Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

Como Transformar Um Ap 2000 Mi Em Flex ?

Recommended Posts

Bom pessoal. Preciso de ajuda de voçes.

 

Tenho um gol 1997 1.nada 8v. Rodo com ele no Alcool. Não fiz nenhuma adaptaçao. rodo no alcool mesmo... coloco e ele queima. faz em média na cidade 8,0 Km com o ar ligado.

 

Estou tirando um consorcio da yamaha e tenho uma grana guardada. Vou pegar um santana do modelo novo. Completão 2003 a 2005. o mais filé que eu arrumar. Vou ter uns R$ 25 mil pra comprar.

 

Dúvidas ???

 

1) Como rodar no alcool com ele ??? Seria só dar uma taxa no cabeçote e pronto. a injeçao corrige o resto ?

 

2) Pra rodar no GNV, vou gastar uns R$ 3000,00 do kit

 

Rodo em média uns 1500 Km por mês...

 

O que faço ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu tio tem um astra sedan 2.0 flex ano 2006. o papudinho faz 5,5 Km/l na cidade. Ressalvando Ar ligado e ele nao deve saber pisar levemente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A situação hj em Recife está assim:

 

GNV R$ 1,44

Alc R$ 1,49

 

Kit GNV - R$ 3 mil tudo no lugar e regularizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em motores AP, é possível conversão até com R$3

 

Mas no teu caso, recomendo um módulo FLEX... e esquece mecher em algo mais no motor!!

 

A Royalle (motor AP 2.0i) era convertida com um resistor (R$3). Ela fazia na média de 6km/L no alcool e 9 a 10 km/L na estrada... Durabilidade? Foram 3 anos rodando 100% alcool.. e nem a bomba dela pifou!! :D (Não durou mais pq foi dada PT.. tadinha...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu andei lendo... o segredinho de rodar no alcool ou GNV com motor original GÁS... Seria a TAXA

 

Confere ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mudar a taxa seria para ñ perder alguns hp´s com a alteração, pois no caso do alcool ele trabalha com uma compressão maior q a gasolina ... acho q influencia no consumo tb, no sentido de ficar mais economico ou beberrão ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de falar com meu primo. Ele tem um gol G4 1.6 AP mi Flex...

 

Na cidade com AR ligado faz 5,5... Disse que nem 6 ele faz...

 

Intão na melhor das hipoteses... 6,5 a 7 no 2000mi

 

é paus...

 

Acho que pra um carro estar economico a queima tem que ser perfeita...

 

ar bom e limpo.

Combustivel bom e limpo

Centelha forte

Compressão adequada...

 

Deve ser por ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

compensa mesmo trocar de gasolina para alcool? vc anda pouco com o carro, as vezes nem compensa a encomodação...

 

talvez valha a pena manter o carro o mais afinado possivel p/ com isso ele consumir menos possivel...

 

se bem q aqui em joinville, o alcool custa na média de R$1.95

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom....

 

EU SEI que não precisa mexer mecânicamente no motor, o carro fica economico e depois pra vender pode passar pra Gasolina denovo.

Vc altera seu motor se vc quiser MAIS potência. Alterar a taxa é pra isso mesmo, mas aí já pode esquecer de voltar pra gasolina.

 

Como falei, esse mesmo motor (AP 2.0i 1997) fazia 6km/L na cidade e estrada ele ia pros 9 a 10 km/L.... claro, mantendo uma velocidade constante.

 

Agora faça as contas do seu consumo:

 

Motor da Royalle:

Gasolina: R$2,15 (dividido) 8km/L = R$0,268 a cada Km rodado.

Alcool: R$1,30 (dividido) 6km/L = R$0,216 a cada Km rodado.

 

Logo:

Gasolina: R$2,15 x 55L (tanque) = R$118,25 e roda 440km

Alcool: R$1,30 x 55L (tanque = R$71,50 e roda 330km

 

Com os R$118,25 de gasolina vc coloca 90,96L de alcool e roda 545km contra os 440km da gasolina.

