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    Manual de Eletricidade e Mecânica

    rew3
    Por rew3,

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    [Eros]A EVOLUÇÃO DO DRIVER CHEGOU: E-405 TRIO EVO

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]Mercedes-Benz Classe G elétrico anda como AMG G63 e gira 360°

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A Mercedes-Benz enfim apresentou o G580 EQ, nada menos que a inédita versão elétrica do Classe G. Aos puristas que torcerem o nariz, um alento: o jipão a bateria promete ser tão rápido quanto e mais capaz no off-road do que a versão superesportiva a combustão, AMG G63. Ele também fica responsável por estrear uma nova nomenclatura aos elétricos da marca.

    O Classe G elétrico tem mudanças visuais maiores do que parece, a começar pela dianteira, que é toda nova e remete a um visual mais retrô. O para-choque é mais estreito e tem aberturas laterais mais quadradas.

    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    Mais para cima, o conjunto de faróis e grade também muda. Os faróis mantém o formato redondo, com iluminação full-led, mas são abrigados em uma nova peça em preto brilhante. O mesmo acabamento está na grade, que tem apenas quatro pequenas aberturas e uma borda iluminada. O capô foi redesenhado para otimizar o fluxo de ar, mas as luzes de seta nos para-lamas seguem intactas.

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    Quando visto de lado, o G580 mantém as maçanetas de carro antigo (uma marca do Classe G que os clientes não abrem mão) e os frisos, mas dispensa, por motivos óbvios, as saídas de escape abaixo das portas traseiras. Do lado direito, o bocal para recarga é no mesmo local onde se coloca combustível nas versões comuns.

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    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    A traseira é a parte que menos denuncia ser a versão elétrica, exceto pelo nome “G580” – é preciso ser mais entendido para entender que se trata de uma versão elétrica, já que não há nenhum logotipo que indique isso. Na tampa traseira é possível ter a capa rígida redonda para guardar o estepe ou uma capa rígida quadrada para guardar o carregador doméstico.

    Para o lançamento o G580 será oferecido em uma versão base (em bege nas imagens) e na AMG-Line, que dá aparência mais esportiva com estribos, acabamentos em aço inox, volante de base achatada e rodas AMG de 20 polegadas. Há também a série limitada Edition One, que aparece em azul nas imagens.

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    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    O interior do G elétrico é praticamente o mesmo das demais versões, com duas grandes telas para quadro de instrumentos e central multimídia, sistema de som Burmester 3D hi-fi, sistema de câmera de capô transparente, iluminação ambiente, porta-copos com temperaturas controladas e um acabamento de primeira.

    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    Como se move?

    O G580 EQ é equipado com quatro motores elétricos que, somados, entregam 588 cv de potência e assustadores 118,7 kgfm de torque. Segundo a Mercedes-Benz, o jipão vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, muito próximos aos 4,5 declarados para o G63, que tem um motorzão V8 4.0 biturbo de 585 cv.

    Para a marca, porém, velocidade não é a maior proposta do elétrico, e sim o off-road. Ela promete que o G elétrico pode superar os G a combustão no fora-de-estrada, já que cada um dos motores tem uma transmissão, o que dispensa bloqueios de diferencial tradicionais. Em situações mais extremas, cada um dos motores trabalha de forma independente.

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    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    A capacidade de imersão do modelo já sai na frente, com 850 mm de água – 150 mm a mais que nas versões tradicionais. A empresa garante que é seguro fazer a imersão por ter motores e bateria completamente selados e protegidos.

    Ele também tem diferenciais como o modo Crawl, para terrenos de extrema dificuldade, e o G-Steering, que faz com o que o SUV gire completamente em seu próprio eixo. Apesar de o jipão alemão ter revelado a façanha há alguns anos, o chinês BYD U8 saiu na frente e já é oferecido com esse modo.

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    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz

    A bateria do modelo é a mesma do EQS, com 116 kWh, e faz parte da estrutura do chassi. Ela pode ser recarregada a até 200 kW e promete um alcance de até 470 km no ciclo WLTP. É um número até satisfatório considerando a que o G tem aerodinâmica ruim pelo formado quadrado e é muito pesado. São 3.085 kg, 600 kg a mais que um G500, a combustão.

    Por fim, o G580 EQ é o primeiro modelo a receber a nova nomenclatura de elétricos da Mercedes-Benz que, até então, eram batizados por EQ + a letra da linha, como EQA, EQB, EQE, EQS, e assim por diante. O G era especulado para se chamar EQG, mas estreia a nomenclatura que segue as regras dos modelos a combustão e coloca o EQ depois, como um sobrenome.

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    Mercedes-Benz G580 EQMercedes-Benz G580 EQDivulgação/Mercedes-Benz
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    [Pioneer]MOMENTO DA VERDADE

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    MOMENTO DA VERDADE

    [4r]GWM Tank 300 e 400: SUVs híbridos com vocação off-road virão ao Brasil

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A BYD está preparando uma série de lançamentos para o Brasil e é claro que sua rival e conterrânea, GWM, não ficaria para trás. A montadora com sede em Baoding, na China, confirmou a chegada de dois novos modelos: os Tank 300 e 400. Uma terceira variante, a 700, também está no horizonte da marca.

    A introdução da marca Tank no Brasil já era esperada há algum tempo, porém ainda não sabíamos quais seriam os modelos. A Tank é uma marca focada em SUVs off-road de grande porte e os dois modelos confirmados para o nosso mercado são os de entrada.

    Começando pelo Tank 300, que não é bem uma novidade: o modelo já roda em testes por aqui desde 2022 e uma unidade desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no início do mês de abril. O mais provável é que esse seja um modelo já adaptado ao Brasil, sendo mais próximo mecanicamente das unidades que serão vendidas em breve.

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    Parrudo, o Tank 300 tem 4,76 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Tem ângulo de ataque de 33°, 34° de ângulo de saída e a altura livre do solo é de 22,4 cm. Ao todo, o jipão pesa 2.200 kg.

    GWM Tank 300GWM Tank 300Divulgação/GWM

    Para desbancar os motores turbodiesel dos rivais, o Tank 300 tem mecânica híbrida convencional (HEV), combinando o motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv a um elétrico de 106 cv (alimentado por uma bateria de 1,75 kWh) e, juntos, entregam até 341 cv e torque de 64,7 kgfm.

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    A transmissão é automática de nove marchas e a tração 4X4 tem reduzida e bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, que melhoram a condução em pisos de baixa aderência.

    Way Tank 300GWM Tank 300GWM/Divulgação

    Acima dele teremos o Tank 400, que por sua vez é praticamente uma versão SUV da picape Poer, também confirmada ao Brasil. Logo, ele traz uma mecânica híbrida plug-in com motor 2.0 turbo a gasolina de ciclo Miller e outros dois motores elétricos, que juntos entregam 405 cv e 76,5 kgfm. 

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    Um detalhe interessante é que ambos os motores elétricos também são montados na dianteira, ou seja, a tração nas rodas traseiras é feita por meio de um eixo cardã, e não pelos motores, como é comum em carros híbridos. Assim como no irmão menor, a transmissão também é automática de nove marchas e há bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

    GWM TANK 400GWM Tank 400Divulgação/GWM

    A bateria que alimenta o sistema tem 35,1 kWh e garante um alcance elétrico próximo dos 100 km pelo ciclo WLTC, enquanto o consumo médio de combustível é de 10 km/l. Parece pouco, mas é bastante se levar em conta que o SUV pesa quase 2.800 kg e tem 4,99 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,90 m de altura e 2,85 m de entre-eixos.

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    O tamanho também parece não afetar nenhum dos dois quando o assunto é aceleração. O Tank 300 leva apenas 8,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto o irmão maior demora 6,9 segundos para atingir a mesma velocidade. 

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    Os dois têm chassis de longarina, sendo o do Tank 400 o mesmo da picape Poer. Em comum, eles também trazem uma lista completa de equipamentos, incluindo pacote ADAS.

    GWM TANK 400GWM Tank 400Divulgação/GWM

    No visual, nenhum deles esconde a vocação para o off-road. Mas o Tank 300 tem um estilo mais clássico, com faróis arredondados como nos antigos Jeep. Enquanto isso, o Tank 400 tem faróis afilados e um estilo de carroceria menos quadrado, que lembra mais o Toyota SW4. O estepe preso no porta-malas é um detalhe presente em ambos.

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    Por enquanto não há uma data cravada para a chegada da dupla, mas é provável que ocorra em algum momento entre o final desde ano e o início de 2025. A GWM também está estudando a possibilidade de o Tank 700 vir ao Brasil, o irmão ainda maior e mais luxuoso. Porém, ainda realizará clínicas para bater o martelo. 

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    [4r]Espera de 10 anos: como Pequim limita até a venda de carros elétricos

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Pequim, 8 horas da manhã de uma quarta-feira. Nosso ônibus está no segundo anel viário da cidade (contando do centro para fora). É uma via expressa sem semáforos e sempre cruzada por passarelas e viadutos. Em meia hora percorremos apenas 8 quilômetros. Já passei por situações piores em São Paulo, mas poderia ser pior se o governo de Pequim não tivesse tantos meios de restringir a circulação e até o registro de carros novos.

    Assim como na cidade de São Paulo, existe rodízio de veículos. Todos os dias dois números finais das placas são proibidos de circular. Carros de outras províncias ainda têm um limite de dias por mês para circular pela cidade.

    Mas isso só é um problema para o cidadão de Pequim que pode e, o mais difícil, consegue ter carro. Não basta ter dinheiro: sorte e paciência também são necessários.

    Ao contrário de outras grandes cidades da China, Pequim ainda não tem os carros elétricos como maioria. Você sempre verá um ao seu redor, identificados pela placa verde. Mas os carros a combustão, com placas azuis, são maioria.

    Trânsito em PequimCarros com placas azuis têm motor a combustão e ainda são maioria em PequimHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

    Os locais dizem que um dos motivos é o frio do inverno (a temperatura na cidade varia entre – 20°C e 40°C ao longo do ano), que reduz a autonomia da bateria. Outro é que Pequim não restringe a circulação de carros a combustão em certos locais da cidade para estimular o uso de elétricos, como faz Shenzhen (esta sim, uma cidade com muitos carros elétricos).

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    Antes de comprar um carro, os pequineses precisam ter uma placa. Hoje, a cidade libera cerca de 6.000 placas por mês, por meio de sorteio. A inscrição custa cerca R$ 1.500 e há 2.180 candidatos por placa. Em média, demora 10 anos para ser contemplado.

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    Pode ser pior, pois quem não é de Pequim mas emigrou para a cidade ainda precisará pagar impostos locais por cinco anos antes de poder participar do sorteio.

    No caso das placas verdes, para carros elétricos, há uma fila de espera. Isso porque o governo local precisa limitar as emissões de licenças, pois a demanda é muito maior do que a cidade daria conta. Desta forma, a espera pela placa verde costuma ser de cinco anos. 

    Henrique Rodriguez<span class="hidden">–</span>Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

    Mesmo assim, 70% das novas placas distribuídas anualmente são para carros elétricos. E tem que ser elétrico de verdade, pois carros híbridos também recebem placas azuis. Então a tendência é que, pouco a pouco, os elétricos tornem-se maioria na capital da China.

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    Embora outras cidades, como Xangai e Guangzhou, também tenham restrições, Pequim é uma das cidades que mais restringe a liberação de novas placas. Em 2023 liberaram apenas 100.000 novas placas, o que corresponde a cerca de um quinto dos novos carros vendidos na cidade.

    Cada morador de Pequim só pode ter um carro registrado na cidade (ou seja, uma placa que poderá ser passada ao seu próximo carro). E carros de outras províncias só podem circular pela cidade sete dias por mês. E, embora as placas sejam propriedade privada e possam ser transmitidas como herança, elas não podem ser vendidas. Não de forma legal.

    Nossa guia conta um caso extremo do mercado ilegal enquanto o ônibus encara o anda-e-para. Uma senhora teria se casado com um rapaz que tinha uma placa, que já não usava, de propósito. Fizeram um divórcio rapidamente: ela ficou com a placa e ele, com cerca de 15.000 dólares. Mas não deve ter dado muito certo, pois o caso foi parar nos jornais.

    Existem boas alternativas aos carros em Pequim. Há linhas do ônibus públicos (em sua maioria a diesel), 807 km de linhas de metrô, com 280 estações no total, cobrindo toda a região metropolitana, e bicicletas compartilhadas: se a passagem de metrô custa 1 dólar, as bicicletas compartilhadas custam dois dólares por mês. E ainda existem as scooter elétricas, que costumam circular às dezenas, em alta velocidade, na beira das calçadas. Haja paciência.

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    [Inf]O que aconteceu com a Caixa Bob do Neymar? Você ficará surpreso!

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]BYD King híbrido chega ao Brasil em julho como rival do Corolla

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Embora o segmento dos sedãs médios não esteja assim tão movimentado no Brasil, um novo jogador entrará na disputa no próximo mês de julho com a nada modesta pretensão de quebrar a hegemonia do Toyota Corolla. Trata-se do BYD King, ou Destroyer 05 para os chineses, um híbrido plug-in que compartilha a mecânica do Song Plus.

    Já faz um tempo que a BYD ensaia lançar o King por aqui, mas agora parece ter encontrado o momento certo. Em sua terra natal, onde é um sucesso de vendas, o sedã também é conhecido pelo já mencionado Destroyer 05, e é uma variação do Qin Plus.

    BYD King<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    Isso acontece porque, na China, a BYD trabalha com duas famílias de produtos. A linha Ocean é a do Destroyer 05, enquanto o Qin Plus pertence à linha Dynasty. Cada uma tem sua própria rede de concessionárias e apenas o Song Plus é vendido em ambas — não nos pergunte o porquê. Os modelos têm variações de desenho e acabamento.

    QUATRO RODAS testou a versão mais potente do sedã na China, essa que é equipada com o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,4 kgfm, além de um motor elétrico integrado ao câmbio e-CVT tem 197 cv e 33,4 kgfm.

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    A bateria que alimenta o sistema tem 18,3 kWh de capacidade e garante 120 km de alcance elétrico. Ela pode alimentar uma casa, se necessário, e é compatível com carregamento de até 17 kW. Ao todo, a BYD declara um autonomia combinada de 1.200 km e um consumo de 28 km/l.

    A versão de entrada o Brasil já conhece bem, já que King compartilha a mecânica do Song Plus, com a vantagem de estar em um carro 175 kg mais leve. O motor 1.5 é o mesmo da anterior, porém o motor elétrico é um pouco mais fraco, gerando 179 cv e 31,9 kgfm. Juntos, eles entregam 224 cv.

    BYD King DM-I 2024<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    A bateria também é inferior, tendo 8,3 kWh de capacidade e apenas 46 km de autonomia elétrica. Essa mecânica é a mais cotada para chegar ao Brasil por estar mais próxima à do Toyota Corolla, o que também afetaria em seus preços. Mas não seria estranho se King mais potente viesse posteriormente.

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    A cabine reflete a elegância do visual externo. Há material macio ao toque nas partes superiores do painel e das portas. Marca registrada da BYD, a tela giratória tem 15,6” no sedã, enquanto o quadro de instrumentos tem 8,8”. Diferente do Song Plus, o King tem um seletor de marchas giratório ao invés da alavanca e todo o console tem acabamento em plástico duro.

    BYD King DM-I 2024<span class="hidden">–</span>Divulgação/BYD

    Aqui no Brasil, o King terá como principal concorrente o Corolla, que reina praticamente sozinho entre os sedãs médios híbridos do Brasil. O modelo japonês é um híbrido leve, tem 122 cv e parte dos R$ 187.790. Mais potente e com uma mecânica mais interessante, o preço será fator determinante para saber se o “rei” da BYD conseguirá usurpar o trono do rival da Toyota.

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    Dúvida na instalação do som interno parte elétrica

    moretimateus6
    Por moretimateus6,

    Olá a todos estou com dúvida na hora de fazer a instalação do meu primeiro som, começando que meu subwoofer nar 12p 1204SWL1 4 ohms 200w e o amplificador no bridge 4 ohms manda 400w o que ocorreria nessa situação e uma solução? e meu kit 2 vias ophera op90 é 2 ohms 180w (90w cada lado) mas o amplificador manda 200w por saida e nesse caso como ocorreria a instalação? se alguém pode ajudar de alguma forma até com um mero desenho já me ajudaria bastante, se houver alguma resposta ou solução fico grato desde já obrigado.

     

     Por que não manda fazer a instalação? 

    R: minha cidade infelizmente é pequena e existe um ou outro instalador que não passa muita credibilidade, sendo assim uma alternativa seria instalar som em outra cidade longe,  assim achei melhor eu mesmo tentar aprender já que eu mesmo gosto de fazer as coisas e sempre vou estar caprichando.

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    [SMD]Rear Ended at 100mph & Destroyed His Sound System

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [AudioDesign]Rampage R/T Blindado - Sistema de áudio SQ. Kit 2 vias e coaxiais da Audison, montagem nos lugares originais, sem corte...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]Mercedes-AMG 63 S E Performance tem 816 cv e vence AMG One no 0 a 100 km/h

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Quando a Mercedes-Benz lançou o famoso AMG One parecia que demoraria até vermos outro esportivo da marca superá-lo em algo. Mas bastou menos de um ano, até que um novo campeão no 0 a 100 km/h surgisse.

    Estamos falando do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, o novo topo de linha da família GT e o único com motorização híbrida plug-in. Ele mantém o V8 4.0 bitubo da versão imediatamente inferior, mas sua potência sobe de 585 cv para 612 cv. Além disso, há um motor elétrico no eixo traseiro de 204 cv, alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio de 6,4 kWh. Por ser plug-in, a bateria necessita de recarga em redes elétricas.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz

    No total, o conjunto híbrido gera 816 cv, fazendo o GT 63 SE Performance acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s, superando o incrível AMG One em 0,1 s e se tornando o menor tempo de aceleração da história da Mercedes. Apesar do cupê ter uma potência menor, o segredo para ele superar o hiperesportivo de 1.016 cv e com mecânica dos carros de Fórmula 1 é o torque.

    O GT S E Performance entrega entre 110 kgfm e 144 kgfm às rodas, que favorecem — e muito — a aceleração. Porém, quando o assunto é velocidade máxima os 200 cv a mais do AMG One se sobressaem e fazem ele atingir os 352 km/h, enquanto o plug-in não passa de “apenas” 320 km/h.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz

    Como dá para perceber, o foco da eletrificação é o desempenho. Logo, a bateria consegue garantir apenas 13 km de autonomia totalmente elétrica. Quatro níveis de frenagem regenerativa ajudam a recuperar a energia com o carro em movimento, com o mais alto permitindo a direção com apenas um pedal. Já o novo sistema de refrigeração direta, permite às células entregarem a mais alta performance por mais tempo.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz

    Para completar a configuração esportiva, o cupê tem ainda suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rolamento semi-ativa e direção do eixo traseiro. Os freios são de cerâmica de carbono com pinças de seis pistões e discos de 16,5 polegadas na dianteira, enquanto na traseira os discos tem 15’’ e as pinças apenas um pistão.

    As rodas são de 20 polegadas por padrão, mas as de 21 polegadas são oferecidas como opcional.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz

    A transmissão é a automática 4MATIC+ de dupla embreagem com caixa de câmbio Speedshift de nove marchas. O motor elétrico opera com uma transmissão de duas velocidades e um diferencial de deslizamento limitado ajuda a melhorar o desempenho do eixo traseiro.

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    Todo o comportamento do carro pode ser alterado através dos modos de condução Electric, Battery Hold, Comfort, Slippery, Sport, Sport+, Race e Individual.

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    No visual, ele é exatamente igual às demais versões com motor V8, diferenciando-se — ainda que pouco — do AMG GT 43 equipado com motor de quatro cilindros. Suas únicas particularidades são o emblema E Performance nos para-lamas e a porta de carregamento no para-choque traseiro (posição um tanto incomum), de resto, ele mantém os desenhos dos para-choques traseiro e dianteiro, específicos dos oito cilindros, além da asa retrátil na traseira.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz

    Por dentro, a maior novidade está central multimídia MBUX, que recebe adições específicas para o sistema híbrido plug-in. Já os bancos esportivos têm ajustes elétricos e sistema de massagem como padrão.

    O novo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance chegará ao mercado europeu nos próximos meses, mas ainda não tem preço divulgado. Vale lembrar que a versão V8 sem eletrificação custa a partir de US$ 175.900, aproximadamente R$ 912.500. Não há previsão para chegada do modelo ao Brasil.

    Mercedes-AMG GT 63 S E PerformanceMercedes-AMG GT 63 S E PerformanceDivulgação/Mercedes-Benz
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    [RS]Instalação estéreo Toyota Camry Android 2007-2011 novo multimidia pioneer Pioneer Avh X1680dvd

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    Como ficou toyota player antigo orignal trocamos por novo multimidia pioneer Pioneer Avh X1680dvd

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    [Protech]Subwoofer Protech EX900 - Carbon Primeiro sub produzido para o público do trio goiano com protetor em fibra de carbono,...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Subwoofer Protech EX900 - Carbon Primeiro sub produzido para o público do trio goiano com protetor em fibra de carbono, aliando um visual diferenciado a uma resistência e rigidez com baixíssimo peso que só a fibra de carbono consegue entregar.

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    [Audiophonic]Tanto o original quanto o customizado possuem vantagens. Alguns modelos de carro saem com bons sons originais de fábric...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Tanto o original quanto o customizado possuem vantagens. Alguns modelos de carro saem com bons sons originais de fábrica. Porém a maioria deles não conseguem entregar todas as frequências de som, tornando a experiência do usuário ruim. Ao montar um som personalizado para o seu carro, você consegue obter todas as frequências com qualidade, dando uma sensação de estar dentro de um show, sem precisar ouvir em volumes altos. Além disso, ele pode ser montado de acordo com seus gostos musicais para você ter uma melhor experiência. Como está o som do seu carro hoje? #audiophonic #sub #som #carro #somautomotivo #sound #carros #carrosbaixos #bas #sensation #need #club #htech #music #top #distribuição #somtop #sotocatop #tocamuito #audiodeemoção #audioemhd #somdequalidade #qualidade #somhd #kit #coaxial #kitduasvias

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    [4r]Novo Porsche Macan elétrico é mais potente e rápido que o V6 biturbo

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Dez anos após o lançamento do Macan, a Porsche apresenta a segunda geração do SUV que passa a ser sempre elétrico. Juntos ao novo capítulo estão dois títulos importantes: ele é o primeiro SUV elétrico da marca e o Macan mais potente da história.

    O primeiro deles é justificado porque o Cayenne, o outro SUV da Porsche, é apenas eletrificado pois traz mecânica híbrida plug-in. E o segundo é muito bem defendido pela versão topo de linha, Turbo, que rende até 639 cv – a versão mais potente do atual Macan GTS, equipado com o aclamado motor V6 biturbo rende até 440 cv. 

    QUATRO RODAS foi até Nice, no sul da França, para conferir o lançamento mundial do novo Porsche Macan, lançado em duas versões: 4 e Turbo. A de entrada rende até 408 cv e 66,3 kgfm com dois motores elétricos, um em cada eixo. A topo de linha, Turbo, também com um motor em cada eixo, traz um aumentode potência expressivo, chegando a 639 cv (com o launch control ativado) e 115 kgfm.

    Porsche Macan Turbo

    O que muda no Novo Porsche Macan?

    A maior mudança visual está no conjunto óptico que é dividido em duas peças. A primeira, em destaque, concentra os DRLs em led que evidenciam os quatro pontos de assinatura de design encontrados em toda linha Porsche. 

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    No para-choque estão os faróis principais que são em led matriciais. Na mesma peça há a grade ativa que auxilia na aerodinâmica (ela abre e fecha conforme a aceleração ou desaceleração) e, somada a outros recursos, traz um coeficiente aerodinâmico de 0,25. Para efeito de comparação, um 911 Turbo S tem cerca de 0,29 – portanto, uma carroceria com aerodinâmica invejável.

    Porsche Macan Turbo

    O Macan traz pela primeira vez rodas aro 22 e, como todo Porsche, há sempre várias opções de rodas. Com o SUV de perfil é possível constatar que a linha de teto está mais pronunciada e isso faz com que o ar tenha ainda mais facilidade de passar, além de contribuis para um visual mais contemporâneo, com um “quê” de cupê.

    As dimensões são as mesmas, exceto pelo entre-eixos, que cresceu quase 9 cm e contribuiu para um espaço mais generoso no banco traseiro e também no volume do porta-malas. São 480 litros de capacidade na versão Turbo e 540 litros na versão 4. 

    Porsche Macan Turbo

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    A traseira é elegante e propõe uma sensação de que o SUV é mais largo do que a realidade graças ao filete em led vermelho, que percorre toda a extensão da carroceria. O spoiler é escamoteável e aparece quando os modos de condução esportivos são acionados ou mesmo quando a condução é naturalmente mais esportiva. 

    Porsche Macan Turbo

    Três telas e realidade aumentada 

    A configuração de telas é inspirada no novo Cayenne e traz uma tela para o passageiro com recursos de entretenimento, como Youtube e jogos. Por uma questão de segurança, o Macan traz o painel ativo que impede que o motorista visualize a tela do passageiro com o carro em movimento.

    Porsche Macan Turbo

    A central multimídia traz tela de 10,9” com touch responsivo e operação intuitiva com conexão com Apple Car Play e Android Auto sem fio. E a grande novidade do sistema é que ela conta com a possibilidade de baixar aplicativos nativos como spotify e Youtube. Tudo isso para reduzir a dependência do smartphone. 

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    A navegação é um caso a parte pois o Macan estreia a realidade aumentada que permite acompanhar todo o trajeto no para-brisa. É possível dizer que tem uma tela de quase 90 polegadas a 10 metros da sua visão – não tem mais como errar o caminho ou dizer que não sabia a velocidade que estava.

    PorscheNovo headup display cria uma realidade aumentada projetando as informações na pistaPorsche/Divulgação

    Para completar a parte das telas o quadro de instrumentos é personalizável e configurável e é a maior das três com 12,6”.

    Nova plataforma elétrica

    O Macan EV estreará a plataforma PPE, de Premium Platform Electric. Desenvolvida com a Audi, foi pensada para modelos de volume, e também vai equipar o Q6 e-Tron, que estreia também em 2024 no Brasil.

    No centro da nova plataforma está o conjunto de baterias com 100 kWh de capacidade e 12 módulos que podem ser reparados de forma individual caso aconteça algum problema. O conjunto tem uma nova composição química que permite uma maior densidade de energia e propicia uma capacidade de carregamento em DC (recarga rápida) de até 270 kW – pode ser carregada de 10 a 80% em cerca de 21 minutos. Em um wallbox de 11 kW o tempo de recarga se a bateria estiver zerada é de 10 horas.

    Porsche Macan Turbo

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    Na recarga, o Macan EV tem a capacidade de recuperar até 240 kW de energia em frenagens e desacelerações – isso quer dizer que você começa a freiar e não são os freios que estão reduzindo a velocidade e sim o motor – 40% dessa potência de frenagem acontece por esse sistema – o que acaba aumentando a vida útil dos freios e pastilhas – que são a disco nas quatro rodas. Segundo os executivos da marca é possível recuperar 8 km de autonomia após algumas frenagens. 

    Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcional, com ângulo de direção máximo de cinco graus – permite manobras de estacionamento facilitadas e uma maior estabilidade da carroceria ao contornar curvas mais acentuadas.

    Trata-se do Macan mais potente da história com até 639 cv com o louch control ativado e o 0 a 100 km/h prometido pela Porsche é de apenas 3,3 segundo e na pouca convivência com o SUV é possível verificar que o desempenho foi priorizado em seu desenvolvimento e o comportamento na direção é digno de esportivo e no quickdown do acelerador é evidente que a aceleração até os 100 km/h é cumprida em poucos segundos.

    Porsche Macan Turbo

    As duas gerações do Macan irão conviver no Brasil e isso só vai acontecer fora da Europa, pois o Macan a combustão em breve não atenderá mais aos requisitos de emissões europeus, um dos mais rigorosos do mundo. 

