Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

    Tratamento Acústico

    Tiago Fernandes
    By Tiago Fernandes,

    olá pessoal, queria saber como faço pra fazer um tratamento acústico legal no uno, meu objetivo é de eliminar o ruído externo. eu queria poder dirijir escutando meu sonzinho sem ter que ouvir também o atrito do pneu com o asfalto ou o chiado que faz quando passo numa possa d´água, sacow ?

     

    eu sou meio leigo quanto a isso (ou completamente leigo!) :legal:


    site de ficha tecnica de carros ORIGINAIS

    Eric INFK
    By Eric INFK,

    alguem conhece algum site de carros importados originais com ficha tecnica completa ?


    Qual sub de qualidade c/ 250~300wrms?

    SAG
    By SAG,

    Olá pessoal!!

    Estou com um tópico para me decidir sobre a compra de um amp. MTX 564 Tópico MTX 564

     

    Para não misturar os assuntos, estou colocando este tópico para saber quais são os sub com qualidade (nível NAR para mais) com 250~300wrms para casar com o MTX 564 que tem 280wrms em bridge.

    Não me preocupo se o sub tem SPL. Quero um grave gostoso e macio....

     

    Se puderem colocar os preços médios e onde encontrar seria óimo.

     

    Um abraço!!


    Recondicionar alto falante

    Peter_li
    By Peter_li,

    Estou pensado e recondicinar meu BP 12 2x2 q eu queimei a bobina dele...

     

    Vale apena ?

     

    Fica mesma coisa ?


    Taxa de Compressão - AJUDEM

    Rafael Kiss
    By Rafael Kiss,

    Faaaala Galerinha!!!!

     

    Escuta, tava pensando em aumentar a taxa do meu carro.

     

    Tô com um gol GIII 1.0 16V Power.

    Troquei os 4 bicos por bicos arrombados, meti um K&N, partida a frio e to rodando no alcool.

     

    Minha taxa original é de 11,5:1 na gasolina e meu carro fazia 10,5Km/l

    Agora com alcool ele faz una 7,5....

     

    O desempenho acredito que esta um pouco melhor, consigo dar VDO numa boa (na decida) e nas subidas ele tem mais vontade, num ganha velocidade fácil, demora, mas tb num perde mais como antes...

     

    Minha pergunta é a seguinte:

     

    O que acontece se eu aumentar minha taxa de compresão que hoje está em 11,5:1 para uns 13,5:1 ou até 14:1???

     

    Ganho potencia?

    Torque??

    Menor consumo????

    Macies em baixa??

     

    E como eu devo fazer pra aumentar a taxa??

     

    Me falaram que nesse carro não é só raspar o cabeçote, precisa mexer na cabeça dos pistões porque senão eles vão bater em cima e ferrar com tudo,..... É verdade???

     

    E se eu aumentar a taxa e mandar fazer o cabeçote na Paula Faria, aumentando valvulas de admissão (as de escape dexa como está, é 1.0, vai perder muito torque se eu mexer, acho...) e polindo bem os dutos???

     

    Num mexi no escape por causa do torque.....

     

    Original ele tem 76Cv e 9,8 de torque...

     

    Como ficaria com essas mexidas galera??

     

    Ajuda Ahe galeera!!!!

     

    Um FOrrti Abraçu!!!!!!!


    Loudness

    futurista
    By futurista,

    Pq todos players têm loudness (reforçador de graves e agudos)? Para compensar a deficiencia auditiva humana em baixas e altas freq. Ou seja, em baixos volumes não se consegue uma boa percepçao de graves e agudos, entao usamos o loudness.

    Em volume alto, o loudness pode ser desligado.

     

    "Dois sons com a mesma amplitude podem ser percebidos com distinta intensidade dependendo das freqüências que têm. A percepção da intensidade de um som não é constante com a freqüência. Observando a curva da seguinte figura vemos que o ouvido humano tem maior sensibilidade ao som entre os 1000 e os 5000 Hz. Todos os pontos da curva são percebidos com a mesma sonoridade (loudness), mas a pressão sonora necessária não é constante com a freqüência."

    Image1.gif

     

    fonte: http://www.ime.usp.br/%7Ewalter/mp3/mp3.html

     

    Em se tratando qualidade sonora, fidelidade é indispensável, portanto loudness deve ser banido num sistema high-end, nao é?


    TESTE: Corrente de Acionamento dos amps

    supersonico
    By supersonico,

    Buena pessoal, travamos há alguns dias uma discussão sobre a real necessidade do emprego de relês para o acionamento dos amplificadores que conhecemos e amamos, de um lado o gusk4x4 asseverando a desnecessidade com aquela delicadeza que lhe é peculiar, de outro o Rapha_4_Bass defendendo com unhas e dentes a necessidade, no centro eu pedindo uma luta limpa, sem dedo nos zóio, chute no saco ou dentada na oreia. Rapha_4_Bass prometeu um teste que não veio, então eu aproveitei a ausência dos pais e houve por bem promover a festa do cabide, ops, dos amps.

