Ir para conteúdo

Este tópico está em processo de arquivamento.
Foto

Fonte At 13,8

102 respostas neste tópico

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 22.642 posts
  • Cadastrado: 22/05/2006
  • Cidade/UF:Aracaju/SE

consertei minha fonte...tenho ela de 400w e peguei os fios amarelos e juntei ..e peguei os pretos e fiz o mesmo, tocou um modulo de 400 pmpo num street de 12, ficou blz, sera que da pra melhora ela, pq so juntei preto com preto e amarelo com amarelo... quero junta umas 10 15 atx e fazer uma fonte violenta

Precisa apenas de uns diodos na saída de cada fonte! Tb pensei em fazer isso.. e se cada fonte fornecer 15A numa boa com 10 fontes vc consegue 150A e custando menos de 300,00 ;) rsrs

Alguem podia dar umas dicas sobre esse lance de somar as fontes? Tenho noção mas não sei os valores exatos à serem utilizados!

E pra usar apenas o 12volts basta ligar amarelos e pretos juntos né?! =) vlw!!!

Benincá

Benincá

veterano

• Membro Pró
  • 2.214 posts
  • Cadastrado: 18/01/2007
  • Cidade/UF:Vitória ES
Bloom, o bramer uma vez me disse que nao precisa usar diodos nas fontes pq elas ja tem os tais diodos que fazem com que "a carga nao volte".
Sobre a associacao, eh so juntar preto com preto e amarelo com amarelo, ligando assim em paralelo e mantendo a voltagem e somando as correntes.

Abraco
Benincá

pgMlK

pgMlK

kapeng4

• Membro
  • 1.334 posts
  • Cadastrado: 24/02/2008
  • Cidade/UF:Acri
É esse diodo que me trava a fazer o esquema, simples como p brammer falou perde rendimento, aumenta consumo ou não faz diferença!?

Hellmind

Hellmind

eAting muSic

• Membro
  • 5.499 posts
  • Cadastrado: 04/09/2004
  • Cidade/UF:Piracicaba | Joinville

Quanto à modificação, independente de marca ou da presença do indutor, é muito simples: Pegue o ponto onde os fios de 5V são ligados, e saia procurando o ponto onde ele se liga a um indutor torioidal. Se tiver um jumper ou um outro indutor no meio, perfeito. Se não tiver, é só "cortar" a trilha na marra.

Imagem Postada

Kleber, seria apenas tirar aquele jumper que está em cima do indutor maior? Ele sai da linha dos 5V, passa o sinal para o resistor do lado e a trilha deste vai embora para o trafo principal.

Hellmind

Hellmind

eAting muSic

• Membro
  • 5.499 posts
Acabei de tirar este jumper e nada feito, quando eu ligo a fonte em menos de 1s ela já desarma. Será pq está sem o NTC na entrada?

boardbrasil

boardbrasil

Em todo Brasil nos melhores paredões!

• Membro Pró
  • 6.297 posts
  • Cadastrado: 01/01/2005
  • Cidade/UF:ES - SP

Kleber, seria apenas tirar aquele jumper que está em cima do indutor maior? Ele sai da linha dos 5V, passa o sinal para o resistor do lado e a trilha deste vai embora para o trafo principal.

cara, eu naum intendo muito de eletronica, no meu caso eu tenho a fonte, do que mais eu preciso, to com os fios amarelos e pretos o resto eu cortei, o que eu faço pra melhorar ela, falando numa linguagem menos tecnica possivel

abraços

HILÁRIO

HILÁRIO

membro

• Membro
  • 107 posts
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.

Acabei de tirar este jumper e nada feito, quando eu ligo a fonte em menos de 1s ela já desarma. Será pq está sem o NTC na entrada?

O jumper é o da linha de 5V mesmo, é só retirar ele e colocar o diodo no lugar que deve funcionar, algumas fontes não funciona bem se não aterrar o pino 4 do ci, se for o TL494.

Hellmind

Hellmind

eAting muSic

• Membro
  • 5.499 posts

O jumper é o da linha de 5V mesmo, é só retirar ele e colocar o diodo no lugar que deve funcionar, algumas fontes não funciona bem se não aterrar o pino 4 do ci, se for o TL494.

