Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
everton_m7

Trio em 5 vias

Recommended Posts

Vamos lá (é meu primeiro Tópico)

 

Navegando pela internet pela internet vi alguns AFs de 21 polegadas e pensei qual seria a aplicação desses AFs?

Então fiquei sabendo que um trio em 5 vias pode ser feito. (levando em conta que se usará driver fenólico + Super tweeter)

então minhas dúvidas são:

 

Qual o possível set pra que um trio de 5 vias tenha máxima qualidade possível?

 

Quais modelos de falantes que poderiam ser usados? (Principalmente os de 21)

 

Quais e como seriam feitos os cortes?

 

Não tenho pretenção (e nem dinheiro) pra montar esse trio em 5 vias. Esse tópico é só para que eu e os usuários do fórum possamos crescer em conhecimento.

maaaaaaaaaaaaaas...

Ficarei muito feliz se aparecer alguém disposto a montar um som assim.

Vlw

 

Edit:Erros de português

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá (é meu primeiro Tópico)

 

Navegando pela internet pela internet vi alguns AFs de 21 polegadas e pensei qual seria a aplicação desses AFs?

Então fiquei sabendo que um trio em 5 vias pode ser feito. (levando em conta que se usará driver fenólico + Super tweeter)

então minhas dúvidas são:

 

Qual o possível set pra que um trio de 5 vias tenha máxima qualidade possível?

 

Quais modelos de falantes que poderiam ser usados? (Principalmente os de 21)

 

Quais e como seriam feitos os cortes?

 

Não tenho pretenção (e nem dinheiro) pra montar esse trio em 5 vias. Esse tópico é só para que eu e os usuários do fórum possamos crescer em conhecimento.

maaaaaaaaaaaaaas...

Ficarei muito feliz se aparecer alguém disposto a montar um som assim.

Vlw

 

Edit:Erros de português

Bem, estou montando um trio em 5 vias, tanto que pretendo comprar um cross com 5 vias, sendo uma flat.

 

Estou montando:

2 Eros SDS 2.7K em 1 SD5000

3 MG 12PW3 (Futuramente E612MG ou Snake 2120) em 1 SSL EV2400 (CH 1 e 2) (Futuramente SD3000)

4 Driver HDC2000 (Futuramente 4 D405 - Tem mais qualidade) em 1 SSL EV2400 (CH 3)

4 ST HST600 em 1 SSL EV2400 (CH 4)

Crossover JFA 5Vias 24dB/8ª

3 Bat. Moura 150Ah

1 Fonte Spark Usina 200A

 

Para mim, seria de ótima qualidade se bem regulado.

 

PS1:

Não recomendo AFs de 21", só assopra.

 

PS2:

Cortes:

Woofers - 40Hz à 150Hz

MG - 150Hz à 500Hz

Drivers - 500Hz à 5kHz

ST - 5kHz à 20kHz ou Flat

 

Espero, estar ajudando.

 

:rolleyes:

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos pensar em 8ª então, duas oitavas pra cada via:

 

vamos supor falantes de 18" (acho exagero 21 principalmente pelo espaço ocupado), 15", 10", drive e st.

 

18 - 30 a 90hz (pq a partir de 30 e nao 20hz, simples, se existir algum subão no mercado q toque 20hz, me apresentem)

15 - 90 a 360hz

10 - 360 a 1440hz

drive - 1440 a 5760hz

st - 5,76 a 20khz

 

proporções - 8, 8, 4, 2, 2.

 

potência das vias - 800, 600, 300, 100, 100.

 

amps:

sub grave - 6400w a 12kw - sd 8 ou 12k, st8k2 ou 11k2, ta6,5 t10k ou t14k

graves - 4800w a 10kw - sd5 ou 8k, st7k2 ou 5k2, ta6,5

mg - 1200w a 2500w - sd 1500 a 2500, st1k5 st2k5, ta1200 a 2700d

médios - 200w - sd250 ou sd500, v400 ou v600, t400

agudos - 200w - sd250 ou sd500, v400 ou v600, t400

 

modelos nacionais:

18 - sw1p, sds800, hpx2180, sub800

15 - wpu, 615mg, esx155, mb15-450

10 - 10mb3p, 310h, esx310, 10mg300

drive - d405, 3200f, df375

st - st400, 4202, trinyum

 

um ou 2 cross de respeito

uns 2000a de bateria

uma fonte de 400a

um pequeno caminhão

 

+/- por ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, estou montando um trio em 5 vias, tanto que pretendo comprar um cross com 5 vias, sendo uma flat.