 

 

logo o alcool era bem mais economico.

 

Faça essa conta com os preços da sua região e veja se vale a pena.

 

Espero te sido claro nas contas... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acabei de falar com meu primo. Ele tem um gol G4 1.6 AP mi Flex...

 

Na cidade com AR ligado faz 5,5... Disse que nem 6 ele faz...

 

Intão na melhor das hipoteses... 6,5 a 7 no 2000mi

 

é paus...

 

Acho que pra um carro estar economico a queima tem que ser perfeita...

 

ar bom e limpo.

Combustivel bom e limpo

Centelha forte

Compressão adequada...

 

Deve ser por ai...

o vectra 2.0 flex AT daqui de casa ta fazendo 6,5/7 na cidade sempre com o ar ligado...

 

 

eu n acho boa ideia rodar com alcool não, mesmo que coloque o modulo flex a bomba de combustivel vai dar pau com pouco tempo de uso e a linha de combustivel vai acabar ressecando...

 

o melhor é rodar no gnv mesmo, a economia com alcool é pequena e não paga os custos da conversão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flex eu só sei de uma coisa ...

 

GASTAAAAAAAA pra caramba.

 

Marcelo como vc viu no meu outro tópico la da Track & Field Motores Flex são gastam mesmo.

 

Acho que entre GNV e Alcool, o mais indicavél seria o GNV. Mas faça as contas ae que o Runner2k passou e veja qual é mais indicado.

 

Se fosse eu, e fosse passar um motor a gasolina para alcool, mudaria os pistões, refazia o chip da injeção e acho que seria só isso.

 

Não sei se trocando os pistões, tem que rebaixar o cabeçote. E trocando os pistões, depois vc pode voltar ele para GASOLINA quando quizer, seria só por os pistões de gasolina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alem do modulo.. nao teria q trocar certas pecas ? pq o alcool eh mais corrosivo q a gasosa neh nao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...

 

Estou falando por experiência PROPRIA e não por teses e nem boatos.

 

O meu Tipo 2.0 16v rodou 4 anos no alcool... a bomba de gasolina deu pau logo no inicio... PAGUEI R$80 pra recondicionar a minha pra Alcool... nos mais de 3 anos que a bomba rodou, NUNCA mais deu problema. Vendi o Tipo sem NENHUM problema no motor, mesmo tendo levado ele INUMERAS vezes até os 7000Rpm.

Nesse Tipo eu APENAS converti o CHIP dele pra 100% alcool.

 

A Royalle de casa como já citei, NENHUM problema mecânico, apenas a troca da bomba de combustível logo depois de 6 meses de uso... paguei R$60 pois a bomba não precisava ter MUITA pressão (diferente da do |Tipo).

 

O meu SEGUNDO TIPO 2.0 16v roda 100% alcool com CHIP feito... NENHUM problema mecânico causado pelo alcool, apenas mais uma vez a troca da BOMBA de combustível R$90 (subiu o preço.. rs.). Essa bomba tem o MIOLO da bomba de combustível da GTI, gerando "apenas" 8,5bar depois de mais de 1 ano de uso... :).

 

 

O meu mecânico disso que o GNV é MUITO mais prejudicial ao carro que o alcool, visto que a CAMERA de COMBUSTÃO trabalha SECA e mais quente por falta de combustível pra REFRIAR e LUBRIFICAR.

 

 

Por ultimo,

 

Como falei, faça as suas contas e veja se compensa, se for optar pelo GNV tenha em mente não ficar MUITO tempo com o carro, a não ser que queira depois ter que trocar anéis, camisas e pistões.

 

 

Encerro a minha participação nesse tópico por aqui. Boa sorte, boa escolha.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom...

 

Estou falando por experiência PROPRIA e não por teses e nem boatos.

 

O meu Tipo 2.0 16v rodou 4 anos no alcool... a bomba de gasolina deu pau logo no inicio... PAGUEI R$80 pra recondicionar a minha pra Alcool... nos mais de 3 anos que a bomba rodou, NUNCA mais deu problema. Vendi o Tipo sem NENHUM problema no motor, mesmo tendo levado ele INUMERAS vezes até os 7000Rpm.