     

    OBJETIVO

    Mensurar a corrente de acionamento demandada pelos amplificadores na entrada Remote.

     

    MATERIAL EMPREGADO

    Um multímetro digital Xing-Ling;

    Uma fonte de microcomputador AT Satellite Xing-Ling;

    Um relê auxiliar marca HL não-Xing Ling;

    Diversos amplificadores não-Xing Ling, a que farei oportuna menção.

    Duas xícaras grandes de chá mate Leão forte e fervendo.

    A Ana Hickmann. Não veio pq tava envolvida com a nova propaganda do Fox, fazendo com que eu terminasse tudo com ela em face do fato de ela não cumprir suas obrigações conjugais. Mas ela há de sentir remorso e voltar pros meus braços.

     

    METODOLOGIA

    Criar o circuito necessário à ativação da bobina do relê e de cada um dos amplificadores. No caso do relê, isto envolveu ligar o pólo positivo à saída 85 e o negativo à saída 86, este passando através do multímetro. No caso dos amps, liguei positivo e negativo normalmente e aproveitei um fio amarelo extra pra atravessar nele o multímetro e chegar ao REM dos amps. O multímetro ficou setado na escala de corrente DC até 200 mA para alguns testes, e depois até 20 mA para maior detalhamento.

     

    RESULTADOS

    Insônia brava causada pela cafeína contida no chá mate. Preciso migrar pra erva cidreira, camomila, Bons Sonhos ou qualquer coisa que me deixe menos ligado na tomada às 03:15 da matina.

     

    Corrente demandada pelo relê: 125 mA.

    Corrente demandada por um Aquarius SB900mix: 6.5 mA. (Atire a primeira pedra quem nunca teve booster! HAHA! Eu imaginava)

    " " " " Punch 500m: 11.5 mA.

    " " " " " 800a4: 11.5 mA.

    " " " " " 2.6x: 11.5 mA.

    " " " " " 60.2: 11.5 mA.

    " " " " " 225.2: 11.5 mA.

     

    1m20 de pernas, uma sainha esvoaçante e uma cara de anjo. Ai papai.

     

    CONCLUSÃO

    Quer proteger o seu AMP REM do CD-player? Compra um porta-fusível, mete ele perto do player e bota lá um fusível de 250 mA, e esquece. Pode pendurar VINTE amps Fosgate nesse remote que ele não estoura o raio do fusível. Não vou dizer que relês não tenham seus usos; se vc fizer esse esquema do portafuse e pendurar 2 néons, 3 luzes fluorescentes, 400 leds, um letreiro luminoso que pisca EU-SOU-GAY e apenas um amplificadorzinho, o fuse vai queimar. ;)

     

    gusk4x4, vc estava certo. Apenas peço que não se utilize da oportunidade pra nos maldizer pelas próximas 25 gerações por duvidarmos de vc ;)

     

    Ana, apesar de tudo, te aceito de volta. Novas regras terão que ser adotadas, no entanto; a partir de hoje, vc andará com uma coleira escrito PROPRIEDADE PRIVADA. E só sairá quando eu quiser.

     

    edit: vide post do Rafael


    Disjuntor doméstico em som de carro

    WELL
    By WELL,

    Ô gALLera... Estava eu aqui pensando com meus botões... Seria possível utilizar disjuntores que são utilizados em casa no no som do carro??????? :pirou:


    Engenharia do som.

    FábioE.A.
    By FábioE.A.,

    Quero comentar uma combinação de fatos, onde a prática e a teoria são muito distintas.

     

    Aqui na Autosom percebe-se que o nível teórico está, inclusive, a nível acadêmico, tão alto o padrão de conhecimentos.

     

    Porém, chegamos até a observar coisas do tipo: DbDrive é ruim, porque ele usa componente igual ao Aquarius (ex.).

     

    Na teoria, ele usa mesmo, mas, e daí? Será que isso realmente importa? Será que isso é só isso?

     

    Bem, eu acho que um desenvolvimento de um produto demanda engenharia e aplicação, onde existe a engenharia da placa. Os componentes precisam serem os melhores do mundo?

     

    O que se percebe é que as placas dos módulos mais refinados são muito mais práticas e otimizadas. Isso faz com que as mesmas tenham menos perdas, menos resistência, menos aquecimento, menos consumo, entre outras tantas variáveis. Então, pra mim db Drive continua sendo um ótimo custo benefício, pois, apesar de usar alguns componentes "normais", ele te proporciona qualidade.

