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JTorres

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    Jadilson Torres

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    Vitória
  1. Estive ontem pesquisando neste e em outros fóruns de internet. Meu carro, um gol bolinha 1997, começou a apresentar esse aquecimento... A situação é a seguinte: O carro está esquentando rapidamente em situações de trânsito intenso, morros íngrimes ou baixa velocidade. Se o carro ficar ligado na lenta, ele demora cerca de 10 minutos para atingir a temperatura de trabalho do motor (cerca de 90°C), ou seja, nesse ponto está tudo normal. Em velocidades acima de 20 Km/h, o ar circulante é suficiente para esfriar o motor e permitir a viagem, mas isso é perigoso, pois sempre existem caminhões ou carros mais lentos pela frente, que forçam a redução na velocidade. Segundo li na internet, o sistema de aquecimento interno que possui também um pequeno radiador, é capaz de ajudar no resfriamento do carro, e por isso deve ser acionado no máximo (deixando-se as janelas abertas, evidentemente). Mas no caso do gol, isso não resolveu e nem ajudou, já que o sistema de aquecimento não jogou calor algum para dentro do carro. Existe a possibilidade de a água não estar circulando até o radiador auxiliar (do sistema de aquecimento), e por isso ele não está funcionando.(Isso por si só pode evidenciar problemas na bomba d'água). Segundo sites da internet e pessoas consultadas e até o próprio mecânico que levei o carro, as causas prováveis são: ** Ventoinha ** Relé da ventoinha ** Cebolão ** Colméia do radiador (Limpar) ** Cabeçote empenado(Aplainar o cabeçote) ** Junta do cabeçote ** Entrada de ar no sistema de arrefecimento ** Válvula termostática ** Aterramento da parte elétrica do sistema de arrefecimento ** Mangueiras entupidas ** Bomba d'água (O eixo pode estar espanado, o que faz as aletas da centrífuga não rodarem ou rodarem hora sim, hora não, e por consequência não fazerem a água circular. Se a água não circula, ela não chega quente ao cebolão, e com isso, mesmo com a temperatura subindo, a ventoinha não é acionada). >>> Testes que podem ser feitos pelo usuário: <<< 01) Ligar o carro sem a tampinha do reservatório de água, e verificar se a mangueirinha que retorna do radiador está jogando água. Se estiver a bomba d'água provavelmente está ok, caso não jogue água, um dos problemas pode estar na bomba d'água. 02) Verificar se o óleo está esbranquiçado. Caso esteja, é possível que tenha havido entrada de água no sistema de lubrificação, o que aponta para um provável vazamento de água no cabeçote, causado por defeito na junta do cabeçote, ou no próprio cabeçote empenado ou danificado. 03) Com o carro ligado, cheirar o radiador. Se houver cheiro de gases de combustão, é provável que haja vazamento na junta do cabeçote. 04) Verificar se sai água no escapamento. Também pode ser problema na junta do cabeçote. 05) Verificar se a água está vazando em algum ponto 06) Verificar a tampa do reservatório de água do sistema de arrefecimento, para ver se não está rachada deixando vazar água ou pressão. Fiz todos os testes, e o carro não apresentou nenhum dos problemas relacionados. Quero lembrar que sou um usuário comum, com conhecimentos escassos de mecânica, mas como pesquisei e encontrei essas dicas que sob meu ponto de vista são válidas, resolvi compartilhá-las com vocês... De qualquer maneira, o carro já está no mecânico. Assim que eu o receber e testar, volto aqui para dizer o que houve no meu caso. Fui ao mecânico e ele encontrou a parte plástica da bomba d'água quebrada, bem como a parte plástica da válvula termostática quebrada. Torcou-se as duas peças e 300 reais depois (incluindo mão de obra) o carro voltou a ficar 100%...
