Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

§§ Guia De Onda §§ Entrevista com Paul Bauman !

156 respostas neste tópico

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
  • Cadastrado: 10/01/2007
Guto

Tem a muito tempo esse material (teorias) sobre caixas , já deu uma olhada antes ??

http://paginas.terra..._fal_proj_2.htm

Algume já conhecia essa empresa ???

HEHEHE  Tem cada projeto louco !! :pirou:

http://www.decware.c...te/mainmenu.htm

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
  • Cadastrado: 05/01/2005
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 11:17 .

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Difração de borda nos altas e medias principalmente, é um espinho nestes casos, já que com caixas suspensas não teremos a famosa "barreira acústica” à frente. Mas, grandes marcas e grandes engenheiros mundo a fora já dão algumas dicas e meios de se atenuar esse problema ! Com mais uma ajudinha dos processadores em alguns casos heheheh

*Nesta caixa o processador é uma espécie de cirurgião plástico, querendo deixar uma senhora de 40 com pele de uma de 18 anos

Hehehehe    ... Mais é uma boa caixa

No site da Cysne (   http://www.lcysne.co...s/produtos.aspx  )  eles já chamam que o guia de onda de “ultrapassado” e já utiliza outros meios ... VAMOS VER NA PRATICA se isso não é mais um “marketeiro” invés de um engenheiro determinado !

TRECHO :

“com as caixas Antares a área de cobertura na platéia torna-se perfeitamente previsível e, melhor ainda, totalmente configurável excepcional qualidade sônica, com imagem estereofônica absolutamente consistente por praticamente toda a área da audiência, e não só na região central da platéia. Esses requintes de qualidade têm origem na combinação de três propriedades patenteadas e inerentes à concepção do sistema Antares: a GOC ® – Geração de Onda Cilíndricas, a PCS ® – Projeção com Coplanaridade Simétrica e ADC ® – Acoplador de Difração Coerente, em substituição às ultrapassadas aplicações de guias de onda.”

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

No meu caso, vou usar o Snake ESX310 de 100hz até 300Hz (até o limite do inicio do comb filter) sintonia em 90Hz , exatamente onde ele é de certa forma espetacular !!

E o Celestion Truvox TF1020 de 100Hz à 2000Hz

E o WL5 começando nos 2000Hz (se eu conseguir importar)

Analisando os gráficos um por um & considerando os ganhos por acoplamento, em FLAT terei uma boa linearidade dos 100Hz aos 20K

Acho que vai ficar bom !!  <_<

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 11:17 .

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
FONTE: REVISTA AUDIO MUSICA & TECNOLOGIA
AUTOR : por Enrico de Paoli

XXXXXXXXXXX

Comb Filter - Há Males que Vêm para o Bem por Enrico de Paoli

Se eu tivesse que citar uma das maiores causas de som ruim, certamente, diria COMB FILTER. Um termo famoso, mas pouco entendido. E, apesar de ser completamente técnico e matemático, suas conseqüências na prática degradam mesmo a nossa música. Ou não! Vamos primeiro entender o que o Comb Filter é, e depois (acreditem ou não) vamos usá-lo para o nosso benefício.
O Comb Filter ocorre quando dois sons iguais são tocados simultaneamente, porém, com atraso de um para o outro. E isso acontece em qualquer ramo da música:

1) Em uma sala de mixagem ouvimos o som direto das caixas somado com o som refletido na superfície do console. Obviamente, o som refletido sempre chegará aos nossos ouvidos com um mínimo de atraso em relação ao som direto;

2) Em um sistema de PA é comum ver duas caixas de som dando cobertura para um mesmo ponto na platéia. Novamente, é claro que, por essas duas caixas não ocuparem um mesmo espaço no universo, uma sempre vai estar chegando aos nossos ouvidos milésimos de segundos antes da outra;

3) Em uma microfonação, usando-se mais de um microfone, o som de uma determinada área do instrumento sempre estará chegando em um dos microfones antes de chegar no outro.

A princípio, este atraso pode ser chamado de "delay". Mas ele é tão rápido, que não chega a ser um "delay" do tipo eco. Ele é tão rápido, que nosso cérebro nem o detecta como repetição. Ouvimos um único som, mas bem diferente se estivéssemos ouvindo apenas o som original.

