Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavorecife

O Que Vocês Acham Desse Cabo...?

Recommended Posts

Alowha pessoas...:rever1:

Conforme alguns de vocês já estão cientes, estou montando meu primeiro som "descente" (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=100815), e pretendo tomar todas as precauções para que nada "mele" o serviço...

Então queria saber de vocês o seguinte....

O QUE VOCÊS ACHAM DESSE CABO.... ???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677...nte-stinger-_JM

Pela descrição que ele coloca do produto, de como ele é feito e do seu material... comparando com o que é postado aqui no fórum... eu imagino que seja um bom cabo...

Agora... entre eu achar bom e ser realmente bom... vai uma diferença mui grande [¨]

Então queria saber das vossas opiniões....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele sabe fazer uma boa propaganda para levantar a alma do produto.

É um bom cabo pelo que custa, mas é um cabo simples, como muitos nesta categoria.

Uma solução mais barata e com mais qualidade que este cabo seria fazer você mesmo um cabo RGC e bons conectores.

Compartilhar este post

Link para o post
Ele sabe fazer uma boa propaganda para levantar a alma do produto.

É um bom cabo pelo que custa, mas é um cabo simples, como muitos nesta categoria.

Uma solução mais barata e com mais qualidade que este cabo seria fazer você mesmo um cabo RGC e bons conectores.

Pois é kra...

Mas todo mundo fala desses cabos "montados" tals...

RG-59, RGC06, CAT06, etc...

O problema é o seguinte... onde eu encontro esses cabos para vender ??

Que site na internet tem deles ?? Somcuritiba, mercadolivre, abelvolts, videosonic, etc ?!

em lugar nenhum eu acho ele...

Os terminais Santo Angelo (pra colocar junto com esse cabo) eu até já achei (somcuritiba), mas o cabo não! pasmafaute

Qual tipo de cabo é mais indicado para o que ?! :rolleyes:

Abraço pessoas....

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

rgc acha em loj de antenas terminais santo angelo não ache em quaçquer lugar nãao

Compartilhar este post

Link para o post

Bah interessante como o pessoal gosta de citar como comum um cabo nacional de melhor qualidade, eu não achei em nenhum ponto o stetsom um cabo de simples blindagem, tanto que o comprei e achei bem melhor que muitos cabos a venda ai, inclusive melhor que o Stinger Nitro Series, Rockford Fosgate, Db-link Cl20, pois começa pelos conectores, não injetados, mas com corpo metálico em níquel e conetores banhados a ouro 18K, fora a blindagem que é DUPLA e não simples, e não é aquela blindagem com "fita" de alumínio, mas sim a mesma blindagem de cabos como o RGC06, onde há uma trança de fios de cobre, não sou vendedor nem revendedor e nem muito menos amigo da stetsom, comprei o cabo como uma alternativa a outros cabos de custo elevado porém baixa qualidade, pagando a marca somente, então queria deixar claro aqui que revisem bem seus conceitos antes de dizer o quanto o cabo é bom ou ruim...

Na minha opinião o cabo supriu as necessidades e se saiu muito bem, dando um ótimo desempenho, agora quem não acredita fazer o que neh?! pasmafaute

Se o cabo stetsom não tem estrutura semelhante ao de um cabo RG6 então eu desconheço mesmo com que se faz a ligação da Sky, Net, e parabólicas...

Estrutura de um RGC06:

Capa plástica de pvc (branca ou preta)

Trança com fios de alumínio, podendo ser a malha de 20% a 99%

Em alguma marcas há ainda uma fita de alumínio debaixo da malha (2ª blindagem)

Capa protetora de poliestireno injetado

Fio de cobre sólido de 1mm²

Estrutura de um cabo RCA Stetsom:

Capa plástica de pvc flexível (vermelha)

Trança com malha de 99% com fios de cobre

Fita de alumínio abaixo da malha (2ªblindagem)

Capa protetora de pvc flexível (vermelha ou branca)

Fios de cobre com 1,5mm²

E agora quero que alguém me prove que ambos não possuem a mesma estrutura com única diferena no condutor principal, o RGC06 fio sólido, e Stetsom fios de cobre....

Fica aí a dica pra quem quer cabo pronto ou cabo feito...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Muito bom Iso

Numca testei mas é muito legal ver alguem que discorda e não tem medo de mostrar o porque, e argumenta com clareza...

Definitivamente esses cabos steson subiram no meu conceito...

Compartilhar este post

Link para o post
:+1

Muito bom Iso

Numca testei mas é muito legal ver alguem que discorda e não tem medo de mostrar o porque, e argumenta com clareza...

Definitivamente esses cabos steson subiram no meu conceito...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Texto retirado do manual dos fosgates antigos:

Noise Overview:

Car audio electrical accessories are notorious for interfering with car audio systems. The interference commonly arises

from three areas:

1) Power line noise (5%), which can be attenuated with in-line noise filters,

2) Inadequate power supply isolation (45%), which can be cured with transformer signal coupling, additional isolated

power supplies, or changing out components, or

3) Inductive interference (45%) – including loop area inductive noise picked up by the signal cables – which can be

remedied by relocating or rewiring components, rerouting signal cables, or using twisted cable or balanced transmission

systems.

In problem cases, we highly recommend the use of twisted pair cable rather than coaxial cable for RCA leads. This

practice will greatly minimize cable induced noise – especially in four channel amps!

Resumindo:

A maior probabilidade de causa de ruidos ou interferência no sinal sonoro é devido aos cabos de transmisão de sinal.

A constru~ção dos cabos utilizando a esquema de par trançado (twisted pair) reduz essa possibilidade de capatação de ruidos pelos cabos.. por isso a Fosgate diz ser altamente recomendado a utilização de cabos RCA de par trançados ao inves de cabos coaxiais.

tanto q qdo o cabo RCA é de par trançado, esse esquema já é considerado como sendo uma blindagem do cabo. .. por isso q um Stinger Nitro q tem par trançado + capa externa de proteção é considerado como sendo de blindagem dupla.

ACho qo RCA Stetsom parece ser bem construido.. mas peca por ser coaxial e não de par trançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, mas ae fica a grande dúvida, será que a dupla blindagem (tanto do RGC06 quanto do cabo Stetsom, sendo, malha trançada 99% + fita de alumínio) não assegura a proteção contra interferências?! Sendo assim aumenta o custo na malha, porém reduz o custo no que diz respeito a fazer o par trançado e outras firulas...

Já testei cabos como o Techsound com dupla blindagem e Xing-lings, (os quais tive a surpresa de desmontá-los - uns cabos roxos e pretos de 15 reais - e ver que o par era trançado :pirou:) não resistiram a bomba de combustível, ou seja passo os cabos juntamente com os fios dela e ainda por cima dela, e isso causa um tremendo ruído nesses cabos, e fiz o teste com RGC06 (emprestado) e o Stetsom e me surpreenderam ou o ruído ficou suprimido a uma faixa de frequência inaudível ou ele realmente desapareceu... e olha que sou extremamente chato no que diz respeito a ruído em som, principalmente com o motor ligado.

Acredito que haja duas possibilidades de eliminar o ruído, uma fazendo a malha 99% mais uma blindagem extra e outra que siga os padrões de cabos de rede por exemplo em que se faz os pares trançados e assim não há interferência. Mas é bom relembrar também que os cabos de rede usam deste recurso, onde dos alguns dos pares não são utilizados, criando assim um "aterramento" ou seja uma maneira grotesca, pode se dizer é um recurso de enganar o ruído.

Assim eu diria que só testando mesmo para verificar até que ponto é vantagem trançar os pares em cabos onde não temos pares livres que façam o papel do "aterramento", lembrando que este aterramento deve permanecer entre os pares trançados e deve ser também trançado (isso é um detalhe fundamental, se não o mais importante), pois, não signfica que fazer uma trança em quaisquer fios, vai fazer com que estes não sofram interferências externas.