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    Dito isso, a pergunta que fica é: vale mais pena comprar a nova geração elétrica, a mais potente de mais de 600 cv, por R$ 770.000 ou um Macan GTS com visual antigo, 440 cv com motor V6 biturbo por R$ 735.000.

    A briga será acirrada, mas os mais puristas e amantes dos motores a combustão não poderão dizer que a Porsche esqueceu deles.

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    [FullPower]Honda NSX que pertenceu à Ayrton Senna está à venda por R$ 3,2 milhões

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Não é um carro tão raro, mas seu antigo dono o torna muito especial. O Honda NSX, com pintura vermelha brilhante, que foi de Ayrton Senna, está à venda no site britânico AutoTrader por 500 mil libras esterlinas (R$ 3,2 milhões na cotação atual). Este modelo foi um dos três esportivos do tipo que pertenceram ao falecido piloto brasileiro.

    O antigo NSX de Senna, com o qual ele rodava em Portugal, é uma unidade fabricada em 1991 e marca 39.100 milhas (62.560 km) no odômetro, de acordo com o site de vendas de carros. O atual proprietário do veículo, o britânico Robert McFagan, é apenas o segundo dono do veículo, adquirido por ele em 2013 e levado para a Inglaterra.

    Honda NSX de Ayrton SennaAyrton Senna participou do desenvolvimento do Honda NSX (Divulgação)

    E McFagan cuidou muito bem do Honda NSX que pertenceu ao tri-campeão da Fórmula 1. Em seu Instagram, onde o atual proprietário se identifica como um “fã de Senna e do NSX”, há fotos do veículo estacionado na sala de sua casa, em Londres, como parte da decoração.

    A página que oferta o veículo não contém comentários sobre as condições mecânicas do NSX. O esportivo é impulsionado pelo motor V6 de 3.0 litros com 283 cv de potência e tem câmbio manual de cinco marchas. Segundo dados da Honda, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcança velocidade máxima de 265 km/h.

    Senna foi o piloto de testes no projeto do Honda NSX

    Durante o desenvolvimento do NSX, Senna trabalhou de perto com os engenheiros da Honda, fornecendo feedback detalhado sobre o carro e ajudando a refinar sua dinâmica de condução. Ele fez várias sugestões e ajustes para melhorar o desempenho do veículo, especialmente em termos de controle, resposta do acelerador e comportamento em curvas.

    Um dos aspectos mais notáveis ​​da contribuição de Senna para o Honda NSX foi sua insistência em torná-lo mais responsivo e preciso em curvas. Ele passou horas testando o carro em pistas de corrida, ajudando a refinar a suspensão, a direção e outros componentes para alcançar o nível de desempenho que ele a Honda buscavam.

    Honda NSX de Ayrton SennaO modelo vermelho brilhante foi um dos três NSX que pertenceu à Senna – os outros dois eram pretos (Divulgação)

    Graças ao trabalho de Senna e da equipe de desenvolvimento da montadora japonesa, o NSX foi lançado em 1990 como um dos carros esportivos mais avançados e emocionantes de sua época. Sua combinação de desempenho impressionante e dirigibilidade excepcional o tornou um marco na história dos carros esportivos e solidificou sua reputação como um dos melhores projetos da Honda até hoje.

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    [Taramps]Módulo Amplificador Taramps 9000W RMS T 9000 CHIPEO

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [Taramps]Taramps T 9.000 CHIPEO Amplifier - 9000 Watts RMS

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [Taramps]Amplificador Taramps 9000 Watts RMS - T 9.000 CHIPEO

    RobôAutoforum
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    [4r]GWM confirma Wey 05 híbrido de 480 cv e que faz 250 km/l para o Brasil

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A GWM confirmou que além dos já conhecidos Haval e Ora, e dos já confirmados Tank e Poer, também venderá ao menos um integrante da linha de luxo Wey. O responsável pela estreia da nova gama será o Wey 05, um SUV híbrido (muito) maior que um Jeep Commander e com quase 500 cv para competir com modelos grandes de Audi, BMW e Mercedes-Benz.

    O GWM Wey 05 (chamado de Wey Coffee 01 na China) tem porte com seus 4,87 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,69 de altura e grandes 2,91 m de entre-eixos. Já o visual é bem ao gosto europeu, com volumes arredondados e traços angulosos, faróis e lanternas full led de formato afilado, e rodas de 21 polegadas.

    São 4,87 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,69 m de alturaSão 4,87 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,69 m de alturaDivulgação/GWM

    Isso não é por acaso, já que o modelo poderá ser produzido na Europa em um futuro bastante próximo – o que talvez aconteça na Espanha. Também não é um acaso a mudança de nomenclatura do modelo, que já é vendido por lá como Wey 05, sem o Coffee, como acontecerá no Brasil. A exemplo do mercado brasileiro, o europeu não receberia bem o Coffee, uma excentricidade que os chineses apreciam.

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    Por dentro, o SUV tem aura premium, com acabamento de alto nível e aparência tecnológica. São três telas: uma horizontal para o quadro de instrumentos, a central multimídia de 14,6″ e outra para os comandos do ar-condicionado, como acontece em modelos de Audi e JLR. O sistema de som tem 12 alto-falantes e, o esquema de iluminação interna, promete 256 cores diferentes.

    São três motores com total de 475 cv e 86,3 kgfmSão três motores com total de 483 cv e 86,3 kgfmDivulgação/GWM

    Entre os itens há também porta-malas elétrico, câmera 360°, bancos revestidos em Alcantara, head-up display com realidade aumentada, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, assistente automático de estacionamento e sistemas de condução semiautônoma nível 3. Eles variam de acordo com as duas versões oferecidas na Europa.

    O modelo é equipado com um conjunto híbrido plug-in, ou seja, com possibilidade de recarga em redes elétricas. São combinados um motor 2.0 turbo dianteiro e outros dois elétricos que, juntos, entregam até 483 cv de potência e 86,3 kgfm de torque. A tração é integral pela configuração dos motores e a GWM diz que o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos – número digno de um esportivo. O câmbio é automático de nove marchas

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    Painel conta com três telasPainel conta com três telasDivulgação/GWM

    A bateria tem 39,7 kWh, o suficiente para um alcance projetado de até 146 km no modo elétrico, segundo a marca. Além disso, ela pode ser recarregada a até 50 kW. Outra promessa é de que o modelo pode fazer um consumo de até 250 km/l, conforme ciclo WLTP combinado.

    A data de chegada para o GWM Wey 05 ainda não foi confirmada, mas é possível que ele chegue ainda este ano ou, no mais tardar, até o primeiro semestre de 2025. Os preços também são um mistério, mas considerando que o atual Haval H6 ultrapassa os R$ 300.000, o Wey 05 pode ficar entre R$ 400.000 e R$ 500.000.

