Ir para conteúdo






Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Como Ligar Módulo Em Uma Fonte Atx ?

163 respostas neste tópico

#51
EliasSoares

EliasSoares

    Elias Soares

  • Membro
  • Posts: 1525
  • Age: 24
  • Cadastrado: 12/10/2007
  • Cidade/UF:Fortaleza CE
Compra uma fonte de 12 volts na rua, daquelas de 500mA mesmo, é suficiente p/ alimentar o radio (quando standby), entao você deixa ligada ela no rádio, mas vai precisar por um diodo polarizando o fio que vem da fonte grande e chega no radio, p/ que não tenha corrente indo p/ os módulos quando estiver só a fonte pequena.

Ai você pode desligar essa fonte pequena ou não quando estiver com o sistema funcionando.


#52
paladinox

paladinox

    Since 2003

  • Membro
  • Posts: 860
  • Age: 29
  • Cadastrado: 27/12/2003
  • Cidade/UF:Guaíba - RS
huahua 500mA


#53
bramer

bramer

    Fuja bino!

  • Membro Pró
  • Posts: 4956
  • Age: 25
  • Cadastrado: 11/01/2006
  • Cidade/UF:Joinville - SC

paladinox, em Jan 29 2008, 11:30 PM, disse:

huahua 500mA
pro radio desligado, se quiser que só fique aparecendo horario, acho que ja serve :P


ushaeuhsea


#54
alexandremsn

alexandremsn

    novato

  • Membro
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 24/08/2005

bramer, em Dec 27 2007, 11:27 AM, disse:

eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!


Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

:legal:
minha fonte atx num tah funcionando direito eu acho
tipo eu ligo o positivo no positvo do modulo e o negativo no negativo do modulo e nAo funciona .... mas se eu ligar soh o positivo e manter o negativo da bateria funciona.... tipo tem problema de uasr o negativo da bateria ... com a fonte fornecendo o positivo?.. alguem sab pq acontece isso?


poderia usar um ponto de massa do carro (uma perte de metal exposta ... como negativo?)


#55
HILÁRIO

HILÁRIO

    membro

  • Membro
  • Posts: 107
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.

alexandremsn, em Feb 2 2008, 11:47 AM, disse:

bramer, em Dec 27 2007, 11:27 AM, disse:

eu com minhas 3 fontes aqui não me encomodo com nada..

nesse exato instante to com elas paradas, to sem modulo, sem sub..o som do quarto ta um lixo :~

mais enfim, é uma OTIMA solução sim, como disse anteriormente, se poder usar fontes velhas, melhor ainda!


Uma curiosidade que comentaram num video meu do youtube esses dias..

o cara diz que juntou 3 fontes, mais em vez de usar a linha dos 12v, ele usou a linha dos 5v, ligou as 3 fontes em série.

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

:legal:
minha fonte atx num tah funcionando direito eu acho
tipo eu ligo o positivo no positvo do modulo e o negativo no negativo do modulo e nAo funciona .... mas se eu ligar soh o positivo e manter o negativo da bateria funciona.... tipo tem problema de uasr o negativo da bateria ... com a fonte fornecendo o positivo?.. alguem sab pq acontece isso?


poderia usar um ponto de massa do carro (uma perte de metal exposta ... como negativo?)
Voce tem que utilizar tanto o positivo quanto o negativo da fonte, pois se não utilizar um dos polos a fonte não terá utilidade alguma.
Quanto ao desarme da fonte, se o CI dela for o TL494, corte a trilha do pino 4 e aterre o pino que ela vai funcionar sem desarmar.


#56
alexandremsn

alexandremsn

    novato

  • Membro
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 24/08/2005
eu aterrei a fonte em um ponto de massa do carro e ela funcionou...
tipo liguei um fio na carcaça dela e outro no engate da tampa do porta malas....

ela naum tah eh rendendo eu acho negativo suficiente mas o engraçado é que ela nao desarma simplesmente o modulo nao liga...

pensei q talvez pudece ter uma fuga na bateria mas testei soh o ponto de massa como negativo ,mas nao era eu acho, pq dai nao ligou tb...

ps: tou usando uma fonte só sera q duas nao melhora derepente funciona melhor... ou era pra funcionar 100% com soh uma...?

mas aterando a fonte ai naum tem problema?

a fonte eh uma vcom 400w atx

mas vou compra outra pra testa pq ela pra funciona ligando +com+/ -com-


#57
HILÁRIO

HILÁRIO

    membro

  • Membro
  • Posts: 107
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.