Nesse Tipo eu APENAS converti o CHIP dele pra 100% alcool.

 

A Royalle de casa como já citei, NENHUM problema mecânico, apenas a troca da bomba de combustível logo depois de 6 meses de uso... paguei R$60 pois a bomba não precisava ter MUITA pressão (diferente da do |Tipo).

 

O meu SEGUNDO TIPO 2.0 16v roda 100% alcool com CHIP feito... NENHUM problema mecânico causado pelo alcool, apenas mais uma vez a troca da BOMBA de combustível R$90 (subiu o preço.. rs.). Essa bomba tem o MIOLO da bomba de combustível da GTI, gerando "apenas" 8,5bar depois de mais de 1 ano de uso... :).

 

 

O meu mecânico disso que o GNV é MUITO mais prejudicial ao carro que o alcool, visto que a CAMERA de COMBUSTÃO trabalha SECA e mais quente por falta de combustível pra REFRIAR e LUBRIFICAR.

 

 

Por ultimo,

 

Como falei, faça as suas contas e veja se compensa, se for optar pelo GNV tenha em mente não ficar MUITO tempo com o carro, a não ser que queira depois ter que trocar anéis, camisas e pistões.

 

 

Encerro a minha participação nesse tópico por aqui. Boa sorte, boa escolha.

 

Abraços!

Runner,

 

E os pistões ??? Por serem a gasolina ele não é menos taxado ??!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experiencia própria:

 

Tenho um Gol 1.0 8v AT com AR e DH. Esse caro era de minha tia... peguei ele com 39000 km rodados... Rodo desde Julho de 2002 no alcool. alcool puro. Geralmente coloco 20 reais de gasosa pra melhorar ele pegar de manha...

 

Já rodei exatamente 80 mil km no alcool. unico prejuizo foi a bomba de combustivel que foi pro saco... coloquei uma usada... e pronto.

 

Meu carro tá fazendo 7.8 km por litro na cidade com ar ligado... na estrada faz uns 10 km por litro.

 

Em resumo: No meu carro nao compensa passar pro GNV.

 

No caso do santana ???

 

Era melhor ??? baixar o cabeçote ou trocar os pistoes ???

 

Era mais barato ??? baixar o cabeçote ou trocar os pistoes ???

 

 

Sei que o GNV come o motor... sendo que se a econimia do GNV queimando o motor for maior do que a economia gasolina, vale a pena...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Pistão ALCOOL é mais alto que o pistão GASOLINA ???

 

Pra aumentar a compressão ele teria que ser mais alto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Santana 1.8 99 ... Eu num to nem indo mais trabalhar com ele , pois tá complicado o negocio.. Ele tá fazendo 4 Km/l, e meu bolso num tá mais guentando ele.. rss...

 

 

Fiquei até de levar no mecanico para ver... só que estou sem tempo... Se tivesse GNV aki na cidade onde moro seria esquema.. mas como não tem... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que trocar os pistões seria o mais eficaz, na minha opnião, pois além de vc manter os pistões a gasolina, não vai precisar cortar o cabeçote para taxar e depois ter que comprar um outro para poder vender o manco original se quizer .

 

:legal: Boa sorte ae marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se fosse 1.8 eu colocaria pistao de flex que é intermediario entre gasolina e alcool...

como é 2.0, taxa o motor pra 11 pontos e poe um dosador combustivel de 4 bar , se vc quiser voltar ao original volta com o dosador original.

ou entao poe um hpi logo...

mas se eu fosse vc , ou colocava o pistao alcool taxado com 12.3 pontos e fazia chip de conversão ou andava original... meio termo nunca vai ficar 100%, vai andar menos e beber mais experiencia propria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que eu andei lendo... o segredinho de rodar no alcool ou GNV com motor original GÁS... Seria a TAXA

 

Confere ???

cara da uma cortada no cabeçote(rebaixa ele ,p/ ficar com a ataxa de 11...ai fica filé,e se vc quiser por gas futuramente ,ficara economico)

um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom pessoal. Preciso de ajuda de voçes.