     

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    [4r]BYD Song Pro híbrido chega em junho contra Jeep Compass e Corolla Cross

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O BYD Song Plus enfim deixará de ser o único carro híbrido da chinesa no Brasil. No próximo mês de junho, ele ganhará a companhia do Song Pro, SUV médio que ficará posicionado abaixo do que já é vendido por aqui. Ainda não há preços definidos, mas poderão ficar abaixo dos R$ 200.000 para concorrer com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

    Apesar de guardar muitas semelhanças na linguagem de design com o Song Plus, as diferenças e simplicidades do Song Pro começam já no visual. Mesmo assim, faróis e lanternas são em led, e há teto solar panorâmico desde a versão mais barata do modelo – ao menos na China.

    BYD Song Pro 2024 2025 dmi-iBYD Song Pro 2025 dmi-iDivulgação/BYD

    Ele também tem medidas semelhantes com seus 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é 3 cm menor na largura e 5 cm no entre-eixos, mas é 3 cm maior no comprimento e 2 cm mais alto que o “irmão” mais caro.

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    O interior também remete ao do Song Plus com aparente simplicidade, mas ainda assim com variedades de texturas e materiais, partes emborrachadas no painel, central multimídia giratória de 15,6 polegadas, quadro de instrumentos digital, ar digital de duas zonas e banco do motorista com ajustes elétricos. Itens que são de praxe nos modelos da BYD.

    BYD Song Pro 2024 2025 dmi-iBYD Song Pro 2025 dmi-iBYD/Reprodução

    A motorização do Song Pro combina um motor 1.5 aspirado a outro elétrico, que resultam em uma potência combinada de 197 cv (portanto, menos que os 235 cv do Song Plus). O SUV é um híbrido plug-in, ou seja, permite ser recarregado em rede elétrica.

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    BYD Song Pro 2024 2025 dmi-iBYD Song Pro 2025 dmi-iDivulgação/BYD

    Ainda não se sabe qual será o tamanho da bateria utilizada por aqui, já que na China há opções de 12,9 kWh e 18,3 kWh. Com a menor, a autonomia elétrica do modelo é de 71 km (segundo o ciclo NEDC) e, com a maior, de 110 km.

    Ou seja, no melhor dos casos, a autonomia pode ser maior que a oferecida pelo atual Song Plus. Porém, isso não deverá durar muito, já que o Song Plus mudará em breve para ficar mais potente e ganhar maior autonomia.

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    [FullPower]Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado

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    Por RobôAutoforum,

    É um veículo simples, mas repleto de história. O Lotus 12, o primeiro carro de Fórmula 1 da fabricante britânica Lotus, será leiloado pela Bonhams no próximo dia 10 de maio, em um evento em Mônaco.

    Projetado sob a supervisão do fundador da Lotus, Colin Chapman, o modelo disputou oito corridas entre 1957 e 1959, tanto na Fórmula 1 como na Fórmula 2, já que o regulamento da época permitia o intercâmbio entre as duas categorias. Foi neste carro também que o lendário piloto britânico Graham Hill estreou na categoria máxima do automobilismo, no Grande Prêmio de Mônaco de 1958.

    Lotus 12O Lotus 12 foi o carro utilizado por Graham Hill em sua estreia da F1 (Divulgação)

    Embora seja um carro particularmente histórico, o modelo teve uma carreira pouco gloriosa. Os melhores resultados obtidos pelo modelo foram dois segundos lugares em corridas da F2.

    Como todas as máquinas criadas pela fabricante britânica, o Lotus 12 é extremamente leve. O carro construído com alumínio aeronáutico pesa apenas 317 kg. Equipado com um motor Coventry Climax de quatro cilindros em linha de 141 cv, o bólido tem uma relação peso/potência de meros 2,2 kg por cv. A transmissão sequencial de 5 marchas do modelo também é das mais curiosas, com uma alavanca no lado esquerdo do cockpit.

    Lotus 12Cabine ideal para pilotos canhotos; repare na alavanca da transmissão no lado esquerdo (Divulgação)

    Após o encerramento da temporada de corridas em 1958, o modelo foi comprado por John Fisher, famoso engenheiro britânico que posteriormente fez carreira na Ferrari colaborando em projetos de carros de Fórmula 1 e de rua. Em 1959, o monoposto foi adquirido pelo empresário australiano Frank Gardner, que planejava continuar competindo com o Lotus, mas logo o vendeu.

    Ao longo das últimas décadas, o carro teve mais alguns proprietários até ser adquirido, em 1991, pelo dono atual, o entusiasta britânico Mike Bennett, que restaurou completamente o carro.

    Lotus 12O Lotus 12 disputou nove corridas pelo Team Lotus, na F1 e na F2 (Divulgação)

    A casa de leilões Bonhams estima que o Lotus 12 deva ser leiloado por valores entre 290.000 euros e 390.000 euros, o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão e R$ 2,1 milhões. Por ser um carro tão histórico, está até barato.

    O post Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado apareceu primeiro em Revista Fullpower.

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    [4r]Tesla Cybertruck tem recall por travamento no pedal do acelerador

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    A Tesla anunciou um recall em 3.878 unidades da Cybertruck por problemas no pedal do acelerador, que pode ficar preso no revestimento do veículo, podendo causar acidentes. A Agência Nacional de Segurança do Tráfego dos Estados Unidos (NHTSA) foi quem divulgou a nota, na última sexta-feira (19).

    Segundo relatado, quando o motorista pisa no pedal do acelerador da picape elétrica, uma almofada localizada logo acima pode se desprender e manter o pedal pressionado – assim, o motorista não conseguiria cessar a aceleração do carro. Foram relatadas ao menos duas ocorrências, mas, por enquanto, sem registros de acidentes.

    Caçamba tem 2.831 litros e cobertura que suporta o peso de um adulto<span class="hidden">–</span>Divulgação/Tesla

    Segundo a NHTSA, “uma mudança não aprovada introduziu lubrificante para auxiliar na montagem dos componentes”. E, pelo que parece, este lubrificante utilizado na produção ainda está presente na peça, causando todo esse problema. A marca realizará a troca ou conserto do pedal de forma gratuita e os clientes serão notificados até o mês de junho, segundo a agência.

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    A picape elétrica da Tesla iniciou suas entregas apenas no ano passado, depois de mais de dois anos de atrasos, e este não é o primeiro recall realizado pela empresa. No começo deste ano, a marca já realizou três chamados que afetaram milhares de unidades da Cybertruck, segundo relatório da BizzyCar.

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    cybertruck<span class="hidden">–</span>Divulgação/Tesla

    No entanto, todos puderam ser feitos por atualizações “on-air”, ou seja, remotamente, sem qualquer contato físico/presencial, o que não é possível fazer no caso do pedal do acelerador.

     

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    [4r]Novo Chevrolet Spin: um big veículo para as grandes famílias brasileiras

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    O novo Chevrolet Spin já chegou às concessionárias de todo o Brasil com visual repaginado, segurança reforçada e ainda mais conforto e tecnologia. Tudo realizado em função da voz do consumidor em busca do automóvel ideal para as famílias que precisam de espaço – seja para levar mais do que os tradicionais cinco passageiros, seja para acomodar muito mais bagagem ou as coisas do dia a dia.

    Uma nova campanha publicitária já está no ar, estrelada por Marcos Mion e que apresenta o conceito de Bigmalismo, que celebra o que é espaçoso e versátil. Quem é mãe ou pai de uma família numerosa sabe o desafio que é sair de casa – e acomodar skate, brinquedos, mochilas e todas as “demandas” com que os filhos nos surpreendem. Para quem vive essa realidade, o tal “minimalismo” que está na moda não cola. 

    Quer entender melhor o que é o Bigmalismo? Para isso, nada melhor do que conhecer os atributos do novo Chevrolet Spin.

    Lindo por fora, big por dentro 

    Conhecido no mercado pelo seu excelente espaço interno, superando veículos com maiores dimensões externas, o novo Spin oferece até sete lugares com muito conforto e sem aperto. É o maior espaço para as pernas de quem vai lá atrás. 

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    Novo Chevrolet Spin: Um Big veículo para as grandes famílias brasileiras<span class="hidden">–</span>GM/Divulgação

    A verdade é que o novo Spin foi projetado para otimizar o aproveitamento do espaço interno. Seu espaço interno total passa de 4 000 litros – superando em 30% a média dos veículos de dimensões semelhantes. Além disso, a grande área envidraçada lateral aumenta a sensação de amplitude. 

    O novo Spin ainda tem o maior porta-malas da categoria. De até 756 litros no porta-malas (volume equiparável ao de algumas picapes) para levar muitas malas nas viagens e tudo o que uma família numerosa precisa transportar no dia a dia – do carrinho de bebê ao skate, das mochilas e lancheiras aos tablets e notebooks.

    Mas é preciso ressaltar que a cabine do novo Spin é big em outros sentidos. O novo acabamento trouxe materiais inéditos e novas texturas que, além de bonitos, são agradáveis ao toque. Além de mais requinte, há 50% mais de espaço de porta-objetos – como os novos nichos para smartphones próximo às maçanetas das portas e o segundo porta-luvas emborrachados.

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    Novo Chevrolet Spin: Um Big veículo para as grandes famílias brasileiras<span class="hidden">–</span>GM/Divulgação

    Os bancos dianteiros receberam espumas de múltipla densidade, para acomodar melhor a distribuição de peso do corpo, melhorando a ergonomia e o conforto – sobretudo em viagens mais longas. 

    Big na tecnologia e na segurança

    O espaço e o sofisticação são evidentes, mas o que salta mesmo aos olhos no novo Spin é a generosa tela do novo Chevrolet MyLink de 11 polegadas com alta definição – interface da última geração do sistema multimídia MyLink, que conta com projeção sem fio para Android Auto e Apple Carplay, além de conexão Bluetooth para até dois smartphones.

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    Mas essa não é a única tela no painel. O painel de instrumentos é 100% digital, projetado em uma tela de 8 polegadas, também de alta resolução, estreando o conceito de VCS (Virtual Cockpit System) no Brasil. São seis opções de layouts para a exibição de informações ao motorista – desde o mínimo essencial até o quadro mais completo. 

    Novo Chevrolet Spin: Um Big veículo para as grandes famílias brasileiras<span class="hidden">–</span>GM/Divulgação

    Motorista e passageiros ainda encontram outros mimos. Como partida do motor por botão, sistema wi-fi nativo, carregador de celular por indução e entradas USB dos tipos A e C – ou seja, fim do drama a bordo se a carga de bateria do celular estiver baixa. O ar-condicionado agora é digital e conta com saídas de ar para a segunda fileira de bancos. 

    Como não há nada mais importante do que manter a família em segurança, esse foi um quesito que recebeu atenção especial no novo Spin. Destaque para os seis airbags de série – sendo o único da categoria com bolsas laterais que se estendem até a terceira fileira de bancos. 

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    A carroceria teve 42% de suas peças estampadas retrabalhadas, com a inclusão de reforços estruturais, aumentando a resistência a impactos e a proteção dos ocupantes.

    Há, ainda, sistemas avançados de assistência ao motorista, como: alerta de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência em baixas velocidades, assistência de frenagem de urgência, indicador de distância segura do veículo à frente e alerta de ponto cego.

    O motorista conta também com assistente de partida em aclive, freios ABS, controle de estabilidade e tração, cintos dianteiros com pré-tensionadores, alerta de não afivelamento dos cintos de segurança e ancoragem de cadeirinha infantil tipo Isofix e Top Tether.

    Uma big evolução no design e no prazer ao dirigir

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    O novo Spin teve o seu visual repaginado, em linha com o estilo de design global da Chevrolet. Mas, além disso, o crossover recebeu algumas mudanças para aproximar-se do estilo dos utilitários esportivos urbanos. 

    Novo Chevrolet Spin: Um Big veículo para as grandes famílias brasileiras<span class="hidden">–</span>GM/Divulgação

    Por exemplo, a distância em relação ao solo aumentou 16 milímetros. Além de um visual mais imponente, na prática a mudança deixou mais fácil superar os obstáculos cotidianos que encontramos nas ruas, como valetas e lombadas. 

    Além disso, o novo Spin incorporou alguns detalhes típicos desse universo aventureiro. Observe, por exemplo, o capô elevado e com vincos. E, ainda, a moldura preta que contorna toda a parte inferior da carroceria e o desenho das rodas. 

    O crossover também ganhou elementos tecnológicos em seu design, com faróis e lanternas de LED. Mais do que beleza, elas são mais eficientes, com capacidade de iluminação três vezes maior, com ganhos tanto no alcance do facho de luz como na abertura do campo visual. 

    Novo Chevrolet Spin: Um Big veículo para as grandes famílias brasileiras<span class="hidden">–</span>GM/Divulgação

    Também houve ajustes no sistema de gerenciamento eletrônico e na calibração do conjunto motor/transmissão e da direção. Resultado? Mais prazer ao dirigir, com uma dinâmica ao volante mais precisa e refinada, as acelerações e retomadas ficaram mais ágeis e o consumo de combustível foi reduzido em até 11%. 

    Entendeu agora por que, no novo Spin, tudo é big? Então agende um test-drive e conheça o Bigmalismo por dentro.

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    [AutoMotivo]Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

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    SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8 híbrido

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    O Corolla Cross é um dos produtos mais bem sucedidos da marca Toyota lançado em 2022 no Brasil e segundo colocado entre os SUVs médios. Feito sobre a plataforma do sedã, é hoje o produto mais vendido da marca no país e tem clientes com 96% de satisfação com sua compra e 91% de satisfação com o pós-venda. Agora o Corolla Cross linha 2025 ganha mudanças pontuais e fica mais equipado mantendo os preços das versões híbridas. Confira o que mudou:

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    Novo visual

    Seguindo as alterações feitas no Corolla Cross asiático, a versão produzida em Sorocaba/SP também teve um facelift discreto na traseira e mais profundo na dianteira.

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    A grade é nova e adota o estilo colmeia deixando o perfil do carro mais suave, os farois ganharam um novo arranjo e setas sequenciais assim como a lanterna traseira com novo arranjo interno mais translúcido.

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    Na versão híbrida há um novo emblema lateral e traseiro e as rodas ganham novo desenho e os modelos mais equipados ganham abertura e fechamento da tampa do porta malas com acionamento elétrico por botão ou pelo controle da chave presencial.

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    Safety Sense com melhorias
    O Toyota Safety Sense (TSS) é um item de série em todas as versões do Corolla Cross desde a XR e agora ganha sistema de pré colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de ponto cego, farol alto automático, alerta de permanência em faixa além do novo suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX e também o controle de cruzeiro adaptativo para qualquer velocidade.

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    Corolla Cross 2025: motores

    O motor 2.0 Dynamic Force aspirado tinha 177cv e agora foi reprogramado para render 175cv e 20,8kgfm de torque graças ao sistema sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) incorporado ao motor para atender o programa de emissões PL8 que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025.

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    O câmbio segue sendo o CVT Direct Shift que simula dez marchas com a primeira marcha engatada o que oferece, segundo a Toyota, mais agilidade para o Corolla Cross.

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    As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex mantém os 98/101cv e 14,5kgfm de torque associado aos dois motores elétricos de 72cv e 16,6kgfm de torque. A potência combinada é de 122cv no Corolla Cross.

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    Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

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    Preços e versões do Corolla Cross 2025
    XR: R$ 164,9 mil
    XRE: R$ 178,9 mil
    XRX: R$ 191,7 mil
    GR-Sport: R$ 197,7 mil

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    XRV Hybrid: R$ 202,6 mil
    XRX Hybrid: R$ 210,9 mil
    os únicos opcionais são a pintura metálica por R$ 2.020 adicionais enquanto a perolizada acrescenta R$ 2.330.

    Matéria Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.

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    [4r]Toyota Corolla Cross 2025 perde potência, mas repara erros e mantém preços

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    O visual do Toyota Corolla Cross 2025 já havia sido descoberto por meio de flagras, que confirmavam o mesmo design do SUV lançado na Tailândia. Agora, a primeira reestilização do único SUV nacional da Toyota (enquanto o Yaris Cross não chega) é revelada ao Brasil com a correção de alguns pontos críticos e uma boa estratégia de preços, que partem de R$ 164.990 e chegam a ser os mesmos anteriores em algumas versões. 

    A linha 2025 corrige uma das principais falhas do SUV médio com a adoção de um freio de estacionamento eletrônico, em substituição ao antiquado freio de estacionamento acionado pelo pé. O quadro de instrumentos digital segue o já visto no sedã e fica bem maior, com 12,3”. Porém, o escapamento continua aparente na traseira e mantém a “camuflagem” com pintura em preto. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    A mudança vai muito além do conteúdo e há mudanças importantes no design externo e interno, mas, antes, vamos aos preços e versões:

    • Corolla Cross XR: R$ 164.990 
    • Corolla Cross XRE: R$ 178.590
    • Corolla Cross XRX: R$ 191.790 
    • Corolla Cross GR-S: R$ 197.790 
    • Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
    • Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 210.990
    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    O que muda no Corolla Cross 2025?

    O Corolla Cross 2025 ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico full-led. Há uma nova assinatura no meio da peça (que mantém o formato anterior) e, na parte superior, quatro pontos que servem como luzes diurnas (DRLs) e indicadores de direção sequenciais – que fazem um movimento ascendente ao dar seta ou ligar o pisca alerta. A iluminação de faróis baixo e alto ficam na parte inferior, com projetos.

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    O para-choque frontal também foi renovado com aberturas laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de favo de mel diretamente na carroceria. A ausência da grade é o que traz esse “quê” de design de carro elétrico. Na lateral, o que o SUV da Toyota tem de diferente são as rodas com novo desenho.

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    Já na traseira o para-choque continua o mesmo e é acompanhado logo abaixo pelo polêmico escape aparente. E a solução para disfarçá-lo é a mesma: a pintura em preto adotada na linha 2023 após uma enxurrada de reclamações dos clientes. As lanternas, nas versões mais caras, tem uma nova disposição na parte transparente e continuam em led. 

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    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Toda atualização de estilo segue o modelo lançado na Tailândia, mas, por lá, o SUV oferece teto solar panorâmico. Por aqui, o Corolla Cross continua com o tradicional, que só cobre a primeira fileira de bancos.

    O interior passa a oferecer o mesmo quadro de instrumentos digital do Corolla 2025, com 12,3” – o modelo anterior tinha 7”, mas continua disponível na linha na versão de entrada (XR 2.0). O mostrador tem riqueza de informações, imagem de alta qualidade e bons contrastes, e o motorista pode personalizar quais dados prefere que sejam apresentados. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    A central multimídia acompanha a evolução do sedã, que na linha 2024 recebeu essa atualização no interior. Ela passa a ter 9 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Perde todos os botões físicos na moldura, inclusive os giratórios, e passa a ter apenas quatro clicáveis e integrados no design da peça. 

    Motor 2.0 menos potente

    A linha 2025 continua oferecendo versões híbridas equipadas com o 1.8 flex de ciclo Atkinson para gerar 101 cv, combinado a dois motores elétricos com 72 cv totais. A potência combinada foi mantida em 123 cv. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Já as versões mais baratas continuam com o motor 2.0 aspirado flex com injeção direta e indireta, que agora perdeu 2 cv tanto abastecido com etanol quanto com gasolina, e 0,5 kgfm.

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    Antes, o motor oferecia 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, além de 21,4 kgfm, com ambos os combustíveis. Agora, são 175 cv (na gasolina) e 167 cv (no etanol), e 20,8 kgfm em ambos os combustíveis. E ele segue casado com o câmbio CVT com dez marchas marchas simuladas, sendo a primeira delas por engrenagem – que promete arrancadas mais rápidas. 

    De acordo com a Toyota, a mudança em potência e torque está relacionada às novas regras de emissões do Proconve L8, que entra em vigor no final de 2025. 

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Mais equipado

    Desde a linha 2023, todas as versões do Corolla Cross são equipadas com o pacote Safety Sense, que inclui alerta pré-colisão, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta, permanência em faixa e faróis altos automáticos.

    Toyota Corolla Cross 2025Toyota Corolla Cross 2025Divulgação/Toyota

    Agora, todas elas também agregam piloto automático adaptativo, antes restrito às configurações de topo. O alerta de ponto cego, porém, só está disponível nas versões mais caras com motor 2.0 ou nas híbridas. 

    Outra novidade é a adoção de mais dois sensores de estacionamento dianteiros, totalizando quatro (na parte traseira já eram quatro) e o sistema de suporte à frenagem de estacionamento (que atua nos freios nas balizas) – também restritos às versões topo de linha. Para completar a lista de comodidades na linha 2025, a abertura da tampa do porta-malas é elétrica, com sensor para abertura passando os pés abaixo do para-choque traseiro.

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    Preços mantidos

    Apesar das consideráveis mudanças de estilo e tecnologia, o Corolla Cross 2025 adota uma boa estratégia de preços para o lançamento, com acréscimo máximo de R$ 2.400. É o caso da versão de entrada, XR, que passa a custar R$ 164.990 e fica apenas 1,5% mais cara em relação à linha 2024.

    Em seguida, as versões topo de linha com motor 2.0, XRX e GR-S, sobem R$ 1.500 cada uma, o equivalente a 0,8%, enquanto a intermediária XRE, fica R$ 1.200 mais cara – ou 0,7%. Os melhores casos são das versões híbridas, que não tiveram qualquer alteração nos preços.

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