

Paladinox, fiz a gambi mas fonte entra em proteção direto... esse meu pwm eh osso! Não deixa passar nada.. eh o WT7514L.. eh fácil encontrar o datasheet dele na net.. tens + sugestões?? Já tentei a do zener e a dos diodos.. <_<

paladinox

paladinox

Since 2003

• Membro
  • 860 posts
Cara, posta o esquema do que tu fez aí.
Tens que cuidar os detalhes... Derrepente fizeste alguma cagada.
Ela chega a rodar a ventoinha?

Derrepente tenta com 1 diodo em 5 e 1 em 12V, pois pode estar subindo demais a tensão no 3V3 e ela estar cortando.

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

Derrepente tenta com 1 diodo em 5 e 1 em 12V, pois pode estar subindo demais a tensão no 3V3 e ela estar cortando.

Vamos lá, comecei pelo esquema de retirar o jump dos 5V, acrescentei o zener + 1N4007 + capacitor 100 uF 16V, não rodou... retirei a gambi e testei, descobri que só o fato de retirar o jump ela desarma... ressoldei o jump e tentei outro esquema (acho que esse é mais confiável): identifiquei o pino de referência de tensão do pwm (pino 16) e usei um resistor 2k2 + potenciômetro 10k do pino 16 ao terra... novamente desarmou. O que posso fazer agora? De preferência, com o segundo esquema.. :banghead

Klebão

Klebão
  • Membro
  • 8 posts
  • Cadastrado: 22/03/2009
  • Cidade/UF:São Paulo
Pessoal uma duvida...

Estou com uma fonte AT já 13,6V funfando de boa, ai a duvida é normal o ventilador (fan) da fonte ligar quando conectamos os cabos +12V e GND a bateria, antes mesmo de ligar-mos a dita cuja?! :pirou:

Vlw... hand26

Pad

Pad

CHUMANGA TEAM HU3

• Membro
  • 7.474 posts
  • Cadastrado: 26/09/2008
  • Cidade/UF:Atibaia/SP

Pessoal uma duvida...

Estou com uma fonte AT já 13,6V funfando de boa, ai a duvida é normal o ventilador (fan) da fonte ligar quando conectamos os cabos +12V e GND a bateria, antes mesmo de ligar-mos a dita cuja?! :pirou:

Vlw... hand26

Sim. É o preto e o verde.
Os macacos velhos da informática para testar fonte liga na tomada e os dois com um clips de papel.

paladinox

paladinox

Since 2003

• Membro
  • 860 posts
Para estar carregando a bateria, vc vai ter que monitorar a corrente, pois caso vc ligue direto na bateria antes de ligar na tomada, o controle pwm não se inicia, assim vc só tá alimentando a ventoinha.

Klebão

Klebão
  • Membro
  • 8 posts
  • Cadastrado: 22/03/2009
  • Cidade/UF:São Paulo
Valeu paladinox... Então não seria o caso de colocar diodos na saída da fonte para não haver retorno de carga?
Vlw... :legal:

Editado por Klebão, 28 março 2009 - 15:36 .

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

Velho, c/ a fonte q tem o pwm WT7514L não rodou de jeito nenhum.. tentei todos os esquemas q tem aqui no forum...mas arrumei uma q tem o TL494 e funfou!! Ajustei a tensão em 13,9V e tô rodando uma Pyramid Pb670GX (axo que ela dá uns 400W rms) e tá no gás, batendo um grave seguro! Mesmo assim vou continuar qubrando a cabeça com a outra fonte... só sossego quando ela funfar!! Valeu!!

paladinox

paladinox

Since 2003

• Membro
  • 860 posts

Valeu paladinox... Então não seria o caso de colocar diodos na saída da fonte para não haver retorno de carga?
Vlw... :legal:

É uma das alternativas!
Só que tem que aguentar bastante corrente! E se possível, baixo vdrop.

Rodrigo_KBLO

Rodrigo_KBLO

KBLO

• Membro
  • 4.896 posts

AndréFreitas

AndréFreitas

novato

• Membro
  • 56 posts
  • Cadastrado: 26/05/2009
me deixe fazer uma pergunta....se eu colocar...5 fontes de 12v normais de pc....todas em paralelo...e colocar uma fonte de 15v em paralelo...(por exemplo...)
na saida terei 15v com todas as amperagens somadas.....
com essa fonte eu carregarei a bateria do carro ou soh a fonte de 15v q vai carregar o carro e as outras(de 12v) nao irao ajudar a carregar??

paladinox

paladinox

Since 2003

• Membro
  • 860 posts
Não se pode associar fontes de tensão diferentes em paralelo...
Vai dar mer**... Ou vão desarmar, ou só a de 15V vai carregar.

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

Não se pode associar fontes de tensão diferentes em paralelo...
Vai dar mer**... Ou vão desarmar, ou só a de 15V vai carregar.

