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    Cabine dupla com quatro portas: talvez a maior novidade da nova StradaFernando Pires/Quatro RodasA FCA fez de tudo para tornar a segunda geração da Fiat Strada (já revelada, mas com lançamento adiado para julho deste ano) uma espécie de “mini-Toro”. A silhueta lateral da picapinha na inédita configuração cabine dupla quatro-portas não nos deixa mentir, assim como o formato praticamente idêntico das lanternas traseiras. Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto. Mas há outros modelos produzidos pela marca italiana no Brasil com os quais o novo utilitário conversa intimamente, herdando partes de sua estrutura e componentes internos. Lanternas têm clara inspiração visual na ToroFernando Pires/Quatro RodasFoi assim, com uma receita que mescla elementos de da família Uno/Mobi/Fiorino, mais alguns vindos do Argo e ainda outros exclusivos, que a nova Strada nasceu sobre uma plataforma batizada de MPP. Afinal, o que é inédito na nova Strada e o que vem dos demais compactos da Fiat? É o que contaremos nesta reportagem. O que vem de Mobi e Uno Nova versão Volcano tem faróis de led de sérieFernando Pires/Quatro RodasTodo o balanço dianteiro da nova Strada vem do hatch subcompacto Mobi. Muito embora, é verdade, a Fiat tenha aplicado soluções específicas de desenho para a grade, os faróis, o capô, o para-choque e os para-lamas da picape. Basta um olhar mais apurado, porém, para enxergar como todos esses componentes preservam ângulos e recortes originais das peças aplicadas ao Mobi. Desenho dos faróis lembra os que equipam o Mobi. Conjunto óptico é do tipo projetor em ledFernando Pires/Quatro RodasAh, e claro: a Strada será o primeiro modelo da Fiat a trazer logotipo com letras cromadas e dispostas de modo “solto” na grade, sem estarem envoltas em qualquer brasão. Ele já vinha sendo aplicado à parte traseira dos Fiat mais novos, mas esta é a primeira vez que será usado também na parte dianteira. Emblema dianteiro é inédito em qualquer Fiat no mundoFernando Pires/Quatro RodasTambém é do Mobi que a nova Strada recebe toda a estrutura de sua cabine até a coluna B, incluindo caixas de rodas dianteiras, portas e vidros laterais dianteiros 100% fiéis aos do subcompacto. Poderíamos dizer, ainda, que a coluna A e o para-brisa da nova Strada também são “presentes” do Mobi, o que não deixa de ser verdade. Contudo, esses dois elementos são na verdade originários de outro hatch, o Uno. Como o próprio Mobi deriva diretamente do Uno, o hatch maior também empresta à Stradinha de segunda geração a base do painel, o volante, os difusores laterais do ar-condicionado, o quadro de instrumentos e a manopla de câmbio. Cabine traz vários elementos do UnoFernando Pires/Quatro RodasEntretanto, o painel da picape possui soluções inéditas para o porta-luvas, a central multimídia com tela de 7 polegadas capaz de projetar celulares sem fio e as saídas centrais de ar. O volante preserva o cubo e os raios de Uno e Mobi, mas conta com a base ligeiramente achatada para se diferenciar dos dois primos. As guarnições das portas laterais e os bancos também são exclusivos. O que vem da Fiorino Fiorino cede toda a parte traseira da plataforma da nova StradaFernando Pires/Quatro RodasToda a parte traseira da plataforma da nova Strada vem do furgão Fiorino, curiosamente outro modelo derivado do atual Uno. Isso inclui a base da caçamba, as caixas de roda traseiras e a suspensão traseira. Formada por eixo rígido e molas semielípticas, a suspensão preserva a mesma solução aplicada à Strada de primeira geração, e que ajudou a consolidar sua reputação de picapinha valente e com baixo custo de manutenção. Entretanto, em relação ao Fiorino, a Fiat aplicou barras transversais de reforço na parte traseira do chassi, a fim de garantir que a nova Strada aguente até 650 kg (cabine dupla) ou 720 kg (cabine simples) na caçamba sem dificuldades. O motor 1.4 Fire flex da Strada EnduranceFernando Pires/Quatro RodasPortas laterais traseiras (nas versões com cabine dupla) e todos os elementos da caçamba são exclusivos, assim como as lanternas traseiras com o já mencionado visual inspirado na Toro. Também do Fiorino, assim como também da velha Strada, a nova geração da picapinha aproveita ainda o velho motor 1.4 Fire quatro-cilindros flex de 88 cv. O que vem do Argo Motor Firefly 1.3 de 109/101 cv veio do ArgoFernando Pires/Quatro RodasPoderíamos dizer que o motor 1.3 quatro-cilindros flex de 109 cv com etanol vem do Uno, visto que foi ele o modelo responsável por estrear os propulsores aspirados da família Firefly no Brasil, em 2016. Porém, a usina ficou muito mais conhecida pelo uso nas versões intermediárias do Argo, com quem a nova Strada compartilha também o câmbio manual de cinco marchas e a suspensão dianteira. Do tipo McPherson, o jogo da nova Strada aproveita a travessa do Argo, mas é reforçado com novos braços e subchassi mais robustos. Veja também NotíciasNova Fiat Strada: 50 fotos exclusivas mostram a versão que mais vai vender9 abr 2020 - 07h04 NotíciasNovo Fiat Tipo mostra como logo da Strada será usado no resto da linha7 abr 2020 - 15h04 NotíciasEstes Fiat 0 km ficaram 30 anos presos na loja e só agora foram vendidos30 mar 2020 - 10h03 Por fim, é do Argo que vêm os retrovisores externos usados pela nova Stradinha. Em 2021, a Stradinha receberá nas versões 1.3 a opção de câmbio automático tipo CVT, que também estará presente na gama do Argo. Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital. 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