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-removido-

Seleção De Circuitos Eletrônicos úteis

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Tô abrindo este destaque para que todos possam postar circuitos eletrônicos interessantes e simples, que possam ser montados em casa, preferencialmente sem placa de circuito, ou, quando tiver, se for possível, postar o layout. Coloquem também o link de origem, por questões de direitos autorais, ok?

 

Peço que não poluam o tópico. Apenas esquemas de sites confiáveis, ou próprios, desde que testados. Perguntas podem ser feitas no tópico. Posts inúteis serão deletados, pra evitar o flood.

 

Quem postar algo, pode me enviar MP, para que eu coloque o circuito no índice do tópico.

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Começando:

 

Crossover passivo para nível de linha (utilizado no lugar de um crossover ativo, entre a fonte e o amplificador:

 

http://www.t-linespeakers.org/tech/filters...assiveHLxo.html

 

---------------------------------

 

Amplificador 10W (pode ser usado pra alimentar boosters a partir de MP3 players, ou alimentar diretamente os falantes)

 

amplificador20de201020wao8.gif

 

--------------------------------

 

Fonte PWM para amplificadores automotivos

amplificador20fonte20paun0.th.jpg

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Colaborando: :vts

 

Bom... a muito tempo atrás achei Esse Link com Diversos Projetos

Direitos sobre as Imagens: http://www.pablin.com.ar/electron/circuito/audio/

 

Vou postar aqui pra facilitar.

Obs.: Não tenho idéia sobre eletrônica.

 

Os títulos, são links que vão direto para o site de onde tirei.

 

Amplificador 400W:

Este circuito permite obtener con transistores de potencia en paralelo cuasi complementario a la salida un total de 400W reales.

circuito.jpg

 

Módulo 20W Estéreo

Este amplificador proporciona dos canales de potencia de hasta 20 vatios reales a partir de dos entradas de línea. Es ideal para usar en computadoras dado que su relación precio/potencia/complejidad es óptima.

circuito.gif

 

En el plano se observa sólo una de las etapas del sistema dado que en todo circuito estéreo ambos canales son exactamente iguales. Los números entre paréntesis representa el equivalente del terminal para el segundo canal. El corazón de este proyecto es un circuito de la firma National Semiconductors, el LM1876, el cual dispone en su pastilla de dos amplificadores operacionales de potencia con funciones de mute (silenciar) y stand-by (desconectar), las cuales no hemos implementado en este diseño para simplificarlo al máximo. La señal entrante, luego de ser acondicionada y nivelada, ingresa al amplificador por su entrada no inversora. A la salida de éste parte de la señal resultante es reinsertada al amplificador por su terminal inversora para formar la red de realimentación. Dado que el circuito está internamente balanceado cuando trabaja con fuente partida no es necesario instalar el capacitor de BootStrap.en la salida.

 

ALIMENTACION:

Este sistema requiere para funcionar una tensión de +/-28 voltios y una corriente de 2 amperios. Para obtenerlos se puede emplear la clásica fuente con transformador, puente de diodos y capacitores.

fuente.gif

En este caso el transformador debe tener un primario acorde a la tensión de red (220v) y un secundario con punto medio de 20v por cada ramal (40v de extremo a extremo). Los diodos deben ser de 100v / 3A del tipo 1N5406 o similar. También puede utilizarse un puente rectificador, que facilita la tarea y reduce la cantidad de pistas/espacio. Los capacitores de filtrado son de 4700µF x 50v.

 

DISIPADOR DE CALOR:

Pieza clave en todo sistema de audio, el disipador que en esta oportunidad usamos es un simple cooler de computación para Pentium III. Utilizamos ese modelo dado que dispone de una superficie metálica mayor que los tradicionales. Para alimentar el ventilador vasta con tomar la fase positiva de la fuente y bajar su tensión con un regulador 7812 disipado individualmente.

 

Vumetro de 5 LED's

Este instrumento permite visualizar el nivel de sonido de una señal de audio.

circuito.gif

El circuito es bien simple y se basa en el uso de un integrado específico para estas aplicaciones, el KA2284. La resistencia a la entrada hace las veces de limitadora de corriente para evitar que los diodos LED se quemen. La entrada es desacoplada por el electrolítico y filtrada por el capacitor de 2.2nF y la resistencia de 10K en paralelo.

 

El integrado es de 9 terminales en línea, todos del mismo lado de la pastilla.

 

Control de Graves y Agudos

Este control de tonos tiene dos potenciómetros que permiten ajustar la presencia de graves y agudos en una señal de audio.

circuito.gif

Se utiliza un circuito integrado de altas prestaciones para audio que contiene en su pastilla dos amplificadores operacionales. Se trata del NE5532, el cual se alimenta con +/- 15V. El potenciómetro de 50K a la entrada establece el nivel de entrada o sensibilidad del sistema. El preset de 20K primeramente debe situarse al centro de su cursor. Si se presentasen distorsión o deformaciones en el audio disminuir éste hasta lograr una reproducción fiel. El potenciómetro de 100K ajusta la cantidad de graves, mientras que el de 10K hace lo mismo con los agudos.

ne5532.gif

Como la alimentación es simétrica por el terminal 4 del integrado (Marcado GND en la imagen de arriba) debe ir a -15V mientras que el terminal 8 (Marcado como Vcc) debe ir a +15V. La masa debe cablearse a 0V, que en integrado no se conecta mas que a la entrada no inversora del segundo operacional (terminal 5).

 

 

Kleber, espero ter ajudado. Caso tenha algo errado, dá um toque que eu edito.

OBS.: Não montei nenhum dos projetos, portanto não sei se funcionam corretamente. Apenas estou colaborando com a galera.

 

Abraços,

Possamai

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Kleber, se possivel, coloca aquele conversor stereo-mono que você fez há muito tempo.

Valeu

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sera q alguem tem um eskeminha pra VU nao???

to querendo fazer um..

valeu

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sera q alguem tem um eskeminha pra VU nao???

to querendo fazer um..

valeu

ai vai

post-47-1183303662.gif

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Circuito de um crossover da Fosgate de um kit duas vias com corte em 3,2KHz - HP de 24dB/8ª pro tweeter e LP em 12 dB/8ª pro mid. O cross tem jumpers pra atenuação em -2 ou -4 dB pro tweeter e jumpers pra uso normal ou em bi-amp.

Abraços

 

xoverwq0.jpg

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Olá pessoal. Segue o que tenho aqui. Peguei dum forum procurando na net mas n lembro mais qual. :unsure:

 

Carregador Caseiro de Bateria

 

Este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12V. Ele pode ser usado tanto em redes de 110V ou 220V.

 

carregador.jpg

 

1) 1 soquete de lâmpadas de porcelana;

2) 1 tomada comum;

3) 1 mts de cabo 2,5mm, vermelho;

4) 1 mts de cabo 2,5mm, preto;

5) 2 mts de cabo parelelo 2,5mm, preto;

6) 4 diodos eletrônico de 1A;

7) 1 lâmpada incandescente. Para uso em rede 110V ela deve ter 200W de potência. Para uso em rede 220V ela deve ter 100W de potência.

8) 2 jacarés de fixação, um preto e um vermelho;

10) 1 base de madeira para fixar o conjunto.

 

PS.1: Ter atenção no lado do diodo.

PS.2: Não pode ser ligado com a bateria conectada ao carro! Senão adeus injeção eletrônica e o que mais estiver ligado.

;)

 

Vlw povo!

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aproveitando...

 

alguem teria ou saberia fazer um esquema de um voltimetro com led q marque de 6 a 16 volts?

 

pow.. iria ajudar mto aqui!

 

vlw povo!! []-[]

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alguem teria ou saberia fazer um esquema de um voltimetro com led q marque de 6 a 16 volts?

 

pow.. iria ajudar mto aqui!

 

vlw povo!! []-[]

ve se é isso

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alguem teria ou saberia fazer um esquema de um voltimetro com led q marque de 6 a 16 volts?

 

pow.. iria ajudar mto aqui!

 

vlw povo!! []-[]

ve se é isso

ve se é isto

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Olá pessoal. Segue o que tenho aqui. Peguei dum forum procurando na net mas n lembro mais qual. :unsure:

 

Carregador Caseiro de Bateria

 

Este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12V. Ele pode ser usado tanto em redes de 110V ou 220V.

 

carregador.jpg

 

1) 1 soquete de lâmpadas de porcelana;

2) 1 tomada comum;

3) 1 mts de cabo 2,5mm, vermelho;

4) 1 mts de cabo 2,5mm, preto;

5) 2 mts de cabo parelelo 2,5mm, preto;

6) 4 diodos eletrônico de 1A;

7) 1 lâmpada incandescente. Para uso em rede 110V ela deve ter 200W de potência. Para uso em rede 220V ela deve ter 100W de potência.

8) 2 jacarés de fixação, um preto e um vermelho;

10) 1 base de madeira para fixar o conjunto.

 

PS.: Ter atenção no lado do diodo. ;)

 

Vlw povo!

Uma única observação: Não pode ser ligado com a bateria conectada ao carro! Senão adeus injeção eletrônica e o que mais estiver ligado.

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Olá pessoal. Segue o que tenho aqui. Peguei dum forum procurando na net mas n lembro mais qual.  :unsure:

 

Carregador Caseiro de Bateria

 

Este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12V. Ele pode ser usado tanto em redes de 110V ou 220V.

 

carregador.jpg

 

1) 1 soquete de lâmpadas de porcelana;

2) 1 tomada comum;

3) 1 mts de cabo 2,5mm, vermelho;

4) 1 mts de cabo 2,5mm, preto;

5) 2 mts de cabo parelelo 2,5mm, preto;

6) 4 diodos eletrônico de 1A;

7) 1 lâmpada incandescente. Para uso em rede 110V ela deve ter 200W de potência. Para uso em rede 220V ela deve ter 100W de potência.

8) 2 jacarés de fixação, um preto e um vermelho;

10) 1 base de madeira para fixar o conjunto.

 

PS.: Ter atenção no lado do diodo.  ;)

 

Vlw povo!

Uma única observação: Não pode ser ligado com a bateria conectada ao carro! Senão adeus injeção eletrônica e o que mais estiver ligado.

vow editar lah em cima enton!

 

vlw fiu!

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aproveitando...

 

alguem teria ou saberia fazer um esquema de um voltimetro com led q marque de 6 a 16 volts?

 

pow.. iria ajudar mto aqui!

 

vlw povo!! []-[]

ve se é isso

???

 

inda tow querenu saber. huhuh... :vts

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Fonte PWM para amplificadores automotivos

amplificador20fonte20paun0.th.jpg

Kleber, tem idéia se o trafo aí tem enrolamento 1:1? Não tem especificação nenhuma aí...

Valeu!

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O transformador é você quem decide, depende da tensão de saida.

 

Umas dicas (http://sound.westhost.com/project89.htm)

 

Transformer Construction Details

This is the most critical part of the design, and you have two options, buying a commercial unit with the required power rating and turns ratio (hard to find, only a single supplier found at the time of writing), or wind your own.

 

If you choose to wind your own transformer (as if you have much choice), you have to decide which shape of core to use. The preferred material is ferrite, which has high permeability (ability to "conduct" magnetic flux) or iron powder, which has a lower permeability, but is less likely to saturate. Most commercial transformers use ferrite, and iron powder is generally the best material for filter chokes (inductors) that carry substantial DC.

 

For example, with a standard ETD39 core you could theoretically build a > 350W supply. Winding this type of cores is not very difficult, but you will have to follow some guidelines I provide below in order to have good results.

 

Another possibility is using a toroid. You can extract it from a BIG power inductor. As a guide, a 4cm diameter toroid with a section of about 1cm2 can be used for a > 250W SMPS. Winding is a little bit more complicated than with ETD cores but with a little practice is not too difficult either.

 

 

Toroidal cores

 

 

ETD-type cores

 

 

Toroid from ITL 100 inductor (Wilco Corp).

(Remove the thick wire before winding! :-)

 

These are a few general winding guidelines for all types of cores:

 

You MUST use enamelled copper wire for all the windings. Keep also in mind that when working with high frequencies, the effective section of the wire is much smaller than the physical one, due to the "skin" effect (the current concentrates only in the outer part of the wire). As high currents are involved here, the section of the wire is very important, (if you don't want the enamel to fuse due to the heating produced by the resistive losses of the wire and short all the windings). A good practice is to use several thinner wires in parallel rather than a single thick one. This also eases winding. For example, six 0.4mm diameter wires can form a suitable primary for a 300W supply. The same applies to the secondary, although the current is reduced so you can use less wires (3 or 4, for example). From now on, I will refer to each composite wire as "winding", and to each thin wire as "wire".

 

The wires must be tightly wound. You must wind the primary first, trying to cover all the surface of the core, and then the secondary over it in the opposite direction, to maximise inter-winding coupling.

 

A good starting point is using 4 turns for each primary (that is, 4 turns, centre tap and another 4 turns IN THE SAME DIRECTION). To calculate the number of turns of the secondary winding, multiply by the turns ratio. For example, if you want to build a +/-30V supply, the turns ratio is 30/13.8=2.2 approx, so wind 2.2 x 4 = 8.8 turns (better 9 turns, to overcome the diode losses) for each secondary (that is, again, 9 turns, centre tap and another 9 turns IN THE SAME DIRECTION).

 

To start winding, take the number of thin wires you have decided to use (6, for example) in the primary, all together. Leave about 3 or 4 cm out of the core to ease connection to the board and start winding. When you have wound 4 COMPLETE turns, go out the core and cut at 3 or 4 cm. Now you have the first primary. Then start again IN THE SAME DIRECTION winding the other 4 turns and at the end leave another 3 or 4 cm for connection. Twist together the thin wires of each winding at the ends, to ease soldering.

 

The varnish of the wire is intended to provide electrical isolation, so you have to remove it at the ends to make the connections to the board. Be sure to remove about 1cm to the end in ALL the wires you use. You can do that using a special solvent or with sandpaper and a lot of patience BEFORE winding.

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aproveitando...

 

alguem teria ou saberia fazer um esquema de um voltimetro com led q marque de 6 a 16 volts?

 

pow.. iria ajudar mto aqui!

 

vlw povo!! []-[]

ve se é isso

???

 

inda tow querenu saber. huhuh... :vts

Acho que agora consegui postar esta m...

post-47-1187827721.gif

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Poh achei muito util este carregador de baterias ae.. Estou pensando em fazer um.. vi no mercado livre alguns q são vendidos prontos: Tá ae os dados:

CARREGADOR DE BATERIAS 6,12,24 V AUTOMÁTICO

CARREGA BATERIAS DE JET SKY - CARROS - MOTOS - ÔNIBUS - CAMINHOES - ETC

USA LÃMPADA 110 OU 220V

FUNCIONAMENTO EM 110V (lãmpada 110v)

CARGA RÁPIDA USE LÂMPADA 150 W

CARGA MEDIA USE LÂMPADA 100 W

CARGA LENTA USE LÂMPADA 60 W

FUNCIONAMENTO EM 220 V (lâmpada 220v)

CARGA RÁPIDA USE LÂMPADA 200 W

CARGA MEDIA USE LÂMPADA 150 W

CARGA LENTA USE LÂMPADA 100 W

 

Aí me surgiram duvidas.. penso em fazer o meu pra carregar uma bateria de 170ah.. e prefiro fazer em carga lenta para danificar menos a bateria.. será q mantenho o mesmo esquema aqui do D.I.Y. ou tenho q modificar algo nos diodos eletronicos q são de 1A.. De acordo com a tabelinha ali.. quanto mais fraca a lampada mais lenta é a carga.

 

Obrigado.

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Acho que agora consegui postar esta m...

vlw fiote!

 

vow fazer o teste!

 

abrax!! []-[]

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Olá, tive olhando uns crossovers caseiro ou seja seria mais um divisor de frequncia será que alguem tem o eskeminha pra montar um creio que não é muito dificil o que eu to quereno é pra ligar um par de cornetas elas estão em paralelo resultando 4 ohms então seria

2000Hz 12dB /oitava segunda ordem passivo

será que alguem pode me ajudar sei que tenho que fazer uma bobina mais qual tamanho do nucleo e qntas voltas? e qual fio 12 , 14 , 16 awg? e qual capacitor pra saida quem puder ajudar e puder colocar o eskeminha do circuito!

 

por acaso achei essa calculadora olhem

 

http://www.autosom.net/carbox/CalcBob2.zip

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Temporizador para luz de cortesia....

 

tempo fixado entre 10 a 15 segundos..

simples de ligar e facil de fazer

lay out da placa meu

esquema de dominio publico.

primeiro o esquema do temporizador e como ligalo a lampada no teto

depois um pdf com o cobreado da placa

depois outro pdf com o silk dos componentes

post-47-1195166934.gif

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