Bom, já fiz as alterações em algumas fontes, umas funfaram, outras não. Consegui fazer uma com tensão ajustável (de 11V a 15V), porém, quando conectava a mesma à bateria ela desarmava... o que posso fazer para que ela não desarme?

AndréFreitas

AndréFreitas

novato

• Membro
  • 56 posts
  • Cadastrado: 26/05/2009
creio que associar varias fontes em paralelo seja impossivel...ja que os componentes tem defeitos de fabrica...o que sempre fara com que exista uma diferença entre as voltagens...sendo assim apenas a de maior voltagem ira funcionar...ou todas iram desarmar....o unico jeito possivel seria ligar todas as fontes em serie com uma voltagem menor...dando no final 13,8volts...como vi em um site...mais assim a amperagem sera baixa....seria a mesma coisa que ligar apenas uma com 12v....não?

Editado por AndréFreitas, 29 junho 2009 - 14:16 .

Fojó

Fojó

novato

• Membro
  • 39 posts
  • Cadastrado: 13/03/2009
  • Cidade/UF:Rio de Janeiro

Tudo isso para fazer um recarregador de bateria?
Vá no supermercado e compre um recarregador por menos de R$20.
É muito mais barato e prático :-)

Att,
Renato
aqueles carregadores que usam lampada incandescente...

eu nao usaria aquilo na minha bateria

Tem como essa galera que já fez este esquema, fazer um tutorial com fotos o mais explicativo possível para pessoas burrinhas como eu, conseguir fazer uma destas. E se é possível ligar ela em paralelo para obter mais Amperagem.
Agradeço desde já.
Bons Som a todos

Balaio_BASS

Balaio_BASS

eterno novato

• Membro
  • 1.941 posts
  • Cadastrado: 22/09/2008
  • Cidade/UF:PR/RS
é meio complicado mesmo pra iniciantes em eletronicas, mas se entender um pouco ja fica facil...

Fojó

Fojó

novato

• Membro
  • 39 posts
consegui fazer o esquema só que não consigo colocar os 13.8v a que eu fiz uma ficou com 14.5 e a outra 14.2 liguei em paralelo e ela fica em torno de 14.27 /28 V e não perde quando aumento o volume boto no máximo e ela não cai. muito bom esse equema. testado e aprovado. só gostaria de saber como eu consigo chegar a estes 13.8V.
usei um diodo zener de 8.2V + capacitor de 220uf / 16V + diodo 1N4007. e obtive os 14.5V e 14.2V. obrigado a todos que me ajudram a fazer este projeto assim que eu filmar colocarei no you tube para todos verem. a bike ta velha mais ficou muito show e o som nem se fala. abafou o som do carro de um conhecido meu rsrrrsrs ele deve ter ficado puto.

Juriti

Juriti

membro master

• Membro
  • 1.147 posts

consegui fazer o esquema só que não consigo colocar os 13.8v a que eu fiz uma ficou com 14.5 e a outra 14.2 liguei em paralelo e ela fica em torno de 14.27 /28 V e não perde quando aumento o volume boto no máximo e ela não cai. muito bom esse equema. testado e aprovado. só gostaria de saber como eu consigo chegar a estes 13.8V.
usei um diodo zener de 8.2V + capacitor de 220uf / 16V + diodo 1N4007. e obtive os 14.5V e 14.2V. obrigado a todos que me ajudram a fazer este projeto assim que eu filmar colocarei no you tube para todos verem. a bike ta velha mais ficou muito show e o som nem se fala. abafou o som do carro de um conhecido meu rsrrrsrs ele deve ter ficado puto.

Brother, não esqueça de usar um varistor para proteger seus módulos, como vc já deve saber, se o zener abrir, a saída da fonte pode chegar a 50vcc (dependendo do modelo) e aí já sabe, né? Acho que o ideal seria um que entre em curto em 15vcc... eu tenho a referência, vou dar uma pesquisada e posto.. :legal:

Fojó

Fojó

novato

• Membro
  • 39 posts

Brother, não esqueça de usar um varistor para proteger seus módulos, como vc já deve saber, se o zener abrir, a saída da fonte pode chegar a 50vcc (dependendo do modelo) e aí já sabe, né? Acho que o ideal seria um que entre em curto em 15vcc... eu tenho a referência, vou dar uma pesquisada e posto.. :legal:

Como e onde eu ligaria este varistor, pois não sei nada de eletrônica. e qual varistor eu colocaria. agurado ajuda obrigado.
se eu colocar um fuzivel tb ajudaria.

Fojó

Fojó

novato

• Membro
  • 39 posts
[quote name='Fojó' date='21/07/2009 - 00:58' post='1895272']
Como e onde eu ligaria este varistor, pois não sei nada de eletrônica. e qual varistor eu colocaria. agurado ajuda obrigado.
se eu colocar um fuzivel tb ajudaria.
[/quote

obrigado pelo alerta juriti pois nem sabia deste tal varistor.
mais uma vez obrigado.

Soundigital Amplificadores

Smartfix