Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

samucacbom

Ligação De 2 Baterias

Recommended Posts

como faço a associação em paralelo de duas baterias?

 

é necessário ligar negativo com negativo e positivo com positivo, ou somente ligando o positivo com positivo já é o bastante?

 

vou ligar uma na caçamba de uma s10 junto com a original do veículo, qual seria a maneira mais prática?

 

valew...

 

 

samuel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
já é o bastante, ai os negativos vc liga no chassi do carro...

Tem algum problema c eu ligar elas com cabo de 16mm???

C tiver quais serão os danos eletricos???

 

Jaime José

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como faço a associação em paralelo de duas baterias?

 

é necessário ligar negativo com negativo e positivo com positivo, ou somente ligando o positivo com positivo já é o bastante?

 

vou ligar uma na caçamba de uma s10 junto com a original do veículo, qual seria a maneira mais prática?

 

valew...

 

 

samuel

Positivo com positivo e negativo com negativo seria o ideal.

Seria mais interessante ter apenas um ponto para o neutro("negativo") pra evitar "loop de terra" e consequentemente evitar ruídos indesejáveis no som.

 

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo :legal:

 

Abraços,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Positivo com positivo e negativo com negativo seria o ideal.

Seria mais interessante ter apenas um ponto para o neutro("negativo") pra evitar "loop de terra" e consequentemente evitar ruídos indesejáveis no som.

 

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo :legal:

 

Abraços,

 

Armando Madureira.

achu q da caçamba até o cofre do motor é um poko longe....

melhor usar um cabo mais grosso......35mm achu q tah bom.......

 

abraços :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

 

Abraços,

 

Armando Madureira.

E c for da bateria do cofre para uma no porta malas???

5 metros exatos.

 

 

Jaime José

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se o comprimento do fio que vai de uma bateria a outra for bem curtinho, pode ir com 16mm² sem medo  :legal:

 

Abraços,

 

Armando Madureira.

E c for da bateria do cofre para uma no porta malas???

5 metros exatos.

 

 

Jaime José

Ai é bom vc ver a corrente que vai passar...

Não sei se ta certo + eu considero a amperagem que o alternador libera, ai vc vai na tabela q tem nos Artigos do Auto Forum e ve a distancia, ai la tem a expessura exata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

 

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

 

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

Respondeu o que eu estava pensando em perguntar.

 

Vlw

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

 

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

Respondeu o que eu estava pensando em perguntar.

 

Vlw

 

:legal:

[^]:banghead

 

meu chapéu

acho que teve muita gente matando aula de física no ensino médio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

 

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

Respondeu o que eu estava pensando em perguntar.

 

Vlw

 

:legal:

[^]:banghead

 

meu chapéu

acho que teve muita gente matando aula de física no ensino médio.

Pois é uma coisa é a teoria outra é prática. Agora se alguém perguntou é porque não lembra mesmo, talvez não sabe, ou mesmo esta com medo de fazer o trabalho sem perguntar antes. Não vamos criticar agora...

 

<_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poxa tchê, isso é uma coisa basica

como um vivente se mete a instalar som se não sabe nem lei, de ohm,associação de resistores, associação de baterias.

enfim tem muita coisa errada.

 

respondendo

se ligares positivo com positivo e o negativo da bateria da caçamba ao chassis

vai estar associando em paralelo, mantendo a tensão igual e somando as corrente nominais.

Quanto a ligar o negativo direto à mass(chassis) ou ligar ao borne negativo da bateria original, vai da sua escolha.

 

Loops de terra são problematicos em cabos de sinal e não em ligações de energia como essa.não esqueça de utiliza cabo de mesma bitola tanto no negativo quando no positivo.

Utilize o mais grosso que puder comprar e passar.

 

ahh e não esqueça de um fusivel em cada borne de bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho que a galera que fosse tentar instalar deveria estudar um pouco, tanto que até as aulas da faculdade começarem eu estou brincando com os livros de física. Mas o problema que as aulas do segundo grau dão uma noção mínima sobre circuitos elétricos.

 

Me explica como acontece esses loops de terra, não consegui chegar a nenhuma conclusão que parecesse satisfatória aqui. Outra dúvida, se eu colocasse um disjuntor não seria melhor? Aproveitando qual a vantagem e desvantagens de se usar um disjuntor entre as baterias e também antes de um aplificador, aí só colocaria fusíveis antes dos falantes.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também acho que a galera que fosse tentar instalar deveria estudar um pouco, tanto que até as aulas da faculdade começarem eu estou brincando com os livros de física. Mas o problema que as aulas do segundo grau dão uma noção mínima sobre circuitos elétricos.

