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O Que é O Spl Na Verdade? alguem pode explicar?

75 respostas neste tópico

#1
_EdD1e_

_EdD1e_

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iai galera...

Então eu sempre quis saber o q eh esse SPL na verdade.

Um sub bom em SPL eh akele q tem um grave incrivelmente longo?

E outra qual é o sub que possui o melhor SPL?

E qual q possui o grave mais longo? (caso SPL num seja esse grave longo)

Entre:

-Selenium Extreme
-Bravox E2K
-Bomber Bombastic
-Bomber Destroyer
-Hinor Gladiator
-Selenium Matador

Ajudem ae galera..

Valew!!


#2
Hoogle

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eai cara

SPL quer dizer Sound Pressure Level
ou seja, nível de pressão sonora

há dois (ou mais) modos de interpretação para isso:

interpretação do (SPL 1)
quando você ve no manual, por exemplo, do pioneer 307, seu SPL eh de 89
isso é a Sensibilidade do alto-falante
se eu não me engano, essa medida é o numero de Decibéis que um alto-falante consegue produzir com 1 wrms a 1 metro de distância
vários fatores o determinam
falantes com cone mais leve geralmente têm sensibilidade maior
subs têm, em geral, sens. menor que os woofers, que têm sens. menor que drivers, que têm sens. menor que tweeters
mas sempre existem exeções
um sub de sens. de 89db vai fazer mais "barulho" que um de 87, com a mesma potência aplicada.

interpretação do (SPL 2)
mas a galera usa esse termo também para definir sistemas que dão prioridade ao SPL em baixas frequências
esses sistemas usam, geralmente, subwoofers de cones pesados, que têm mais facilidade em criar baixas frequências

oque você quer saber, então, é qual tem uma sensibilidade (SPL 1) melhor para usar num sistema de SPL (SPL 2)

ai você tem que ver no manual

e lembrar que não é só o SPL que vai definir se o alto-falante é melhor ou pior que outro!

fico meio grande o texto hehe  :legal:

Editado por Hoogle, 31 maio 2007 - 22:00 .


#3
DordKbca

DordKbca

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Grave "longo" vai de E2K , campeão de subgraves !


Abraços  :legal:


#4
_EdD1e_

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valew mesmo Hoogle pela explicação!! Agora ficou tudo bem mais claro.

ah tah.. mas intaum o número de SPL tem ou num tem a ver com akeles graves longos? Caso não, como posso saber qual sub vai dar esse tal grave longo?

valew pessoal..


#5
Tipera_SPL

Tipera_SPL

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_EdD1e_, em Jun 1 2007, 03:09 AM, disse:

valew mesmo Hoogle pela explicação!! Agora ficou tudo bem mais claro.

ah tah.. mas intaum o número de SPL tem ou num tem a ver com akeles graves longos? Caso não, como posso saber qual sub vai dar esse tal grave longo?

valew pessoal..
cara, esse teu vulgo grave longo, que na realidade é oq ue chamamos de grave extendido, tem mais a ver com a caixa do que com o sub!!!! uma caixa dutada tem um grave mais longo do que uma selada, por exemplo!!!

spl, nada mais é do que "altura do volume", falando em termos simples é claro!!! quant mais spl, mais será a sensação do volume do som estar alto!!!

spl não tem ligação nenhuma com musicalidadeou grave longo, e sim com barulho e treme tudo!!!! hehehehehehhe

para obter esse teu "grave longo" :P, recomendo um Hinor Cruzader, E2K, UXP, etc...

para ter SPL,  já são outros 500!!!! vc escolhe,  quer um grave longo e macio ou um pancadão de se sentir a metros de distância!!!


#6
Amin

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Cara, não se esqueça também da verdadeira "pressão sonora", que é relativa ao deslocamento de ar pelo sub, e isso sim que faz o carro tremer e você sentir seu tímpano levando uma porrada. Isso independe de "graves longos", entre outros.