 

Estou montando:

2 Eros SDS 2.7K em 1 SD5000

3 MG 12PW3 (Futuramente E612MG ou Snake 2120) em 1 SSL EV2400 (CH 1 e 2) (Futuramente SD3000)

4 Driver HDC2000 (Futuramente 4 D405 - Tem mais qualidade) em 1 SSL EV2400 (CH 3)

4 ST HST600 em 1 SSL EV2400 (CH 4)

Crossover JFA 5Vias 24dB/8ª

3 Bat. Moura 150Ah

 

Para mim, seria de ótima qualidade se bem regulado.

 

PS1:

Não recomendo AFs de 21", só assopra.

 

PS2:

Cortes:

Woofers - 40Hz à 150Hz

MG - 150Hz à 500Hz

Drivers - 500Hz à 5kHz

ST - 5kHz à 20kHz ou Flat

 

Espero, estar ajudando.

 

:rolleyes:

Conheço seu projeto acompanhei seu tópico durante certo tempo.

Mas seu som não é em 4 vias? Os 2.7k, os MGPW3, as HDC 2000 e os trinyum né?

O que eu penso é mais ou menos assim:

Uns subões (bem subões) de 21 ou 18

Uns de 15 ou 12 pro bass mais seco

Uns de 10 pro médio grave

As corneta e os Tweeter

 

Falei dos AFs de 21 pois ja ouvi aki no fórum de uns AFs da 18sound

mas vamo ver aí

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos pensar em 8ª então, duas oitavas pra cada via:

 

vamos supor falantes de 18" (acho exagero 21 principalmente pelo espaço ocupado), 15", 10", drive e st.

 

18 - 30 a 90hz (pq a partir de 30 e nao 20hz, simples, se existir algum subão no mercado q toque 20hz, me apresentem)

15 - 90 a 360hz

10 - 360 a 1440hz

drive - 1440 a 5760hz

st - 5,76 a 20khz

 

proporções - 8, 8, 4, 2, 2.

 

potência das vias - 800, 600, 300, 100, 100.

 

amps:

sub grave - 6400w a 12kw - sd 8 ou 12k, st8k2 ou 11k2, ta6,5 t10k ou t14k

graves - 4800w a 10kw - sd5 ou 8k, st7k2 ou 5k2, ta6,5

mg - 1200w a 2500w - sd 1500 a 2500, st1k5 st2k5, ta1200 a 2700d

médios - 200w - sd250 ou sd500, v400 ou v600, t400

agudos - 200w - sd250 ou sd500, v400 ou v600, t400

 

modelos nacionais:

18 - sw1p, sds800, hpx2180, sub800

15 - wpu, 615mg, esx155, mb15-450

10 - 10mb3p, 310h, esx310, 10mg300

drive - d405, 3200f, df375

st - st400, 4202, trinyum

 

um ou 2 cross de respeito

uns 2000a de bateria

uma fonte de 400a

um pequeno caminhão

 

+/- por ai.

Então se acha que é melhor esquecer os AFs de 21?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.eighteensound.com/img/catalog/21NLW9600/lores.jpg

 

PARÂMETROS THIELE SMALL

 

Fs 29 Hz

Re 6 ohms

Sd 0,1662 sq.mt. (257,6 sq.in.)

Qms 9,32

Qes 0,23

Qts 0,22

Vas 304 lt. (10,4 cuft)

Mms 390 gr. (0,86 lb)

BL 43,5 Tm

Linear Mathematical Xmax (7) ±14 mm (±0,55 in)

Le(1kHz) 3 mH

Ref. Efficiency 1W@1m (half space) 97,0 dB

 

Tem esse falante da 18sound vcs não levam fé não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...18 - 30 a 90hz (pq a partir de 30 e nao 20hz, simples, se existir algum subão no mercado q toque 20hz, me apresentem...)

Ta ai oh:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202391120-fone-headphone-stereo-hp10-samson-s-microfone-40mm-20hz-_JM

;) Zuera...

 

Conheço seu projeto acompanhei seu tópico durante certo tempo.

Mas seu som não é em 4 vias? Os 2.7k, os MGPW3, as HDC 2000 e os trinyum né?

O que eu penso é mais ou menos assim:

Uns subões (bem subões) de 21 ou 18

Uns de 15 ou 12 pro bass mais seco

Uns de 10 pro médio grave

As corneta e os Tweeter

 

Falei dos AFs de 21 pois ja ouvi aki no fórum de uns AFs da 18sound

mas vamo ver aí

Vlw

Meu projeto ainda ta em andamento, só estou esperando terminar minha caixa pra mim por as fotos.

