Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luiz.junyor

Fonte At 13,8

Recommended Posts

alguem jah fez aquele esquema de transformar

uma fonte at em 13,8 de 20A

ela pode ser usada para carregar bateria automotiva

 

fiz essa modificacao e deu certo

fechei curto na saida e ela desarmou

depois a desgraçada nao ligou mais

 

sera o que queimou

ou deu errado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que queimou.

Fonte generica nao aguenta tranco de curto circuito no 12 volts não.

;P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem jah fez aquele esquema de transformar

uma fonte at em 13,8 de 20A

ela pode ser usada para carregar bateria automotiva

 

fiz essa modificacao e deu certo

fechei curto na saida e ela desarmou

depois a desgraçada nao ligou mais

 

sera o que queimou

ou deu errado

Deixa ela desligada um tempinho e depois tenta ligar novamente. Só o tempo de ela descarregar os capacitores,e pode ser Q liga novamente. Eu fiz uma gambi tb dessas e minha fonte desarma com correntes Mt altas ou curto na saida, mas desligo e deixi um tempinho e ela liga novamente firme e forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem jah fez aquele esquema de transformar

uma fonte at em 13,8 de 20A

ela pode ser usada para carregar bateria automotiva

 

fiz essa modificacao e deu certo

fechei curto na saida e ela desarmou

depois a desgraçada nao ligou mais

 

sera o que queimou

ou deu errado

Deixa ela desligada um tempinho e depois tenta ligar novamente. Só o tempo de ela descarregar os capacitores,e pode ser Q liga novamente. Eu fiz uma gambi tb dessas e minha fonte desarma com correntes Mt altas ou curto na saida, mas desligo e deixi um tempinho e ela liga novamente firme e forte.

eh

eu desliguei ela da tomada

e depis de alguns minutos liguei e nada

de ela funcionar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc fez o esquema dos artigos ne ? (http://autosom.net/artigo.asp?cod=41)

 

troque esse esquema todo, como é baratinho vale a pena arriscarfontechavdiagrama1.jpg

 

Aqui, quando vc tenta liga-la a ventuinha da fonte "pensa" em rodar? ou o movimento é zero ? pergunto pq ja fiz umas 20 fontes dessas e algumas paravam de funcionar pq ou o 1n4007 queimava ou alguma outra pecinha dessas q foram adicionadas queimavam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc fez o esquema dos artigos ne ? (http://autosom.net/artigo.asp?cod=41)

 

troque esse esquema todo, como é baratinho vale a pena arriscarfontechavdiagrama1.jpg

 

Aqui, quando vc tenta liga-la a ventuinha da fonte "pensa" em rodar? ou o movimento é zero ? pergunto pq ja fiz umas 20 fontes dessas e algumas paravam de funcionar pq ou o 1n4007 queimava ou alguma outra pecinha dessas q foram adicionadas queimavam

a melhor modificaçao a ser feita em fontes é ajustar a tensao de referencia do oscilador PWM.esse esquema com zener funcionar, mas nao eh muito interessante, pq pode queimar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc fez o esquema dos artigos ne ? (http://autosom.net/artigo.asp?cod=41)

 

troque esse esquema todo, como é baratinho vale a pena arriscarfontechavdiagrama1.jpg

 

Aqui, quando vc tenta liga-la a ventuinha da fonte "pensa" em rodar? ou o movimento é zero ? pergunto pq ja fiz umas 20 fontes dessas e algumas paravam de funcionar pq ou o 1n4007 queimava ou alguma outra pecinha dessas q foram adicionadas queimavam

a melhor modificaçao a ser feita em fontes é ajustar a tensao de referencia do oscilador PWM.esse esquema com zener funcionar, mas nao eh muito interessante, pq pode queimar

como eh que altero a tensao

de referencia do oscilador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tentei fazer essa modificação ai.... não consegui nem fudendo...

 

não era a troni... ehhehee ai fudeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, tentei fazer essa modificação ai.... não consegui nem fudendo...