Um pouquinho de matemática... (tentei ao máximo ficar só na filosofia... )
Partamos do básico... O som viaja a uma velocidade de 340 metros por segundo.
O termo Hertz significa ciclo por segundo, ou seja: cada vez que um alto falante emite um som, ele parte de seu ponto de descanso para a frente causando uma movimentação positiva de ar; em seguida, ele volta para trás passando novamente por seu ponto de descanso e indo àquela mesma distância para trás, movimentando o ar negativamente e, finalmente, voltando ao seu ponto de partida. Esta viagem se chama um ciclo, 360 graus. Então, uma frequência de 1000 Hertz, ou 1000 ciclos por segundo, faz com que o alto-falante se movimente 1000 vezes em um segundo, conforme acima, para gerar aquele famoso som de "1k" (um mil hertz) que tanto conhecemos.

Se ligarmos dois alto falantes em fase invertida um do outro, cada vez que um for para a frente, o outro vai para trás, fazendo com que a resultante da movimentação de ar seja cancelada. Isto se chama cancelamento de fase e é facilmente perceptível nas frequências baixas.
É claro que ninguém vai ligar caixas invertidas propositadamente para criar inversão de fase. Espero. Mas vamos às limitações físicas de posicionamento de caixas ou microfones...
Em primeiro lugar, vamos descobrir o tamanho de uma frequência de 1000 Hertz. Se o som viaja a 340 metros por segundo, e neste mesmo segundo esta frequência consegue concluir seu ciclo mil vezes, então, um ciclo apenas seria concluído em 340 metros divididos por mil ciclos = 0,34 metros (34 centímetros). Fica claro também que metade deste ciclo ocuparia 17 centímetros. Portanto, acabamos de descobrir que se posicionarmos, propositadamente ou não, as duas caixas com 17 centímetros de distância e emitirmos nelas a frequência de 1000 hertz, não ouviremos nada. (Sim, ouviremos alguma coisa vinda de reflexões, mas não sinais diretos, pois estarão cancelados).

Vale lembrar ainda que, se em um segundo, o som viaja 340 metros, ele precisa de apenas 1 milissegundo para viajar 34 centímetros e 0,5 ms para percorrer 17 cm. Ou seja, essa situação pode ser recriada eletronicamente adicionando um sinal direto a um outro com um delay de meio milissegundo.
Bem, sinceramente, acredito que pouca gente tenha o estranho hábito de ouvir qualquer música que contenha apenas um sinal limpo senoidal com 1000 hertz. Portanto, se tocarmos um programa com todas as frequências, em duas caixas distanciadas de 17cm ou passando uma delas por um delay de 0.5ms, teremos da mesma forma um cancelamento em 1000 hertz, e, conseqüentemente, 3000 hertz, 5000 hertz e assim sucessivamente. Os picos estarão nas frequências de 2000, 4000, 6000 Hz etc. Estarão se cancelando hamônicos ímpares e se somando os pares, referentes a 1000 hertz.

Este fenômeno é conhecido como Comb Filter (filtro pente). Este nome foi dado por que, se visto em um analisador de espectro o resultado, a imagem se assemelha a um pente de cabelos, com frequências se somando e outras se cancelando sucessivamente.

Tentamos minimizar o Comb Filter ao máximo. Mas em determinadas situações podemos obter resultados muito bons usando-o como efeito. Por exemplo: se aplicarmos um delay de 1ms somado a um canal de guitarra no mesmo volume do original, teremos nosso primeiro cancelamento em 2000 hertz e, então, em 6000, 10000, etc. Em 4000 hertz, 8000, 12000, teremos um pico ou soma. Se variarmos o volume do delay, não chegaremos a ter um cancelamento nos 'notches' (buracos) ou uma dobra nos picos, mas apenas uma variação no volume dos harmônicos. Outro efeito seria splitar (dividir) o sinal da guitarra e do delay em dois pares e inverter a fase de um dos delays, assim invertendo as frequências somadas e canceladas. Desta forma pode-se abrir o pan e fazer uma guitarra mono virar bem estéreo! Fique à vontade para experimentar tempos de delays variando até atingir um resultado que combine com o timbre da guitarra e da música.

Outra aplicação muito conhecida é o flanger. Neste efeito, um sinal tem seu tempo de atraso ciclicamente variado, de maneira muito lenta. Este sinal é, então, somado ao sinal original sem atraso, produzindo assim cancelamentos que oscilam acima e abaixo no espectro, ou seja, um pente que desliza para cima e para baixo na freqüência.
Bons COMBs!