  2. Estive ontem pesquisando neste e em outros fóruns de internet. Meu carro, um gol bolinha 1997, começou a apresentar esse aquecimento... A situação é a seguinte: O carro está esquentando rapidamente em situações de trânsito intenso, morros íngrimes ou baixa velocidade. Se o carro ficar ligado na lenta, ele demora cerca de 10 minutos para atingir a temperatura de trabalho do motor (cerca de 90°C), ou seja, nesse ponto está tudo normal. Em velocidades acima de 20 Km/h, o ar circulante é suficiente para esfriar o motor e permitir a viagem, mas isso é perigoso, pois sempre existem caminhões ou carros mais lentos pela frente, que forçam a redução na velocidade. Segundo li na internet, o sistema de aquecimento interno que possui também um pequeno radiador, é capaz de ajudar no resfriamento do carro, e por isso deve ser acionado no máximo (deixando-se as janelas abertas, evidentemente). Mas no caso do gol, isso não resolveu e nem ajudou, já que o sistema de aquecimento não jogou calor algum para dentro do carro. Existe a possibilidade de a água não estar circulando até o radiador auxiliar (do sistema de aquecimento), e por isso ele não está funcionando.(Isso por si só pode evidenciar problemas na bomba d'água). Segundo sites da internet e pessoas consultadas e até o próprio mecânico que levei o carro, as causas prováveis são: ** Ventoinha ** Relé da ventoinha ** Cebolão ** Colméia do radiador (Limpar) ** Cabeçote empenado(Aplainar o cabeçote) ** Junta do cabeçote ** Entrada de ar no sistema de arrefecimento ** Válvula termostática ** Aterramento da parte elétrica do sistema de arrefecimento ** Mangueiras entupidas ** Bomba d'água (O eixo pode estar espanado, o que faz as aletas da centrífuga não rodarem ou rodarem hora sim, hora não, e por consequência não fazerem a água circular. Se a água não circula, ela não chega quente ao cebolão, e com isso, mesmo com a temperatura subindo, a ventoinha não é acionada). >>> Testes que podem ser feitos pelo usuário: <<< 01) Ligar o carro sem a tampinha do reservatório de água, e verificar se a mangueirinha que retorna do radiador está jogando água. Se estiver a bomba d'água provavelmente está ok, caso não jogue água, um dos problemas pode estar na bomba d'água. 02) Verificar se o óleo está esbranquiçado. Caso esteja, é possível que tenha havido entrada de água no sistema de lubrificação, o que aponta para um provável vazamento de água no cabeçote, causado por defeito na junta do cabeçote, ou no próprio cabeçote empenado ou danificado. 03) Com o carro ligado, cheirar o radiador. Se houver cheiro de gases de combustão, é provável que haja vazamento na junta do cabeçote. 04) Verificar se sai água no escapamento. Também pode ser problema na junta do cabeçote. 05) Verificar se a água está vazando em algum ponto 06) Verificar a tampa do reservatório de água do sistema de arrefecimento, para ver se não está rachada deixando vazar água ou pressão. Fiz todos os testes, e o carro não apresentou nenhum dos problemas relacionados. Quero lembrar que sou um usuário comum, com conhecimentos escassos de mecânica, mas como pesquisei e encontrei essas dicas que sob meu ponto de vista são válidas, resolvi compartilhá-las com vocês... De qualquer maneira, o carro já está no mecânico. Assim que eu o receber e testar, volto aqui para dizer o que houve no meu caso. UPDATE: Já fui ao mecânico... Ele encontrou dois problemas: 01) O rotor da bomba dágua estava PARTIDO AO MEIO (Peça de plástico! Antigamente era metal, durava bem mais!) 02) A válvula termostática também estava quebrada, e também na parte plástica. Foi feita a troca das duas peças, e o carro está 100% (E eu, contando peças mais mão de obra do mecânico, fiquei 300 reais mais pobre! rsr...) Então é isso, valeu galera...
  3. Também estou tendo problemas de aquecimento. Vou detalhar no próximo post...

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