Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gino

Como Ligar Módulo Em Uma Fonte Atx ?

Recommended Posts

Galera, tava lendo um dos tópicos ontem de noite, e eu vi que um cara ligou o roadstar nele em duas fontes ATX pra dar uma amaciada no Subwoofer dele.

 

E eu fiquei afimzão de fazer isso..

funciona com qualquer fonte? tem um monte encostada em aqui casa..

 

enfim.. como fazer isso?

 

O meu módulo é um hurricane 4.120.

 

edit: minha dúvida foi solucionada pelo usuário bramer via MP..

valeu pela ajuda pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

era bom que a sua duvida fosse tirada para todos.

poderia me passar o que o amigo bramer lhe passou via mp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm acho legal deixar a resposta aqui, pois pode servir como busca posteriormente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem chamo? haha

 

então pessoal, não tem segredo não, eu tenho umas gambiarras aqui em casa, toco um modulo pro som residencial com 3 fontes VELHAS (1 ATX e 2 AT de pentium 166 HAHA).

 

a unica dica que do a vcs é USEM FONTES VELHAS. Essas fontes genericas de hj em dia são ruins d+, super instaveis, fracas..lixo total..

 

eu não mechi em nada da placa da fonte, apenas cortei todos aqueles conecotres, juntei os fios amarelos (eles são o 12v) e os pretos (eles são o terra/GND) e pronto.

 

no caso de ser uma fonte ATX, vc deve pegar o fio verde (só tem 1..) e ligar com um fio preto (qualquer um dos pretos). Essa ligação eh necessaria para que a fonte ligue sem precisar estar plugada a uma placa mãe.

 

nas AT nao tem segredo nenhum..só juntar os amarelos e os pretos e ligar respectivamente no modulo.

 

 

para usar mais de uma fonte, NÃO existe segredo algum, apenas ligue as fontes em paralelo e pronto. Não eh necessario por diodo nas saidas de cada fonte, pois elas ja possuem tais diodos internamente. (ps. para ligar as fontes em paralelo, eh soh juntar tudo..sem dificuldade nenhuma, liga amarelo com amarelo e preto com preto..pronto..)

 

eu no caso to com 3 fontes assim aqui, da o que, cerca de 30~35a e fica em 11.8v +/-. Dependendo do volume que forço o modulo, a voltagem vai abaixando nos graves mais fortes, mais sobe rapidamente. Se em um pico a voltagem for abaixo de 10v as fontes desarmam na hora. Caso exista algum curto elas desarmam na hora (quer testar? liga elas e bate o positivo no negativo, ela desarma na hora, depois eh soh desligar a fonte, esperar uns 3 segundos e ligar devolta)..eh show, bem tranquilo e as fontes vivem geladas

 

 

foto ja tem um tempinho, tava uma bagunça danada ainda haha

dcf0041za7.jpg

 

tem um pessoal aqui no forum que brinca com fontes de computador no som de casa, o maconailp tem umas 5 fontes no quarto, o asclus tem umas 8 fontes...eh show de bola.

 

:legal:

 

 

EDIT:

 

Ps. Os fios que sobraram (tirando os amarelos, pretos e verde (caso seja ATX)), eu cortei tudo fora. abri a fonte e cortei perto da placa mesmo com um alicate de corte.. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh bom cortar perto da placa pra evitar curtos!

 

E é basicamente isso! Amarelo = positivo preto = negativo! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eh bom cortar perto da placa pra evitar curtos!

 

E é basicamente isso! Amarelo = positivo preto = negativo! ;)

da pra carregar bateria de carro com uma fonte? Acho que da, ne? Da 12 volts....Será que tem alguma restricao? Alternador rende isso....uns 40 amperes a 12v. [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da pra carregar bateria de carro com uma fonte? Acho que da, ne? Da 12 volts....Será que tem alguma restricao? Alternador rende isso....uns 40 amperes a 12v. [¨]

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da pra carregar bateria de carro com uma fonte? Acho que da, ne? Da 12 volts....Será que tem alguma restricao? Alternador rende isso....uns 40 amperes a 12v. [¨]

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte atx tem uma carga minima em todas as linhas,

a 5 volts por exemplo tem o minomo de 1A se não me engano.