Enrico De Paoli é engenheiro de áudio e produtor musical. Projetos mais recentes incluem a tour do cantor Djavan, a produção do remix da faixa Cair em Si também de Djavan e o Grammy de melhor disco de Jazz do ano com Marcus Miller.

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Imagem Postada

No meu livro (entre muito mais) tem isso :

Fenômenos ondulatórios

• Interferência de ondas: pode ocorrer quando da superposição de ondas de mesma natureza.
Pode ser: construtiva, destrutiva ou destrutiva completa.
Ondas estacionárias: nessas ondas não ocorre propagação de energia através dos nós. São geradas
pelos fenômenos de reflexão e interferência.
Reflexão: dá-se quando uma onda, ao propagar-se, colide com um obstáculo e volta ao meio de
origem. Nesse caso, sua freqüência, sua velocidade de propagação e seu comprimento de onda
permanecem constantes.
• Refração
: ocorre quando uma onda passa de um para outro meio. Nesse caso, sua freqüência
não sofre alteração, porém sua velocidade de propagação e seu comprimento de onda variam.
Difração: consiste no fato de que, ao propagar-se, a onda pode contornar obstáculos. Quanto
maior o comprimento de onda, maior a capacidade da onda em sofrer difração.
Polarização: acontece quando uma onda, após ultrapassar determinado obstáculo, se propaga
em apenas uma direção. Só ocorre com ondas transversais.
Ressonância: dá-se quando uma onda atinge um corpo com freqüência de vibração igual à freqüência
da vibração natural desse corpo.
Superposição de ondas: acontece quando duas ou mais ondas propagam-se ao mesmo tempo

Te tirando ?? ...  hehehe

Eu só não vou cuspir de frente pro ventilador !!!!  os outros façam o que quiser ...

O ESX310 , é um dos poucos no mundo que começa “bem” nos 70Hz (+/- 96dB)  com caixa de 16 litros !!!!!    e segue quase linear até os 260Hz (98dB)  ______Dai pra frente nao me interessa o que acontece, pois nao vou mais precisar do ESX para isso !!! <_<

Melhor que ele neste ponto entre 70Hz e 260Hz e só achei o EV DL10X , mas á R$1500 mnao rola !!
www.electrovoice.com/download_document.php?doc=1075

Pelo o que EU entendo de comb-filter, fiz o calculo considerando a distancia entre os eixos dos dois woofers, distancia essa, proporcionada pelo espaço ocupado pelo guia de ondas !!!

E a freqüência onde começa o cancelamento de fase foi de 260Hz !!!  mas até um 1/3 do comprimento de onda  dá para se considerar, então “arredondei” para 300Hz, o ponto onde eu vou coloca um indutor de 6dB no ESX**** !!!!

ESX310 : de 100Hz à 300Hz  (97dB) + 2dB* por ganho do segundo woofer =  99dB

TF1020: de 100 à 2000hz (97dB)  + 2dB* por headroom =  99dB  

*Na pratica o ganho é sempre de 2dB e jamais de 3dB !!!!
**Vou mandar 600W rms à 4 ohms para ambos em paralelo  =  O ESX (Pe300w)  fica á 0dB e o TF1020 (Pe150w)  com headroom 3dB

****essa pratica de por o indutor de 6dB em um dos woofers e deixar o segundo woofer full-range é usada pela JBL e resolve o problema do cancelamento !!!!!!!!!!!!!!!!!! se vc abrir uma line deles vc vai constatar !!!!!!!!!!!

Editado por Trovac, 27 outubro 2007 - 16:33 .

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 11:18 .

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 11:19 .

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Paulo, de inicio obrigado pelas orientações

Com o ESX, a sintonia que mais me agradou foi nos 110Hz com 16.5L  ! (com aa ferramenta certa é fácil de corrigir entre 100Hz e 300Hz) difícil é depois dos 400Hz !!

No tocante a combinação entre o ESX e o TF1020 , vou deixar pra conferir a pratica, irei fazer a caixa próximo mês (tempo que os Celestion chegam).

Usando-se de cd’s para teste, onde temos sons onde podemos ter uma boa noção em qual freqüência ele atua , vou ver, ou melhor, ouvir no que dá !

Se não gostar, vai tudo de TF1020 mesmo !!! com uma respostas daquelas fica bem mais fácil de se trabalhar !!! Principalmente pra mim que não sou do ramo

Mas, muita gente boa que é do ramo (mas boa mesmo), Brasil a fora, por onde ando, onde adquiri boas amizades(graças a Deus), já se ofereceram para fazer o serviço !

Mas, só to fazendo isso, pelo prazer que me dar esquentar a cabeça, se deparando entre muitos erros e poucos acertos, mas no fim ver que a coisa que saiu de suas mãos realmente funciona, mesmo que não seja tão perfeito ! ( muita gente aqui sabe do que falo)

No que diz respeito aos gastos, já fiz besteira, é que sou assim mesmo, projeto pequeno, mas to pagando caro , mas sei que nao to comprando gato por lebre, e se o resultado nao sair COERENTE com a qualidade dos equipamentos e do investimento, Só me restá lamentar e me lembrar do pouco que aprendi !

===========

EU falei o tempo todo sobre Lines, mas como não sou do ramo, e são para uso “domestico” (chamaremos assim) elas NÃO ficaram suspensas !!!!!

A principio, as caixas (02) eu tava me orientando pelo conceito D’Appolito para construí-las, só depois, após ler sobre as lines, eu resolvi adotar seus “cuidados” e “técnicas” para um melhor resultado!!!

Sem por fotos, fica difícil entender o que estou fazendo, por isso muita gente ta confusa !!! mas, logo vou colocar !

============

SubSonic

SubSonic

Since the good ol' days

• Membro Pró
  • Cadastrado: 20/08/2004
trovac, te add no MSN! aceita lá! asa_branca...

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

SubSonic, em Oct 28 2007, 07:45 PM, disse:

trovac, te add no MSN! aceita lá! asa_branca...
com todo prazer meu irmao !!!   :legal:

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

Paulo Duto, em Oct 27 2007, 05:39 PM, disse:

Desejo-te sucesso na empreitada, mas advirto-o no sentido de estudar bem o assunto antes de botar a mão no bolso;

Demanda muitos dias pra fazer funcionar esse tipo de sistema, quando muitos candidatos promissores são descartados, além do cheiro de cabelo queimado que estará constantemente na volta; a interação dos componentes não é fácil;

Saudações,

Paulo.
Vou dar uma olhada com calma pra ver se eu aprendo a mexer neste Soft para análise da difração, para saber se realmente vai ter utilidade

http://www.tolvan.com/edge/

E vou dar uma estudada melhor em alinhamento físico e da fase e tambem sobre difração nas bordas do baffle !!

To confundindo tudo, to chamando Jesus de Genésio hehehe

Essa semana eu perco o resto dos cabelos hehehehe

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 11:19 .

SubSonic

SubSonic

Since the good ol' days

• Membro Pró
uma dúvida que me surgiu aqui...

eu vi algumas line arrays de 2 vias com falantes de 10" e driver em guias de onda, pois bem...

para que haja acoplamento entre falantes a distancia ente o centro dos falantes deve ser igual ou menor que 1/2 comprimento de onda da frequencia de corte superior, certo? isso é meio que padrão e lembro disso desde a primeira vez que fui "apresentado" à teoria de line arrays quando o Renato (DIYbrasil) fez as LAF...

considerando-se o uso de um falante com bordas minimas e instalado de forma ideal teriamos um mínimo de 25cm entre os centros dos cones (isso é pra arredondar, na pratica as caixas ficam com mais que isso)

vamos considerar a vel. do som 340, então teriamos:

0,25 = (340/x)/2

x = 680Hz

QUE RAIO DE DRIVER ESSES CARAS USAM QUE TEM UM RANGE DE 700~20000Hz???????????

e vemos lines nacionais, com drivers NACIONAIS, que não descem nem aos 800Hz satisfatóriamente (e mesmo que desçam, não suportam muita potencia com corte tão baixo) com essa configuração... eu fiquei meio boiando! se colocar os auto falantes pra tocar acima de 700Hz, não vai ter acoplamento, e se colocar o driver pra tocar tão baixo ele não vai durar nem 1 show inteiro!

gostaria de saber dos amigos mais experientes se tem algum artificio que se possa "burlar" as regras ou se estão comercializando pelo OLHO DA CARA lines com acoplamento imperfeito! fiquei curioso com isso!

se eu falei alguma inverdade, POR FAVOR me corrijam, mas essa questão da distancia para acoplamento sempre me foi mostrado como uma das coisas mas basicas para projetar uma line!

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

SubSonic, em Oct 29 2007, 11:15 AM, disse:

uma dúvida que me surgiu aqui...

eu vi algumas line arrays de 2 vias com falantes de 10" e driver em guias de onda, pois bem...

para que haja acoplamento entre falantes a distancia ente o centro dos falantes deve ser igual ou menor que 1/2 comprimento de onda da frequencia de corte superior, certo? isso é meio que padrão e lembro disso desde a primeira vez que fui "apresentado" à teoria de line arrays quando o Renato (DIYbrasil) fez as LAF...

considerando-se o uso de um falante com bordas minimas e instalado de forma ideal teriamos um mínimo de 25cm entre os centros dos cones (isso é pra arredondar, na pratica as caixas ficam com mais que isso)

vamos considerar a vel. do som 340, então teriamos:

0,25 = (340/x)/2

x = 680Hz

QUE RAIO DE DRIVER ESSES CARAS USAM QUE TEM UM RANGE DE 700~20000Hz???????????

e vemos lines nacionais, com drivers NACIONAIS, que não descem nem aos 800Hz satisfatóriamente (e mesmo que desçam, não suportam muita potencia com corte tão baixo) com essa configuração... eu fiquei meio boiando! se colocar os auto falantes pra tocar acima de 700Hz, não vai ter acoplamento, e se colocar o driver pra tocar tão baixo ele não vai durar nem 1 show inteiro!

gostaria de saber dos amigos mais experientes se tem algum artificio que se possa "burlar" as regras ou se estão comercializando pelo OLHO DA CARA lines com acoplamento imperfeito! fiquei curioso com isso!

se eu falei alguma inverdade, POR FAVOR me corrijam, mas essa questão da distancia para acoplamento sempre me foi mostrado como uma das coisas mas basicas para projetar uma line!

Tem esse texto da USP, excelente , que fala sobre fase !!

http://www.eca.usp.b.../fase/fase.html

eu conheço esses cálculos :

lambda = V/f

f = V/lambda

V = velocidade do som (344 m/s)
lambda = comprmiento de onda
f = frequência do sinal,  (Hz)

++++++++++++

Pelo pequena noção que tenho , eu penso o seguinte:

** O espaçamento entre os centros dos woofers calculado com ½ (lambda) ,  é para se ter uma  fonte sonora linear

Para que cada falante não produza seu próprio lóbulo de irradiação, enviando assim, o som se propagando não mais e somente para frente, indo para todas as direções !!!! os  “lóbulos colaterais”

produzido um monte de outros problemas !!!!

+++++++++++

** espaçamento entre os centros dos woofers calculado com 1/4 (lambda) ,  é onde as ondas param de se somarem beneficamente e começa a surgir o cancelamento de fase, comb-filter  

Enviei-te links, onde tem explicação para os dois problemas !!!!!!!!!!!!

Editado por Trovac, 29 outubro 2007 - 16:09 .

SubSonic

SubSonic

Since the good ol' days

• Membro Pró
excelente o texto da USP! não li todo mas vi muita coisa legal ali!

quanto aos lobulos colaterais e combfilter eu compreendo, e por isso mesmo que eu citei o problema!

da uma conferida nos meus calculos, se vc reparar eu usei o mesmo pricipio da formula do comprimento de onda, mas eu ja dividi por 2 pra facilitar!

lambda=V/f

0,25 = (340/x)/2

onde 0,25 é a distancia que eu tinha, 25cm, que deve ser metade do comp. de onda, e com isso eu queria obter a frequencia de corte (x)...

to relendo o artigo sobre fase com mais cuidado pra ver se eu "perdi" alguma coisa pertinente a essa minha duvida!

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

SubSonic, em Oct 25 2007, 05:15 PM, disse:

esse guia da LJM é MTISSIMO interessante!...

me deu uma idéias aki... assim q eu tiver tempo, caio em cima dessas paradas e rabisco um projetinho!... to com umas idéias q podem dar certo!

valeu mesmo Trovac!
Recebi a noticia que o driver utilizado no teste desse guia , ao invés do que eu pensava (Oversound 7652) foi na verdade o B&C DE1050  

Coisa muito boa, mas, muito caro !!!!!

Não tira um certo mérito da qualidade do guia, mas a qualidade do driver influencia muito !!!  :unsure:

http://www.usspeaker...&C-DE1050-1.htm

fabricante :

http://www.bcspeaker...46&prodotto=174

=========================

Os links que te enviei , deu uma olhada ??? já os conhecia ???  ajudou ??

:legal:

Editado por Trovac, 30 outubro 2007 - 10:03 .

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

SubSonic, em Oct 29 2007, 04:06 PM, disse:

excelente o texto da USP! não li todo mas vi muita coisa legal ali!

quanto aos lobulos colaterais e combfilter eu compreendo, e por isso mesmo que eu citei o problema!

da uma conferida nos meus calculos, se vc reparar eu usei o mesmo pricipio da formula do comprimento de onda, mas eu ja dividi por 2 pra facilitar!

lambda=V/f

0,25 = (340/x)/2

onde 0,25 é a distancia que eu tinha, 25cm, que deve ser metade do comp. de onda, e com isso eu queria obter a frequencia de corte (x)...

to relendo o artigo sobre fase com mais cuidado pra ver se eu "perdi" alguma coisa pertinente a essa minha duvida!
ta aqui um exemplo perfeito pra atenuar os lobulos colaterais !!

que vem explicando naquele artigo que te mandei

Imagem Postada

Next Coluna LA08

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Boas Informações

Para quem quer ir mais profundo nas Lines Arrays, esse site alemão pode ajudar !

http://www.auralisat...elp/hlp_dll.php

E os gráficos aqui, nos dar uma noção da diferença das lines com caixas “comuns”

http://www.ispmusica...culo.asp?id=580

ASSIM como esse excelente site alemão, que graças à Deus ta em Inglês !!  ufa !! pois alemão é dose !!!  hehehehe  :rolleyes:

http://www.meyersoun...ay_theory.shtml

espero que sejam uteis !!

[]-[]

SubSonic

SubSonic

Since the good ol' days

• Membro Pró
po trovac! só agora eu vi o seu post!

ótimos links! muito bons mesmo!

esse ultimo me tirou varias duvidas!

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro

SubSonic, em Nov 5 2007, 04:13 PM, disse:

po trovac! só agora eu vi o seu post!

ótimos links! muito bons mesmo!

esse ultimo me tirou varias duvidas!
Aqueles graficos que mostram a reação no "arranjo Crossfire" (nao conhecia esse termo ate entao) sssão bem legais

Ele faz com que as ondas do falantes se dispersse na mesma direção do guia de ondas !!  

Pelo menos foi isso que percebi ???  :unsure:

SubSonic

SubSonic

Since the good ol' days

• Membro Pró
akele grafico cross fired, pelo q eu entendi, demonstra que se vc colocar falantes perpendicularmente, vc naum vai ter interação entre as ondas de um e do outro, mas cada "facho" de som vai seguir a sua direção, linearmente, diferente do que se diz das line arrays, dizendo que as ondas interagem formando uma onda nova, cilindrica... e não é BEM assim, virtualmente, mas na real mesmo naum eh!

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Conseguiu algum pessoa pra te trazer os Celetion de 8" ???

Já conhecia esses outros 2 :

Este pequeno-grande woofer de 6” B&C , ele começa com 90dB nos 100Hz e segue linear até os 1000Hz !!

http://www.bcspeaker...DF/more/179.pdf

===========================

Agora, um woofer que me tira o sono é este da EV, cujo apelido dado pelos americanos é de “super-woofer”. E não é difícil saber porquê!

www.electrovoice.com/download_document.php?doc=1075

*Linearidade
*true high-fidelity

*alta sensibilidade

só o preço para trazer-lo pro Brasil que assusta um pouco !!  :(

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Para quem interesse em motar sua Line Array a B&C lançou esses dois guia de onda, com preços bem acessíveis !!!       e tamanhos compactos , que facilitam a importação dos mesmos !

Um modelo para driver de 1” e o outro ´para driver de 1,4 (36mm)**

http://www.bcspeaker...47&prodotto=192

http://www.bcspeaker...47&prodotto=206

**A Selenium já fabrica Driver com esse diâmetro de saída !!!!!!!!

Trovac

Trovac

Gloria Ti Bi, Domine.

• Membro
Para quem aprecia Line's , esse modelo da RCF é bem legal !

A RCF fez uma combinação de Band_Pass com uma woofer cornetado !!

Algo bem diferente mesmo do comum !!

Imagem Postada

Traduzido:

http://br.babelfish....nTrUrl=Traduzir

*Ingles:

http://www.gtaust.co...ter/12/09.shtml

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR