Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  21/Novembro/2021 *****

blOom

Membro Pró
  • Content Count

    19,942
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    97

Posts posted by blOom


  1. Pera que uma coisa ficou confusa: vc tá procurando um grave de 12" pra substituir o tornado?

    Se sim, vc tem duas alternativas: Usar pouca quantidade e ter um grave "tuc tuc" (seco)... ou usar uma quantidade alta e com caixa em sintonia baixa, pra conseguir bons subgraves! Porém, pra tocar perto de 1x18" precisa de pelo menos 3x12", sendo que nem sempre jogam tão longe! Pessoal no centro do país que costuma usar sons assim, com falantes tipo Pioneer, etc.. subwoofers! Que em grandes quantidades, conseguem performar bem "pra fora". De longe mesmo com poucos fica um absurdo! Mas pra jogar longe, PRECISA de área de cone!

    Aqui um bom exemplo:

    https://www.youtube.com/watch?v=VscA3Fn9kko

    Quanto à ligação do médio, vc pode fazer um "tri-mode". Dá uma pesquisadinha aqui mesmo no fórum, q vc encontra! Mas, em resumo, seria qualquer amp de qualidade de 2 canais, sendo que no bridge vc liga o médio... e em cada canal (sem bridge) vc liga um outro falante! Driver de um lado e tweeter do outro.. cada um com seus respectivos capacitores. E já era! Segura o som todo com um só amp (dois contando com o do grave).

    MAs se dinheiro não for problema, pega um 4 canais... e bota um processador! Dessa forma vc consegue botar um bridge pro médio (em um canal do processador), o drive em outro canal e o tw em outro, cada um com seu canal no processador! Dá BEM mais qualidade assim, porém, tu gasta uma coisinha a mais! 


  2. Sendo BEM sincero? Se vc for tirar algo mais dele, não chega a 5%, acredite!

    E pior: você vai mudar, e vai achar que melhorou uns 10 a 20%, pq teu subconsciente vai te induzir a achar isso, pra reduzir o remorso do dinheiro gasto à toa! Mas no fundo, SE mudar muito, não chega a 10%!

    E voz grossa se tem é no HPX. Quem elogia a voz grossa da D405 é pq não usa médios! É como você ter uma ferrari, mas querer acrescentar na tração dianteira um motor de uno, pq o povo que tem uno com escada em cima diz que anda bem! Entendeu a analogia? haahahha

    Quanto aos cones em si, pra suportar esses 500hz, vai ter que ser daqueles gigantes... ainda com o risco de danificar o diafragma. Segundo o manual, a frequência ideal dela é 800hz acima! 500hz só com uns 25wrms aplicados, SNME!

    Em tempo.: Se eu fosse vc, pegava essas granas sobrando e começava em investir em fundo imobiliário! PRa ter uma renda eterna e passiva, que vai pingar na sua conta pra semrpe, mesmo q vc não trabalhe mais! Se tivessem me ensinado isso em 2008, quando comecei a instalar com em meus carros, hoje eu tava podre de rico! haahahahah 


  3. Rapaz, HPX 2120 chega com folga nos 2khz... eu usei assim por 3 anos, tocando pra bandas e DJs 2x por semana de 21h às 7h da manhã no talo.. e NUNCA deu nenhum tipo de problema. Não vejo necessidade dessa fenólica! Na real, toda pessoa q tem som fica com um comichão, uma agonia de querer mexer em algo no som, é SUPER normal. Eu sendo vc não faria isso. Deixaria como está!

    Mas se tu insiste em colocar, não vejo pq querer tocar a partir de 500hz, se o HPX 2120 toca FLAT até 2khz. Vai matar a resposta flat do HPX e sacrificar a D405, não faz sentido em nenhum ponto.

    Coloca a D405 entre 800 e 1.5khz acima, até sua resposta máxima do manual. E o drive tocando a partir daí. Mas, repito: eu não colocaria isso! 


  4. 20 horas atrás, Dionvx disse:

    Sim entendi.
    Mas falo em relação a carregar a bateria. ela mandaria 60 amperes para carrega-la certo? assim a fiação não aguentaria. Ou eu estou enganado? Eu não entendo bem como essa fonte lida com amperagem ja que nao tem como regular.
    É aquele modelo de 36 amperes da jfa. Instalei ela ontem. Testei por meia hora só pra ver se os fios aqueciam e foi tranquilo. embora minha fiação seja de 6 milímetros acho q densidade de cobre baixa, a capa de plastico é mt grossa. Por isso mesmo com a de 35 fiquei meio receoso de início.


    Não, a fonte manda os amperes de acordo com o consumo.

    Se não tem consumo, ela entra em modo 'carga lenta', onde manda uns ~10a pra bateria.. e quando ela chega na tensão máxima (beirando 100%), ela entra em "flutuação", onde manda ~1% da carga máxima (coisa de 0.6 a 1a). 


  5. 5 horas atrás, alanleite28 disse:

    Realmente é muita coisa mesmo, eu lembro de ver um cara tocando em uma praça com 4 de 12", acredito que era algum Triton de 600W, duas cornetas e dois tw, não vi quais eram os módulos e se tinha baterias, mas tocava altíssimo, a ponto de você sentir o grave na praça inteira e a distancias muito grandes, coisa de meio quarteirão e o grave ainda estar forte, agora a magia de como isso funcionava eu não faço ideia, se era bassboost +12db, loud no extreme ou qualquer regulagem do tipo.

