Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniciusdalvi

Capacitores Para Corte De Frequencia

Recommended Posts

Pessoal to usando capacitores para corte de freqüência dos meus drivers e tweeter, hoje eles estão ligados um em cada saída do meu amplificador (Megacharge 4x100Wrms a 2ohms) e estou querendo ligar as 2 tweeters em paralelo em um Bridge do modulo e os dois drivers no outro, o quer vai fazer a impedância cair para 4ohms e casar com a do amplificador, a questão é se vou precisar trocar os capacitores que eu uso hoje? Qual eu vou ter que usar?

 

Ps. hoje uso capacitores de 22uf para os drivers e de 2,2 para os tweeters.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Voce terá que recalcular os valores dos capacitores agora para 4Ohms.

 

Use a tabela deste artigo: http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

Então para os tweeters ficaria 2 capacitores de +-44uf um para cada tweeter e 2 capacitores de +- 4,4 uf um para cada drivers? Ou é um de 44 uf para os dois tweeters e um de 4,4 uf para os dois drivers?

 

Será que via valer apena eu modificar essa ligação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ajuda ai pessoal....

você num quer modificar o set...

 

se ta achando pouco os driver e os stw, coloca mais...

 

só cortar a frequencia certinha....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
você num quer modificar o set...

 

se ta achando pouco os driver e os stw, coloca mais...

 

só cortar a frequencia certinha....

O que eu quero na verdade é aproveitar da melhor forma possível o que eu tenho...

Acho que se eu casar as impedâncias certinho vou ter um melhor rendimento, só estou com duvida mesmo nos capacitores e em como liga-los já que vai ser feita uma ligação em paralelo das tweeters e dos drivers e com isso a impedância vai mudar para 4 ohms.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoa fiz um desenho do que eu to querendo fazer dêem uma olhada e me falem se tem alguma coisa errada, atenção principal a impedância e aos capacitores.

 

Montagem.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que esteje correto sim...

afinal os valores de capacitores que você citou acima (4,4 e 44) seriam para alimentar dois driver´s com apenas 1 capacitor...

desta maneira citada no desenho acredito que esteje correto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente pensa que esta correto mas não está não...

 

O correto é 1 Capacitor para o par de tweet e 1 Capacitor para o par de driver...

 

Dessa forma o modulo estará enchergando como se você estivesse colocando os capacitores em SERIE... Ou seja, ao invez de 22uF vc terá 44uF...

 

Para corrigir isso aew eh so remover 1 capacitor de cada! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muita gente pensa que esta correto mas não está não...

 

O correto é 1 Capacitor para o par de tweet e 1 Capacitor para o par de driver...

 

Dessa forma o modulo estará enchergando como se você estivesse colocando os capacitores em SERIE... Ou seja, ao invez de 22uF vc terá 44uF...

 

Para corrigir isso aew eh so remover 1 capacitor de cada! ;)

Jubelino...

 

mantém os valores de 2,2 e 22?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Muita gente pensa que esta correto mas não está não...

 

O correto é 1 Capacitor para o par de tweet e 1 Capacitor para o par de driver...

 

Dessa forma o modulo estará enchergando como se você estivesse colocando os capacitores em SERIE... Ou seja, ao invez de 22uF vc terá 44uF...

 

Para corrigir isso aew eh so remover 1 capacitor de cada! ;)

É, só que quando associamos os falantes estamos trabalhando com impedância diferente. Se ele já usava 22uF e 2,2uF antes, pode ligar da maneira que está no desenho sem por ou tirar nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O correto é 1 Capacitor para o par de tweet e 1 Capacitor para o par de driver...

 

Para corrigir isso aew eh so remover 1 capacitor de cada! ;)

 

num to entendendo :pirou:

 

É, só que quando associamos os falantes estamos trabalhando com impedância diferente. Se ele já usava 22uF e 2,2uF antes, pode ligar da maneira que está no desenho sem por ou tirar nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hellmind está certo... Eu não estava falando com base em valores, falei apenas a teoria.

 

Colocando os falantes em paralelo a impedancia vai mudar, logo os valores dos capacitores tambem!

 

Mas, ligando os capacitores que você tem atualmente em serie você irá obter o mesmo corte que obtinha antes! Ou seja, a ligação da sua figura está correta! (apesar que eu uso outros cortes)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente no manual dos falantes tem algo a respeito...

 

NO MEU CASO(que nem sei se está tao correto) estou cortando da seguinte forma:

 

Drivers: 2000Hz

Tweets: 8000Hz

 

Por se tratar de corte de 1ª ordem... eles ainda tocam abaixo disso aew...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoa fiz um desenho do que eu to querendo fazer dêem uma olhada e me falem se tem alguma coisa errada, atenção principal a impedância e aos capacitores.

 

Montagem.jpg

os valores dos capacitores estão corretos, só a maneira de ligar que deve ser feito de outra forma.

você ligou os tweeters em paralelo em um canal e os drivers em paralelo no outro canal, assim seu som estará mono.

o correto para que seu som seja estereo é ligar um tweeter e uma corneta em paralelo em cada canal do amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os cortes vao depender do rendimento q vc vai querer ex: os drives tsr com corte a 2000 hz a 12° db oferecem 110W rms ja a 1000 hz, 90W rms e a 500 hz oferece no maximo 55W rms a 2000 hz usa-se um capacitor de 47uF so q e muito estridente o som, muito agudo na minha opiniao e uso 22uF para dar uma "boa voz" e pros tweeter uso um de 3,5uF q corta em 4000 Hz. os tweeter trabalha de 3500 a 8000 Hz frequencia percebiveis a os houvidos humanos, no sistema passa alta usa-se os capaciores em serie com a carga, um cada carga Z....ok

mas o ideal pra eficiencia total dos drives,tweeter e alto - falantes, e o uso de crossover ativos... nao utilizei ainda, mas pretendo comprar ainda um JFA 5.1 com corte d 24° db no passa alta e passa baixa eficiencia e muita qualidade pos nao utiliza capacitores q cortam no maximo 6 Db e geram ditorcao...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...