 

Tenho um gol 1997 1.nada 8v. Rodo com ele no Alcool. Não fiz nenhuma adaptaçao. rodo no alcool mesmo... coloco e ele queima. faz em média na cidade 8,0 Km com o ar ligado.

 

Estou tirando um consorcio da yamaha e tenho uma grana guardada. Vou pegar um santana do modelo novo. Completão 2003 a 2005. o mais filé que eu arrumar. Vou ter uns R$ 25 mil pra comprar.

 

Dúvidas ???

 

1) Como rodar no alcool com ele ??? Seria só dar uma taxa no cabeçote e pronto. a injeçao corrige o resto ?

 

2) Pra rodar no GNV, vou gastar uns R$ 3000,00 do kit

 

Rodo em média uns 1500 Km por mês...

 

O que faço ??

Ola se ainda estiver interessado posso lhe ajudar chipando o seu veiculo ´pra alcool que sai bem mais barato que gas e a vida util do motor e duas vezes maior

 

Chipaar o veiculo gasolina pra alcool com partida fria sai em média 400,00

 

temos tb modolu pra flex

 

Cambio Forjado com engate rápido

consultenos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom pessoal. Preciso de ajuda de voçes.

 

Tenho um gol 1997 1.nada 8v. Rodo com ele no Alcool. Não fiz nenhuma adaptaçao. rodo no alcool mesmo... coloco e ele queima. faz em média na cidade 8,0 Km com o ar ligado.

 

Estou tirando um consorcio da yamaha e tenho uma grana guardada. Vou pegar um santana do modelo novo. Completão 2003 a 2005. o mais filé que eu arrumar. Vou ter uns R$ 25 mil pra comprar.

 

Dúvidas ???

 

1) Como rodar no alcool com ele ??? Seria só dar uma taxa no cabeçote e pronto. a injeçao corrige o resto ?

 

2) Pra rodar no GNV, vou gastar uns R$ 3000,00 do kit

 

Rodo em média uns 1500 Km por mês...

 

O que faço ??

Simples . basta instalar um chip pra andar a alcool ..... e ficará excelente o carro ........ custo 350,00 reais , Ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bora vêr, né?

 

bando de coveiro... marcelo depois dessa ideia já comprou um corsa classic 0km, vendeu e já comprou um gol g5 tb 0km que está atualmente...

 

pqp, vamos prestar atenção antes de postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, vou postar porque eu tenho um Celta Flex e afirmo, carro flex é ilusão pra quem pensa em economia, põe num bolso o que tira do outro e ainda fica devendo.

Eu peguei o Celtinha zero km e fui viajar pro RJ, abasteci com gasolina 100% porque a viagem seria longa(400kms), qual não foi a minha decepção: parcos 12,5km/l na estrada!!!..Abasteci com álcool na volta a 100%, incríveis 13,5km/l... e na cidade aqui, trânsito truncado tem feito sempre 486km com recompletamento de 46litros de álcool, isso dá 10,55km/l.

Então a receita Flex não recomendo pra ninguem, muita gente que "converteu" seus motores até hoje amargam as dores de cabeça de tanto problema que acontece no uso adaptado.

Se quer mesmo um carro flex, compre um já original de fábrica, ou instale o kit gás, o kit gás consegue realmente fazer qualquer veículo rodar econômico. Existe a gaspoint que instala um kit adequado para motores multibicos, gerando maiores potências com maior economia. A própria VW tem feito experimentos em motores trifuel, gás, gasolina e álcool e no caso do carro a gás turbinado intercooler os dados levantados em um polo sedan superaram as expectativas: Quase 20km/m³.

É só pesquisar sobre essa reportagem, o link aqui.

 

Carro a Gas - Turbo nele - Revista Quatro Rodas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...