 

Me explica como acontece esses loops de terra, não consegui chegar a nenhuma conclusão que parecesse satisfatória aqui. Outra dúvida, se eu colocasse um disjuntor não seria melhor? Aproveitando qual a vantagem e desvantagens de se usar um disjuntor entre as baterias e também antes de um aplificador, aí só colocaria fusíveis antes dos falantes.

 

Valeu

Realmente o pessoal que instala isso devia ter algumas noções de eletricidade. Eletricidade é coisa séria e se fizer alguma besteira pode dar até morte (casos de curto, etc).

Vou tentar ser breve quanto ao loop de terra.

A grosso modo o que acontece é o seguinte: vc acaba tendo "dois negativos", ou seja, vc vai ter uma diferença de potencial dentro do seu chassis (uma "voltagem" em um ponto e outra "voltagem" em outro ponto, sendo estes pontos, que eu me refiro, onde vc "aterrou" a bateria e onde vc "aterrou" na lata do carro). Isso pq o seu chassis não tem boa condução com o solo (Terra, o planeta).

 

Devido à isto vc pode ter ruídos (tensão alternadas ao invés de contínuas) na entrada dos amplificadores e assim gerando ruídos indesejáveis.

Em sistemas de trios maiores, o pessoal geralmente busca aterrar tudo em um ponto só pra evitar essas dores de cabeça que o loop de terra trás.

 

Quanto aos fusíveis, se vc dimensionar tudo corretamente e utilizar o som de maneira não exagerada, vc nunca terá problemas com o fusível. Só relembrando que o fusível nada mais é do que uma placa metálica que se rompe de acordo com a temperatura de trabalho. Resumindo, o fusível abre ("queima") quando a corrente passada por ele é superior ao limite projetado para ele.

 

A diferença dos fusíveis para os disjuntores a grosso modo seria que os fusíveis quando abrem, vc so consegue colocar pra funcionar o sistema fazendo alguma "gambiarra" ou substituindo o fusível por um novo. Já o disjuntor é apenas uma chave que desarma quando passa corrente excessiva, e se ele desarmar é so vc rearmar de novo que tá tudo de boa.

 

Quanto ao local dos fusíveis, pelo que eu saiba só se utiliza isso nas saídas das baterias (para proteger a fiação e evitar pegar fogo no carro). Os módulos geralmente veem com um(ns) fusíveis internos.

 

PS: tentei explicar rápido.. mas é que já é madrugada e tenho prova final amanha de calculo 4 =P... Então se alguem entendido no assunto der uma passada por aqui explica melhor ai por favor.

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra ficar em paralelo, tem q ligar positivo com positivo e o negativo na lata!

 

se ligar os negativos juntos, elas vao ficar em serie, e a voltagem vai aumentar, no caso das baterias forem 12v iria aumentar pra 24v.

:pirou:

Me desculpe mas foi um absurdo o que vc falou ai amigo.

 

Ligação em série seria se vc ligasse positivo de uma bateria com o negativo da outra, e alimentasse o seu sistema com o positivo e o negativo restante.

Nesse caso de série ai sim seriam 24v e adeus sistema elétrico do carro.

Mas positivo com positivo e negativo com negativo é o que caracteriza a ligação em paralelo.

Quando vc coloca o negativo do amp na lata, vc está referenciando a lata do carro como o seu "negativo", que é o que é feito com a sua bateria do cofre :legal:

 

PS: dps tenta abrir o capô do carro e olhar onde é ligado o fio do negativo da sua bateria, e lembre-se que o aço é bom condutor elétrico. :legal:

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Armando muito obrigado pela explicação, tinha visto algumas coisas sobre isso, mas gosto muito da opinião da galera do fórum. Quando a grana estiver sobrando por aqui vou montar um som voltado para SPQL, agora todas as dúvidas que eu tinha já foram resolvidas vai ficar muito mais tranquilo.

 

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Armando muito obrigado pela explicação, tinha visto algumas coisas sobre isso, mas gosto muito da opinião da galera do fórum. Quando a grana estiver sobrando por aqui vou montar um som voltado para SPQL, agora todas as dúvidas que eu tinha já foram resolvidas vai ficar muito mais tranquilo.

 

Vlw

loops de terra aocntecem quando temos pontos de terra com potencial diferentes.Ao interligamos esses pontos diferentes com a malha do cabo rca por exemplo, passamos a ter corrente circulante na malha e isso acaba por induzir no condutor central.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...