Existem subs de "qualidade", onde os graves são muito bem definidos, o som é bonito,a resposta do sub é perfeita e plana em todas as frequências, se feitos em caixas ideais, descem absurdos, mas não tem muito SPL....tem outros que unem essas qualidades com um bom SPL, e outros que só tem SPL e nenhuma dessas outras qualidades, só dão porrada e música que é bom fica difícil escutar com eles, pois não descem em baixas frequências, possuem picos de resposta altos e evidentes, e costumam até "embolar" dependendo do tipo de música.

Resta você saber que tipo de configuração é ideal para você e o quanto pretende gastar, para aí então escolher os aparelhos. Vá em "procurar" ali no canto direito e digite nome de subs, que tenho certeza que você encontra informação e discussão sobre todos.

Abraços.


#7
JrFire

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aproveitando o topico, como definir um grave em baixa frequência, e como diferenciar um grave em 25hz e outro em 40hz...qual a principal diferença notavel???


#8
MTL Corp

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Boa Definição de SPL:

SPL


#9
Amin

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Jrtombacopos, em Jun 1 2007, 03:40 PM, disse:

aproveitando o topico, como definir um grave em baixa frequência, e como diferenciar um grave em 25hz e outro em 40hz...qual a principal diferença notavel???
É notável audívelmente cara, um grave de 30hz é "mais grave" que um de 50hz. Ou seja, se seu sub não desce tudo isso ele simplesmente não irá tocar tal frequencia. Existem algumas frequências tão baixas que provávelmente você não escute, geralmente abaixo de 20hz, mas poucos subs tocam isso e caso toque, você não ouve, só sente tudo tremer.


Abraços.


#10
ronyzyn

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ja que a questao sao graves longos entra aquela de falantes com area maior de cone ou de menor 10' 12 15 no caso dos subs quais deles teriam um grave mais macio e profundo...

alguns seriam recomendados + pra batidas rapidas no caso de 10 e de 12 que naum embolariam e pra de 15 pra musicas com batidas menos  rapidas e com + grave?

ex:
to com 1 duvida...

4 uxps de 10' + 1 sd 2300 ficariam melhor pra batida rapida e dariam poukos graves estendidos e teriam 1 bom spl !?!?

2 mtx de 15 com o mesmo sd 2300 dariam + graves e - spl.... ?  

se naum for 1 comparaçao justa

me digam apenas os 4 uxps teriam possibilidades de dar aqueles graves longos e profundos  e tremer a galera em volta?? ou teriam apenas akele pancadao forte por serem de 10'?

me corrijam se eu tiver falando mta besteira + me surgiu essa duvida...

e desculpe por invadir seu topico mestre + achei que o assunto tinha 1 pouco haver com o que vc tava falando...

desculpe  []-[]

Editado por ronyzyn, 02 junho 2007 - 17:22 .


#11
Hoogle

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quanto à area do cone, na comparação entre 4 de 10 e 2 de 15
quem teria mais área do cone é a dupla de 15
explicando:
a área do circulo (cone, sem levar em conta a profundidade), é de pi*raio²

a área de um circulo de 10" é de pi*5², que é 78,53 pol.²
multiplicando isso por 4 temos 314,12 pol.² de área total

já a área de um circulo de 15" é de pi*7,5², que é 176,71 pol.²
multiplicando isso por 2 temos 353,42 pol.² de área total

sendo assim, conclui-se que 4 de 10" tem 39,3 pol.² a menos de área do cone que 2 de 15"

ai vai a questão do tipo de som
falantes de 10" têm, em geral, delay muito menor que os de 15", por isso se da bem em batidas rapidas
mas também têm dificuldades de chegar a frequências baixíssimas

mas isso não quer dizer que os UXPs de 10" não podem ter "aqueles graves longos e profundos e tremer a galera em volta". Mas com certeza, os UXPs de 12" teriam mais facilidade de faze-lo.

Editado por Hoogle, 02 junho 2007 - 18:21 .


#12
SubSonic

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mta gente pensa q 25Hz eh um gravão que treme em volta... tá, isso pode fazer as janelas do 4º andar tremerem, e fazer o balcão de vidro de alguma loja chacoalhar, mas a IMPRESSÃO de grave para PESSOAS, e a sensação de SPL fica bem na casa dos 60-65Hz, akele pancadão violento q da náuseas, q empola a garganta... isso é nessa faixa de frequencia! acima disso vai virando gravão seco, abaixo é subgrave, que treme td dentro do carro, faz o vidro excursionar, e entorta a lataria, mas a SENSAÇÃO de SPL é nos 60 e poucos Hz!

os UXP com ctz vão tocar mto bem esta faixa! o acoplamento de 4 falantes aumenta mto a sensibilidade do sistema como um todo, assim como aplaina a curva de impedancia do sistema, podendo compensar diversos "defeitos" inevitaveis em um projeto!

mas isso naum eh ctz de maior pressão sonora final! se fosse pra apostar uma cerveja eu apostaria nos MTX! os T9 tem um Xmax BRUTAL, nem se compara aos UXP, isso entra mto na conta!

a area real dos 2 MTX (a soma do SD dos 2) dá 1734.3cm²

os 4 UXP tem um SD total de 1384cm²

isso multiplicado pelo Xmax temos:

2 T9515: 4448,5cm³ de ar deslocado com os subs trabalhando em sua excursão maxima!

4 UXP 10": 1107,2cm³ de ar deslocado na excursão maxima!

isso pode até não estar dentro de normas, mas eu acho meio dificil um conjunto que desloca 1 litro e pouco de ar tocar mais forte que outro que desloque 4 litros de ar!

os efeitos de acoplamento de falantes podem pesar a favor do UXP, mas eu não sei dizer de cabeça como isso seria na pratica... só testando mesmo!

mas EUUUU particularmente colocaria 2 9515... sou fã desses joselitos! =]


#13
JrFire

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poxa estou aprendendo muito nesse topico...

mas qual seria o mais importante na escolha de um sub pra ter um SPL forte...

o Xmax ou a Sensibilidade????


#14
SubSonic

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Jrtombacopos, em Jun 3 2007, 02:20 AM, disse:

poxa estou aprendendo muito nesse topico...

mas qual seria o mais importante na escolha de um sub pra ter um SPL forte...

o Xmax ou a Sensibilidade????
isso é akela velha faca de dois "legumes"....

se vc aumenta demais o Xmax, o controle de cone fica MTO DIFICIL, vc precisa de um conjunto magnetico MUITO potente pra segurar o cone, o sub vai ter uma tendencia muito grande de ser mais LENTO, vai ter um atraso maior, o grave tende a ser mais estendido, e menos preciso! como burlar isso é dificil, subs com grande excursão são geralmente mto caros!

um Xmax grande facilita nas reproduções de frequencias mais baixas, tanto é q os RE da vida tocam 20Hz sem nenhum esforço, e 16Hz é uma coisa comum pra eles! o grande deslocamento de ar tambem me agrada muito, o grave fica ENCORPADO, da uma sensação agradavel!

POR OUTRO LADO

um sub com baixo Xmax pode ter uma sensibilidade bem mais alta, uma vez que o TRABALHO final (trabalho é uma função de distancia percorrida e força empregada) do conjunto magnetico do falante será bem menor, é o caso dos woofers q chegam a 101dB, mas faze-los descer abaixo dos 50Hz é uma tarefa dificil com bass reflex! sem contar q 60Hz de um woofer q excursiona 7mm é diferente de 60Hz de um MTX desses q excursiona 25mm!!! a coisa ta mais no timbre, o woofer pode ter um timbre mais correto, por um controle de cone mais facilitado, mas o CORPO do grave no sub é BEM melhor, eu gosto de som quente, que provoque sensações em mim, por isso acabo preferindo um sub com maior excursão!

mas no SPL, em termos de MEDIÇÃO, a coisa pode ficar na mesma, a diferença é que um woofer nunca vai descer onde um T9 desce, e o T9 vai precisar de muito mais potencia que o woofer pra tocar com a mesma intensidade!

PS: meu sonho de consumo são os subs e mids da ADIRE, eles usam um conjunto motor bem diferente, o JBL2, este conjunto unico aumenta MUITO a velocidade de resposta da bobina, e facilita o trabalho do cjt magnético, oq produz um midbass de 6" que desce até os 21Hz, com um Xmax de 1cm, e timbre comparavel a mids hi-fi, tanto nas altas qto nas baixas frequencias, colocar ele pra tocar como médio, até uns 2000Hz é totalmente possivel, com ele respondendo com força até os 25Hz! o mesmo acontece com os subs, tipo o tumult q tem 33mm de Xmax e uma velocidade MUUUUUITO interessante! fico imaginando um sub desse em uma LT... hehehe


#15
douglas_tome

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SubSonic  [-]
mt boa a explicação!!


#16
Hoogle

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SubSonic, em Jun 2 2007, 10:09 PM, disse:

mta gente pensa q 25Hz eh um gravão que treme em volta... tá, isso pode fazer as janelas do 4º andar tremerem, e fazer o balcão de vidro de alguma loja chacoalhar, mas a IMPRESSÃO de grave para PESSOAS, e a sensação de SPL fica bem na casa dos 60-65Hz, akele pancadão violento q da náuseas, q empola a garganta... isso é nessa faixa de frequencia! acima disso vai virando gravão seco, abaixo é subgrave, que treme td dentro do carro, faz o vidro excursionar, e entorta a lataria, mas a SENSAÇÃO de SPL é nos 60 e poucos Hz!
tá ai uma coisa que eu não sabia msm
bacana sua explicação
fiquei curioso com esses ADIRE ai
deve ser doido  [¨]


#17
ronyzyn

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Hoogle  e   SubSonic   mto obrigado pelas explicaçoes...

agora sanei minhas duvidas...

vlw


#18
Hoogle

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ronyzyn, em Jun 3 2007, 02:35 PM, disse:

Hoogle  e   SubSonic   mto obrigado pelas explicaçoes...

agora sanei minhas duvidas...

vlw
estamos ai pra ajudar []-[]


#19
JrFire

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tbm agradeço vc's pela disposição de ajudar...valew mesmo :+1


#20
L_Diablo

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estou na duvida sobre qual grave por, tenhu uma power two  q esta tocando 2 kits 2 vias mtx com 240 rms por cada kit, tenhu uma 1600D mas n sei c pego um par de w308 ou um mtx  de 750 rms de 12 polegadas, gosto deste grave mais encorpado um grave forte qual  seria melhor 2 308 ou um mtx de 750 rms? qual da mais pressao sonora mais presenca?


#21
Gabriel Arthur

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Qual o modelo do MTX que esta se referindo?


#22
Dudu Lima

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Uma dúvida....

O MTX T9 é o Thunder T9515, T9512 e T9510 né?

Tô vendo aqui no site da MTX e a FS do 9515 é de 34Hz...

Com essa Fs "alta" demais, ele consegue reproduzir fielmente frequências muito mais baixas que sua Frequência de Ressonância?

Por exemplo, ele consegue reproduzir com força 25Hz?

Editado por dudufuddellys, 16 setembro 2010 - 16:01 .


#23
distroy

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Olha.. eu não sei exatamente qual a frequencia reproduzida na música White girl mas ela é bem baixa. Toquei esse som em SLOW com menos de 800rms no meu 9515 e ele sacodiu o carro todo.

Detalhe: meu sub é o modelo bobina simples... tem uma diferença considerável nos parâmetros em relação ao bobina dupla principalmente no bl e qts.

Ah... a fs no manual do 9515-04 é 30.6hz

Editado por distroy, 16 setembro 2010 - 16:58 .


#24
Gabriel Arthur

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MTX T9515 T9512 eh uma coisa e MTX Thunder TR7515 e TR7512 é outra... esses Thunder sao mais novos e sao pretos... sobre a frequencia, acho que os tradicionais com  cone em aluminio ainda descem mais


#25
Thiago Cardoso

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Só tem fera nas explicações... :rever1: