Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bramer

Fonte De Computador + Módulo # Fotos E Videos #

Recommended Posts

Bom pessoal, faz um tempo ja que to com isso montado e tocando todo dia, só agora fui fazer um tópico pra compartilhar com o pessoal...Infelizmente moro em apartamento e não da pra aumentar mto o volume, maaas.. [¨]

 

A fonte que eu to usando é uma ATX de 300w, ela tem cerca de 7 anos ja e era do meu primeiro computador (K6 II 500), que tava jogado la no sitio. Desmontei ele todo, pegando o que me seria util e então veio a idéia de ligar ela no módulo por curiosidade. A principio imaginava que nem iria ligar o módulo, depois que fiz toda a gambiarra e aconteceu que ligou, resolvi por pra tocar, pra ver se aguentava alguma coisa. Até hj não consegui desarmar a fonte ou fazer o módulo entrar em proteção, alem da fonte estar sempre Gelada. Ta aprovadissima! De acordo com informações que constam na propria fonte, na linha dos 12v ela renderia 17 amperes.

 

O módulo é um B52 BL-4140, comprado de um user aqui do forum...muito bom módulo, gostei das regulagens efetivas, do baixo consumo e principalmente do visual né..lindo!

 

O Setup é composto de 2 Subs Bravox Revenge 8' (125rms 4ohms cada) + 4 Caixinhas Full Range 2 vias Dynacom (20rms 8ohms cada). Os subs estão colocados em umas caixas antigas da Philips (são boas..), com cerca de 17L e 1 duto 1.5', feitas de "aglomerado" com forração interna no fundo. Junto em cada caixa tambem está um Tweeter (original da caixa), que está desligado. As caixinhas Full Range estão espalhadas pelo quarto.

 

A Fiação Toda DIY [¨]Cabo RCA: metade é um cabo RCA do conjunto Philips, que ligava o tape deck no receiver e a outra metade é um cabo de uma antiga caixinha de som de computador (cabo com plug P2). Os Cabos Y: foram feitos com fio paralelo fino e plugs RCA usados, do mais barato. A fiação das caixas é meio fina, mais infelizmente, aqui eu não tinha nada melhor pra usar e não tava afim de sair pra comprar fio. Apesar da gambiarra, foi tudo estanhado e isolado.

 

Ligação das Caixas: Os 2 Subs estão ligados na Bridge do B52 (forçando a 2ohms). As caixas estão agrupadas aos pares, ligando 2 caixinhas por canal (a 4ohms).

 

 

Abaixo seguem algumas fotos:

 

Fonte + Módulo

dcf0006iq1.jpg

 

Gambiarra Ligação Fonte

d0001ly3.jpg

 

Fios da Fonte que Sobram + Ligação necessaria p/ ligar uma fonte ATX

d0004bn8.jpg

 

Ligação Alimentação

dcf0003py4.jpg

 

Ligação Canais

dcf0002uj8.jpg

 

Cabos Y..

d0005io2.jpg

 

 

Videos

 

http://www.youtube.com/watch?v=GnJqZvjpw4c

 

http://www.youtube.com/watch?v=B5eUqewuyqo

 

http://www.youtube.com/watch?v=Ll5NuIlYBSs

 

Video Novo: http://www.youtube.com/watch?v=OTtOR7eLtxE

 

Video Novo: http://www.youtube.com/watch?v=hyYZRNu4Uk0

 

No segundo video tava com o multimetro monitorando a voltagem que a fonte segurava tocando um grave forte. No terceiro tocando de boa..

Infelizmente não tem muita qualidade, pq alem de serem gravados com o celular, tive que converter para um formato aceitado pelo youtube. :banghead

 

O ganho no módulo está no minimo, zerado para os subs e em cerca de 10~15% para as caixinhas. Estou controlando o volume pela barra de Volume do Windows, que está da seguinte forma

sompainelyl6.jpg

 

 

Bem, creio que era isso, agora é só esperar vir a advertencia do sindico ausehaue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

POxaaaaaaaaaaa!!! O Negocio ai ficou primeira de LUxo! Parabens rapaz!!! O negocio é se virar com o que tem..... ainda faço um negocio desses para o meu pc.. tava ate discutindo com um amigo meu sobre fazer uma fonte dessas pra ligar na bateria do carro, mas tipo ligar umas tres fontes dessas em paralelo direto no ampli será que daria certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
POxaaaaaaaaaaa!!! O Negocio ai ficou primeira de LUxo! Parabens rapaz!!! O negocio é se virar com o que tem..... ainda faço um negocio desses para o meu pc.. tava ate discutindo com um amigo meu sobre fazer uma fonte dessas pra ligar na bateria do carro, mas tipo ligar umas tres fontes dessas em paralelo direto no ampli será que daria certo?