 

Meu é 4 vias msmo, nem tinha me tocado, falei pelo cross. hehehe

 

Mas fico me imaginando, qual faixa entraria mais uma via, talvez entre o MG e Driver. Acho que para esse fim teria que usar um Processador DCX2496 ou um Crossover Roadstar Rs-6dx.

 

Então se acha que é melhor esquecer os AFs de 21?

Acho que o Sub de 21, como cjainf falou seria desnecessário, na minha opnião ele desloca muito ar e não renderia bem. Talvêz para ter um subgrave mais definido som subs de 21" teria ter por uma grande quantidade, sei lá!

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai oh:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202391120-fone-headphone-stereo-hp10-samson-s-microfone-40mm-20hz-_JM

;) Zuera...

 

 

Meu projeto ainda ta em andamento, só estou esperando terminar minha caixa pra mim por as fotos.

 

Meu é 4 vias msmo, nem tinha me tocado, falei pelo cross. hehehe

 

Mas fico me imaginando, qual faixa entraria mais uma via, talvez entre o MG e Driver. Acho que para esse fim teria que usar um Processador DCX2496 ou um Crossover Roadstar Rs-6dx

 

Acho que o Sub de 21, como cjainf falou seria desnecessário, na minha opnião ele desloca muito ar e não renderia bem. Talvêz para ter um subgrave mais definido som subs de 21" teria ter por uma grande quantidade, sei lá!

 

Abraço!

grande quantiade :pirou: ... os 21 toca um grave mais macio só isso e toka mais q os de 18 tem mais area de cone e maior deslocamento de ar

é coisaa fina 2 de 21 tocando parece um terremoto ...... :legal:hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai oh:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202391120-fone-headphone-stereo-hp10-samson-s-microfone-40mm-20hz-_JM

;) Zuera...

 

 

Meu projeto ainda ta em andamento, só estou esperando terminar minha caixa pra mim por as fotos.

 

Meu é 4 vias msmo, nem tinha me tocado, falei pelo cross. hehehe

 

Mas fico me imaginando, qual faixa entraria mais uma via, talvez entre o MG e Driver. Acho que para esse fim teria que usar um Processador DCX2496 ou um Crossover Roadstar Rs-6dx.

 

 

Acho que o Sub de 21, como cjainf falou seria desnecessário, na minha opnião ele desloca muito ar e não renderia bem. Talvêz para ter um subgrave mais definido som subs de 21" teria ter por uma grande quantidade, sei lá!

 

Abraço!

grande quantiade :pirou: ... os 21 toca um grave mais macio só isso e toka mais q os de 18 tem mais area de cone e maior deslocamento de ar

é coisaa fina 2 de 21 tocando parece um terremoto ...... :legal:hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

grande quantiade :pirou: ... os 21 toca um grave mais macio só isso e toka mais q os de 18 tem mais area de cone e maior deslocamento de ar

é coisaa fina 2 de 21 tocando parece um terremoto ...... :legal:hand26

Mas o som se restringe para mais perto, não joga longe, como se diz, é como se fosse os tornados 18 comparado com sds, portanto necessitaria de mais quantidade para o som render mais para longe. Senão todo mundo usaria de 21 e não 18.

 

Minha opinião apenas!

 

Vlw!

 

EDIT:

Me veio uma duvida besta, por os posts as vezes duplicam?

Editado por Felipe CDs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos mais vias, mais cancelamentos de fase e pior é o alinhamento do sistema, além do que cada 21" precisaria de uns 200Litros pra tocar decente, e estando a 50cm do chão ainda mais dentro do carro, pode esquecer subgrave de verdade, a não ser que coloque as caixas no chão na frente da mala.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos mais vias, mais cancelamentos de fase e pior é o alinhamento do sistema, além do que cada 21" precisaria de uns 200Litros pra tocar decente, e estando a 50cm do chão ainda mais dentro do carro, pode esquecer subgrave de verdade, a não ser que coloque as caixas no chão na frente da mala.

Valeu era esse tipo de reposta que eu gostaria de ouvir.

então pelo jeito o negócio é ficar nos de 18 mermo...

Pelo jeito um trio de 5 vias é algo extremamente técnico e complicado...

Mas não impossivel.

No aguardo de novas respostas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu era esse tipo de reposta que eu gostaria de ouvir.

então pelo jeito o negócio é ficar nos de 18 mermo...

Pelo jeito um trio de 5 vias é algo extremamente técnico e complicado...

Mas não impossivel.

No aguardo de novas respostas...

 

 

Impossivel não eh, talvez com muito conhecimento da area , projeto adequado, processamento de sinal...Mas acho inviável. Antes vc ter um sistema 3 vias eficiente, do que um de 5 vias cheios de camcelamentos, com projeto incorreto e sem vc ter a certeza do que está fazendo ou acontecendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Impossivel não eh, talvez com muito conhecimento da area , projeto adequado, processamento de sinal...Mas acho inviável. Antes vc ter um sistema 3 vias eficiente, do que um de 5 vias cheios de camcelamentos, com projeto incorreto e sem vc ter a certeza do que está fazendo ou acontecendo.

Entendo...

Então uma pergunta.

Como faço pra saber se um sistema vai gerar cancelamento de fase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu penso que pra se conseguir subao na proporçao de mediograve/medio/agudo que a galera tem usado por ai, só com muita quantidade. Me refiro a SUBAO de verdade e nao tumtum. Ou seja, na minha cabeça, pra acompanhar respeitosamente dois hpx2120 de 12 por exemplo, tocando em sua plenitude, mais 2 D405 e 2 ST bons, teria q ter uns 6 falantes de 18.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De bobera aki na net, sem querer achei um trio:

 

 

Ele parece ter:

 

Sub: Eros SDS 2.7k

Grave seco (pancada): Eros hammer

Médio grave: Eros 1600 MG

 

e pelo video parece ser muito forte...

q q vcs me dizem...

[¨]

Editado por everton_m7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com 52kw (no minimo, acho q passa de 100kw facil) não tem como não ficar forte. pode ficar forte e ruim ou poderia ficar + forte, mas fraco não fica.

 

mas duvido q seja só cross + amp + falante. deve ter processador de áudio, eq e vários etc´s por traz desse paredão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o som se restringe para mais perto, não joga longe, como se diz, é como se fosse os tornados 18 comparado com sds, portanto necessitaria de mais quantidade para o som render mais para longe. Senão todo mundo usaria de 21 e não 18.

 

Minha opinião apenas!

 

Vlw!

 

EDIT:

Me veio uma duvida besta, por os posts as vezes duplicam?

kkkkkkkkkk os posts nao apareceram quando vi foi 2x vezes kkkkkkkk

a e a questao a galera usa os de 18por que os 21 ocupa muito espaço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fica a pergunta

Como faço pra saber se um sistema vai gerar cancelamento de fase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fica a pergunta

Como faço pra saber se um sistema vai gerar cancelamento de fase?

 

 

Amigo tem muito material aqui, se vc não começar a pesquisar o pessoal vai deixar de responder. So para citar alguns:

autoforum.com.br/index.php?showtopic=114635

autoforum.com.br/index.php?showtopic=67234

autoforum.com.br/index.php?showtopic=132523

autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199 esse topico e muito bom.

autoforum.com.br/index.php?showtopic=104511

autoforum.com.br/index.php?showtopic=140286

 

Boa leitura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala everton,. tudo bom,.. cara vamos lah..

...Sub´s de 21" dao um grave longe sim,..e nao é pouco, vou te citar um exemplo na pratica mesmo(eu escutei o som). Na minha cidade teve um show de Luan Santana a un tmpos atras(quando ele estava no maio sucesso), infelizmente nao deu pra min ir no show(oque por outro lado foi bom), porem estava em casa na net aqui no autoforum lendo um pouco sobre som automotivo,.. derrepente escuto a voz do locutor anunciar "Luuuan Saantana". pah,. comecou lá o show,. everton na primeira musica do show simplesmente fiquei meio duvidoso,. pois o grave e a voz chegavam na minha casa perfeitamente iguais em forca e qualidade.. era muuuito grave. bom adiantando... acabou o show e eu com a cabeca formada pensei deve ser sub´s de 18" pra mais de metro que o pessoal da sonorizacao usa nos shows de Luan..,.. Só por curisosidade peguei o carro e fui ver oque era que tinha realmente em sonorizacao,.. cheguei lá o pessoal tava desarmando as telas de LED e olhei bem pra achar que caixas de grave e sub´s se tava usando,... quando olhei embaixa do palco,. 12 caixas manifold´s PROFISSIONAIS com alto falantes de 21" (norton audio portugal)..(24 sub´s de 21").... amigo depois desse dia existiu pra min, uma divisao de aguas gigantesca entre oque se diz de 21" e oque é verdade,fato,pratica...

...Sao sub-woofers de muuita qualidade(assim tbm como bons sub´s de 18")

...Tocam forte , e muito,valem seu tamanho!!..

...Trabalham em frequencias de 30 a 90hz muuito bem

...Nao existe isso de que sopram muito ar e nao dao grave , isso é conversa de quem pega o "trem" andando e quer sentar na janela!

...Nao se usa muito em som automotivo por alguns motivos...

.. o primeiro dele é o tamanho do falantes em si,..que eu ja acho bonito.

.. segundo tem que usar caixa graande meesmo pra poder ter toda a eficiencia do mesmo

.. terceiro,. é um tipo de falante que só convem usar em carros com carroceria, e vale lemnbra que se por algum acaso trocar de carro e pegar um que nao seja com carroceria,.. deu zebra... em compensacao os de 18" cabem na maioria dos carros!!

Se hoje o brasil tivesse acesso a bons sub-woofers de 21",ou ate mesmo fabricasse..modelos como oque vc mesmo sitou e outros,. LW1400,.outras marcas tbm,. RCF,BEYMA,B&C , com o preso plausivel,. certamente ja se teria muitos sons com esses falantes.

aaah esqueci de dizer,.. minha casa fica a 3,5 KM da area que foi realizado o show,...O GRAVE NAO VAI LONGE???¿¿¿ rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala everton,. tudo bom,.. cara vamos lah..

...Sub´s de 21" dao um grave longe sim,..e nao é pouco, vou te citar um exemplo na pratica mesmo(eu escutei o som). Na minha cidade teve um show de Luan Santana a un tmpos atras(quando ele estava no maio sucesso), infelizmente nao deu pra min ir no show(oque por outro lado foi bom), porem estava em casa na net aqui no autoforum lendo um pouco sobre som automotivo,.. derrepente escuto a voz do locutor anunciar "Luuuan Saantana". pah,. comecou lá o show,. everton na primeira musica do show simplesmente fiquei meio duvidoso,. pois o grave e a voz chegavam na minha casa perfeitamente iguais em forca e qualidade.. era muuuito grave. bom adiantando... acabou o show e eu com a cabeca formada pensei deve ser sub´s de 18" pra mais de metro que o pessoal da sonorizacao usa nos shows de Luan..,.. Só por curisosidade peguei o carro e fui ver oque era que tinha realmente em sonorizacao,.. cheguei lá o pessoal tava desarmando as telas de LED e olhei bem pra achar que caixas de grave e sub´s se tava usando,... quando olhei embaixa do palco,. 12 caixas manifold´s PROFISSIONAIS com alto falantes de 21" (norton audio portugal)..(24 sub´s de 21").... amigo depois desse dia existiu pra min, uma divisao de aguas gigantesca entre oque se diz de 21" e oque é verdade,fato,pratica...

...Sao sub-woofers de muuita qualidade(assim tbm como bons sub´s de 18")

...Tocam forte , e muito,valem seu tamanho!!..

...Trabalham em frequencias de 30 a 90hz muuito bem

...Nao existe isso de que sopram muito ar e nao dao grave , isso é conversa de quem pega o "trem" andando e quer sentar na janela!

...Nao se usa muito em som automotivo por alguns motivos...

.. o primeiro dele é o tamanho do falantes em si,..que eu ja acho bonito.

.. segundo tem que usar caixa graande meesmo pra poder ter toda a eficiencia do mesmo

.. terceiro,. é um tipo de falante que só convem usar em carros com carroceria, e vale lemnbra que se por algum acaso trocar de carro e pegar um que nao seja com carroceria,.. deu zebra... em compensacao os de 18" cabem na maioria dos carros!!

Se hoje o brasil tivesse acesso a bons sub-woofers de 21",ou ate mesmo fabricasse..modelos como oque vc mesmo sitou e outros,. LW1400,.outras marcas tbm,. RCF,BEYMA,B&C , com o preso plausivel,. certamente ja se teria muitos sons com esses falantes.

aaah esqueci de dizer,.. minha casa fica a 3,5 KM da area que foi realizado o show,...O GRAVE NAO VAI LONGE???¿¿¿ rs

Excelente resposta...

Nada como ver algo na prática.

Muito Obrigado Hz,

Isso contribui para a multiplicação do conhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tem muito material aqui, se vc não começar a pesquisar o pessoal vai deixar de responder. So para citar alguns:

autoforum.com.br/index.php?showtopic=114635

autoforum.com.br/index.php?showtopic=67234

autoforum.com.br/index.php?showtopic=132523

autoforum.com.br/index.php?showtopic=157199 esse topico e muito bom.

autoforum.com.br/index.php?showtopic=104511

autoforum.com.br/index.php?showtopic=140286

 

Boa leitura.

Caraca Perdão...

Tem hora que a gente se esquece que está no maior fórum a respeito de som na América Latina.

E muito obrigado pelos links, irei lê-los e depois a gente conversa mais.

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba é muito complexo...

Não é pra qualquer um.

Se alguem puder trocar em miúdos pros noobs tipo eu, agradecerei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...