Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Caixa Cornetada Para Pw3 12" Onde encontrar projeto?

9 respostas neste tópico

_TrIo_Pancadão_

_TrIo_Pancadão_

WANDICKWAGNNER

• Membro
  • Cadastrado: 24/09/2003
Bem estou vendo a galera falar muito bem dessas caixas para médio-grave e médio, pensando em utiliza-las, alguém t~em projeto delas?

Grato
Wandick Wagnner

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
  • Cadastrado: 05/01/2005
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 15:33 .

_TrIo_Pancadão_

_TrIo_Pancadão_

WANDICKWAGNNER

• Membro

Paulo Duto, em Aug 8 2007, 12:06 PM, disse:

_TrIo_Pancadão_, em Aug 8 2007, 11:30 AM, disse:

Bem estou vendo a galera falar muito bem dessas caixas para médio-grave e médio, pensando em utiliza-las, alguém t~em projeto delas?

Grato
Wandick Wagnner
Olá Wandick !

A respeito de cornetas gostaria de comentar:

Recomendo antes de escolher falante para corneta dar uma espiada na teoria a respeito.

Assim verás entre outras coisas parâmetros mais adequados a esse alinhamento, além da técnica de fazê-las;

O falante candidato a corneta precisa entre outras coisas Qt baixo, BL alto, cone forte entre outras coisas, para aguentar a pressão a que será submetido e responder a contento na sua aplicação; colocar falante não adequado deve levar a ripples na banda útil.

Leve em conta que a corneta é feita especificamente para o falante e não o contrário;

A banda de resposta nas cornetas de médio-grave, sem uso de boa técnica limita a banda útil, e dá-nos como recompensa uma curva irregular, o que não é desejável para ouvirmos música.

Assim, com conhecimento e uso de técnica adequada, o caminho do sucesso será abreviado e disabores são evitados.

Saudações,

Paulo.
Grande Paulo, então como faria para calcular essa caixa? vc poderia me dá uma mãozinha? o q vc acha seria melhor então não arriscar e ir de dutada ou selada?

Grato
Wandick Wagnner

fellipece

fellipece

membro

• Membro
  • Cadastrado: 03/02/2007
Paulo, posso dizer então que os melhores woofers para se fazer cornetada são (todos com Bl próximo de 20 e qts próximo de 0,2):
10" -> Snake ESX 310, Eros 251V.
12" -> Snake SLX 812, Snake HPX 2120, Snake ESX 125, Eros 312V, Eros 612MG.
E os cálculos da corneta é:
F0 . 344/4 = quarter wave length para saber o comprimento
Imagem Postada para saber a área da boca, onde c é a velocidade do ar (344) e Fg é a frequencia que vc quer atingir "em baixo"?
É isso mesmo? Peguei essas informacoes em um outro tópico muito interessante (http://autoforum.com...showtopic=90704).
Valeu

Editado por fellipece, 08 agosto 2007 - 15:43 .

_TrIo_Pancadão_

_TrIo_Pancadão_

WANDICKWAGNNER

• Membro

fellipece, em Aug 8 2007, 03:37 PM, disse:

Paulo, posso dizer então que os melhores woofers para se fazer cornetada são (todos com Bl próximo de 20 e qts próximo de 0,2):
10" -> Snake ESX 310, Eros 251V.
12" -> Snake SLX 812, Snake HPX 2120, Snake ESX 125, Eros 312V, Eros 612MG.
E os cálculos da corneta é:
F0 . 344/4 = quarter wave length para saber o comprimento
Imagem Postada para saber a área da boca, onde c é a velocidade do ar (344) e Fg é a frequencia que vc quer atingir "em baixo"?
É isso mesmo? Peguei essas informacoes em um outro tópico muito interessante (http://autoforum.com...showtopic=90704).
Valeu
Bem então meus PW3 estaria descartado Cornetada para eles né? Então deveria ir de dutada ou selada?

E no caso da dutada então ficaria

Área da Boca: Am=   então seria aprox= 344² = 118.336
                                 4*Pi*Fg²                                4*3.14*120²       180.864

igual a 0.65m² ? e o compriento o q seria esse F0.344/4= o q é esse F0?                          

Seria isso?

Sds
Wandick Wagnner

o_cara

o_cara

membro master

• Membro
  • Cadastrado: 15/11/2006
UP!

Toquerendo fazer uma caixa cornetada tbem para o grave e medio grave.

Paulo Duto

Paulo Duto

membro master

• Banned
  • Cadastrado: 05/01/2005
Olá!

Vou tomar chimarrão.

Editado por Paulo Duto, 23 junho 2008 - 15:33 .

o_cara

o_cara

membro master

• Membro

Paulo Duto, em Aug 8 2007, 10:30 PM, disse:

Olá Wandik !

Com esse falante sim; antes de ser um iniciado na teoria horn prefira as caixas frontais onde poderás escolher a banda de resposta que se adeque a tua necessidade, e o equilíbrio será mais fácil.

Pra mexer com cornetas faz-se necessário estudar o assunto primeiramente pra evitar enganos; Dinsdale, D.B.Keeley pra começar;

No site da Selenium creio que tem o programa horn do H7, e está em português, e
que é um simulador de conetas exponenciais que me ajudou na confecção de cornetas de médio-grave; já nas de médios usei as tractrix;

Saudações,

Paulo.
Pessoal, achei aki um projeto da Snake com caixa cornetada

http://www.snakepro....ojeto_12_02.pdf

Paulo, notei que existe uma leve "inclinada" dos falantes, o que é que muda tanto ali na resposta? Outra coisa, existe a possibilidade de fazer uma caixa cornetada para um ESX310 10"?  

Abraço a todos :legal:

_TrIo_Pancadão_

_TrIo_Pancadão_

WANDICKWAGNNER

• Membro

o_cara, em Aug 9 2007, 12:11 AM, disse:

Paulo Duto, em Aug 8 2007, 10:30 PM, disse:

Olá Wandik !

Com esse falante sim; antes de ser um iniciado na teoria horn prefira as caixas frontais onde poderás escolher a banda de resposta que se adeque a tua necessidade, e o equilíbrio será mais fácil.

Pra mexer com cornetas faz-se necessário estudar o assunto primeiramente pra evitar enganos; Dinsdale, D.B.Keeley pra começar;

No site da Selenium creio que tem o programa horn do H7, e está em português, e
que é um simulador de conetas exponenciais que me ajudou na confecção de cornetas de médio-grave; já nas de médios usei as tractrix;

Saudações,

Paulo.
Pessoal, achei aki um projeto da Snake com caixa cornetada

http://www.snakepro....ojeto_12_02.pdf

Paulo, notei que existe uma leve "inclinada" dos falantes, o que é que muda tanto ali na resposta? Outra coisa, existe a possibilidade de fazer uma caixa cornetada para um ESX310 10"?  

Abraço a todos :legal:
Esse mesmo projeto funciona para os PW3?

o_cara

o_cara

membro master

• Membro
Eu não sei se funciona, como Paulo Falou, kd falante tem o seu projeto....esse dai sao dos ESX 12".

Mas ai, alguem tem mais alguma informação? POsso fazer um projeto por exemplo pra um ESX de 10"?

Publicidade:
Nova linha de subwoofers NAR