Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

geovanesantos33

Membro
  • Total de itens

    470
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias campeão

    12

Posts postados por geovanesantos33


  1. Uma dica simples. 

    Pegue teu telefone, fone de ouvido e escolha algumas musicas de referencia. Sente no carro e escute a musica com o fone. Depois tire o fone e escute a mesma musica no carro. 

    Qual o intuito disso? A audicao no fone de ouvido e a referencia, como deve ser. O Carro é o set que precisa ficar como o que voce escutou no fone. 

    Fui claro? 

    Geralmente num ajuste de palco, voce pode tentar se localizar assim. 
    Esquerda, centro esquerda, centro, centro direita, Direita. 

    Entao tente achar algumas musicas onde voce vai conseguir perceber os instrumentos, voz de cantor, nestas posicoes. O que muita gente acha é que o palco dever estar todo embolado no centro do painel, e nao e assim. A definicao de palco, nao é apenas centro. É nos mostrar imagem, ou seja, se o cantor andar no palco da direita pra esquerda, voce percebe este movimento. Se a bateria tocar no centro esquerda, voce conseguir perceber isso. Entao, no final um bom acerto, vai te trazer Foco, clareza, organizacao de palco, harmonia. Fazer este palco acontecer no carro nao e facil, por isso deve se ter a referencia.
    As vezes o proprio volante, e o painel de instrumentos atrapalham. 

    Vai tentando, escutando. Quando mais voce treinar o ouvido, melhor vai ser.


  2. Excelente trabalho. Bom ver que o forum ainda tem gente animada em postar os trabalhos e progressos.

    Acompanhando ate agora achei tudo sensacional. Mas náo tenha medo do T.A. E o T.A. dos Pioneers funcionam bem, mas e preciso saber usar. E quando voce o ajusta corretamente ele fica MUITO bom. Nao despreze esta parte, apenas tenha conciencia de que o aprendizado do ouvido e um processo. Cada dia ele aprende uma coisa, seja identificar uma via com problemas, fora de fase, um acoplamento errado, ou quando o T.A. esta fora ou mal ajustado. 

    Esta no caminho certo. Parabens.

    • Like 1

  3. Se voce quer entender realmente como vai funcionar isso tudo ae que voce quer fazer, é bom ter algum equipamento para voce medir e ter "referencia". Só os ouvidos podem não ser suficientes. Então invista em um Rta, osciloscopio, multimetro...  e a cada mexida, seja de cross passivo, ativo, seja ajustando o set em qualquer nível, voce vai conseguir "enxergar" as mudanças. Os ouvidos da gente tem vida própria, de dia escuta de um jeito, as quintas de outro, e a noite já estão fadigados.

    Eu perdi muito, mas muito tempo no SQ pensando em teorias milaborantes em como fazer isso ou aquilo. No final das contas o mais simples costuma ser o mais correto. Se o cross passivo não for pensado para os alto falantes, testados, medidos, escutados a coisa não costuma ficar boa, não pense que na sorte fica bom, porque não fica. As vezes não é necessário voce gastar uma fortuna pra fazer um cross passivo 3 vias com componentes tops. Mas veja bem, antes de sair testando um monte de cap´s, etc, uma solução coerente seria voce pegar um dsp, colocar o set 3 vias que voce deseja, ajustar tudo que voce deseja, criar uma curva de resposta realmente boa e satisfatória, e só depois disso pronto voce manda fazer o cross passivo conforme os cortes que lhe agradaram no ativo. Isso vai poupar MUITO tempo. E depois voce vende o dsp pra investir no cross passivo.

    • Like 1

  4. 3 horas atrás, luanmartins1 disse:

    Estou com uma dificuldade grande com meu sub nesse player original também. Tinha o mesmo sub e módulo ligados em um pioneer deh-8050bt e agora montei no up. Triste, o sub JL não toca nem metade do que tava tocando no Pioneer mesmo com o ganho no máximo. Cheguei a imaginar que tava com problema no meu sub ou módulo mas mandei ver e aparentemente n tem nada.

    Essas hus oem costumam ter um HPF na regiao dos 30..50hz.. tem que verificar se  ao e isso


  5. Os modulos banda tem caracterisca de ter um grave mais gordo. Conheco os banda. Para uma proposta visando apenas qualidade eu usaria ele sem usar nenhum ganho de bassbost, ou eq, porque ele ja engorda por natureza. Ao contrario de um Sd por ex. Mas veja que o seu sub aceita duas confg. 4 ou 1ohm. Eu usaria um amp com o dobro da potencia na impedancia que voce vai usar. Por ex. 800w a 4ohms..


  6. 15 horas atrás, Guto camargo disse:

    Então eu to usando a ligação da seguinte forma

    Os dois falantes esquerdos em 1 canal do modulo / 2 falantes direitos em outro canal do modulo .

    Do Hu para o modulo joguei os 4 canais no modulo  sendo rear para o sub e o front para o estéreo 

    Até aqui, tudo bem.

    Então teria que separar os falantes em frente e traseiros ? E os fronts iriam pro modulo em 4ohms e os traseiros direto no hu?

    Não necessariamente. Isso é com você. No SQ, eu e algumas outras pessoas gostamos de ter a sensação de palco. Sendo assim deixamos os alto falantes traseiros desligados, porque quando você está em um show ao vivo, ou em uma orquestra, a música vem até a sua frente, nunca ficamos de costas pra banda. Então esse seria um dos motivos. Eu iria dizer também a questão da potencia enviada pelo amplificador para o kit dianteiro apenas, mas acho que não seria tão grande a diferença. Pra não ficar confuso, o que você pode fazer é o teste com os falantes traseiros desligados, e só o kit dianteiro ligado. Se você não gostar, liga de novo. Simples. Apenas atenção para a ligação correta, pra não perder o efeito stereo. O Balance tem que funcionar corretamente, independente da ligação. 

     

    Meu modulo tem sim a entrada Hi. Não chia nem nada mas sempre dizem que usar conversor rca é melhor.. por isso a duvida. 

    Bom, eu também já ouvi isso, em vários posts. Mas já que seu amplificador tem a entrada, use-a. Se você não gostar do resultado, investe em um conversor. Os conversores da Eatech são bons, eu tenho e recomendo, mas sou a favor do simples, então se já tem, pra que ter dois. 

     

    Sim a Hu original do up é limitada. Em questão de cortes.. é grave médio e agudo.

    Aconselho dar uma lida nos artigos do Autoforum. "grave, médio e agudo" não são cortes. Cada transdutor trabalha em uma faixa de frequência, salvo os full ranges, mas no seu caso, o Tweeter precisa de cortes em Hipass para que ele toque na frequência que foi projetado. 

    Só na saída mono que tem corte mono

    Tudo bem, use este crossover do amplificador para tocar o subwoofer. 

    O fato é que você ficou limitado a HU, faz um teste assim. 

    Pega um cabinho p2 - RCA,...pluga no seu celular, e a saida rca pluga na entrada do amplificador, e poe música pra tocar e veja o que vai acontecer no kit duas vias, se melhora, se piora. 

    Os ajustes de ganho do amplificador estão como ?

     


  7. Voce esta usando os crossovers do kit?

    Eu desligaria os alto falantes traseiros do amplificador e deixaria direto na hu. 

    Pegaria sinal somentre dos canais front se possivel for e amplificaria apenas o kit 2 vias na frente.

    Se o amp tem entrada hi nao use o conversor. O dsp nao vai melhorar o audio. So vai dar opcao de cortes diferentes, ajuste de intensidade do sinal e TA. Se voce percebeu queda na qualidade com mesmo set.. tua Hu e o gargalo. 

    A vantagem do dsp seria poder adicionar um bt 5.0 ldac no sistema.. ae sim voce vai ter uma boa melhora no sinal.


  8. Em 07/06/2021 at 22:24, cvinhaes disse:

    Saudações!

    Adquiri um Pioneer Z5380 para substituir o receiver original de um Grand Vitara (um Clarion bem razoável, até) e quero aproveitar para melhorar um pouco o sistema. Objetivo é ter qualidade um pouco melhor para ouvir em volume moderado. Já possuo um antigo amp que quero aproveitar, é um RF 4.6x de 4 canais x 30 RMS medidos como devem ser - full range e TDH abaixo de 0.1%. Idéia é começar com um kit 2 vias na frente e manter os falantes originais atrás por enquanto para atender os passageiros que frequentemente viajam no banco de trás. A proposta é familiar, mas tenho vontade de evoluir aos poucos (falantes da mesma linha nas portas de trás e um sub pequeno, talvez) e por isso um kit que não limite pequenas melhorias é bem-vindo. Meu desejo é ficar na casa dos 500 reais, mas posso flexibilizar se houver ganho expressivo em subir um pouco o orçamento. Da mesma forma, se acharem que nessa faixa de preço o ganho de qualidade é pequeno se comparado aos kits de entrada, talvez ficar no básico e postergar o upgrade seja a saída.

    Minha dúvida surge em qual kit adotar e, mesmo depois de procurar bastante no fórum, não consegui ficar confortável com alguma escolha. Já adianto que ouvir os diferentes kits seria o ideal mas não é uma opção por falta de disponibilidade do equipamento e de tempo também, então vou confiar na opinião embasada dos colegas foristas. . Por não ter muita potência, acho que os falantes precisam de boa sensibilidade e de cara os NAR não parecem uma boa opção (81db), mas posso estar errado. Fora isso vejo algumas recomendações para Audiophonic KC 6.3, Bravox CS60K, Ophera, DAT e outros. No caso de DAT e Ophera não consegui localizar nenhuma presença oficial no país e temo pelo suporte e execução de garantia no caso de necessidade, relatos de experiências positivas ou negativas nesse aspecto ajudam. Cheguei a ficar animado com o DSK 165.3 da Hertz por conta da alta sensibilidade, mas vi vários reviews falando mal dessa linha.

    Já tive experiências com som estridente e ardido no passado, definitivamente não curto. A programação musical fica entre Rock, Pop, MPB; nada de pancadão. Também não ligo muito para especificações puramente, na prática as tabelas não contam toda a verdade. Contribuições de quem já teve experiência serão bem-vindas e agradecidas.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1951843386-kit-2-vias-morel-tempo-_JM

    Esse se estiver bom e excelente kit. Com tweeters na caracteristica que voce busca e que pode se dar bem com o fosgate.


  9.  

    1 hora atrás, D...Fusca disse:

    O Arc audio 900.6 faz Brigde nos canais stereo?, porque se fizer daria pra testar nos mids e sub e testar o mosconi nos tweeters,
    Como não tenho experiência com esses amplificadores não posso opinar sobre resultado, mas daria para fazer o teste.

    Então, o ARC faz as bridges sim. Poderia testar, mas para o Stereo, queria usar o ARC 4200Se, é um amplificador muito bom, acima da média. 


  10. Fala rapaziada, 

    Vamos movimentar este forum parado. 

    Tenho uma Fiat Strada CE, e neste momento ela vai se tornar meu carro de uso diário. Eu já tinha um set montado nela, porém agora as coisas vão mudar, e vou expor pra vocês. Deixo claro que sugestões e críticas são muito bem vindas. 

    O Set será composto por. 

    HU Pioneer DEH 80prs ou Alpine 9854L ou Clarion DXZ786USB, qual usar?

    Kit Focal V30

    Cabos RCA Manga Tiaflex com conectores Nakamishi

    Cabos Speakers Tiaflex 2,5

    Amp Stereo Arc Audio 4200 SE

    Sub JL 10w3v3

    Amp Mono Fosgate 100ix ou LA 1000MD, ou Mosconi 240.2 ou Arc Audio 900/6

    Cabos energia 25mm Tiaflex.

    Bateria 60 A. 

    A minha idéia inicial seria fazer o simples, ou seja. Colunas para os tweeters com direcionamento on axis, Mids com aros de MDF, portas com muiiitttoo tratamento!!! Uma caixa que já tenho para o Sub e que ocupa toda a parte de traz da Cabine estendida, elevando o piso. Lá eu coloco os amplificadores e o sub. Caixa com 18 litros dutada, mas pensando seriamente em transforma-la em selada. 

    Já comecei a fazer as colunas e ontem já fiz a instalação dos mids nas portas que já estão tratadas. Falta instalar o player, e os amplificadores. 

    Pensei em fazer a ligação em Bi amp, estou curioso pra ouvir esse tweeter focal "gritão" como muitos falam em vários posts que li recentemente. Nunca ouvi esse kit focal.

    Agora, sobre o amplificador do Sub, estou na dúvida em qual usar. Sei que ambos não estão no mesmo nível do ARC SE, mas já ouvi todos eles. O que menos agradou foi o LA. O Fosgate é muito gostoso de ouvir, e o mosconi não fica pra traz não, porém o Mosconi é mais forte, e o ARC 900/6 é desperdício de canais.... bom, aceito sugestões. 

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...