Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Ligação De 2 Baterias como fazer?

18 respostas neste tópico

samucacbom

samucacbom

membro

• Membro
  • Cadastrado: 20/11/2006
como faço a associação em paralelo de duas baterias?

é necessário ligar negativo com negativo e positivo com positivo, ou somente ligando o positivo com positivo já é o bastante?

vou ligar uma na caçamba de uma s10 junto com a original do veículo, qual seria a maneira mais prática?

valew...

samuel

IvoAcioly

IvoAcioly

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 12/06/2007
já é o bastante, ai os negativos vc liga no chassi do carro...

toma...trio

toma...trio

Gol II 98 1.0MI 4P Bão Tamem

• Membro
  • Cadastrado: 22/02/2006

IvoAcioly, em Nov 19 2007, 12:06 PM, disse:

já é o bastante, ai os negativos vc liga no chassi do carro...
Tem algum problema c eu ligar elas com cabo de 16mm???
C tiver quais serão os danos eletricos???

Jaime José

Armando

Armando

((( EKIPILANTRAS )))

• Membro
  • Cadastrado: 26/03/2007

samucacbom, em Nov 19 2007, 11:57 AM, disse:

como faço a associação em paralelo de duas baterias?

é necessário ligar negativo com negativo e positivo com positivo, ou somente ligando o positivo com positivo já é o bastante?

vou ligar uma na caçamba de uma s10 junto com a original do veículo, qual seria a maneira mais prática?

valew...

samuel
Positivo com positivo e negativo com negativo seria o ideal.
Seria mais interessante ter apenas um ponto para o neutro("negativo") pra evitar "loop de terra" e consequentemente evitar ruídos indesejáveis no som.

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

Abraços,

Armando Madureira.

Rafa-Abu

Rafa-Abu

Com 2000 posts eu ganho um quadradinho???

• Membro
  • Cadastrado: 20/11/2005

Armando, em Nov 27 2007, 01:13 AM, disse:

Positivo com positivo e negativo com negativo seria o ideal.
Seria mais interessante ter apenas um ponto para o neutro("negativo") pra evitar "loop de terra" e consequentemente evitar ruídos indesejáveis no som.

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

Abraços,

Armando Madureira.
achu q da caçamba até o cofre do motor é um poko longe....
melhor usar um cabo mais grosso......35mm achu q tah bom.......

abraços  :legal:

toma...trio

toma...trio

Gol II 98 1.0MI 4P Bão Tamem

• Membro
  • Cadastrado: 22/02/2006

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

Abraços,

Armando Madureira.
E c for da bateria do cofre para uma no porta malas???
5 metros exatos.

Jaime José

SaciBahia

SaciBahia

AutoSom-BA

• Membro
  • Cadastrado: 14/02/2006

toma...trio, em Nov 27 2007, 12:42 PM, disse:

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

Abraços,

Armando Madureira.
E c for da bateria do cofre para uma no porta malas???
5 metros exatos.

Jaime José
Ai é bom vc ver a corrente que vai passar...
Não sei se ta certo + eu considero a amperagem que o alternador libera, ai vc vai na tabela q tem nos Artigos do Auto Forum e ve a distancia, ai la tem a expessura exata.

andr3y

andr3y

membro

• Membro
  • Cadastrado: 20/06/2007
axo que um de 21mm ta bom...

spl_team

spl_team

membro

• Membro
  • Cadastrado: 05/10/2006
pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

Lefarr

Lefarr

novato

• Membro
  • Cadastrado: 20/10/2007

spl_team, em Nov 28 2007, 02:49 PM, disse:

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.
Respondeu o que eu estava pensando em perguntar.

Vlw

:legal:

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

Depto. Engenharia Soundigital

• Membro
  • Cadastrado: 14/01/2007

Lefarr, em Nov 28 2007, 04:22 PM, disse:

Vlw

[^]  :banghead

meu chapéu
acho que teve muita gente matando aula de física no ensino médio.

Editado por Carlos Kbsom, 28 novembro 2007 - 19:29 .

Lefarr

Lefarr

novato

• Membro

Carlos Kbsom, em Nov 28 2007, 08:34 PM, disse:

Lefarr, em Nov 28 2007, 04:22 PM, disse:

Vlw

[^]  :banghead

meu chapéu
acho que teve muita gente matando aula de física no ensino médio.
Pois é uma coisa é a teoria outra é prática. Agora se alguém perguntou é porque não lembra mesmo, talvez não sabe, ou mesmo esta com medo de fazer o trabalho sem perguntar antes. Não vamos criticar agora...

<_<

Benincá

Benincá

veterano

• Membro Pró
  • Cadastrado: 18/01/2007
concordo plenamente!

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

• Membro
poxa tchê, isso é uma coisa basica
como um vivente se mete a instalar som se não sabe nem lei, de ohm,associação de resistores, associação de baterias.
enfim tem muita coisa errada.

respondendo
se ligares positivo com positivo e o negativo da bateria da caçamba ao chassis
vai estar associando em paralelo, mantendo a tensão igual e somando as corrente nominais.
Quanto a ligar o negativo direto à mass(chassis) ou ligar ao borne negativo da bateria original, vai da sua escolha.

Loops de terra são problematicos em cabos de sinal e não em ligações de energia como essa.não esqueça de utiliza cabo de mesma bitola tanto no negativo quando no positivo.
Utilize o mais grosso que puder comprar e passar.

ahh e não esqueça de um fusivel em cada borne de bateria.

Editado por Carlos Kbsom, 28 novembro 2007 - 20:05 .

Lefarr

Lefarr

novato

• Membro
Também acho que a galera que fosse tentar instalar deveria estudar um pouco, tanto que até as aulas da faculdade começarem eu estou brincando com os livros de física. Mas o problema que as aulas do segundo grau dão uma noção mínima sobre circuitos elétricos.

Me explica como acontece esses loops de terra, não consegui chegar a nenhuma conclusão que parecesse satisfatória aqui. Outra dúvida, se eu colocasse um disjuntor não seria melhor? Aproveitando qual a vantagem e desvantagens de se usar um disjuntor entre as baterias e também antes de um aplificador, aí só colocaria fusíveis antes dos falantes.

Valeu

Armando

Armando

((( EKIPILANTRAS )))

• Membro

Lefarr, em Nov 28 2007, 10:00 PM, disse:

Também acho que a galera que fosse tentar instalar deveria estudar um pouco, tanto que até as aulas da faculdade começarem eu estou brincando com os livros de física. Mas o problema que as aulas do segundo grau dão uma noção mínima sobre circuitos elétricos.

Me explica como acontece esses loops de terra, não consegui chegar a nenhuma conclusão que parecesse satisfatória aqui. Outra dúvida, se eu colocasse um disjuntor não seria melhor? Aproveitando qual a vantagem e desvantagens de se usar um disjuntor entre as baterias e também antes de um aplificador, aí só colocaria fusíveis antes dos falantes.

Valeu
Realmente o pessoal que instala isso devia ter algumas noções de eletricidade. Eletricidade é coisa séria e se fizer alguma besteira pode dar até morte (casos de curto, etc).
Vou tentar ser breve quanto ao loop de terra.
A grosso modo o que acontece é o seguinte: vc acaba tendo "dois negativos", ou seja, vc vai ter uma diferença de potencial dentro do seu chassis (uma "voltagem" em um ponto e outra "voltagem" em outro ponto, sendo estes pontos, que eu me refiro, onde vc "aterrou" a bateria e onde vc "aterrou" na lata do carro). Isso pq o seu chassis não tem boa condução com o solo (Terra, o planeta).

Devido à isto vc pode ter ruídos (tensão alternadas ao invés de contínuas) na entrada dos amplificadores e assim gerando ruídos indesejáveis.
Em sistemas de trios maiores, o pessoal geralmente busca aterrar tudo em um ponto só pra evitar essas dores de cabeça que o loop de terra trás.

Quanto aos fusíveis, se vc dimensionar tudo corretamente e utilizar o som de maneira não exagerada, vc nunca terá problemas com o fusível. Só relembrando que o fusível nada mais é do que uma placa metálica que se rompe de acordo com a temperatura de trabalho. Resumindo, o fusível abre ("queima") quando a corrente passada por ele é superior ao limite projetado para ele.

A diferença dos fusíveis para os disjuntores a grosso modo seria que os fusíveis quando abrem, vc so consegue colocar pra funcionar o sistema fazendo alguma "gambiarra" ou substituindo o fusível por um novo. Já o disjuntor é apenas uma chave que desarma quando passa corrente excessiva, e se ele desarmar é so vc rearmar de novo que tá tudo de boa.

Quanto ao local dos fusíveis, pelo que eu saiba só se utiliza isso nas saídas das baterias (para proteger a fiação e evitar pegar fogo no carro). Os módulos geralmente veem com um(ns) fusíveis internos.

PS: tentei explicar rápido.. mas é que já é madrugada e tenho prova final amanha de calculo 4 =P... Então se alguem entendido no assunto der uma passada por aqui explica melhor ai por favor.

Um forte abraço,

Armando Madureira.

Editado por Armando, 03 dezembro 2007 - 03:32 .

Armando

Armando

((( EKIPILANTRAS )))

• Membro

:pirou:
Me desculpe mas foi um absurdo o que vc falou ai amigo.

Ligação em série seria se vc ligasse positivo de uma bateria com o negativo da outra, e alimentasse o seu sistema com o positivo e o negativo restante.
Nesse caso de série ai sim seriam 24v e adeus sistema elétrico do carro.
Mas positivo com positivo e negativo com negativo é o que caracteriza a ligação em paralelo.
Quando vc coloca o negativo do amp na lata, vc está referenciando a lata do carro como o seu "negativo", que é o que é feito com a sua bateria do cofre  :legal:

PS: dps tenta abrir o capô do carro e olhar onde é ligado o fio do negativo da sua bateria, e lembre-se que o aço é bom condutor elétrico.  :legal:

Um forte abraço,

Armando Madureira.

Lefarr

Lefarr

novato

• Membro
Armando muito obrigado pela explicação, tinha visto algumas coisas sobre isso, mas gosto muito da opinião da galera do fórum. Quando a grana estiver sobrando por aqui vou montar um som voltado para SPQL, agora todas as dúvidas que eu tinha já foram resolvidas vai ficar muito mais tranquilo.

Vlw

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

• Membro

Lefarr, em Dec 3 2007, 05:14 PM, disse:

Armando muito obrigado pela explicação, tinha visto algumas coisas sobre isso, mas gosto muito da opinião da galera do fórum. Quando a grana estiver sobrando por aqui vou montar um som voltado para SPQL, agora todas as dúvidas que eu tinha já foram resolvidas vai ficar muito mais tranquilo.

Vlw
loops de terra aocntecem quando temos pontos de terra com potencial diferentes.Ao interligamos esses pontos diferentes com a malha do cabo rca por exemplo, passamos a ter corrente circulante na malha e isso acaba por induzir no condutor central.