Não consigo identificar qual é o CI de chaveamento. O da minha fonte está escrito:

2003
BAZ42850407E

Mas só de remover o jumper já não era para ela funcionar, mesmo liberando os 28V?

HILÁRIO

HILÁRIO

membro

• Membro
  • 107 posts
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.

Não consigo identificar qual é o CI de chaveamento. O da minha fonte está escrito:

2003
BAZ42850407E

Mas só de remover o jumper já não era para ela funcionar, mesmo liberando os 28V?

Se remover o jumper e não colocar o diodo voce não terá referencia de tenção e a fonte não funcionará.
Com um diodo consegui 13 e poucos V, com dois diodos consegui em torno de 14,7v, depende da fonte pode variar de 14 a 15V.

Editado por HILÁRIO, 25 maio 2008 - 10:11 .

laps1978

laps1978
  • Membro
  • 2 posts
  • Cadastrado: 18/06/2008
Queima do diodo zener e da fonte...
Corrente do zener 8,2V: 1N712A = 0,025A.
Resistor existente na fonte na linha de 5VOLTS =~ 47R
I=V/R: I=5/47, I=0,106 A, ou seja, 4 vezes a corrente suportada pelo zener.
Solução: remover o resistor de 47R e colocar um de:
R=V/I: R=5/0,025 igual a 200R claro que existe tolerância e tal, recomendo um de 330R. Será q ta caro eu vender um fonte dessas por R$50 contos?

Arquivo(s) anexado(s)

joao_gui

joao_gui

membro master

• Membro
  • 801 posts
  • Cadastrado: 15/02/2006
  • Cidade/UF:Joinville/SC
se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

será que nao da nada?

laps1978

laps1978
  • Membro
  • 2 posts
  • Cadastrado: 18/06/2008
Basta vc mudar o valor do resistor que fica proximo a solda da saida de 5V pois ele serve para manter a carga e não deixar a tensão flutuante. 1º passo remova a bobina ou jumper depois do toroidal da linha 5V, solde o os diodos, troque o resistor que tem o valor de 47R ou menor para 330R. Resolvido. Outro problema q achei é o Cooler não foram projetados para 13,8V. todas a fonte q já modifiquei ficarm ok. To querendo é ganhar dinheiro com elas...no topico anterior mostrei matematicamente o problema da queima das fontes.

sujeito-D

sujeito-D

membro

• Membro
  • 153 posts
  • Cadastrado: 10/05/2005
eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a no maximo.

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a modificação para transforma-la em 13,8. será que vai da certo?

kelvisson

kelvisson

membro master

• Membro
  • 1.584 posts
  • Cadastrado: 16/09/2006
  • Cidade/UF:Saj- Bahia (exclusividade da cidade kkk)

eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a no maximo.

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a modificação para transforma-la em 13,8. será que vai da certo?

Já fiz e deu certo!!! :vts

Valeu

luiz.junyor

luiz.junyor

novato

• Membro
  • 76 posts
  • Cadastrado: 02/03/2008

eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a  no maximo.

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a  modificação para transforma-la em 13,8.  será que  vai da certo?

Valeu

mas tem uma coisa
tem que por diodos de mais de 10A nas saidas das fontes ligados ao positivo
aih depois vc imenda tudo os positivos com os negativos

pois se nao fizer isso as fontes vao entrar em curto e desarmar

luiz.junyor

luiz.junyor

novato

• Membro
  • 76 posts

eu estou montando um som em meu quarto. o modulo que eu vou usar consome uns 40a  no maximo.

se eu pegar 5 fontes e coloca-las todas em paralelo, sem fazer a  modificação para transforma-la em 13,8.  será que  vai da certo?

Valeu

mas tem uma coisa
tem que por diodos de mais de 10A nas saidas das fontes ligados ao positivo
aih depois vc imenda tudo os positivos com os negativos

pois se nao fizer isso as fontes vao entrar em curto e desarmar

se nao por os diodos as fontes vao entrar em curto e desarmar
aih nao vai vai dar certo

pode usar aqueles diodos de saida de fonte
soh pegar umas fontes queimadas e tirar os diodos que estao
parafusados no dissipador de calor
eles sao parecidos com transistores

EkkiP CAR [aNderson]

EkkiP CAR [aNderson]

membro

• Membro
  • 370 posts
  • Cadastrado: 16/08/2008
  • Cidade/UF:VRB - Minas Gerais

se eu colocar uns 3 zener's em paralelo pra nao correr o risco de chegar a 28v e dar pau, acho que nao tem problema nenhum ne, se queimar 1, vai ter outro pra garantir...

será que nao da nada?

Normalmente keimam entrando em curto.. Se um deles entrar em curto, os outros dois estarão anulados, sem função!

anjonegro

anjonegro

veterano

• Membro
  • 2.262 posts
  • Cadastrado: 08/02/2007

será que nao da nada?

Para maior segurança e evitar danos nos equipamentos que vai ligar na fonte aconselho ligar um varistor com valor aproximado a tensão de saída com um fusivel antes dele na linha +.

luiz.junyor

luiz.junyor

novato

• Membro
  • 76 posts

será que nao da nada?

Para maior segurança e evitar danos nos equipamentos que vai ligar na fonte aconselho ligar um varistor com valor aproximado a tensão de saída com um fusivel antes dele na linha +.

muito bem lembrado
pois se acaso abrir algun diodo a tensao vai subir e o varistor
vai fechar curto na saida, e queimando o fusivel
evitando a queima do equipamento que estara ligado a fonte

vein182

vein182

novato

• Membro
  • 63 posts
  • Cadastrado: 03/07/2008
  • Cidade/UF:Santo André-SP
Estou comprando 4 fontes AT de 250w..
Qtos amperes vou conseguir ligando essas 4 fontes ? Vou deixa-las em 14.4v...e usar pra carregar minha impact de 90A quanto tiver com som ligado pra não precisar ficar dando partida..Será q vai ficar bom ?

vein182

vein182

novato

• Membro
  • 63 posts
  • Cadastrado: 03/07/2008
  • Cidade/UF:Santo André-SP
ninguém ???

luiz.junyor

luiz.junyor

novato

• Membro
  • 76 posts

ninguém ???

olha cara se suas fontes forem genericas
elas mandam 6A cada
fonte entao ficaria com 24A
no total
mas em cada saida de cada fonte vc tem que por um diodo de 6 a 10A
na saida dopositivo
vlwww cara

mas se vc quer por para tocar algum amplificador forte elas nao vao conseguir tocar o som pois eh muito fraco

henriquea9

henriquea9

membro

• Membro
  • 170 posts
  • Cadastrado: 13/06/2008
pessoal
uma fonte minha aqui diz nela que da 18a mas deve dar uns 10 no max
tirei o ''treco'' dos 5volts igual um tuto que vi aqui
só que nao montei o esquema com diodo e capacitor pois nao encontrei aquele diodo aqui na cidade ¬¬
ai minha pergunta é a seguinte
quando ligo ela sem os 5volts ela fica ligada por um tempo (ja explodi um capacitor e o lugar des¨&**¨%$ pra troca viu)
mas ela liga um tempinho bm curto e desliga
é por falta da referencia de 5 volts?

luiz.junyor

luiz.junyor

novato

• Membro
  • 76 posts
deve ser sim
pois tem que ter o diodo para estabilizar o tensao de saida e somar as amperagem das duas tensoes
se nao ela fica com 25V
na saida de 12V
e consequentemente ira expludir os capacitores pois eles sao para no maximo 16V
vlww..

henriquea9

henriquea9

membro

• Membro
  • 170 posts
  • Cadastrado: 13/06/2008
consegui fazer a fonte voltar a ''vida'' ahsuahsua
tirei um l2 de outra placa de fonte queimada que tinha
e soldei de volta no lugar do antigo
e depois usei um led na saida dos 5 volts pra ter algo usando os 5 v e td perfeito como era

Soundigital Amplificadores

Smartfix