E no mais, uma dica para cabos de pares trançados:

"Veja que o que protege os cabos contra as interferências externas são justamente as tranças. A parte destrançada que entra no conector é o ponto fraco do cabo, onde ele é mais vulnerável a todo tipo de interferência. Por isso, é recomendável deixar um espaço menor possível sem as tranças, se possível menos de 2,5 centímetros."

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe que pude observar, mais na informática isso, é que antigamente os cabos coaxiais foram eliminados das redes pelo advento do cabo de rede de par trançado, enfim, naquela época cerca de uns 10 anos atrás pouco mais, não existiam cabos livres de oxigênio nem muito menos malhas tão densas, chegando aos 99%, assim os cabos de rede de pares trançados se tornaram o xodó, mas hoje em dia vejo muito cabo coaxial voltando nesse ponto, principalmente pelas internets a cabo, e principalmente o RGC06 tem dominado bastante pelo seu alto poder de blindagem e ótima capacidade de tráfego de informações, e mais ainda pela simplicidade dos condutores, e atingindo velocidades de conexão altas, sendo que antigamente não ultrapassava os 10mbps em cabos coaxiais.

Fica ai só uma resalva que faz parte do mundo automotivo também, Royo, diz se possível o ano deste manual, possivelmente é devido a esse fato dos cabos que mencionei, que foi onde a era do par trançado tomou conta, pelo fato do baixo custo, facilidade de montagem e eliminação de ruídos.

Compartilhar este post

Link para o post

o conceito de par trançado eu acredito que seja melhor pra prevenir inferferencias q o conceito coaxial.

mas não adianta fazer par trançado com material de baixa qualidade.. cabos xing ling não dá pra contar como parametro de avaliação... teria q comparar os stetsom com os Dbdrive CL20 , stinger nitro.. cabos na mesma faixa de preço do stetson.

e qdo a não ter a trança dentro do conector.. os coaxias tb não tem proteção dentro do conector.. acho q dá na mesma.

e nos coaxias .. a trança externa é por por onde passa o sinal "negativo" não é???

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um Stetsom desse pro sub e semana que vem pretendo fazer uma comparação entre ele e cabos genéricos que eu conseguir pegar com alguns amigos meus. Já tenho um B52 genérico de R$ 20,00 aqui...

Ambiente: Carro

Unidade: Alpine CDA-9835

Amplificador: Fosgate Punch 60ix DSM

Subwoofer: 12NAR1 125W em dutada 50L @ 35 Hz

Vamos ver o que sai daí... A propósito, estarei levando esse mesmo cabo sábado no encontro ok!? Quem quiser testar sinta-se à vontade...

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Comprei um Stetsom desse pro sub e semana que vem pretendo fazer uma comparação entre ele e cabos genéricos que eu conseguir pegar com alguns amigos meus. Já tenho um B52 genérico de R$ 20,00 aqui...

Vamos ver o que sai daí... A propósito, estarei levando esse mesmo cabo sábado no encontro ok!? Quem quiser testar sinta-se à vontade...

Abraço.

Edu Nicácio

Pega um Stinger tb! :P:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Edu Nicácio

Não tenho aqui... e nenhum amigo próximo meu também! Pra eles som 'forte' no carro é frescura... hehehe... logo-logo vão mudar o conceito... vão ver o que faço com 300W rms...

Pedi no tópico do encontro pra galera levar... vão comparar com Monster! Hehehe... vamos ver o que sai daí...

Depois eu posto as impressões.

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo de que um tipo (trançado ou coaxial) seja mais ou menos propenso a interferências, o conceito de ambos é o mesmo no mesmo patamar, ou seja, impedir interferências externas sobre o condutor principal (sinal). Senão veríamos cabos com pares trançados em quase todos os locais em detrimento ao cabo coaxial, mas não é o que observamos. Deixo bem claro aqui que não sou conservador ou defensor de cabos coaxias, só creio, que atualmente o nível de qualidade de ambos é o mesmo, ou como falei, trançado ou coaxial estão no mesmo patamar de tecnologia e recurso.

Concerteza meu teste "leigo" não foi feito da melhor forma, mas o fiz de uma maneira que ao menos pudesse ter aceitação da malha do Stetsom, que ela realmente é eficaz, e isso só jah me satisfez uns 50% que interferência é umas das principais responsáveis pela perda de qualidade do sinal, ele iria chegar ao destino (fim do cabo) com distorção e mascaramento. E realmente só trocando os cabos já se pode notar a melhora na faixa de frequência audível, além de ter um sinal mais claro, antes parecia não se ouvir determinados detalhes das músicas.

Certamente se algum usuário próximo tiver os CL20, Stinger Nitro podemos testá-los sem problemas, se necessitar mais equipamentos para "esmiuçar" ao máximo sem problemas eu consigo.

Ah quanto ao conector e proteção, a questão dos 2,5cm nos cabos que vejo está principalmente naquele Y que há em cabos de par trançado, onde ali há cerca de 5cm em média onde o cabo não está mais trançado e nem protegido a interferências, e onde digamos é o ponto crítico pois fica próximo principalmente atrás do player a fontes de alta interferêcia.

Já no coaxial o que ocorre, você vai com a malha de proteção e o sinal até dentro do conector, onde lá você tem apenas 8mm em média de cabo desprotegido.

E um detalhe que sempre me faz repensar é a questão da grande aprovação aqui no fórum pelo menos de usuários com os cabos montados (RGC06, RGC59), pois não é um nem dois, mas sim vários usuários que os fizeram e tiveram um ótimo resultado, sendo que são cabos coaxiais.

Respondendo, sim nos coaxiais, assim como no RGC06 e Stetsom a malha de cobre ou alumínio externa é o negativo ou aterramento do cabo...

Um teste bem básico para ver o "PODER" de blindagem do alumínio (pena que dificilmente alguém vai ter a quantidade necessária de malha de cobre em casa para a experiência) pega folha de papel alumínio (destas de cozinha mesmo) e retira uma quantidade necessária para enrolar todo o teu celular, isso mesmo celular hehe, e embrulha ele, bem embrulhadinho, 1 camada bem feita já serve, mas lembre-se de não deixar brechas ou buracos. Feito isso pega o telefone de casa ou outro celular e tente ligar para o teu cel que tá embrulhado, se vc embalou certo, ele irá aparecer como desligado, porque?! O Alumínio impediu a chegada do sinal até o celular, deixando-o blindado. Ou seja, com apenas uma camada você bloqueou o sinal do celular. Acho que isso deixa mais ou menos claro como o alumínio tem um alto potencial no que diz respeito a interferências, lembrando que no interior do veículo dificilmente você irá encontrar fontes que gerem uma frequência mais alta do que celular para interferências, tirando claro a parte traseira do rádio, principalmente os de bluetooth.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Edu Nicácio

Não tenho aqui... e nenhum amigo próximo meu também! Pra eles som 'forte' no carro é frescura... hehehe... logo-logo vão mudar o conceito... vão ver o que faço com 300W rms...

Pedi no tópico do encontro pra galera levar... vão comparar com Monster! Hehehe... vamos ver o que sai daí...

Depois eu posto as impressões.

Abraço.

Edu Nicácio

Isso ae, faz o teste e posta para nós as impressões, e se puder traz as especificações dos cabos utilizados (como malha, etc...) que é o principal ponto de discussão aqui do fórum...

Encontrei um cabo da FTG aqui numa eletrônica e achei-o muito interessante, semelhante ao Santo Angelo, tendo sentido de ligação...

Compartilhar este post

Link para o post

Dae Pessoal...