Rola na net ai um esquema para alterar a fonte tirando essa carga minima, e aumentando a voltagem de 12v para 13,8 (ideal para a maioria dos modulos)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A fonte atx tem uma carga minima em todas as linhas,

a 5 volts por exemplo tem o minomo de 1A se não me engano.

Rola na net ai um esquema para alterar a fonte tirando essa carga minima, e aumentando a voltagem de 12v para 13,8 (ideal para a maioria dos modulos)

http://asp40.vilabol.uol.com.br/eletinf/fo...te_chaveada.htm

 

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, não sou entendido nessa area, mais de quantas fontes preciso pra segurar um Banda Voxer 9.8?

*2 WPU 1507 15" 500RMS

*4 Cornetas Selenium

*2 Twiters Selenium

 

Tambem qual seria a fonte ideal para eu usar, AT ou ATX?

Aguardo.

Desde já agradeço a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A fonte atx tem uma carga minima em todas as linhas,

a 5 volts por exemplo tem o minomo de 1A se não me engano.

Rola na net ai um esquema para alterar a fonte tirando essa carga minima, e aumentando a voltagem de 12v para 13,8 (ideal para a maioria dos modulos)

o 1° esquema eh facil... ja o 2° aja paciencia :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MAs o primeiro esquema vai te fornecer apenas 12volts e provavelmente instaveis devido a falta de referencia no 5Volts.

 

Não recomendo nem um pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Caros amigos, não sou entendido nessa area, mais de quantas fontes preciso pra segurar um Banda Voxer 9.8?

*2 WPU 1507 15" 500RMS

*4 Cornetas Selenium

*2 Twiters Selenium

 

Tambem qual seria a fonte ideal para eu usar, AT ou ATX?

Aguardo.

Desde já agradeço a ajuda.

Pra começar, depende da qualidade da fonte.

E da corrente máxima do módulo...

 

Com certeza essas fontes genéricas mal aguentam 10A em 13,8V.

Porém temos aquelas parrudas, de 500 até 1000W REAIS.

 

Custam muito mais, porém nao sei se vale a pena, pois custa muito mais mesmo.

Eu utilizo uma genérica porém antiga, onde a qualidade era muito melhor, e carergo minha bateria. Com amperímetro, aferi que ela fornece uns 9A sem problemas. Se alguem for fazer o esquema que mandei, posso dar algumas dicas como carregar a bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso aí vai resolver meu problema!!!! Estou "tentando" fazer uma caixa LT com colméia pra colocar no meu quarto, retirei o projeto de um fórum de HT que participo, e como amplificador de PA é caro, vou usar um booster de 200rms que eu tenho... hehehe!!!! economia de dinheiro e felicidade no hobby é tudo!!!

 

Valeu heim Bramer, sua foto já deu uma clareada grande na idéia... e pra ficar um pouco mais limpinho, vc poderia fazer um gabinete pra estas fontes e fazer o + e - em uma tomadinha, ficaria legalzinho o acabamento!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz aqui usando uma fonte de qualidade, não é a generica nem a fodona, é uma AVCBR, de 450W reais... uso p/ carregar duas baterias de 150A..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu fiz aqui usando uma fonte de qualidade, não é a generica nem a fodona, é uma AVCBR, de 450W reais... uso p/ carregar duas baterias de 150A..

Quanto custou essa fonte???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos ampéres tem uma fonte AT de 300w??? Chega a uns 10a???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb tô seguindo o esquema do brammer pra ligar os módulos... mas quando a minha bateria (de 150ah) tá com carga abaixo de 12v eu ligo a fonte nela que fica beleza tb!

ah, usei fonte genérica de 500w (foi a única q encontrei pra comprar no dia)... nela tem escrito que o 12v manda até 17 amperes, não sei se é verdade, mas que ela aguenta o meu modulo tocando forte, isso guenta sim!!!