Sobre usar uma fonte de computador para carregar a bateria do carro, precisa sofrer uma leve alteração para aumentar a voltagem dela pra casa dos 14v, pq a 12v, bateria não carrega. Mais deve ficar mto bom sim, para dar uma carga lenta em uma bateria de uns 100~150a é massa [¨]

 

E pra ligar duas ou mais fontes em paralelo, tu precisa colocar uns diodos em cada uma das fontes, não sei explicar direito..Mais um dia ainda faço um negócio desses.

 

Valeu :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saudades desse Módulo :P

 

Bem conservado né bramer?

 

Como os subs ficaram no bridge qdo ligados a 8ohms? Controle de Cone melhor não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Saudades desse Módulo :P

 

Bem conservado né bramer?

 

Como os subs ficaram no bridge qdo ligados a 8ohms? Controle de Cone melhor não?

liguei a 2ohms, pior que nem cheguei a testar em 8ohms..

 

mais ta tranquilo, nunca aumento o volume, somente pra gravar esse video ai, e o VU dos subs nem chega a metade..o módulo sempre fica frio~morno.

 

o VU das caixinhas nem meche, só quando o berro é alto d+ que ele meche umpoco, mais ai fica ignorancia dentro do quarto..

 

tu vai ve só, vo compra outro B52, ai vai fica bonito..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que legal em cara ...

 

 

pelo que percebi , vc nem abriu a fonte pra fazer o esquema do tutorial que tem no Autosom.net né ???MUITO legal !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que legal em cara ...

 

 

pelo que percebi , vc nem abriu a fonte pra fazer o esquema do tutorial que tem no Autosom.net né ???MUITO legal !

nem abri a fonte, até pq não teria necessidade de fazer aquela fonte a 13.8v, isso ja seria Util se eu tivesse uma bateria aqui e quisesse carrega-la não?

 

outra coisa que nem comentei, eu tentei ligar o meu Mega Capacitor na fonte (B52 2F), mais infelizmente ela não liga, fica direto em proteção...mais é normal, pq de certa forma o Mega Capacitor é algo que gera um curto na saida (minha irmã que me falo isso..), mais sei la..seria legal se tivesse ligado :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dessas Gambiarras de fonte eu entendo..hauhau..tem 5 paradas aki..esperando um modulozinho pra ligar elas..parabens ai bramer..fico massa a gambiarra ai..ahuah

Valeu..

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show!

 

Tenho saudades do tempo que brincava com isto em casa :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema em ligar varias fontes em paralelo é a variação de tensão...

 

Estou com uns projetos desses com meu irmão... Vamos ver o que vai dar! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema em ligar varias fontes em paralelo é a variação de tensão...

 

Estou com uns projetos desses com meu irmão... Vamos ver o que vai dar! ;)

Voce fala sobre voltar carga uma para outra?

se for isso..um diodo com boa amperagem resolve...

 

Abraços..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jubelino bem, eu não vo discutir com vc pq não intendo nada disso, mais tava conversando com a minha irmã (engenheira elétrica) e ela disse que é bem facinho fazer uma fonte..lembro que comentei sobre o que seria necessario para ligar duas ou mais fontes em paralelo, só que nem lembro o que ela disse..

 

mais eu sei que basta apenas por os diodos nas fontes e pode ligar, não?

 

 

Compartilha os projetos ai com o pessoal depois..é interessante isso, muita gente tem módulo parado ai e gostaria de usar em casa, mais não sabe como. Usar a fonte de computador é uma solução bem simples e barata. Infelizmente não tem tanta força, mais quebra o galho.. ;)

 

 

 

PH a unica decepção que tenho é morar em apartamento, se não ja teria meu trio tocando dentro do quarto, ja penso? [¨]

 

 

maconailp isso ai vai da perca! haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teste massa pra caramba heim mano, parabens!!!

 

Conversamos por msn depois,hehhehe

 

Abraços

 

By Joeyzaum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah parabens ficou show de bola.

Eu final de semana passado tentei ligar 3 fontes em paralelo mas não deu mt certo não. Eram 3 fontes ATX exatamente igual que prometiam 18A na liha de 12V, liguei em cada uma um Diodo de 6A, mas não conseguia passar do volume 18 no som. As fontes mandavam 12V exatos. testei com uma com duas e com 3 e sempre era a mesma coisa. caia a voltagem nas batidas do grave igual, tanto com uma quanto com 3 fontes.

Ai tentei fazer a tal modificação, mas nas ATX não tem o tal do L2, então achei uns topicos por ai com dicas de corte direto na saída do mosfet 5V e outras dicas, tentei de tudo mas não consegui fazer o raio funcionar. Eu katei uma outra ATX, onde tinha o L2, fiz td certinho e na hora de testar o raio me deu 19V :(, e a voltagem ia aumentado a cada pouco. OU Seja não funcionou.

To na busca ainda de uma adaptação de fonte Q fique bala e de pra ter o som num volume legal ao menos pra ouvir de boa com carro parado em casa, mas ta dificil.

Obs: Queimei uma ATX e uma AT pegou fogo :). mas tamo ai na Atividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bah parabens ficou show de bola.

Eu final de semana passado tentei ligar 3 fontes em paralelo mas não deu mt certo não. Eram 3 fontes ATX exatamente igual que prometiam 18A na liha de 12V, liguei em cada uma um Diodo de 6A, mas não conseguia passar do volume 18 no som. As fontes mandavam 12V exatos. testei com uma com duas e com 3 e sempre era a mesma coisa. caia a voltagem nas batidas do grave igual, tanto com uma quanto com 3 fontes.

Ai tentei fazer a tal modificação, mas nas ATX não tem o tal do L2, então achei uns topicos por ai com dicas de corte direto na saída do mosfet 5V e outras dicas, tentei de tudo mas não consegui fazer o raio funcionar. Eu katei uma outra ATX, onde tinha o L2, fiz td certinho e na hora de testar o raio me deu 19V :(, e a voltagem ia aumentado a cada pouco. OU Seja não funcionou.

To na busca ainda de uma adaptação de fonte Q fique bala e de pra ter o som num volume legal ao menos pra ouvir de boa com carro parado em casa, mas ta dificil.

Obs: Queimei uma ATX e uma AT pegou fogo :). mas tamo ai na Atividade.

não pode desanimar cara!

 

bem, eu não sei te ajudar muito com a ligação das 3 fontes, pq não intendo nada dessa ligação com os diodos. mais vc chegou a medir em qual voltagem que elas desarmavam?

 

Eu nem cheguei a abrir minha fonte pra falar a verdade pq não consegui! dificil de acreditar, mais eu tinha uma chave de fenda muito RUIM e meio grande pros parafusos. Ai depois de tentar umonte me revoltei e não quis mais abrir, cortei tudo os fios fora mesmo, prendi e dexei ali (como aparece nas fotos). Andei vendo o artigo para a tal da modificação, achei bem legal e "simples" até, nada que um ferro de solda, um sugador e umpoquinho de estanho não façam...mais se depois de todo o trabalho der 19v ai fica fo** eim?? O.O

 

O que tu ta tentando empurrar com as fontes?

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal... eu tbm as vezes brinco fazendo isso......

dexa eu te fazer uma pergunta.... pra ligar elas nas saidas de audio... vc adapto os rca pra aqueles plug pequenos de fone de ouvido e ligo ali no pc ??

direita esquerda e mono ??

foi isso? tem foto dessa parte das ligacoes??

 

abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens fico mto show mesmo..

 

eu aqui tb tentei ligar um modulo com uma fonte que tenho aqui mas nao deu mto certo hauhauah

 

axo q essa fonte ta bixada..

mas quero ver esse teu som ai de perto hein!! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal... eu tbm as vezes brinco fazendo isso......

dexa eu te fazer uma pergunta.... pra ligar elas nas saidas de audio... vc adapto os rca pra aqueles plug pequenos de fone de ouvido e ligo ali no pc ??

direita esquerda e mono ??

foi isso? tem foto dessa parte das ligacoes??

 

abracos

sim adaptei um cabo RCA em um cabo com plug P2 (cabo de fone de ouvido que se liga no computador).

 

fica stereo (direita e esquerda).

 

da ligação em si eu não tenho fotos, mais é bem simples, cada plug RCA possui 2 fios e o cabo P2 é um fio paralelo, tendo 2 fios em cada lado (totalizando 4 fios do cabo do fone de ouvido e 4 fios dos 2 plugs RCA)..não tem segredo não.

 

voce pode usar um adaptador facil de se achar, dai liga o cabo RCA direto no computador

 

70328.gif

 

ou comprar um cabo igual o que eu to usando (mais sem ser feito em casa), facil de se achar tambem..

 

caboY_p2rca_br.jpg

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal... eu tbm as vezes brinco fazendo isso......

dexa eu te fazer uma pergunta.... pra ligar elas nas saidas de audio... vc adapto os rca pra aqueles plug pequenos de fone de ouvido e ligo ali no pc ??

direita esquerda e mono ??

foi isso? tem foto dessa parte das ligacoes??

 

abracos

sim adaptei um cabo RCA em um cabo com plug P2 (cabo de fone de ouvido que se liga no computador).

 

fica stereo (direita e esquerda).

