Estive ontem pesquisando neste e em outros fóruns de internet.
Meu carro, um gol bolinha 1997, começou a apresentar esse aquecimento...
A situação é a seguinte:
O carro está esquentando rapidamente em situações de trânsito intenso, morros íngrimes ou baixa velocidade.
Se o carro ficar ligado na lenta, ele demora cerca de 10 minutos para atingir a temperatura de trabalho do motor (cerca de 90°C), ou seja, nesse ponto está tudo normal.
Em velocidades acima de 20 Km/h, o ar circulante é suficiente para esfriar o motor e permitir a viagem, mas isso é perigoso, pois sempre existem caminhões ou carros mais lentos pela frente, que forçam a redução na velocidade.
Segundo li na internet, o sistema de aquecimento interno que possui também um pequeno radiador, é capaz de ajudar no resfriamento do carro, e por isso deve ser acionado no máximo (deixando-se as janelas abertas, evidentemente). Mas no caso do gol, isso não resolveu e nem ajudou, já que o sistema de aquecimento não jogou calor algum para dentro do carro. Existe a possibilidade de a água não estar circulando até o radiador auxiliar (do sistema de aquecimento), e por isso ele não está funcionando.(Isso por si só pode evidenciar problemas na bomba d'água).
Segundo sites da internet e pessoas consultadas e até o próprio mecânico que levei o carro, as causas prováveis são:
** Ventoinha
** Relé da ventoinha
** Cebolão
** Colméia do radiador (Limpar)
** Cabeçote empenado(Aplainar o cabeçote)
** Junta do cabeçote
** Entrada de ar no sistema de arrefecimento
** Válvula termostática
** Aterramento da parte elétrica do sistema de arrefecimento
** Mangueiras entupidas
** Bomba d'água (O eixo pode estar espanado, o que faz as aletas da centrífuga não rodarem ou rodarem hora sim, hora não, e por consequência não fazerem a água circular. Se a água não circula, ela não chega quente ao cebolão, e com isso, mesmo com a temperatura subindo, a ventoinha não é acionada).
>>> Testes que podem ser feitos pelo usuário: <<<
01) Ligar o carro sem a tampinha do reservatório de água, e verificar se a mangueirinha que retorna do radiador está jogando água. Se estiver a bomba d'água provavelmente está ok, caso não jogue água, um dos problemas pode estar na bomba d'água.
02) Verificar se o óleo está esbranquiçado. Caso esteja, é possível que tenha havido entrada de água no sistema de lubrificação, o que aponta para um provável vazamento de água no cabeçote, causado por defeito na junta do cabeçote, ou no próprio cabeçote empenado ou danificado.
03) Com o carro ligado, cheirar o radiador. Se houver cheiro de gases de combustão, é provável que haja vazamento na junta do cabeçote.
04) Verificar se sai água no escapamento. Também pode ser problema na junta do cabeçote.
05) Verificar se a água está vazando em algum ponto
06) Verificar a tampa do reservatório de água do sistema de arrefecimento, para ver se não está rachada deixando vazar água ou pressão.
Fiz todos os testes, e o carro não apresentou nenhum dos problemas relacionados.
Quero lembrar que sou um usuário comum, com conhecimentos escassos de mecânica, mas como pesquisei e encontrei essas dicas que sob meu ponto de vista são válidas, resolvi compartilhá-las com vocês...
De qualquer maneira, o carro já está no mecânico. Assim que eu o receber e testar, volto aqui para dizer o que houve no meu caso.
UPDATE: Já fui ao mecânico...
Ele encontrou dois problemas:
01) O rotor da bomba dágua estava PARTIDO AO MEIO (Peça de plástico! Antigamente era metal, durava bem mais!)
02) A válvula termostática também estava quebrada, e também na parte plástica.
Foi feita a troca das duas peças, e o carro está 100% (E eu, contando peças mais mão de obra do mecânico, fiquei 300 reais mais pobre! rsr...)
Então é isso, valeu galera...