Ah, tudo que o brammer falou é verdade mesmo... quando usei ela em bancada já dei uns curtos nela e ela desarmou na hora, fiquei até pasmo, pq nunca esperaria isso de uma fonte genérica!

A minha fonte custou R$40,00 aqui em salvador!

Creio que na net pode ser que vcs achem mais barato!

Quanto à instabilidade citada, não vi alguma... Fontes ATX são muuuuuuuito bem estabilizadas devido à sensibilidade dos componentes do pc. Elas só dão queda de tensão quando muito requisitadas (como o brammer falou ai), o que é normal de todo gerador.

 

Do jeito que bebe (corrente) esse 9.8, acho que pra segurá-lo vc vai precisar de no minimo umas 10 fontes dessas...

 

Resumindo, pra sistemas não tão grandes a ATX ou AT dá conta de boa!!! :legal:

 

PS: quando eu tô afim de tirar o som do carro e colocar no meu quarto, eu deixo a fonte ligada direto na bateria de 150ah e dai vai pro módulo. Assim posso "dar volume" quanto quiser que tem energia.

Nas horas que eu não estou com o som ligado deixo a fonte ligada tb, ai a bateria se recarrega e o ciclo continua!

 

Abraços,

 

Armando Madureira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

 

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

 

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!

 

 

Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

 

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

 

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

 

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

 

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

 

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

 

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

 

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!

 

 

Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

 

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

 

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

 

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

 

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

 

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

 

:legal:

tenta soldar fios onde estavam os que vc cortou :legal:

acho que é uma ideia até interessante... se seu módulo guentar 15v pode ser uma boa hein brammer?! :vts

Analisando rapidamente, creio que no final das contas ai vc terá 15v a 30a ou seja, vc pode usar os 15v a 30a pra puxar um módulo mais forte e os 12v das 3 em paralelo pra alimentar um modulo menos forte!!!

Ah, quanto a usar fontes mais antigas, eu sempre usei uma novinha de 500w e nunca consegui fazer o módulo desarma-la... os vizinhos que sempre ligam pra me desarmar pasmafaute

PS: isso da teoria dos 15v é apenas um palpite pensando rápido!!!

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Boog Bass 150Wrms 2ohms e 4ohms 95rms.

 

Quantos amperes precisa pra empurrar direitinho? Vou usar uma AT 300W Troni... ela é bem pesadinha...

 

Vou empurrar um Street Bass 12" 250Wrms

 

Edit: Não é o vermelho 12v?

 

Edit2: O que é o rad in do modulo?

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

 

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

 

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!

 

 

Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

 

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

 

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

 

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

 

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

 

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

 

:legal:

tenta soldar fios onde estavam os que vc cortou :legal:

acho que é uma ideia até interessante... se seu módulo guentar 15v pode ser uma boa hein brammer?! :vts

Analisando rapidamente, creio que no final das contas ai vc terá 15v a 30a ou seja, vc pode usar os 15v a 30a pra puxar um módulo mais forte e os 12v das 3 em paralelo pra alimentar um modulo menos forte!!!

Ah, quanto a usar fontes mais antigas, eu sempre usei uma novinha de 500w e nunca consegui fazer o módulo desarma-la... os vizinhos que sempre ligam pra me desarmar pasmafaute

PS: isso da teoria dos 15v é apenas um palpite pensando rápido!!!

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira

sim, tmb pensei nisso, mais sem chance de eu abrir as fontes e ficar soldando fio..corte tudo pertinho da placa..muito empenho :vts

 

 

mais era o canal eim? só nao sei se a fonte aguentaria dar seu maximo na linha de 12v e 5v..

 

e tmb fico pensando em COMO é a gambiarra disso

 

pensa só:

 

separar metade dos fios pretos para ligar em série com os vermelhos..ja vai fica um negocio estranho..

 

ai depois a otra metade dos pretos, juntar tudo. Pegar todos os fios amarelos e juntar tudo tmb..

 

pensa só na gambiarra..só de pensa eu ja fico com vontade de ir la na escada do predio pegar um extintor e deixar aqui no quarto pra quando eu fosse ligar as fontes

 

:vts

 

é massa..

 

 

Ps. Tem alguns modulos que podem trablhar a 15v tranquilo, ja que a potencia declarada em a 14.4v. Alem de que com as fontes ligadas empurrando o modulo, duvido MUITO que a tensão fique em exatos 15v. No geral fica em 14.5~14.2 +/-, e depois conforme vai dando + volume, isso vai caindo, ai é de boa.

 

mais a fonte sofree :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

 

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

 

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!

 

 

Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

 

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

 

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

 

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

 

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

 

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

 

:legal:

tenta soldar fios onde estavam os que vc cortou :legal:

acho que é uma ideia até interessante... se seu módulo guentar 15v pode ser uma boa hein brammer?! :vts

Analisando rapidamente, creio que no final das contas ai vc terá 15v a 30a ou seja, vc pode usar os 15v a 30a pra puxar um módulo mais forte e os 12v das 3 em paralelo pra alimentar um modulo menos forte!!!

Ah, quanto a usar fontes mais antigas, eu sempre usei uma novinha de 500w e nunca consegui fazer o módulo desarma-la... os vizinhos que sempre ligam pra me desarmar pasmafaute

PS: isso da teoria dos 15v é apenas um palpite pensando rápido!!!

 

Um forte abraço,

 

Armando Madureira

sim, tmb pensei nisso, mais sem chance de eu abrir as fontes e ficar soldando fio..corte tudo pertinho da placa..muito empenho :vts

 

 

mais era o canal eim? só nao sei se a fonte aguentaria dar seu maximo na linha de 12v e 5v..

 

e tmb fico pensando em COMO é a gambiarra disso

 

pensa só:

 

separar metade dos fios pretos para ligar em série com os vermelhos..ja vai fica um negocio estranho..

 

ai depois a otra metade dos pretos, juntar tudo. Pegar todos os fios amarelos e juntar tudo tmb..

 

pensa só na gambiarra..só de pensa eu ja fico com vontade de ir la na escada do predio pegar um extintor e deixar aqui no quarto pra quando eu fosse ligar as fontes

 

:vts

 

é massa..

 

 

Ps. Tem alguns modulos que podem trablhar a 15v tranquilo, ja que a potencia declarada em a 14.4v. Alem de que com as fontes ligadas empurrando o modulo, duvido MUITO que a tensão fique em exatos 15v. No geral fica em 14.5~14.2 +/-, e depois conforme vai dando + volume, isso vai caindo, ai é de boa.

 

mais a fonte sofree :P

Nas fontes de 500 wats voce teria em torno de 20A em 12v e em torno de 35 a 40A em 5v, eu modifiquei uma de 600W e consegui 15,3V, troquei a retificação de 12v que é de 20A pela de 5v que é de 40A, fiz uma fonte de 15,3Vx40A, ligo nela um player Blauounkt e um amplificador Sony XM 604M tocando em um volume razoavel a fonte mantem em 15V bem estavel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

 

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

 

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!

 

 

Oá a todos

 

Queiram desculpar se entrei no fórum errado.

Há vários anos desenvolvo fontes estabilizadas, carregadores de bateria, e mais recentemente, fontes chaveadas.

No último mês construí um protótipo de carregador de bateria switchmode de 30 amps.

Disponibilizei a um amigo que tem testado o mesmo exaustivamente e que está contente com os resultados.

Estou trabalhando em outras duas versões de 60Amps. e 90 Amps.

O interessante é que eles ficam muito pequenos e leves, porque foi abolido o enorme trafo para suprir tal corrente. O modelo de 30 Amps. coube dentro de uma fonte de PC.

Caso alguém se interesse, posso disponibilizar esquemas e fotos para quem queira montar algo parecido.

 

Muito grato.

 

Sandro/CHACALPOWERS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...