Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cris_oenning

Qual O Melhor Para Um Subwoofer? 2+2 Ohms Ou 4+4?

Recommended Posts

se refere a impedancia mano, isso não altera em nada a potência....

 

[EDIT]

 

esses termos: 2+2, 4+4, se referem à quantidade de bobinas (2+2, 4+4= duas bobinas), e a impedância em que elas trabalham (2= bobinas à 2ohm's cada, 4=bobinas à 4ohm's cada).

 

essa impedância, deve ser comparada com a da saída do amplificador a ser usado para melhor "casamento" entre eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se refere a impedancia mano, isso não altera em nada a potência....

 

[EDIT]

 

esses termos: 2+2, 4+4, se referem à quantidade de bobinas (2+2, 4+4= duas bobinas), e a impedância em que elas trabalham (2= bobinas à 2ohm's cada, 4=bobinas à 4ohm's cada).

 

essa impedância, deve ser comparada com a da saída do amplificador a ser usado para melhor "casamento" entre eles.

ahh... podi cre! então no caso se o sub for 2+2 ohms, eu teria que colokar num amplificador de 4 ohms, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, você precisa aprender um pouco as ligações:

ligação em paralelo: diminui a impedância final;

ligação em série: aumenta a impedância final.

 

em amplificadores, o normal, é que quanto menor impedância, maior potência wRMS é fornecida.

 

ou seja, um SUB 2+2, oferece impedâncias de 1ohm (paralelo), ou de 4ohm(série). esses SUB's (2+2) são mais aconselhados a serem aplicados quando o que se vai usar vai ser um único sub + amplificador mono equivalente, que vai mandar a potência toda (à 1ohm) só pra ele.

 

aí vai do que você quer fazer, você deve então formar um projeto de como ficará o sistema de graves. com um ou mais subs.

 

-

 

link pra você estudar um pouco dessas ligações:

Ligações / Impedância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara, você precisa aprender um pouco as ligações:

ligação em paralelo: diminui a impedância final;

ligação em série: aumenta a impedância final.

 

em amplificadores, o normal, é que quanto menor impedância, maior potência wRMS é fornecida.

 

ou seja, um SUB 2+2, oferece impedâncias de 1ohm (paralelo), ou de 4ohm(série). esses SUB's (2+2) são mais aconselhados a serem aplicados quando o que se vai usar vai ser um único sub + amplificador mono equivalente, que vai mandar a  potência toda (à 1ohm) só pra ele.

 

aí vai do que você quer fazer, você deve então formar um projeto de como ficará o sistema de graves. com um ou mais subs.

 

-

 

link pra você estudar um pouco dessas ligações:

Ligações / Impedância

Atah... tipo, eu quero soh colokar meu bravox endurance 15'' 800rms 2+2 ohms + Amplificador Taramps T1600.. no caso esse amp tem de 2 ou 4 ohms! qual eu deveria comprar?

Dai no caso estaria certo eu falar que meu sub 2+2 ohms casaria com um T1600 á 2 ohms... dai ligaria cada bobina em cada entrada do amp! estaria certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, pelo que eu pesquisei rapidamente aqui, essa taramps manda à 4ohm 1100w, ou seja, 300w a mais que o seu SUB gasta (se ligado as bobinas em série).

 

é um bom amplificador, que gasta pouca voltagem em comparação com a ICE. (cerca de 2v a menos)

 

eu não entendo muito se esses amp's são "inteligentes", e baixam a potência, pois se não fizerem isso, ela vai aos poucos destruir o SUB (recomendado usar 15% à mais de potência de amplificação, mas a taramps está mais que 35% em relação ao SUB), pois vai ser muita potência ao que pouco aguenta o SUB.

 

-

 

à 2ohm, ela manda ~1700w RMS. opção descartada ao seu único BRAVOX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cara, pelo que eu pesquisei rapidamente aqui, essa taramps manda à 4ohm 1100w, ou seja, 300w a mais que o seu SUB gasta (se ligado as bobinas em série).

 

é um bom amplificador, que gasta pouca voltagem em comparação com a ICE. (cerca de 2v a menos)

 

eu não entendo muito se esses amp's são "inteligentes", e baixam a potência, pois se não fizerem isso, ela vai aos poucos destruir o SUB (recomendado usar 15% à mais de potência de amplificação, mas a taramps está mais que 35% em relação ao SUB), pois vai ser muita potência ao que pouco aguenta o SUB.

 

-

 

à 2ohm, ela manda ~1700w RMS. opção descartada ao seu único BRAVOX.

hun... entendi! tinha que ser pelo menos ah 4 ohms o amp neh! Mais isso em série, certo?

 

então, eu li tudo do artigo que vc mandou! mas, eu nao entendi a parte de ligação em paralelo e série! daria pra vc escrever uma brave explicação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

véio, se você quer mesmo ligar a taramps, em um único BRAVOX desse seu citado, lembre-se que você vai arrebentá-lo aos poucos, pois é muita força pra um SUB que gasta nem toda essa força.

 

vamos ao esquema:

 

1falante22_2.gif

 

você vai ligar, como na imagem, um negativo da 'BOBINA 1', ao positivo da 'BOBINA 2', e os dois que sobrarem (um positivo da 'BOBINA 1' e um negativo da 'BOBINA 2') liga-los na taramps.

 

a TARAMPS vai ser do modelo de 4ohm.

 

-

 

posso oferecer um outro amplificador, ou esses itens você já tem em mãos!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
véio, se você quer mesmo ligar a taramps, em um único BRAVOX desse seu citado, lembre-se que você vai arrebentá-lo aos poucos, pois é muita força pra um SUB que gasta nem toda essa força.

 

vamos ao esquema:

 

1falante22_2.gif

 

você vai ligar, como na imagem, um negativo da 'BOBINA 1', ao positivo da 'BOBINA 2', e os dois que sobrarem (um positivo da 'BOBINA 1' e um negativo da 'BOBINA 2') liga-los na taramps.

 

a TARAMPS vai ser do modelo de 4ohm.

 

-

 

posso oferecer um outro amplificador, ou esses itens você já tem em mãos!?

agora esclareceu tudo! pow, legal!

 

eu tenho em mão soh o bravox endurance 2+2 800rms

 

Me de alguma dica de amp!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço pouco de amplificadores no mercado, eu iria de:

 

Roadstar 5.1

 

Conectaria o SUB no canal mono (à 1ohm, ligando em paralelo*), abaixaria um pouco a potência, pra 900w.

E sobraria os outros canais que poderiam ligar até dois kit's de duas vias.

 

flw'sss!!!

 

-

 

*ligação em paralelo:

1falante22_1.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não vai detonar o subwoofer se souber regular os ganhos para não impor potência demais e como seu subwoofer vai exigir menos do modulo, isso vai fazê-lo trabalhar bem frio, pois normalmente os amplificadores tendem a esquentar quando trabalham no seu limite... É sempre recomendável usar um módulo mais potente para um subwoofer mais fraco, e outro requisito básico é ficar esperto senão vai mandar o Subwwofer pro espaço meesmo.

Outra vantagem é depois vc ir aumentando o set de caixa e subwoofer, já que vc tem potência sobrando...é uma idéia.

Ah, sim, as ligações de subwoofer em série ou em paralelo pode ser pesquisada logo na entrada do Forum, muita coisa já foi explicada aqui mesmo em outros post, Um subwoofer de bobina dupla 2+2 quando ligado em paralelo vai casar com a impedância 1ohms, olha...não é qualquer módulo que aguenta isso não, e para se ter uma idéia, usa-se muito dessa impedância somente em campeonatos de SPL e isso por alguns segundos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, mas...

 

Não é recomendável usar baixa impedância? (à uso diário)

Vejo muitos Amplificadores que só tocam o que prometem à 1ohm, comprá-los e usá-los normalmente no dia-a-dia (com responsabilidade, é claro, não ficar o dia inteiro promovendo festa grátis) facilita os aparelhos queimarem com maior facilidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagine alimentar uma lâmpada de 110V em 190V, ela pode ser a mesma 60W, mas irá emitir mais luz, claro, sua vida útil estará comprometida...