 

não era a troni... ehhehee ai fudeu...

a minha que modifiquei nao era troni

era uma outra marca ih

JTEC

tirei de um pc antigo que tava encostado

aih

soh que agora ele ficou sem fonte

jah encomendei duas do paraguai

vo tenta denovo

e colocar as duas em paralelo para tocar um modulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É galera...

 

Comprei 10 conjuntos de zener+diodo+capacitores...

 

Ai comprei 10 fontes no ML, AT usadas...

img0420largejl1.th.jpg

 

Impressionante, viram umas 3 tronis, em todas as placas eram diferentes...

Como muda viu... OEM total a produção dos caras... pegam qq placa e tacam a etiqueta TRONI...

 

Aqui, de um modo geral, todas tem um indutor na saida, onde chegam -5v, 5v, 12 e -12v...

É nele que faço a gambiarra? Tiro fora e coloco o conjunto de zeners?

 

Pq fiz isso aqui numa ATX nova e ela faleceu... hehehe

Eu entendi que preciso tirara referencia dos 5v... ok.....

O negocio é que eu acredito que essa referencia tenha sido feita em outro lugar, pq eu tirei o indutor, ai no PCB tava escrito as tensões de cada fio do indutor (5v, -5v, etc), então era ali mesmo que deveria ser modificado... mas PARECE que tinha outro ponto, pq mesmo sem o indutor ela estava em curto... sem diodos nem nada...

alguem ja viu isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho sua fonte não ter voltado a funcionar. As minhas, por mais vagabundas, nunca deram problema.

 

Quanto à modificação, independente de marca ou da presença do indutor, é muito simples: Pegue o ponto onde os fios de 5V são ligados, e saia procurando o ponto onde ele se liga a um indutor torioidal. Se tiver um jumper ou um outro indutor no meio, perfeito. Se não tiver, é só "cortar" a trilha na marra.

 

Um cuidado importante, é remover os capacitores eletrolíticos do 5V, e deixar sem nada no lugar. Aí é montar o zener + diodo entre o +12 e o +5V e já era. Eu nunca usei esse capacitor aí não.

 

Apenas pra quem for montar, um aviso importante:

 

Já modifiquei umas 5 fontes dessas, pelo menos. UMA delas, durante o uso, torrou o zener, e a saída bateu nos 28V. Por sorte (MUITA SORTE) o RTA que estava ligado a ela tinha proteção de sobretensão, e ela atuou com maestria, senão eu tinha tomado um preju forte.

 

A queima não faz sentido algum provavelmente era um zener ruim apenas, mas é sempre bom ficar esperto. Uma das possibilidades é dotar a fonte de uma proteção de sobretensão, que coloque sua saída em curto em caso de problemas. Por exemplo, dá pra colocar um zener de 12V em série com a bobina de um micro-relê. Assim, se a tensão subir, o relê acaba sendo energizado e atracando. Pra testar, é só ligar esse conjunto relê + zener a tensão de uns 20V, que ele já deve atuar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, eu vo ligar um modulo caro nessa gambiarra de fontes...

Comprei um zener de 8.2 1w e, pra garantir MESMO, vou ligar 3 em paralelo...

É tão ridiculo de barato os zeners, que quero ver os 3 torrarem juntos...

 

Vc usou zeners de qual potencia? Tinha uns de 3w lá, mas o cara não tinha de 8.2v!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem tem o artigo pra faze essa mudança?

 

eu tenho uma fonte e quero passar pra 13.8V

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta do Rush, com essa modificação algumas fontes não funcionam mesmo acaba queimando o a retificação de 12V(13,8), modifiquei uma DR. Hank e funcionou perfeitamante bem sem carga, ao colocar uma carga ela queimava a retificação, troquei por um diodo STPS30L40CW DE 30A, ao ligar uma lampada de 4,5A ela queimou de novo, a solução foi colocar uma carga no 5V e assim ela manteve 13,5V e não queimou mais.

