Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

leandrovisk

Membro
  • Total de itens

    125
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias campeão

    5

Posts postados por leandrovisk


  1. Em 29/10/2019 at 12:21, Fredmvo disse:

    Bom dia, 

    Vc baixou da 5000NEX? 

    Ou da F960BT EU?

    AVIC-5000NEX

    AVIC-7000NEX, AVIC-6000NEX, AVIC-5000NEX and AVIC-X8610BS v1.21

    11-28-2018

    v1.21

     

     

    Como ficou a questao de mapas? Carplay e demais funcionalidades ficaram OK?

     

    Obrigado.

     

    Baixei da 5000NEX mesmo, os mapas não estão funcionando (não conecta com o gps). Mas tinha visto em alguns posts anteriores e videos gringos que tem como fazer funcionar e tal, só não me dei o trabalho de tentar pois nem utilizo.


  2. Em 15/08/2019 at 18:29, k-rlosaugusto@ho disse:

    Amigo também gostaria muito de regular meu som com ociloscopio. Comprei um a dois dias atrás gostaria de saber se você poderia fazer um Video detalhado de como regular o som com esse equipamento 

    O que eu posso te falar agora é o seguinte,

    Uma regulagem básica consiste em vc tocar uma frequência fixa no som (ex 40hz) e regular os ganhos até que não haja distorção. Pra isso serve o osciloscópio, vc consegue ver a onda se formando e assim detectar distorção (quando começa a ficar quadrada o pico da onda). Uma parte um pouco mais complexa seria vc saber +- a dinâmica de musica que vc escuta para regular de acordo (ex: musicas de teste de grave tem 3db de dinâmica, rap 6db etc...) recomendo dar uma pesquisada sobre pq é bastante assunto.

    Comece pelo básico, ligando o osciloscópio nas saidas RCA do seu player, aumentado o volume e ver até onde vc pode aumentar sem distorcer o sinal do player.

    Depois disso ligue na saida dos amplificadores (sem alto falantes) e aumente o volume do player até o volume máximo encontrado anteriormente, e então vá aumentando o ganho do amplificador até detectar distorção no osciloscópio. (em ambos os casos após detectar distorção, diminuia o volume/ganho até a onda ficar normal novamente).

    Isso já é uma base pra vc começar, mas lembre que com carga no amplificador isso pode mudar e distorcer antes do volume que vc encontrou. Então se puder, regule com os alto falantes ligado também.

     

    Outra coisa, o osciloscópio tem um limite de tensão, então dependendo do seu amplificador vc irá precisar de uma ponta de prova 10x, 100x, etc... (10x é equivalente a uma tensão atenuada 10 vezes, ex: com ponta 10x, 1v seria 10v)

     

    Espero que te ajude em algo.

     


  3. 23 horas atrás, Danilodb disse:

    20190716091017images.jpg...........estou assim..............................

    .........................instalei a caixa no Domingo no início da noite e ainda não deu pra escutar muitas musicas, por enquanto tô escutando slow e até o momento o que posso dizer é........................fiquei com certo "medo" de como ficaria o grave e então vou fazer uma comparação...............2 JBl's em caixa de duto retangular "que pra mim é superior a de duto redondo" tocando em 2ohms e recebendo teóricos pouco mais de 1900wrms portanto mais que o dobro da potencia dos sub's com 160A de alimentação...........1 P3 em caixa com duto redondo 4" Fiamon em caixa apesar de feita bem caprichada foi dado mais importância para o espaço a ser ocupado no PM e tocando no dobro da impedância recebendo teóricos pouco mais de 1100wrms portanto menos do dobro da potencia do sub com 60A de alimentação "é que tirei a bateria extra sexta feira" e sub sem estar amaciado.........................pelos números a diferença seria considerável mas está bem pouca, fiquei surpreso com o rendimento  do P3 no que se diz em força pois ainda não ouvi outros estilos de música para poder ter uma noção da qualidade que ele possa ter.

    Estou muito feliz e satisfeito com o que consegui, diminui cerca de 38 quilos no carro e aumentando o espaço do PM sem sentir a falta de grave, vou ter mais certeza de como ficou a diferença entre ambos quando eu fizer a medição em senoide de 20hz à 80hz em condições iguais porque não confio só no ouvido. Vlw aí galera e logo posto mais fotos de como ficou o PM e só a caixa que ainda vai demorar algum tempo para ficar pronta.

     

    Que bacana que ficou do seu gosto ! Quando tiver mais fotos ou vídeos pode posta aqui pra vermos.


  4. Em 28/06/2019 at 23:04, fst-lobo disse:

     

    Selada circula o ar dentro

    Problema é não circula na bobina, existem caixas estreitas e sub mais voltados pra esses projeto com ventilação quase toda lateral para evitar esse problema

     

     

    Obs: Por sinal o Guilherme dando dicas de projeto de caixa logo ai em cima

     

     

    No geral caixa estreita vai render menos, mas tente ter pelo menos uma distância mínima do fundo

     

    As diferenças podem ser pouca se manter pelo menos o volume

     

     

    Mas existem mais variáveis envolvidas, como ondas estacionárias, cancelamento e difração

     

     

    Se quiser entender mais sobre caixa

     

     

    https://www.google.com/search?q=formato+da+caixa+influenca+no+grave+site:autoforum.com.br&client=ms-android-xiaomi-rev1&prmd=ivsn&sa=X&ved=2ahUKEwj6i-OgyY3jAhXwH7kGHadEBr4QrQIoBDAAegQIAxAL&biw=424&bih=813

     

    Um post que achei procurando aqui pra ter ideia

     

    https://autoforum.com.br/topic/115543-trapezoidal-ou-quadrada/

     

     

    Para caixa de grave, como a frequência é baixa consequentemente o tamanho da onda é muito grande pra ter onda estacionária e cancelamento. Pelo menos até onde eu sei.

     


  5. Em 24/06/2019 at 22:17, DennerBASS disse:

    Gravei um video meia boca aqui a noite, mas nao to conseguindo postar aqui no topico, so é possivel se postar no youtub e mandar o link aqui ?? se sim vo esperar pra gravar um video bom... mas para atualizar esta tremendo tudo em volta mas nao estou satisfeito, a impreenssao que o grave passa é que so toca pra tremer o parabrisa quando embola ou distorce, e mesmo com a HD no dobro da impedancia e 120a de bateria e mais 40 de fonte (peguei emprestada para testar) se clipar por 20 segundos sobe um cheiro de resina chato. Usei como quebra galho o som numa festa para 70 pessoas, tocou modao por 5 horas e fedendo desde os primeiros segundos kkkkk taquei o fodasse e deixei tocar clipando nos graves mais forte com a fonte ligada, no final os subs estavam com o tapa cones quente mas nao deu nada, quebro um galhao.... o ideal seria encontrar o parametros dos Sub para ter certeza se a caixa esta correta ou nao, mas eu vasculhei o site da DD e o Auto Forum  e nao encontrei nada, em breve sai o video.

     

    Coloca os subs na HD com impedância casada, como falei anteriormente ela não entrega a potencia declarada em baixa frequencia. E não deixe clipar, não vai adiantar de nada, só esquentar os falantes.

     

    Eu acredito que os DD's vendidos aqui não são os mesmos gringos, vai ser meio dificil achar os parametros


  6. Em 25/06/2019 at 07:17, fst-lobo disse:


     

     


    E mesma ideia do duto sim

    Mas vai considerar o furo que está no fundo do ima ou diâmetro da bobina ?

     

     

    Consideraria o furo no fundo

     

    Em 25/06/2019 at 08:18, fst-lobo disse:


    Eu acho pouco
    E em teoria é sim, mas depende quem vai fazer a caixa se vai seguir as riscas essas medidas e até a posição que fura o sub, pouco pra cima pode mudar isso

    Vc vai usar sub que aguenta potencia e a ventilação vai diminuir vida útil dele

     

    Acredito que a troca de calor é boa só até o ponto de saturar o interior da caixa, já vi pessoal por até cooler pra retirar o ar quente (com o som desligado)


  7. 10 horas atrás, Danilodb disse:

     Não tenho ideia de quantos litros o sub ocupa mas pretendo fazer com 60L bruto e descontando sub, duto e a trava interna deve ficar +ou- com os 55 livros livres. Fiz um desenho em tamanho real e o "respiro" do imã deve ficar uns 5cm do fundo da caixa e acredito que não tenha algum problema.

    É uma base boa, aproveita que vc vai usar um duto flexível pra testar as sintonias nas músicas que vc escuta


  8. 53 minutos atrás, Danilodb disse:

      Não ficará encostado e sim ha uns 3 centímetros do fundo e por ser trapezoidal o ângulo traseiro acredito que vai ajudar na ventilação na parte central do imã, ou estou errado?

    Só não tapar a ventilação traseira que está tranquilo, pode considerar a mesma idéia do duto deixando um espaço do tamanho do diâmetro da ventilação

     

    48 minutos atrás, Danilodb disse:

      Obrigado pela dica, e qual seria o espaço ocupado pelo sub e duto? acredito que seja uns 7L e o que acha?

     Só preciso saber desses detalhes para começar a cortar a caixa.

    Recomendo vc por as dimensões dele no bassbox e ver quanto ocuparia, ou ver se no manual consta já. O duto depende do tamanho, se for aquele que vc falou 4" x 25 cm é praticamente 2L e o sub eu chuto uns 2L também


  9. 57 minutos atrás, Danilodb disse:

          Acredito que vc não leu o tópico desde o início, estou no caminho inverso da maioria do pessoal daqui, e procuro uma sintonia um pouco mais alta, que toque musica dance com uma pegada boa "por exemplo", agora a dúvida é se faço com 55L bruto ou livre e alguém poderia me dá uma luz?

    Em torno de 55L é um volume bom, da pra vc testar as sintonias com esse duto e ver o que te agrada, mas bem provavel que de barulho de sopro. Pra musica eu diria em torno de 40Hz mesmo

    Pelo que lembro do sub ele é bem versátil e responde bem com quase qualquer caixa

     


  10. Em 14/06/2019 at 20:55, DennerBASS disse:

    O Sub voltou do concerto (era a centragem rasgando), e eu muito ansioso montei antes de ler os comentarios aqui, montei com duto de 20 cm como sugerido, e o resultado foi surreal, testei 11 da noite com o carro todo fechado e tremeu ate o silencioso do carro, hoje trabalhei o dia todo nao pude testar direito mas amanha vo testar e gravar video, em relaçâo a curva, agora o duto ficou mais de 15 cm do fundo acredito nao ter a necessidade da curva, enfim obrigado pelas dicas e em breve atualizo o topico.

    Que bom que deu tudo certo ! Se der posta um video pro pessoal ver.


  11. Primeiramente muito obrigado pela força, os 60l sao interno da caixa sem descontar sub e duto, o sub faz barulho tocando baixo fora da caixa sim, amanha vo levar ele num rapaz que meche na cidade aq, a bobina nao esta escura( na parte que é possivel ver ne) e o cone e centragem estao zeros acredito ser um desalinhamento da bobina mesmo. Existe a possibilidade de ter algo solto dentro do gap ?? pois o barulho se assemelha a isso tambem.

     

    Da uma balançada no sub, se escutar algo solto já sabe hahaha

     

     

    Se for contar o sub + duto de 4"x20cm (sintonia 40hz) daria algo em torno de 56L livres então... Da uma testada e veja se melhora o rendimento com 20cm de duto


  12. Vou procurar os parametros na net aqui, o duto é de 4 pol por 36 cm, o sub nao raspa mas faz um barulho como se tivesse batendo a bobina, estava fazendo uns testes aqui, coloquei o duto dessa segunda caixa com 24 cm de 3 pol, ela tem 40 l e rendeu um sub grave que com os dois ligados nao rendia, oque confirma que a caixa de 60 nao esta correta, lembrando que estou usando agora 1 sub em 8ohms no hd 2 ohms com 120a de bateria nova.

     

    60L e 4"x36cm de duto está em torno de 30Hz de sintonia, talvez por isso não está rendendo tanto. Tente colocar 18cm pra ficar em 40Hz, pelo seu estilo musical vai ficar melhor.

     

    Outra coisa, nesses 60L vc está descontando o volume do sub e duto ?

     

     

     

    Será que esse barulho não é a bobina no seu xmax limite ? Fora da caixa com pouca potência acontece o mesmo ?

     

     

     

    Liga em 4 ohms no HD, só ajusta um pouco ganho pra não mandar tanta potência... E essas HD não entregam muito em frequência baixa.


  13. Infelizmente nao vai ter video, o barulho estranho do sub aumentou muito,liguei fora da caixa é horrivel o som, ai tirei os 2 botei 1 numa caixa pra somente 1 e o rendimento foi quase o mesmo que os 2 juntos, essa outra caixa tem 40l e 1 duto de 3 ...to desanimado... vo tentar vender o que esta bom e partir pra 2 sub novo, eu fiz a caixa esperando ganho de rendimento e uma caixa beeeem menor rendeu o mesmo resultado inclusive com grave mais macio... acho que algo esta errado com a caixa que eu fiz, nao sei simular ela para saber entao to perdido.

     

    Puts, que bad.

     

     

    Provavelmente a bobina do sub está raspando... Se vc tiver os parâmetros do sub da pra simular a caixa que vc fez e ver como está, mas 60L e 36cm de duto não me parece correto. Qual o diâmetro do duto que vc está usando ?


  14. Nossa agora que vi que seus subs já chegaram kkkkk que beleza em... Parabéns, vc atualizou o post no início e nem falou nada kkkkk,

     

    Vc fez uma observação ali, o sub tem um cone bem leve, era de se esperar, fs baixo.... Mas isso não é do contrário não ? Cone mais pesado fs mais baixo ? Já li em fóruns gringos algum tipo de baixar fs do sub adicionando massa no cone para deixalo mais pesado e isso altera alguns parâmetros do sub, inclusive o fs, dizem abaixar..

     

    Chegaram faz um tempo, estão ali pegando poeria hahahaha

     

     

    O "cone" leve eu quis dizer considerando o sistema móvel junto com a suspensão ou seja, o Mms do falante.

     

     

    O Fs é calculado em conjunto com o Mms e Cms, então em teoria o cone mais pesado, fs mais baixo sim. Porém é complicado olhar um parâmetro sozinho no falante, mudando o peso mudaria muito mais coisa além do mms.


  15. Aperiodica-Bi-Câmara.

    Funciona parecido com uma caixa de 6a ordem.

    O WinIsd 0.7 simula ela. O gráfico fica bem interessante, mas o tamanho desanima um pouco.

    Vou partir pra uma Bass Reflex comum mesmo!

    A atual pra 2 falantes está sintonizada em 43hz. Tem boa pegada em eletrônica mas não desce legal abaixo de 40hz, morrendo nos 35hz.

    A pra 4 irei sintonizar em 38hz pra tirar um pouco mais de sub, já que 4 falantes com o dobro da amplificação vão ter muito mais SPL!

     

    Quem sabe testo essa ABC em outro projeto!

    Tenho um bomber 10" que reformei e vou tentar simular com ele como fica isso!1126cc1073005b4543a4794cca8a9203.jpgb1076a464e474ef92e1c060f61f37c0b.jpg

     

    Bacana! Vou ter que baixar o winisd 0.7 pra ver

    • Upvote 1

  16. Poisé mano, dei uma olhada por aqui, 70mm puro cobre chega a 40 o metro, sem condições, slc, sairia 400 reais 10 metros, máximo que iria usar,

    Tamanho acho que por exemplo, o positivo de cada bateria até o barramento não ultrapassaria meio metro, e o msm do barramento até o amp, e se eu usar cabos duplos melhor ainda, 15m dá pra esbanjar cabos nesse sistema, poderia usar duplo até na fonte se quisesse

     

    É 40 por metro seria meio salgado... Mas caso vc fosse usar duplo ou mais, acredito que 50mm daria tbm.


  17. Intao mano, primeiramente obrigado ai rsrs, se fosse para usar em grande quantidade, sairia bem carinho o projeto sim, precisaria de muito amp e muito bateria, os de 12 dessa linha COMP estão com um preço bem interessante, pra quem quer custo benefício não tem melhor! Até mesmo o de 15,

     

    E sobre os cabos mano, 10mx$20=200 reais e 10mx$30=300 reais, aí fica um pouco caro pra mim, esses que achei no ml são 67mm e vem 15m, por 180 reais, eles são 40% cobre e 60% aluminio, acho que por enquanto vou ficar com eles msm, talvez esses cabos eu deixe para fazer upgrade mais pra frente,

     

    E sobre barramento no amp, talvez eu adiciono, pode ser que melhore sim, já como o cabo não o 100% msm,

     

    Amp eu vejo tudo dia aqui nos grupos do Facebook, sd8000, galera vendendo por 700 750 800, óia, tá um absurdo. A linha MD da Taramps eu adorei, parece um ótimo amp, não descarto a possibilidadede pegar um, até pq achei um ontem no ml com preço interessante.

     

     

    Da uma pesquisada sobre os cabos OFC vs CCA que vc encontra alguns testes. Dependendo do comprimento do cabo vc vai ter uma perda considerável com alumínio.

     

    Coloca barramento no amp sim, apenas um cabo não vai dar conta de entregar a corrente necessária pra um 8000


  18. Peço ate desculpa, eu estava pesquisando errado sobre a caixa por isso nao encontrei conteudo, agora sim encontrei e ja encotrei a litragem da caixa, portanto o topico sera apenas das fotos do projeto e troca de ideias.... no mais, qual seria a utilidade da divisoria na caixa, qual seria a perda no caso de eu fazer a caixa sem divisoria visando economizar espaço?

     

    Se os falantes são iguais não teria perdas, apenas certifique-se de colocar reforço estrutural na caixa.


  19.   Estou meio decidido pelo P3 e gostaria de opiniões de caixa pra ele, não quero subgrave e respondendo de 40hz pra cima acredito que seja bom, a caixa vai ser trapezoidal com duto redondo para ocupar o minimo possível, só preciso saber da litragem e do comprimento do duto.

     

    Já pensou em selada ? Vai ter uma resposta bem plana e ocupar pouco espaço.


  20.  

    Olá pessoal, quando falei que tava iniciando meu novo projeto, não lembro se foi nesse tópico ou em um outro, falaram pra mostrar aqui o andamento.... 
    Bom, essa semana chegaram  esses BB's aqui na minha porta, 
     
    2 Bomber COMP 5000 15"
    20190524081716PicsArt_05-24-08.03.55.jpg
     
    20190524081919PicsArt_05-24-08.00.21.jpg20190524082018PicsArt_05-24-08.03.45.jpg20190524082003PicsArt_05-24-08.03.06.jpg20190524082000PicsArt_05-24-08.03.22.jpg20190524082020PicsArt_05-24-08.03.34.jpg20190524082003PicsArt_05-24-08.02.45.jpg
    Primeiramente eu ia de ruzz 1000 15" mas depois descobri esse falante aqui graças ao meu amigo aqui do Fórum, consegui eles por um preço melhor que os ruzz, mas fala em, eita que sub enorme kkkkkkk o bixo impreciona pelo tamanho, puta ímã gigante, 20kg cada falante. 
     
     
     
    Bom.... E sobre o resto, tou pra pegar as baterias essa semana msm, 2 baterias de 250amp, tão usadinhas já, mas pelas fotos tão novinhas ainda, conforme o dono ela tem nem 5 meses, consegui por um preço até bacana, acho que vale pelo preço. Essas 2 mais 70 do cofre somam quase 600amp de bateria, intao acho que vai suprir as necessidades de um amp até 8k.
     
    20190524082022PicsArt_05-24-08.12.16.png
     
    E pra impurrar os subs, acho que uma sd8000 evo II, (vou ter que esperar pra comprar ainda, assim como o resto)  
     
    Cabos pretendo usar 67mm, esse cabo achei no ml barato pra comprar, vem 15m e ele e 40% cobre e 60% alumínio. Mas acho que vai ficar ótimo com eles. 
     
    Barramento rotner 6 vias cada, 6 negativos e 6 positivo. 
     
    Cabos RCA techone AZUL 
     
    fonte JFA 200amp pra dar uma estabilizada nas baterias. 
     
    E é isso pessoal, set'sinho simples mas acho que vou gostar bastante, até pq tou meio limitado no sentido de gastar, não posso passar de 5k, tá batendo ali já mas não vai ultrapassar isso não. Assim como eu ir comprando o resto dos equipamentos vou postando aqui. Valeu galera, forte abraço. 

     

     

     

    Olha que bacana, também vi eles a venda mas como iria usar em mais quantidade achei que ia ser muito pra mim... Quem sabe um upgrade futuro hahahaha

    Parecem bem parrudos, ctz que vai tocar fortissimo e devem aguentar uma boa potencia.

     

    Sobre os cabos, pegue cabos residenciais flexíveis 100% cobre, bem mais em conta. Acredito que 70mm está em torno de 20-30 o metro. E aproveite pra por barramento no amp tbm, 1 cabo de 70mm não da conta.

     

     

    Atualmente tem várias opções boas de amp, a linha nova da taramps MD, os SD, Banda... Veja o que tiver mais barato pra ajudar no seu orçamento.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...