Estes módulos que prometem, e "cumprem" estas potências todas a 1ohms, conseguem realmente trabalhar nesse esforço todo, mas que estará no limite, estará.

Ao contrário, se vc puser ele pra trabalhar a 2ohms ele vai trabalhar mais manso, mas com menos probabilidade de esforço demasiado, sem risco de queima, observe que é difícil encontrar amplificadores que trabalhem a 2ohms, a maioria chama para suas pontes bridge a responsa de 4ohms, e tem ainda o caso de se por o Subwoofer D4 a 8homs, o amplificador vai trabalhar frio mesmo, mas com a metade do que pode oferecer...

Veja se vc acha Woofers profissionais a 1, 2 ou 4 ohms...Eles são sempre de 8ohms ou até mais... Tudo vai depender do que vc vai botar pra tocar no carrão.

E woofer, véio, é pra botar pra falar muito forte e longe com porta malas aberto e subwoofer normalmente só funcionam legal com portamalas fechado...

Argh....acho que agora até eu to perdido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imagine alimentar uma lâmpada de 110V em 190V, ela pode ser a mesma 60W, mas irá emitir mais luz, claro, sua vida útil estará comprometida...

Estes módulos que prometem, e "cumprem" estas potências todas a 1ohms, conseguem realmente trabalhar nesse esforço todo, mas que estará no limite, estará.

Ao contrário, se vc puser ele pra trabalhar a 2ohms ele vai trabalhar mais manso, mas com menos probabilidade de esforço demasiado, sem risco de queima, observe que é difícil encontrar amplificadores que trabalhem a 2ohms, a maioria chama para suas pontes bridge a responsa de 4ohms, e tem ainda o caso de se por o Subwoofer D4 a 8homs, o amplificador vai trabalhar frio mesmo, mas com a metade do que pode oferecer...

Veja se vc acha Woofers profissionais a 1, 2 ou 4 ohms...Eles são sempre de 8ohms ou até mais... Tudo vai depender do que vc vai botar pra tocar no carrão.

E woofer, véio, é pra botar pra falar muito forte e longe com porta malas aberto e subwoofer normalmente só funcionam legal com portamalas fechado...

Argh....acho que agora até eu to perdido...

Então no caso eu teria que colokar a taramps T1600 ah 4ohms em um bravox endurance 2+2 e fazer em série! no caso a ligação seria feita que nem a imagem do nosso amigo acima! certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só interliga as bobinas do subwoofer um polo positivo com um negativo da outra bobina e os outros dois seriam ligados na saída do amplificador..mas preste atenção para simplesmente não fechar uma das bobinas pura e simplesmente, consulte o manual do subwoofer para saber como estão distribuídas as bobinas aos polos que ficam disponíveis. Isto pode levar a vc apenas fechar uma das bobinas e não ligá-las em série. Ligá-las em série é somar uma à outra e ligação em paralelo significa ligá-las à mesma fonte de sinal e com isto as impedâncias se dividem ou melhor, compartilham o sinal...

Um exemplo de ligações em série e paralelo

Caso vc ligue o amplificador neste subwoofer e ele estiver ligado em paralelo, sua impedância desce para 2 ohms, e isto pode torrar o módulo ou fazer ele entrar em proteção, lembre-se...Entrar em proteção significa que algo está errado no seu sistema, nada que um "ótimo" instalador não saiba diagnosticar...

Eu sou da seguinte linha de pensamento, o que se paga a mais por uma perfeita instalação economiza muito em dores de cabeça.

Nos subwoofer da Bomber os bornes estão dispostos distantes e nas laterais do subwoofer traduzindo assim que cada par daqueles seja uma bobina, e no pioneer eles estão bem próximos lado a lado, mas no próprio corpo tem um esquema das ligações...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...