Boas novas a todos, consegui emprestado o Stinger Nitro que iria comprar, para minha surpresa não é o mesmo da foto que tinha no fórum e sim este em anexo.

Instalei ele domingo no carro e para minha segunda surpresa ele ficou mediano, resposta boa, mas com ruído de fundo audível, e o cabo é muito simples, parece aqueles antigos cabos telefônicos trançados.

Mas não estou satisfeito e vou aprofundar mais, estou levando para o laboratório da faculdade os seguintes cabos:

- Stetsom 5mts

- Stinger Nitro 5mts

- Techosound Dupla Blindagem 5mts

- Xing Ling (Roxinho) 5mts e

- RGC06 10mts

Farei testes simples onde tentarei induzir ruídos externos, simulando equipamentos eletrônicos automotivos e verificarei a resposta de onda do cabo (ou seja, tentarei passar uma senóide pelo cabo, e medirei ela na entrada e saída) e qualquer ruído vai fazer essa onda mudar de forma, ceifar, ruídos, etc...

Assim que terminar, postarei os resultados, espero não ter surpresas desagradáveis... hehehe...

Valeu!

post-50-1200923254.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O manual é dos fosgate antigos, 250x2 , deve ser entre 96 e 98.

mas se vc procurar por qualquer marca de RCAs pra som automotivo atual . a grande maioria usa o esquema de par trançado nos seus cabos.. e não só trançam os cabos, como tb trançam os fios de cobre dentro dos cabos.

um pouco mais de teoria: (retirado do site da Streetwires, portanto como eles são fabricantes de cabos RCA e usam o esquema Twisted pair.. pode ser uma auto-promoção do proprios produtos)

Twisted Pair Technology

When you have two identical insulated conductors running side by side in a magnetic field, one conductor is physically closer to the source of the interference than the other. Since the interference is stronger the closer you get to the source, the closer conductor will absorb stronger signal interference than the conductor further away. The absorbed interference strengths of the conductors will therefore be different. This difference equates to noise when the signal reaches its destination.

To correct this, Twisted Pair Technology is introduced to attempt to eliminate noise by alternating the position of the conductors inside the magnetic fields. The insulated conductors are twisted together very tightly thereby canceling out the differences in the levels of the interference. Because they are swapping physical locations in the magnetic field in a relatively short distance, the differences in the levels of inducted interference (noise) absorbed cancel each other out. The amount of noise cancellation in a length of wire set is a direct result of the Loop Area.

não foi feito nenhum teste no encontro.. tava chovendo e ninguem quis ficar mexendo na fiação dos carros.

e acredito q um teste assim não traria grande ajuda.. pelo menos se a intenção for ver a capacidade de reduzir as interferencias.. pois se o teste fosse feito no encontro, provavelmente os cabos seriam passados "por fora" , longe de qualquer fonte de interferencias.. ai sem interferencia nenhum cabo iria apresentar ruido.

acho q o correto para se fazer os testes seria pegar um fonte geradora de interferencia.. e passar o cabo proximo a ela.. e depois ir mudando os cabos pra ver qual se sai melhor ... ai sim daria pra tirar algumas conclusões de qual cabo se sai melhor no quesito de eliminar interferências.

Andei dando um procura pra ver se acha algum artigo comparativo entre cabos de par trançadoe e cabos coaxiais , mas ainda não achei nada conclusivo.

mas o q deu pra ver é q nos cabos de par trançados.. a quantidade de tranças por metro, influencia na capaciade de reduzir as interferencias. e o modo como é feito essa tançra tb tem influência..

mas ainda acho q o ideal seria alguem com conhecimento técnico e equipameto adequado fazer um comparativo.. ai sim traria mais conhecimento pra galera do fórum .

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal enquanto preparo o material dos testes (já conclui os testes... e pior, tive muitas surpresas)

Vou colocar um material interessante sobre Par Trançado vs. Coaxial

Cabo Coaxial:

Os cabos coaxiais são cabos constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados; uma camada isolante de plástico, chamada de dielétrico que envolve o cabo interno; uma malha de metal que protege as duas camadas internas e, finalmente, uma nova camada de revestimento, chamada de jaqueta.