     

    Em relação ao meu som, eu vou regular ele novamente do 0, ver até onde dá pra ir com ele, já passou bastante tempo depois da primeira regulagem e os alto falantes já deram uma bela amaciada acredito eu, vamos ver se rende mais um tiquinho.

    Isso é basicamente uma caixa feita com o máximo de pico possível no WinISD... vc gasta uma hora projetando, mas também, toca absurdos! Porém, isso em termos de SPL! Pq musicalidade, deixa a desejar sempre... 


  6. 26 minutos atrás, Dionvx disse:

    Eu só tenho uma bateria kk
    Meu som é simples só pra um gravezinho interno mesmo. E ainda por cima eu só ligo o som quando to dirigindo. meu problema é a bateria mesmo porque como eu rodo pouquíssimo com o carro ela ta sempre com nível baixo.
    EU queria pegar a fonte de 60 amperes porque a diferença de preço é pouca, mas como a fiação do meu carro é de 6mm nao seria suficiente. então peguei a de 36a mesmo.
    Agradeço novamente pelas informações amigo

    Na real vc podia ter pego a 60a! a diferença é que não ia fornecer nunca os 60a.. ia ficar sempre abaixo do nominal. Mas vc já teria energia de sobra prum eventual upgrade! 


  7. Ueee.. pensei q tu usasse mais amp! Prum amp q tem 32a de pico, uma fonte 10a já supria de boas! Mas, pense diferente.. vc já tem fonte sobrando prum eventual upgrade!

    Falo pq eu tinha um som com:

    Stetsom 5k2
    DAD 3k
    SD250

    ...e na fonte (150a) tocando música no talo, consumia uma média de 80a! 

    MAs, como vc falou, serve pra carregar a bateria também! Quando estiver de fonte ligada, deixa as duas bats plugadas tb, já carrega tudo! 

    • Like 1

  8. Em 16/10/2021 at 21:37, Yurisom disse:

    @blOom Ja tem a bateria só pro som de 100 A estacionária ,ela é nova, não compensa eu usar uma de 60A,e ela esta ligada com a do cofre, mas tenho dúvida, será que essa de 100A estacionária esta com defeito?, se ela é nova ela nao deveria vim carregada mostrando os 12v ou mais? Tbm desconfio do voltimetro, ele é simples talvez nao esteja marcando corretamente

    pra saber se o voltímetro tá com diferença, só testando com um outro voltímetro ou multímetro! 

     

    4 horas atrás, Yurisom disse:

    Problema resolvido, era o voltimetro ligado errado, o remote e o positivo estavam invertidos

    top


  9. Rapaz, abaixo de 12v tá descarregando.. 12.6v é estável (carga cheia numa bat normal) e acima de 12.6v tá carregando. Ideal é chegar até 14.4v

    E não existe uma voltagem segura. Tem carro que consegue dar partida com bateria quase descarregada, e outros precisam dela pelo menos nos 12v. O que eu recomendo é vc colocar um disjuntor separando as baterias.. do som pra do carro! Quando for tocar sem fonte e com o carro desligado, desliga o disjuntor, pra SE zerar a bateria, só zera a do som! 


  10. Fisicamente não faz sentido colocar falantes de vias diferentes num mesmo VB, a não ser que seja um médio alto + drivers. 

    OU, pode ser que eles conseguem usar tanto preenchimento (lã de rocha, sei lá) que absorve boa parte da pressão! E como estamos falando de caixas de no máximo 100wrms, não é nada absurdo!

    Já um 18sw1p numa mesma caixa de um 10pw3, o cone do 10pw3 voa longe na primeira tocada! o-o-


  11. 6 minutos atrás, STET disse:

    @blOom, uma dúvida. 

    Nessas caixas torre de home theater não existe separação interna nas caixas para falantes de vias diferentes, mesmo em caixas caríssimas.

    Não tem a separação pq são vias que não descem tanto, tipo tocam de uns 60hz para cima ou pq não tem tanta potência? Ou pq o projeto dos caras é tão fo** que conseguem administrar isso?

    Existem falantes que tem o fundo selado, já pra isso!

     

    A Caixa De Som 6.5 Selada Mais Valorizável,Com Cesta Fechada Ou Moldura  Médio - Buy Falante Midrange Selado,Slim Falante,Falante Fechado Product on  Alibaba.com

    Mas falantes de vias separadas em caixas caríssimas num mesmo VB nunca vi! E tem que ver de que caixa vc se refere.. pq se for umas de 1~2k que tem no ML, eu não chamaria de caríssimas! Só vejo sentido usar um mesmo VB numa mesma via! 


  12. 10 minutos atrás, w00 disse:

    Existe separação sim, o médio ta em caixa selada, os dutos não foram calculados, no manual recomenda mais comprido, coloquei assim para testar e depois ia aumentar o comprimento se fosse preciso, mas gostei assim ele desce bem, e o objetivo não é muito subgrave, podia ter feito ate menor a caixa, mas ta bom...

    Com dutos assim como estão, o som fica seco, tende a ter péssimo desempenho nas baixas.

    Se o objetivo fosse subgrave, certamente vc usaria falante diferente em caixa diferente! Mas com dutos de plástico assim, soltos, vc perde bastante SPL na baixa

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...