 

da ligação em si eu não tenho fotos, mais é bem simples, cada plug RCA possui 2 fios e o cabo P2 é um fio paralelo, tendo 2 fios em cada lado (totalizando 4 fios do cabo do fone de ouvido e 4 fios dos 2 plugs RCA)..não tem segredo não.

 

voce pode usar um adaptador facil de se achar, dai liga o cabo RCA direto no computador

 

70328.gif

 

ou comprar um cabo igual o que eu to usando (mais sem ser feito em casa), facil de se achar tambem..

 

caboY_p2rca_br.jpg

 

:legal:

mais vc usa ele somente no stereo:?? ou coloco em canal mono no pc tbm???

nao sei ai... mais aqui fica meio "chiado" eu tenho um plug desse q vc posto foto e fica chiadinho o som... tem q aumentar o volume pra nao escutar o chiado

 

e qdo eu tentei colocar o sub no canal mono da placa de som so fazia assim

 

TUMMMMMMMMMMMMMMM akele barulhao de interferencia

hauuauhauhahuahuhauauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte velha é que faz alimentação boa [-]

 

 

Quando você me mostrou as fotos a um tempo atrás, nem acreditei direito que ela não desarmava. Bem legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po eu tenho 4 dessas fonte sobrando aki em kaza, duvida ond eu axo esse tudorial e esse fil verd eu ligo com qualquer preto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po eu tenho 4 dessas fonte sobrando aki em kaza, duvida ond eu axo esse tudorial e esse fil verd eu ligo com qualquer preto?

sim.. isso serve pra fazer a fonte rodar... pq ela vem no socket... vc pode tbm no socket mesmo por exmplo pegar um "clips" isso mesmo akele de prender papel.... e fazer uma ponte do verde pro preto.

 

o amarelo seria o 12V e o preto seria o negativo no caso pra ligar o modulo

 

*dica: faiz a ligacao dos fios primeiros no modulo, depois coloca a fonte na tomada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais vc usa ele somente no stereo:?? ou coloco em canal mono no pc tbm???

nao sei ai... mais aqui fica meio "chiado" eu tenho um plug desse q vc posto foto e fica chiadinho o som... tem q aumentar o volume pra nao escutar o chiado

 

e qdo eu tentei colocar o sub no canal mono da placa de som so fazia assim

 

TUMMMMMMMMMMMMMMM akele barulhao de interferencia

hauuauhauhahuahuhauauha

eu uso ele somente no stereo do computador..não tenho placa de som off board, ai vai só na saida do computador (stereo).

 

é, aqui tmb ficou umpouco de xiado, bem baixinho, imperceptivel até, mais creio que seja do cooler da fonte..legal seria ter terra na tomada aqui tmb, mais não tenho..

 

tenta da uma regulada ai, balanceando umpouco o volume no computador e o volume no equipamento que vc esteja tocando..isso ajuda, as vezes esse chiado é do computador, e o controle de volume do windows ta bem alto, ai fica ruim mesmo..

 

 

Putz, eu sei qual barulho é o que vc diz, da o mesmo barulho se vc colocar o dedo no plug P2 por exemplo, ja tomei uns sustos com essa porcaria o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais vc usa ele somente no stereo:?? ou coloco em canal mono no pc tbm???

nao sei ai... mais aqui fica meio "chiado" eu tenho um plug desse q vc posto foto e fica chiadinho o som... tem q aumentar o volume pra nao escutar o chiado

 

e qdo eu tentei colocar o sub no canal mono da placa de som so fazia assim

 

TUMMMMMMMMMMMMMMM akele barulhao de interferencia

hauuauhauhahuahuhauauha

eu uso ele somente no stereo do computador..não tenho placa de som off board, ai vai só na saida do computador (stereo).

 

é, aqui tmb ficou umpouco de xiado, bem baixinho, imperceptivel até, mais creio que seja do cooler da fonte..legal seria ter terra na tomada aqui tmb, mais não tenho..

 

tenta da uma regulada ai, balanceando umpouco o volume no computador e o volume no equipamento que vc esteja tocando..isso ajuda, as vezes esse chiado é do computador, e o controle de volume do windows ta bem alto, ai fica ruim mesmo..

 

 

Putz, eu sei qual barulho é o que vc diz, da o mesmo barulho se vc colocar o dedo no plug P2 por exemplo, ja tomei uns sustos com essa porcaria o-o-

eh entao... eu queria deixar meus sub no mono da placa.... e jogar 2 midzinhos na direita e esquerda..... so q nao da... kkkkkkkk

 

so consigo fazer do mesmo jeito q vc ta usando... no "verdinho" stereo da placa...

o fo** eh q nao da pra controlar o volume desse xiado.... vc coloca o dedo e faiz akele barulhao.... huauhahahuahuahu

acorda td mundo na casa se tiver dormindo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...