     

    O desenvolvimento das placas e circuitos, eu queria representar de uma forma diferente...

     

    Ex.: um motor AP - um motor AP é um motor de concepção antiga, mas é eficiente até hoje. Pq? Porque ele aceita novas formas de adaptação. Qual é a coisa engraçada nisso? Pq compará-lo ao som? Pois bem, vc encontra motor AP em voyage 1986 e encontra o motor AP numa AUDI 180T!!!!!!!!!

     

    Perceberam onde eu queria chegar?

     

    POr favor, comentem.


    hallmeter funcionando perfeitamente!

    sandroformiga
    By sandroformiga,

    essa é para a galera q tinha algum problema de leitura com hallmeter p/ quem usa carbura, é so deixar o carro ligado pelo menos uns 5 minutos em lenta, e depois é só apertando o parafuso da mistura atras do carbura,e notar q a mistura fica ideal.qdo se acelera ai sim tem q mostrar faixa rica.


    Como funciona o G-Tech???

    Lucky
    By Lucky,

    Fala ai pessoal da Spportcar..... to com uma duvida aki q provavelmente a maioria daki saberah me responder..... quais sao as funçoes daquele aparelho G-Tech??? Ele realmente soh eh ligado ao acendedor de cigarros do carro??? Como eh possivel ele averiguar tantas informaçoes sobre o carro sem estar conectado eletronicamente ao veiculo???


    Fostex full range

    Estrangeiro
    By Estrangeiro,

    Tirei umas fotos de um Fostex de um amigo meu!! Não é meu, eu não pretendo usar full-range, pelo menos por enquanto!!! Mas para quem tem curiosidade de ver, pelo menos já que escutar só nos campeonatos do fórum autosom... hehe!!

    Algumas considerações minhas, o cone é de papel bem fino parece papel sulfite, aperenta que se por acaso molhar, já era!!! ou bem fácil rasgar!!! É bem pesado, tipo uns 750 grs. O tamanho é de 3,5" mais ou menos 8cm!!! A potência recomendada é 5 (cinco) Watts RMS!!!

     

    fostex.jpg

     

    Ele vem com uma proteção de plástico, para proteger o cone!!!

    fostex1.jpg

     

    Aqui a parte do conjunto magnético!!

    fostex2.jpg

     

     

    Se der pau nas fotos,

     

    Meu album


    Mais informações sobre a caixa LT (labirinto)!

    bssardinha
    By bssardinha,

    Tenho ouvido falar bastante nessa caixa LT. Quero colocar duas E2k de 700rms.

    Qual a diferença entre a LT e a dutada? Qual tem o melhor desempenho? Qualquer informação sobre essa caixa é bem vindo!

    valeu


    --> Fiz os leds piscar...

    Cleriston
    By Cleriston,

    Instalei os leds no som, e deixei eles piscarem de acordo com a batida do som....

    Os leds sao sao esses super-leds, sao dos fraquim mesmo, mas até q ficou legal.

    8 leds instalado em volta do sub, extreme 12", em cima dos parafusos q seguram o sub na caixa, ou seja, ficou em forma de um circulo.....pra omplementar as luzes da mala é vermelho bem fraquin, dando assim um destaque a mais no cone do sub....

    Na minha cidade nao acho leds fortes...Isso q foi soda....

    os leds estao ligados na saida do 1200D., junto com o extreme...

     

    Vou ve se conssigo um maquina digital para filmar..Se nao vai foto mesmo...

     

    ;)


    SPYDER NITRO 700RMS

    InSaNo-ES
    By InSaNo-ES,

    Ai galera to trocando meus 2 premiuns IIde 12", com um amigo por 2 spyder nitro 12" 700rms bobina dupla com 2ohms.....mas tem um problema o meu módulo um pb1480 .faz bridge em 2 canais em 4ohms ....será que vai ficar bom ??? fera´que tem outra alterntiva ?? ou melhor ficar com meus premiuns ???

    não vou trocar de módulo tão cedo, so to pegando pq o negocio é bom . :pirou:

     

     

     

     

    Ajuda!!! :banghead:banghead:banghead


    Ajuda para fazer um CD de teste de Frequência.

    Guijs
    By Guijs,

    To querendo fazer um CD para teste de frequência com um programinha TONE Generator q eu tenho aqui. Mas eu sei q eu posso queimar o subwoofer ou os mids se ficar tocando uma frequência baixa por muito tempo. Então eu pergunto: Quantos segundos mais ou menos vcs acham q eu posso tocar uma frequência de 40hz por exemplo sem queimar os falantes? Mais alguma dica?


    Sub Hiken Hunter

    Gandos
    By Gandos,

    Queria saber se alguem conhece esse sub Hiken Hunter?

    Acho que é 130 w rms

    è bom pra um som com qualidade!!!????

     

    Que puder ajudar...


    [TUTO] Medição dos Parâmetros T&S

    André Lima
    By André Lima,

    Introdução

     

     

    Antes de iniciar um projeto de construção de sonofletores é necessário conhecer os parâmetros mais importantes do falante que definem o seu comportamento em baixas freqüências.

     

    Esses parâmetros, conforme definidos pela teoria de Thiele-Small, são:

     

    Vas = Volume equivalente do falante

    Qts = Fator de Qualidade

    fs = freqüência de ressonância.

     

    Estas grandezas costumam apresentar bastante variação entre marcas e modelos diferentes de falantes, mesmo entre os de igual diâmetro e freqüência de ressonância. Como os projetos de caixas acústicas são sensíveis a mudanças (mesmo reduzidas) nestes parãmetros não é conveniente iniciar algum projeto sem haver antes determinado os valores destas grandezas.

     

    Também é necessário medi-los quando se pretende usar projetos de construção já prontos e para os quais não haja indicação precisa do modelo e marca do falante apropriado. Nesses casos, conhecendo os parâmetros Vas, Qts e Fs, é possível a adaptação do projeto para extrair o máximo de suas características.

     

    O emprego em um projeto de qualquer outro falante que não o corretamente especificado através do uso dos parâmetros Thiele-Small, invalida os dados da construção e arrisca os resultados a serem obtidos.

     

    Um pouco de teoria

     

    Os parâmetros já referidos foram derivados das constantes eletromecânicas dos falantes para facilitar a análise das características dos diferentes falantes, e não podem ser medidos diretamente por instrumentos, excetuando-se a freqüência de ressonância.

     

    Portanto necessitamos antes determinar outras grandezas e obter Vas e Qts através de cálculos posteriores. Para a determinação de Vas a primeira grandeza a ser medida é a compliância mecânica, Cms .

     

    A complíância mecânica corresponde ao inverso do que se poderia chamar de rigidez mecânica, grosseiramente correspondendo ao que se poderia chamar de maior ou menor facilidade de movimentação do diafragma do falante. A compliância mecânica Cms é calculada através da aplicação de uma força conhecida sobre o cone do falante e medindo-se o deslocamento resultante.

     

    O valor de Cms é dado pela relação entre esse deslocamento e a força aplicada, esta podendo ser obtida por meio de uma massa conhecida colocada sobre o diafragma do falante, mantendo-se este na horizontal e com o eixo orientado verticalmente.

     

    Cms = deslocamento/força

    ou:

    Cms = X/ (9,8 x M’)

     

    onde: X = deslocamento em metros

    M' = massa adicionada em quilogramas

     

    A partir da compliância mecânica Cms é possível calcular a compliância acústica Cas, que corresponde ao valor de Cms multiplicado pelo quadrado da área efetiva do diafragma, ou seja:

     

    Cas = Cms x Sd2

     

    onde Sd corresponde à area efetiva do cone do falante, sendo calculada por meio de seu diãmetro:

     

    image002.gif

     

    Onde d = diâmetro do cone do falante.

     

    Conhecendo Cas, calcula-se o volume equivalente por:

     

    image004.gif

     

    onde: Vas = Volume equivalente em metros cúbicos

    = Densidade específica do ar (1,18 Kg/m3)

    c= Velocidade do som no ar (aproximadamente 345m/s)

     

    Existe outro método muito empregado para o cálculo de Vas, o qual consiste no emprego de uma caixa de volume conhecido. Primeiramente mede-se a ressonância do falante ao ar livre e posteriormente na caixa. Este tipo alternativo de determinação de Vas será explicado pormenorizadamente mais adiante e torna-se útil inclusive para verificação do acerto das medições tomadas ­pelo primeiro método.Muitos autores recomendam este método por ser considerado mais preciso.

     

    Já o valor de Qts é calculado através do levantamento de pontos da curva de impedãncia do falante. Após a determinação da freqüência de ressonância fs procuram-se duas outras freqüências, f1 e f2, uma acima e outra abaixo de fs. Veja a figura 1, que mostra a curva característica de um falante nas vizinhanças da ressonância.

     

    image008.jpg

     

    Vamos precisar das seguintes definições:

     

    Re: resistência à corrente contínua da bobina móvel;

    Rs: impedãncia (valor análogo à resistência, porém em corrente alternada) do falante na freqüência de ressonância fs;

    f1: freqüência abaixo de fs;

    f2 a freqüência acima de fs .

     

    As freqüências f1 e f2 são aquelas nas quais a impedância do falante vale:

     

    image010.gif

     

     

    O fator de qualidade Qts pode ser dividido em duas partes distin tas, uma dependente de grandezas mecânicas:

     

    Qms:fator de qualidade mecânico, e outra dependente de grandezas elétricas;

    Qes: fator de qualidade elétrico.

     

    O valor de Qms é obtido por:

     

    image012.gif

     

    O valor de Qes é definido por:

     

    image014.gif

     

    Para obtermos Qts podemos relacionar Qms e Qes da seguinte forma:

    image014.gif

     

     

    Portanto, teremos o indice de mérito total, Qts dado por:

    image016.gif

     

    Roteiro de medições

     

    Determinação da compliância mecânica - Cms

     

    Obtém-se a compliância mecânica medindo-se a excursão do cone entre a posição de repouso e a posição para a qual o cone é deslocado com a adição de uma massa conhecida.

     

    Esta massa pode ter de 0,25 kg até 0,50 kg, usando-se por exemplo pesos de latão. A excursão não deve ­ser demasiado grande, para não ser atingida a região não linear da suspensão, sendo de no máximo 0,5 cm para falantes grandes e de 0,2 ou 0,1 cm para falantes menores. Não devem ser usados pesos de metal ferromagnético, pois isto perturbaria a medida.

     

    A partir da medida feita com um paquímetro, podemos calcular:

     

    Cms = dX/ (9,8 x dM)

     

    onde:

    dX = deslocamento em metros

    dM = massa adicionada em quilogramas

     

    Determinação da freqüência de ressonância (fs)

     

    Usa-se nesta medida um oscilador, um milivoltímetro de áudio e ainda uma resistência de aproximadamente 500 ohms a 1 kohm conectada entre o oscilador e o altofalante em teste. A resistência é usada para transformar a saída do oscilador, quando sob carga, em uma fonte de corrente­constante. Veja o arranjo na figura 2.

     

    image020.jpg

     

    O alto falante deve, de preferência, encontrar-se em área livre, sem paredes ou chão a menos de 1metro de distancia.

    Nestas condições faz-se uma varredura em torno das freqüências onde se acredita estar a ressonância e é efetuada a leitura da freqüência em que o voltímetro apresente o maior valor. Esta é a freqüência de ressonância fs do altofalante.


    PARAMETROS - HINOR CRUZADER HSW10CRD4

    RodrigoCarvalho
    By RodrigoCarvalho,

    E ae turma, blz?

     

    Eu to precisando dos parametros T.S. do sub da hinor Cruzader HSW10CRD4 (o de 10" bobina dupla).

     

    Valeus e abraços


    Projeto Tutoriais

    André Lima
    By André Lima,

    Oi pessoal,

     

    O q vcs acham da criação de alguns turoriais para ajudar aqueles q estão iniciando> Poderia se criar um área de destaques na galeria geral, assim facilitaria a todos aqueles q sofrem na mão de estaladores ou são "assaltados" pelos preços cobrados em determinadas localidades do Brasil, a fazerem eles próprios seu sistema de som.

     

    Sei q no site do autosom já existem alguns tutorias , mas poderiamos acrescentar algumas idéias e criar novos tutorias. Acho q seria proveitoso atá para os mais experientes q poderiam ter acesso a novas maneiras de se realizar um projeto, ter sua técnica avaliada e aprimorada por outros além de o pessoal q trabalha no ramo poder demonstrar etapa por etapa ao possível cliente q naum possui feramentas ou tempo para elaboração por ele mesmo.

     

    Inicialmente sugeriria a criação de um tutorial para construção de caixas, revestimento, Massa plástica, Instalação detalhada de um aparelho de cd. Criação de Pezinhos. O necessário seria uma câmera digital. O colega Blaunpunkt em um post passado, apresentou as fotos da construção de sua caixa q poderia ser utilizado para um tutorial direcionado a esse assunto.

     

    Nos fóruns dedicados a tuning já existe esssa idéia e em sites de som automotivo estrangeiros. acho q dessa maneira já elucidaria diversas perguntas q rotineiramente são feitas.

     

    Tudo isso é apenas uma idéia q me veio, sei q dá trabalho mas tinha q expor.

     

    Agradeço a todos,

     

    Valeu pessoal

     

    Aqui vai alguns endereço de tutoriais

    Tutoriais Americanos 01


    Sub DIY!! Residencial....

    luizinho
    By luizinho,

    Opa Galera!!

     

    Bem.. estou montando um Sub para meu dormitório, ele tem 18 metros quadrados.

     

    A fonte do sinal, vai ser a placa Asus A7n8x-e Deluxe, com o chip nvidia que temo recurso sounstorm, esse recurso possibilita fazer os corte de 50 hz até 120 hz no sub...