Se você envolver um fio condutor com uma segunda camada de material condutor, a camada externa protegerá a primeira da interferência externa. Devido a esta blindagem, os cabos coaxiais (apesar de ligeiramente mais caros que os de par trançado) podem transmitir dados a distâncias maiores, sem que haja degradação do sinal.

O cabo coaxial é constituído de dois condutores dispostos axialmente

(na forma de eixo), separados entre si e envoltos por material isolante. O

condutor interno, mais rígido, é feito de cobre e pode ser torcido ou sólido (o

condutor sólido é mais indicado em redes locais, já que os dados fluem com

mais facilidade num meio homogêneo). O condutor externo é uma malha

metálica que, além de atuar como a segunda metade do circuito elétrico,

também protege o condutor interno contra interferências externas (campos

eletromagnéticos estranhos). Quando esta malha externa é feita de alumínio

o cabo coaxial é dito cabo coaxial grosso, ou de banda larga, pois possui uma resistência de 75 ohms, transmitindo dados numa velocidade de até 10 mbps (megabits por segundo) e freqüência de 0 a 10 Ghz (gigahertz). Se a malha externa for de cobre a resistência obtida é de 50 ohms, o que permite a transmissão de dados à velocidade de 10 mbps a uma freqüência de 0 a 2 Ghz. Este cabo é chamado de cabo coaxial fino.

Cabo Par Trançado:

Os cabos de par trançados vem substituindo os cabos coaxiais desde o início da década de 90.

O nome “par trançado” é muito conveniente, pois estes cabos são constituídos justamente por pares de cabos entrelaçados. Veja que os cabos coaxiais usam uma malha de metal que protege o cabo de dados contra interferências externas; os cabos de par trançado por sua vez, usam um tipo de proteção mais sutil: o entrelaçamento dos cabos cria um campo eletromagnético que oferece uma razoável proteção contra interferências externas.

É o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Cada

par constitui um condutor positivo e negativo, que ao

serem dispostos como estão geram um campo eletromagnético que faz o

papel de barreira contra interferências externas ("Cross Talk"), reduzindo a

diafonia (ruídos provocados pelos sinais elétricos que trafegam em sentidos

opostos). Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado: sem

blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded

Twisted Pair). A diferença óbvia é a existência de uma malha (blindagem)

no cabo com blindagem, que também ajuda a diminuir a interferência

eletromagnética e, com isso, aumentar a taxa de transferência obtida na

prática.

Par trançado x Coaxial

Numa comparação direta entre os dois tipos de cabos teremos:

Distância máxima: o cabo coaxial permite uma distância máxima entre os pontos de até 185 metros, enquanto os cabos de par trançado permitem apenas 100 metros.

Resistência a interferências: Os cabos de par trançado sem blindagem são muito mais sensíveis à interferências do que os cabos coaxiais, mas os cabos blindados por sua vez apresentam uma resistência equivalente ou até superior.

Custo: Os cabos coaxiais são mais caros que os cabos de par trançado sem blindagem, mas normalmente são mais baratos que os cabos blindado.

Texto extraído de um trabalho técnico de professor de Física da PUC-RS, sobre cabeamento de dados em redes de computadores, como os cabos tem o mesmo conceito para qualquer fim, adotei-os para aúdio e transmissão de vídeo (tv cabo).

Desculpem pela redação enorme, mas creio que é de grande valia apontar a parte técnica, ou seja, os conceitos que regem cada tipo de cabo e uma comparação do ponto de vista técnico da questão.

Compartilhar este post

Link para o post

o coaxial ta na faixa do 1 real o metro nao é isso?

o par trançado de rede ta por 70 cents

e o blindado de rede entre 1,50 e 2

no fim das contas compensa um coax com boa malha...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...