A retificação não abriu mas sim entrou em curto apenas um lado isso aconteceu com 4 diodos que troquei, ao entrar em curto a fonte não parte, se trocar o diodo ela funcionará normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc fez o esquema dos artigos ne ? (http://autosom.net/artigo.asp?cod=41)

 

troque esse esquema todo, como é baratinho vale a pena arriscarfontechavdiagrama1.jpg

 

Aqui, quando vc tenta liga-la a ventuinha da fonte "pensa" em rodar? ou o movimento é zero ? pergunto pq ja fiz umas 20 fontes dessas e algumas paravam de funcionar pq ou o 1n4007 queimava ou alguma outra pecinha dessas q foram adicionadas queimavam

a melhor modificaçao a ser feita em fontes é ajustar a tensao de referencia do oscilador PWM.esse esquema com zener funcionar, mas nao eh muito interessante, pq pode queimar

Tipo, eu tenho 4 fontes ATX aqui. Em 3 delas, nas mais novas, a linha do 5V vai para um pino do CI, uns 2003, 2005. Tu disse que teria que ser feito ajuste da tensao do PWM. EU podeia interromper a trilha pouco antes do CI, e colocar 3 diodos em serie, e reconectar a trilha no CI, que daria um acrescimo de +- 2V na linha do 12V (Iria alterar a referencia de 5V para 3V). Isso funcionaria?

Eu estava pensando em fazer isso, ou até mesmo, colocar um potenciometro para fazer um divisor de tensao, tenho uns pot de fio sobrando tb. Mas eu nao axei nada para esse CI, apenas para o TL, ai estou em duvida.

 

E na outra fonte, por coincidencia, a mais antiga, que é com TL, a tensao do 5V não vai direto para o ci, ela passa em uns resistores antes, e vai pro CI, e em outro pedaço, ela passa em uns transistores e depois vai pro CI, ai me perdi um pouco, e deixei meio de lado.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera... e a potencia do zener?!

 

3 zeners de 1w em paralelo rola?!

 

Excesso de zelo? To trancando o toba de ligar qse 2 mil em som em umas 5 fontes vagabundas dessas!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera... e a potencia do zener?!

 

3 zeners de 1w em paralelo rola?!

 

Excesso de zelo? To trancando o toba de ligar qse 2 mil em som em umas 5 fontes vagabundas dessas!!

O zener pode ser de 1W e somente um pois a corrente drenada por ele é somente a corrente de referencia que é irrisória, portanto não vejo a necessidade de mais de um zener.

Já que voce vai ligar equipamentos caros, então compra umas fontes melhores, as fontes VCOM costumam ser com o TL494 que é melhor para fazer modificações, e dão resultados bem melhores, e se voce fizer a troca do diodo de 12V pelo de 5V ai terá uma capacidade de corrente muito maior, só um ex. o diodo de 12V na VCOM de 450W é de 20A enquanto o de 5V é de 40A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hilário, digo isso pq o Asclus e o Kleber ja disseram q o Zener torra mesmo...

 

Vou colocar 3 de 1w mesmo.... vale mais prevenir...

 

Agora, vai ter um capacitor de 2.8 na linha... é fria? Pq os modulos eu acho q tem proteção contra sobre-tensão, ja o capacitor eletrolitico vai fazer um buraco no teto... Acho q o capacitor na linha ia ser um alivio pras fontes, pois ia dar uma normalizada no consumo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc fez o esquema dos artigos ne ? (http://autosom.net/artigo.asp?cod=41)

 

troque esse esquema todo, como é baratinho vale a pena arriscarfontechavdiagrama1.jpg

 

Aqui, quando vc tenta liga-la a ventuinha da fonte "pensa" em rodar? ou o movimento é zero ? pergunto pq ja fiz umas 20 fontes dessas e algumas paravam de funcionar pq ou o 1n4007 queimava ou alguma outra pecinha dessas q foram adicionadas queimavam

a melhor modificaçao a ser feita em fontes é ajustar a tensao de referencia do oscilador PWM.esse esquema com zener funcionar, mas nao eh muito interessante, pq pode queimar

Tipo, eu tenho 4 fontes ATX aqui. Em 3 delas, nas mais novas, a linha do 5V vai para um pino do CI, uns 2003, 2005. Tu disse que teria que ser feito ajuste da tensao do PWM. EU podeia interromper a trilha pouco antes do CI, e colocar 3 diodos em serie, e reconectar a trilha no CI, que daria um acrescimo de +- 2V na linha do 12V (Iria alterar a referencia de 5V para 3V). Isso funcionaria?

Eu estava pensando em fazer isso, ou até mesmo, colocar um potenciometro para fazer um divisor de tensao, tenho uns pot de fio sobrando tb. Mas eu nao axei nada para esse CI, apenas para o TL, ai estou em duvida.

 

E na outra fonte, por coincidencia, a mais antiga, que é com TL, a tensao do 5V não vai direto para o ci, ela passa em uns resistores antes, e vai pro CI, e em outro pedaço, ela passa em uns transistores e depois vai pro CI, ai me perdi um pouco, e deixei meio de lado.

 

[]'s

nao precisa cortar trilha nenhuma

 

segue a trilha que sai dos 5 v e vai pro 200x

procura por uma associaçao de resistores que está logo após.

 

Um resistor vai estar conectado ao fio cinza das fontes atx, e outro vai estar no pino 1 do CI.

dae é so alterar esse resistor e monitorar a tensao da saida de 12.

 

Sugiro colocar um resistor de 47 R na linha dos 5 v, ajuda bastante a estabilizar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hilário, digo isso pq o Asclus e o Kleber ja disseram q o Zener torra mesmo...

 

Vou colocar 3 de 1w mesmo.... vale mais prevenir...

 

Agora, vai ter um capacitor de 2.8 na linha... é fria? Pq os modulos eu acho q tem proteção contra sobre-tensão, ja o capacitor eletrolitico vai fazer um buraco no teto... Acho q o capacitor na linha ia ser um alivio pras fontes, pois ia dar uma normalizada no consumo!

Nas fontes que modifiquei só utilizei este esquema com zener somente em uma portanto não sei te dizer se pode queimar, as outras utilizei aquele com diodo na linha de 5V é mais simples e não corre o risco de queimar, é só retirar o indutor ou jumper (porque algumas fontes não tem indutor e sim um jumper) e colocar um ou dois diodos 4001 a 4007, normalmente eu coloco dois para que de em torno de 14,6V.

Sempre dou preferencia para as que tem o CI TL494 que dá um resultado melhor, e porque tem como fazer ejuste fino com trimpot.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem jah fez aquele esquema de transformar

uma fonte at em 13,8 de 20A

ela pode ser usada para carregar bateria automotiva

Tudo isso para fazer um recarregador de bateria?

Vá no supermercado e compre um recarregador por menos de R$20.

É muito mais barato e prático :-)

 

Att,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, eu vo ligar um modulo caro nessa gambiarra de fontes...

Comprei um zener de 8.2 1w e, pra garantir MESMO, vou ligar 3 em paralelo...

É tão ridiculo de barato os zeners, que quero ver os 3 torrarem juntos...

 

Vc usou zeners de qual potencia? Tinha uns de 3w lá, mas o cara não tinha de 8.2v!

Usei zener de 1W.

 

Te recomendo, pra evitar problemas, usar um resistor de 470 ohms em série com o zener, é uma forma de limitar a corrente. E não se esqueça de tirar os eletrolíticos do 5V, pois eles só atrapalham.

 

De qualquer forma, o esquema que passei do rele já protege.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mer**.... mais uma fonte alterada sem sucesso...

essa acho q ficou uma solda em curto....

 

assim espero! amanha vejo com calma....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
alguem jah fez aquele esquema de transformar

uma fonte at em 13,8 de 20A

ela pode ser usada para carregar bateria automotiva

Tudo isso para fazer um recarregador de bateria?

Vá no supermercado e compre um recarregador por menos de R$20.

É muito mais barato e prático :-)

 

Att,

Renato

aqueles carregadores que usam lampada incandescente...

 

eu nao usaria aquilo na minha bateria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...