     

    O power, é um Nashiville Power 250, que por informações dele pela net, encontrei que ele trabalha com 4 ohm e rende 125 w rms!

     

    Com essa potência pensei em utilizar dois NAR de 10 ou 12 polegadas, pensando numa Dutada ou Band-Pass.

     

    Notei, ontem, ao ligar meu Bomber Up-Grade, de bs de 4 ohm, que ele fica muitooo mais fraco que no carro, não pela potência aplicada (no carro aplico 150 rms), sim pelo ganho que a cabine proporciona.. porém eu naum sentia o grava direito e toda casa tremia, o teto de gesso parecia um orquetra de tanto ruído que soltava... :pirou: essa caixa do Bomber Up-Grade está com 70 litros e um duto de 7,5 cm x 30 cm.

     

    E agora, devo utilizar qual projeto de caixa?

     

    quem tiver experiência sobre o assunto... fala ai.....

     

    Valew Galerinha! :legal:

     

    edit: uso vai ser para jogos de computador 20%, filmes 20% e música 50% e massacrar os vizinhos 10%...


    Tweeter Domo de Mylar...

    Abreu
    By Abreu,

    Pessoal, topicozinha rápido aqui... No kit fosgate que comprei, o tweeter tem domo de Mylar... Que material é esse!? Quais as caracteristicas do som desse tweeter?

     

    Abraços...


    operaçao em classe super A

    kamikaze
    By kamikaze,

    e ae blz?

    estou querendo há mto tempo estou querendo partir pra um SQ e esses dias estava pensando se seria viavel utilizar um amplificador operando em classe Super A, sera q seria viavel um amp dessa classe em um carro, no caso minha ideia eh alterar completamente o amp q eu jah tenho, deem suas opinioes sobre as vantagens e desvantagens sobre esse tipo de amp.

    vlw ae!

    abraço.


    Reforma de Sub

    DitzelCWB
    By DitzelCWB,

    Dae galera blz??

     

    seguinte, to com um sub da fosgate parado aki pq a bobina queimou :angry: . queria saber se alguem conhece um lugar bom pra arrumar aki em curitiba.

     

    Valeu... :legal:


    RF x Roadstar

    NiShI
    By NiShI,

    Gostaria de sabe se o Fosgate tocaria um e2k12 export 700rms, tendo em vista q to quase comprando um roadstar rs1200d, Qual tocaria melhor?

    Reparem que a faixa de preço e praticamente identica?

     

    Amp Fosgate

    RF 501X

    4 x 125W RMS

    em 2 ohms ou

    2 x 250W RMS

    bridge 4 ohms

    790,00

     

    Amp Digital Roadstar

    RS 1200D

    350 RMS-4 ohms

    700 RMS-2 ohms

    1200 RMS-1 ohm

    780,00


    duvida no amp. e na caixa para extreme

    Street Bulldog
    By Street Bulldog,

    tenho 2 sub extreme de 15 e estou em duvida em qual amplificador usar. Estou em duvida entre 2 voxer 9.8 um pra cada sub ou um vxice p/ os dois.

    Também estou com duvida na caixa, mtas pessoas falam q a caixa dutada q a selenium põe no manual é boa e mtas pessoas dizem q tem q ser maior.....agora eu não sei se eu faço a dutada do manual, ou se faço uma maior ou uma selada, q ai eu ganharia um pouco mais de porta mala..... sendo q eu tenho um gol g3.

     

    me ajudem... valew...


    [REVIEW] Testei alguns amplificadores...

    Ri7
    By Ri7,

    Fala Pessoal!

     

    Embora os reviews andem um tanto controversos, vou postar mais um que fiz recentemente sobre amplificadores.

     

    Antes de mais nada vou FRISAR que se trata de testes A-B no meu sistema.

     

    Os amplificadores do teste foram:

    WHARF FLAT;

    WHARF CLEAN AUDIO;

    Rockford Fosgate 4080DSM e

    Alpine V12 MRV-F400.

     

    Inicialmente quanto às configurações, RF e Alpine se destacaram. Ambos possuem cortes HP/LP, controle de ganho, e o RF ainda possui controles de Grave e Agudo independente para frente e trás.

    O Wharf Clean possui regulagem de ganho apenas, e o FLAT não tem nenhuma regulagem, pois não precisa.

     

    No teste não usei os cortes de nenhum deles.

     

    RF 2 x Alpine 1 x CLEAN 0

     

     

    Instalação

    Todos os módulos se mostraram fáceis de instalar, com ligeira vantagem novamente para o RF e o Alpine, talvez por serem modelos de linha e os Wharf artesanais.

    O sistema com parafuso allen do RF é de longe o mais prático. Os outros módulos todos usam sistema de pressão com parafuso philips.