alexandremsn, em Feb 3 2008, 11:23 AM, disse:

eu aterrei a fonte em um ponto de massa do carro e ela funcionou...
tipo liguei um fio na carcaça dela e outro no engate da tampa do porta malas....

ela naum tah eh rendendo eu acho negativo suficiente mas o engraçado é que ela nao desarma simplesmente o modulo nao liga...

pensei q talvez pudece ter uma fuga na bateria mas testei soh o ponto de massa como negativo ,mas nao era eu acho, pq dai nao ligou tb...

ps: tou usando uma fonte só sera q duas nao melhora derepente funciona melhor... ou era pra funcionar 100% com soh uma...?

mas aterando a fonte ai naum tem problema?

a fonte eh uma vcom 400w atx

mas vou compra outra pra testa pq ela pra funciona ligando +com+/ -com-
Essa Vcom 400W não vai aguentar muita coisa não se colocar mais uma com certeza vai funcionar melhor, o aterramento da carcaça da fonte não vai dar negativo para a alimentação e consequentemente não vai funcionar.
Se a fonte não foi modificada então coloque uma carga nos 5V para estabilizar os 12V.


#58
alexandremsn

alexandremsn

    novato

  • Membro
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 24/08/2005
[quote name='HILÁRIO' date='Feb 4 2008, 08:30 AM']

[/QUOTE]
Essa Vcom 400W não vai aguentar muita coisa não se colocar mais uma com certeza vai funcionar melhor, o aterramento da carcaça da fonte não vai dar negativo para a alimentação e consequentemente não vai funcionar.
Se a fonte não foi modificada então coloque uma carga nos 5V para estabilizar os 12V. [/quote]
vou testa com mais uma obrigado pela dica...

colocar uma carga vc diz ligar um 12v+ no 5v+?


#59
HILÁRIO

HILÁRIO

    membro

  • Membro
  • Posts: 107
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.
[quote name='alexandremsn' date='Feb 4 2008, 05:40 PM'] [quote name='HILÁRIO' date='Feb 4 2008, 08:30 AM']

[/QUOTE]
Essa Vcom 400W não vai aguentar muita coisa não se colocar mais uma com certeza vai funcionar melhor, o aterramento da carcaça da fonte não vai dar negativo para a alimentação e consequentemente não vai funcionar.
Se a fonte não foi modificada então coloque uma carga nos 5V para estabilizar os 12V. [/QUOTE]
vou testa com mais uma obrigado pela dica...

colocar uma carga vc diz ligar um 12v+ no 5v+? [/QUOTE]
Voce pode ligar uma lampada ou outra carga somente no +e- dos 5V, assim voce não terá queda de tensão em 12V quando ligar o amplificador ou outro aparelho na fonte.
Me passe seu email que te passo uns esquemas de como fazer isso.

Editado por HILÁRIO, 04 fevereiro 2008 - 17:46 .


#60
alexandremsn

alexandremsn

    novato

  • Membro
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 24/08/2005
e o remote oque eu faço com ele deixo ligado na saida normal do player deixo desligado ou deixo ligado no 12v+ da fonte...

acho q meu modulo num tah ligando quando uso a fonte por causa deste raio re remote...


#61
HILÁRIO

HILÁRIO

    membro

  • Membro
  • Posts: 107
  • Cadastrado: 09/10/2007
  • Cidade/UF:SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR.

alexandremsn, em Feb 5 2008, 03:32 PM, disse:

e o remote oque eu faço com ele deixo ligado na saida normal do player deixo desligado ou deixo ligado no 12v+ da fonte...

acho q meu modulo num tah ligando quando uso a fonte por causa deste raio re remote...
Se o player estiver ligado na fonte liga ele normal, se estiver ligado na bateria então liga no + da fonte.


#62
alexandremsn

alexandremsn

    novato

  • Membro
  • Posts: 36
  • Cadastrado: 24/08/2005

HILÁRIO, em Feb 5 2008, 03:49 PM, disse:

alexandremsn, em Feb 5 2008, 03:32 PM, disse:

e o remote oque eu faço com ele deixo ligado na saida normal do player deixo desligado ou deixo ligado no 12v+ da fonte...

acho q meu modulo num tah ligando quando uso a fonte por causa deste raio re remote...
Se o player estiver ligado na fonte liga ele normal, se estiver ligado na bateria então liga no + da fonte.
quando ligo em paralelo as fontes as desligo e ligo novamente algumas delas nao ligao mais sh ligam se desligar do paralelo e ligar em paralelo depois que estao ligadas


#63
Benincá

Benincá

    veterano

  • Membro Pró
  • Posts: 2214
  • Age: 24
  • Cadastrado: 18/01/2007
  • Cidade/UF:Vitória ES
Muito interessante o tópico!
(so pra dar um up, vai que alguem tem novas informacoes!)


#64
djchu

djchu

    membro master

  • Membro
  • Posts: 516
  • Age: 39
  • Cadastrado: 19/05/2007
  • Cidade/UF:Sumaré - SP

chacalpowers, em Jan 1 2008, 11:35 AM, disse:

HILÁRIO, em Jan 1 2008, 11:07 AM, disse:

Olá Sandro, achei a fonte muito interessante, vi que voce usa uns Mosfets no lugar dos transistores comuns, isso dá um aumento na capacidade da fonte e reduz perdas, mas para fazer com 12 ou 15V a retificação teria que ser outra pois aquela do esquema é de 8A cada dando um total de 32A.
Pelas fotos da para ver que ficaria bem reduzido o tamanho e peso com relação a fontes com trafo, (fiz uma dessas em torno 40A mas pesa uns 12kg).
Essa fonte mantem a tensão estavel mesmo com picos de corrente ou da queda na tensão?
Tenha um ótimo ano novo.
Abraços Hilário.
Olá

Ao Sr. Baboo:

Não sei lhe responder, não gosto de modificar projetos comerciais, prefiro construir meus próprios.

Ao Sr. Hilário:

Você está correto, é preciso redimensionar os retificadores também. Na outra eu utilizei dois retificadores UF20C200 em paralelo (aqueles no formato TIP41 para fixar em dissipadores) para formar 40Amps.
Embora já tenha utilizado IGBTs, prefiro os Mosfets porque tem uma resposta mais rápida e são menos ruidosos.
A tensão se mantém estável porque utilizo regulação zener optoacoplada na saída. Para a fonte/carregador que lhe falei (não essa da foto), até 27 Amps a tensão se mantém em 12,5V sem cair nem mesmo 0,1V, em 32 Amps. ela desce a 12V exatos.

Abraço

Sandro/CHACALPOWERS
msn: sandrosachser@hotmail.com
chacalpowers, voce usou trafo de nucleo comum pra fazer seus projetos de fonte? pensei que usando nucleo comum a fonte daria problema quando exigisse corrente demasiada por causa do comportamento dele. e pra enrolar, posso usar a mesma formula do trafo comum, só mudando a frequencia de calculo?


#65
jgcweb2007

jgcweb2007

    membro master

  • Membro
  • Posts: 531
  • Cadastrado: 14/12/2007

bramer, em Dec 10 2007, 03:53 PM, disse:

alguem chamo? haha

então pessoal, não tem segredo não, eu tenho umas gambiarras aqui em casa, toco um modulo pro som residencial com 3 fontes VELHAS (1 ATX e 2 AT de pentium 166 HAHA).

a unica dica que do a vcs é USEM FONTES VELHAS. Essas fontes genericas de hj em dia são ruins d+, super instaveis, fracas..lixo total..

eu não mechi em nada da placa da fonte, apenas cortei todos aqueles conecotres, juntei os fios amarelos (eles são o 12v) e os pretos (eles são o terra/GND) e pronto.

no caso de ser uma fonte ATX, vc deve pegar o fio verde (só tem 1..) e ligar com um fio preto (qualquer um dos pretos). Essa ligação eh necessaria para que a fonte ligue sem precisar estar plugada a uma placa mãe.

nas AT nao tem segredo nenhum..só juntar os amarelos e os pretos e ligar respectivamente no modulo.


para usar mais de uma fonte, NÃO existe segredo algum, apenas ligue as fontes em paralelo e pronto. Não eh necessario por diodo nas saidas de cada fonte, pois elas ja possuem tais diodos internamente. (ps. para ligar as fontes em paralelo, eh soh juntar tudo..sem dificuldade nenhuma, liga amarelo com amarelo e preto com preto..pronto..)

eu no caso to com 3 fontes assim aqui, da o que, cerca de 30~35a e fica em 11.8v +/-. Dependendo do volume que forço o modulo, a voltagem vai abaixando nos graves mais fortes, mais sobe rapidamente. Se em um pico a voltagem for abaixo de 10v as fontes desarmam na hora. Caso exista algum curto elas desarmam na hora (quer testar? liga elas e bate o positivo no negativo, ela desarma na hora, depois eh soh desligar a fonte, esperar uns 3 segundos e ligar devolta)..eh show, bem tranquilo e as fontes vivem geladas


foto ja tem um tempinho, tava uma bagunça danada ainda haha
Imagem Postada

tem um pessoal aqui no forum que brinca com fontes de computador no som de casa, o maconailp tem umas 5 fontes no quarto, o asclus tem umas 8 fontes...eh show de bola.

:legal:


EDIT:

Ps. Os fios que sobraram (tirando os amarelos, pretos e verde (caso seja ATX)), eu cortei tudo fora. abri a fonte e cortei perto da placa mesmo com um alicate de corte.. ;)
Então os amarelos juntos vc liga na entrada de energia e os pretos vc liga no terra do módulo?!??!! é isso!?!?!?


oq vc recomenda pra eu liga um RS1200D... e bota tocando nele um pionner 307D2?!?!?!!?


abraço


#66
Coophamat

Coophamat

    Sempre Aprendendo!

  • Membro
  • Posts: 1129
  • Age: 29
  • Cadastrado: 30/03/2006
  • Cidade/UF:Campo Grande MS
Bom pessoal, hoje abri um pc velho que tinha aqui em casa e retirei a fonte dele.

Abri a fonte, desoldei todos os fios menos os amarelos e pretos, dei uma lubrificada no cooler e ao final soldei um terminal do tipo jacaré para evitar toda hora ter que ficar emendando fios.

Segue fotos:

Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Detalhe dos conectores.

É isso ae pessoal, agradeço ao bramer por ter ensinado como fazer e o próximo passo é fazer pelo menos mais umas 2 para ligar em paralelo, pois, apenas essa desarma um pouco facil.


#67
EliasSoares

EliasSoares

    Elias Soares

  • Membro
  • Posts: 1525
  • Age: 24
  • Cadastrado: 12/10/2007
  • Cidade/UF:Fortaleza CE

Coophamat, em Mar 17 2008, 03:22 PM, disse:

Bom pessoal, hoje abri um pc velho que tinha aqui em casa e retirei a fonte dele.

Abri a fonte, desoldei todos os fios menos os amarelos e pretos, dei uma lubrificada no cooler e ao final soldei um terminal do tipo jacaré para evitar toda hora ter que ficar emendando fios.

Segue fotos:

Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Detalhe dos conectores.

É isso ae pessoal, agradeço ao bramer por ter ensinado como fazer e o próximo passo é fazer pelo menos mais umas 2 para ligar em paralelo, pois, apenas essa desarma um pouco facil.
Essa foi sua unica modificação?
Se sim, não use essa fonte, ela provavelmente vai te dar tensões estranhas, pois a fonte ATX usa a carga do 5Volts como referencia para todas as outras linhas, entao se você simplesmente não usa o 5 volts a fonte vai ficar sem referencia.

Existe um circuito com dois zenners que resolve este problema e sobe a tensão pra algo em torno de 13,8 Volts.


#68
Coophamat

Coophamat

    Sempre Aprendendo!

  • Membro
  • Posts: 1129
  • Age: 29
  • Cadastrado: 30/03/2006
  • Cidade/UF:Campo Grande MS

GH057, em Mar 17 2008, 03:50 PM, disse:

Essa foi sua unica modificação?
Se sim, não use essa fonte, ela provavelmente vai te dar tensões estranhas, pois a fonte ATX usa a carga do 5Volts como referencia para todas as outras linhas, entao se você simplesmente não usa o 5 volts a fonte vai ficar sem referencia.

Existe um circuito com dois zenners que resolve este problema e sobe a tensão pra algo em torno de 13,8 Volts.
Amigo muito obrigado pela dica, mas essa fonte não é ATX, é AT, retirei de um pentium II antigo, mas se esse esquema que vc disse servir para essa fonte tb fica bem interessante.


#69
Coophamat

Coophamat

    Sempre Aprendendo!

  • Membro
  • Posts: 1129
  • Age: 29
  • Cadastrado: 30/03/2006
  • Cidade/UF:Campo Grande MS
Novidades pessoal, fui no sotão aqui em casa e vasculhando as tranqueira encontrei um computador 386, isso mesmo 386, trambolho, imenso, pesado.

Curioso que sou rapidamente abri e quando vi a fonte dele assustei, pois, é grande, resolvi fazer o mesmo procedimento que fiz na outra fonte, ligar as duas fontes em paralelo para ver o que acontecia.

Ae vão algumas fotos dela aberta.

Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada
Imagem Postada

Depois de tudo feito, uma foto do resultado, tocando um pyramid 1000 e uma caixa de microsistem, resultado muito bom.

Imagem Postada



No inicio, quando ligava apenas o pyramid sem auto-falante, o multimetro caia a tensão para 11,2 volts e a fonte menor entrava em proteção, desligava o pyramid e subia para 11,6 volts. Resolvi ligar um aparelho de cd Pioneer e no pyramid uma caixa de microsistem pequena.

Quando liguei, o Cd player ficava oscilando, mas após cerca de 20 segundos ele ficou normal, aumentei o volume e o ganho do pyramid em cerca de 50% e não deu mair problema, coloquei o multimetro novamente estava marcando 12,1 volts e mesmo com o volume um pouco mais alto não baixava de 12,00 volts.

É isso ae, gostei do resultado e agora estou procurando outra fonte para fazer 3 e colocar no meu quarto.


#70
Rush

Rush

    membro

  • Membro
  • Posts: 154
  • Cadastrado: 20/06/2004

paladinox, em Jan 29 2008, 10:30 PM, disse:

huahua 500mA
Cara, vc teria mais informações sobre isso?
Digo pq tem um how-to pra macaco fazer sobre a fonte Troni AT... Agora, e se for qualquer ATX? Existe mais ou menos um circuito básico q elas seguem?

Digo:
Entrada da rede -> diodos de retificação -> trafo -> reg. de tensão dos CI's -> CI's -> indutores ->saida?


Pq fiquei meio perdido e perdi uma fonte tentando fazer o esquema do zener... agora ela vive desarmando...


#71
pgMlK

pgMlK

    kapeng4

  • Membro
  • Posts: 1202
  • Cadastrado: 24/02/2008
  • Cidade/UF:de GO a RO

Rush, em Mar 18 2008, 08:21 PM, disse:

Cara, vc teria mais informações sobre isso?
Digo pq tem um how-to pra macaco fazer sobre a fonte Troni AT... Agora, e se for qualquer ATX? Existe mais ou menos um circuito básico q elas seguem?

Digo:
Entrada da rede -> diodos de retificação -> trafo -> reg. de tensão dos CI's -> CI's -> indutores ->saida?


Pq fiquei meio perdido e perdi uma fonte tentando fazer o esquema do zener... agora ela vive desarmando...
:+1

-

Gostaria de saber uma coisa urgente, pois a oportunidade da fonte é de pouco prazo pra mim, queria saber se essas fontes podem ser ligadas em paralelo mesmo não tendo as mesmas especificações(?), conforme já perguntei no anúncio, e se elas sendo retificadas ainda tem serventia para finalidade de alimentar um 1 Bridge de 160wRMS de uma Pyramid 800w das antigas(?).


#72
boardbrasil

boardbrasil

    ((( Oficial das Fábricas )))

  • Membro Pró
  • Posts: 6036
  • Age: 27
  • Cadastrado: 01/01/2005
  • Cidade/UF:SP-RS
sera que se fizer umas 10 fontes dessa e ligar uma na outra fica violento o troço, eu preciso de uma fonte de no minimo 200A queria fazer isso de qlqr jeito, e outra coisa meu tio tem um carregador de bateria feito com aquela caixa que tem nos postes que eu naum sei o nome rs nao entendo nada disso, muito louco aquilo, pensei em fazer um carregador de baterias usando o "transformador que te nas fluorecentes " deve dar certo tbm,
tenho uma fonte atx aqui, mas ela tava no 110v e eu liguei no 220v sem querer, o fusevel ta com um liquido dentro, mas o estranho eh que eu coloco um fio pra fazer uma ponte no fusivel ele explode, naum é so o fusivel entao, n sei o que houve

to pesquisando pra fazer essa fonte .... e tenho vontade de fazer um modulo tbm, mas é muito complicado

Editado por boardbrasil, 19 maio 2008 - 00:15 .


#73
oozi

oozi

    Membro - 19,6cm

  • Membro
  • Posts: 3649
  • Age: 29
  • Cadastrado: 14/11/2003
  • Cidade/UF:Belo Horizonte - MG

GH057, em Mar 17 2008, 03:50 PM, disse:

Essa foi sua unica modificação?
Se sim, não use essa fonte, ela provavelmente vai te dar tensões estranhas, pois a fonte ATX usa a carga do 5Volts como referencia para todas as outras linhas, entao se você simplesmente não usa o 5 volts a fonte vai ficar sem referencia.

Existe um circuito com dois zenners que resolve este problema e sobe a tensão pra algo em torno de 13,8 Volts.
2 leds em serie, liga na linha 5V e boa! tu vai ter a 5V utilizada sempre!


#74
leotasca

leotasca

    novato

  • Membro
  • Posts: 30
  • Cadastrado: 18/11/2007

bramer, em Dec 27 2007, 10:27 AM, disse:

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

:legal:
Por questões de elétrica, teoricamente seria 15V pela associação em série, e a corrente máxima seria a da menor fonte, se tiver uma de 250W no meio, essa eh a que vai forçar primeiro... mas pense que uma fonte de 250W REAIS  já eh uma fonte boa, pois pela formula P(Potencia)=V(tensão) x I(Corrente), 250/5 = 50A !!!!... Seria uma maravilha se isso fosse real, porém considere como o pessoal fala na prática, 9A em 12 V, ou seja, 108W..., ou 21.6 A para 5 V

agora considerando as 3 fontes em paralelo: 3 * 108W = 324-> 324/12 = 27A em 12 Volts

agora as 3 em serie, com 5 Volts: 108/5 = 21.6A. considerando que esta seja a menor fonte, ficaria então 15V com 21.6A

considerando que voce tenha as 3 em série como 1 fonte, 15*21.6 = 324W...

Bom, creio que se não tiver nenhum problema de curto entre o positivo de uma fonte com o negativo da outra, pois eh uma ligação em série, a opção em série seria melhor pois fornece uma tensão maior e pode-se usar como carregador, 15V é um pouco alta, mas um alternador alcança cerca de 14.4V, então não tah fora, não, pois deve ter uma perda nas fontes ainda.

vlw


#75
Germ

Germ

    novato

  • Membro
  • Posts: 94
  • Age: 30
  • Cadastrado: 03/08/2004
  • Cidade/UF:Blumenau - SC

leotasca, em Jul 3 2008, 11:57 AM, disse:

bramer, em Dec 27 2007, 10:27 AM, disse:

bom, eu fiquei até meio sem intender, daria uns 15v, que pode-se arredondar pra 14.2, em final das contas uns 13.8 usando legal..conforme tu puxa mais, isso vai caindo..

só que fiquei com uma puta duvida na amperagem, ta, nas fontes volts e amperes são 2 grandezas inversamente proporcionais, supondo que uma fonte forneca 30a a 5v (teorico isso, é o que informa nela..), como ficaria essa associação de 3 fontes em série?

deve ficar bom não? seria um banco capacitivo bem interessante oO, sera que isso funciona mesmo??

pena que ja cortei tudos os fios desnecessarios das minhas fontes, se não eu até tinha vontade de brincar..

:legal:
Por questões de elétrica, teoricamente seria 15V pela associação em série, e a corrente máxima seria a da menor fonte, se tiver uma de 250W no meio, essa eh a que vai forçar primeiro... mas pense que uma fonte de 250W REAIS  já eh uma fonte boa, pois pela formula P(Potencia)=V(tensão) x I(Corrente), 250/5 = 50A !!!!... Seria uma maravilha se isso fosse real, porém considere como o pessoal fala na prática, 9A em 12 V, ou seja, 108W..., ou 21.6 A para 5 V

agora considerando as 3 fontes em paralelo: 3 * 108W = 324-> 324/12 = 27A em 12 Volts

agora as 3 em serie, com 5 Volts: 108/5 = 21.6A. considerando que esta seja a menor fonte, ficaria então 15V com 21.6A

considerando que voce tenha as 3 em série como 1 fonte, 15*21.6 = 324W...

Bom, creio que se não tiver nenhum problema de curto entre o positivo de uma fonte com o negativo da outra, pois eh uma ligação em série, a opção em série seria melhor pois fornece uma tensão maior e pode-se usar como carregador, 15V é um pouco alta, mas um alternador alcança cerca de 14.4V, então não tah fora, não, pois deve ter uma perda nas fontes ainda.

vlw
caramba !! vou começar a fazer isso ainda hoje aqui em casa ahhahahahaha.

Outra dúvida...
Tem como ligar a saída de audio do computador, direto nas entradas RCA do módulo ?


abraizzz