    Os Wharf tem 2 terminais de positivo e negativo. Uma característica interessante mas não tão prática.

    O clean ainda tem os conectores de RCA na lateral oq dificulta um pouco o posicionamento do módulo.

     

    RF 3 x Alpine 1 x Wharfs 0

     

     

    Vamos agora à parte do audio!

     

    Ligando o Head, todos os módulos tiveram delays aceitáveis.

    Nenhum apresentou ruídos de acionamento nem tampouco hiss.

    Desligando o head porém o CLEAN apresenta um "TEK" um pouco chato. Porém o franco já resolveu esse problema nos módulos mais novos.

     

    Ruídos:

    RF 4 x Alpine 2 x FLAT 1 x CLEAN 0

     

    Iniciando com meu CD costumeiro de teste, de pronto notei algumas coisas:

     

    os WHARF tocam mais alto e o Alpine muito mais baixo.

    (ganhos regulados)

    Alpine e RF estiveram o tempo todo no mesmo nível.

    Notei deficiência em médio-graves no Alpine e um ligeiro excesso de agudos na faixa de 10khz a 14khz, talvez um artifício para termos a sensação de som natural, sendo essa a faixa que os ouvidos são mais sensíveis.

    Porém a separação de estéreo dele é superior.

    Ambos os WHARF tiveram resposta muito mais plana, desde os subgraves até o extremo agudo e principalmente alta separação de canais, aproveitando bem mais a faixa dinâmica do player.

     

    Resposta de frequência:

    RF 5 x Alpine 2 x FLAT 2 x CLEAN 1

     

     

    Um teste rápido de foco e imagem me mostrou alguns detalhes impressionantes entre os módulos.

    O RF tem muita dificuldade em exibir os recortes dos instrumentos enquanto o Alpine não nos dá a sensação de negritude entre eles.

    O foco e imagem dos Wharf é muito bom, com ligeira vantagem para o CLEAN que permitiu ouvir detalhes a mais.

     

    foco e imagem:

    RF 5 x Alpine 2 x FLAT 3 x CLEAN 3

     

     

    Em passagens mais vigorosas, com larga dinâmica sempre existe alguma compressão. Quanto menor for esta compressão, maior é a sensação de preenchimento de espaço do palco virtual que é formado. Para isto, o amplificador precisa ter boa reserva de corrente e baixa distorção. Além de um fator de slew-rate alto (conseguir subir o volume mais e mais rápido).

    A dinâmica do Alpine foi bastante comprimida, nitidamente achatando o palco em muitas passagens. O RF foi melhor, mas ainda assim com bastante compressão qdo haviam muitos graves, tornando os agudos pouco extensos.

    Dinâmica irretocável para os Wharf. Me surpreendeu por se tratar de amplificador automotivo.

     

    Dinâmica:

    RF 5 x Alpine 2 x FLAT 4 x CLEAN 4

     

     

    Ataque...uma coisa complexa de explicar e dificil de reproduzir. É, de uma forma geral, uma mistura de dinâmica com velocidade. É de fato a reprodução das batidas mecânicas em metais, na bateria, nas cordas de uma guitarra e assim por diante.

    Aqui achei um pouco estranho o resultado, mas preciso transcrever como foi ouvido. O RF, é quase liso..ataque muito fraco...talvez por ser um amplificador antigo, característica que foi notada inclusive pelos juízes na 1ª etapa do campeonato. Em seguida o alpine mostrou com vigor, que mesmo sem muuita dinâmica, tem um ataque firme. Agora veio um detalhe bastante estranho nos Wharfs...

    Embora ambos tenham mostrado mais vigor no ataque, o FLAT foi nitidamente inferior. A única explicação que me vem a cabeça é que o anti-clipping atuou 'demais' para manter a entrada nos 0,775v e isso acabou por baixar o ataque. O CLEAN chega a fazer os olhos piscarem em determinadas músicas, como um martelo batendo num prego.

     

    Ataque:

    RF 5 x Alpine 3 x FLAT 5 x CLEAN 6

     

     

    Uma coisa fundamental num amplificador é reproduzir com precisão os detalhes, que alguns chamam de micro-dinâmica. Esse detalhamento envolve o ouvinte e dá mais dimensão aos instrumentos além de facilitar até mesmo a localização deles no espaço.

    O RF foi o que eu diria de 'normal'. Sem surpresas, e detalhamento normal. O Alpine mostrou, talvez por seu excesso de agudos, alguns detalhes um pouco mascarados no RF na faixa superior, mas que não chega a ser característica do detalhamento do amplificador, ao meu ver.

    Ambos os wharfs mostraram detalhes, quer seja no grave, quer seja no agudo que os anteriores não mostram. Detalhes como cordas raspando nos trastes chegam a arrepiar em determinadas músicas com o FLAT e o CLEAN.

     

    Detalhamento:

    RF 5 x Alpine 3 x FLAT 6 x CLEAN 7

     

     

    Uma característica que pode ser muito boa em alguns sistemas são as dimensões do palco. As mais difíceis são a profundidade e a altura, pq dependem de quase todos os fatores acima.

    O Palco do RF apresenta altura e largura bastante bons. O alpine ao contrário mostrou um palco ligeiramente mais profundo e igualmente largo, porém não tão alto, tocando na altura dos ombros. Equivalem-se.

    A somatória dos detalhes só poderia resultar num palco grande para os Wharf. Nitidamente limitados apenas pelas dimensões do carro.

     

    Dimensões do palco:

    RF 5 x Alpine 3 x FLAT 7 x CLEAN 8

     

     

    Por questões técnicas, o teste de subgrave foi feito usando de base o Clean para o estéreo, uma vez que o flat possui apenas 2 canais.

    O subgrave mais intenso, sem dúvida foi o do RF com seus 220wrms, porém não muito extendido. O Alpine tocou um subgrave muito redondo, apenas um pouco fraco, mas extendido e firme. O FLAT foi razoavelmente mais forte que o CLEAN, mas ambos exibiram timbre e precisão idênticos, com extensão total também. Como não estou comparando potência, o RF foi o pior.

     

    Subgrave

    RF 5 x Alpine 4 x FLAT 8 x CLEAN 9

     

     

    Por fim, gostaria de lembrar que este teste foi feito com calma, e nos moldes de uma avaliação auditiva padrão, dentro das limitações de equipamento e ambiente já ditos.

     

    Não estou fazendo propaganda para a Wharf, pois tenho minhas ressalvas à marca quanto a atenção com o consumidor. Nem tampouco desfazendo da RF ou Alpine.

     

    Utilizo no meu carro o módulo que achei que teve o melhor custo benefício para o meu gosto, e FRISO que os 4 eram opções viáveis.

     

    Abraços,

     

    Ri7


    NAR

    zumbr
    By zumbr,

    Todo mundo desse forum diz que o NAR é bom para som de qualidade. Mas o que ele realmente tem e o que os outros sub's nao tem?


    Sobre os testes que o pessoal tem feito sobre

    Mogar
    By Mogar,

    Oi pessoal,

     

     

    Alguns colegas andaram postando reviews sobre head units, e com resultados considerados surpreendentes.

     

     

    Porem, serah que as condicoes do teste levaram a um resultado verdadeiro ?

     

     

    Nao estou em hipotese alguma duvidando da opiniao de quem fez as analises, muito menos defendendo marca alguma, porem temos os seguintes fatores que podem mascarar as qualidades e/ou realcar defeitos de um aparelho :

     

     

    1- falantes. poucos aqui estao usando falantes do nivel de um B&W. entao deficiencias de algum player podem ser realcadas por deficiencias de um certo falante, e vice versa.

     

     

    2- amplificacao. amplificador pode mascarar resultados. td bem que alguns aqui tem amplificadores excelentes, mas eh um ponto a tomar cuidado.

     

     

    3- ambiente acustico do carro. todos sabemos que nenhum carro tem acustica perfeita, e assim como no caso dos falantes, pode ter player que case melhor com a acustica de um carro em especifico, e o resultado final ficar alterado, por mais que sejam feitos tratamentos acusticos.

     

    4- fiacao, nem todo mundo tem fiacao hi-end aqui.

     

     

     

     

    Minha sugestao: Talvez fosse interessante fazer um teste de players no molde do teste de amplificadores que tivemos no forum. Porem, pra nao pesar para o lado do Marcelo, Ronnie e companhia (que se sentiram ameacados com a possibilidade de um processo), um teste que nao tenha a conotacao de "teste oficial da autosom" como foi encarado por muita gente (e virou parametro de marketing ateh pra vendedor no mercadolivre), mas um teste com tal conteudo, porem "maquiado" para nao parecer que eh uma opiniao oficial do site.

     

     

    Esse teste teria que ser feito com equipamentos de audio hi-end, e com pelo menos 3 juizes que tenham experiencia em julgamento, como o Sakata.


    Como desmontar porta do G3?

    Felipe`Bomba
    By Felipe`Bomba,

    Fala galera..to precisando da ajuda de vcs...to querendo montar meu proprio som..ou seja..quero colocar a mao na massa..dai queria saber como q tiro o forro da porta do Gol G3??

    tem muita complicacao??

    tem um plastico tb na coluna central do carro,como q tiro aquilo?

    valeu!!!


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...