Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cuicao

Caixa Pra Médio, Dutada Ou Selada?

Recommended Posts

Fala galera td certo? to com uma duvida boa aqui

qual a melhor caixa pra medio??

eu tenho 2 falantes de 10" pra medio grave feitos por um amigo em caixas dutadas e o som era agradavel mas como jogaram a minha caixa no lixo (empregada doida) eu vou ter q fazer outra caixa mas me veio a opcao de utilizar uma caixa selada. Eu sei q os falantes nao tem parametros e fica impossivel simular e saber corretamente... mas é q eu vjo mta gente usando selada pra medio por isso veio a duvida

Utilizava 30L pra cada falante em dutada, sera q a selada seria uma boa opcao??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galera td certo? to com uma duvida boa aqui

qual a melhor caixa pra medio??

eu tenho 2 falantes de 10" pra medio grave feitos por um amigo em caixas dutadas e o som era agradavel mas como jogaram a minha caixa no lixo (empregada doida) eu vou ter q fazer outra caixa mas me veio a opcao de utilizar uma caixa selada. Eu sei q os falantes nao tem parametros e fica impossivel simular e saber corretamente... mas é q eu vjo mta gente usando selada pra medio por isso veio a duvida

Utilizava 30L pra cada falante em dutada, sera q a selada seria uma boa opcao??

creio q sim pois estou montando um trio na caravan com 3 falantes tambem de 10" modelo eros 310-H de 300 rms cada e mais 3 de 12" tmb eros mod MB-1200, liguei na eros e eles falaram q pra estes falantes de 10" teriam q ser 15 L. selada.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Sempre gostei de woofers em caixa selada (abaixa o group delay); resultado: muito bom em batida.

 

A recomendação "sem parâmteros" para woofer de 10" é algo entre 10 e 15 litros; se bem que conheço um 10pw3 em caixa de 30 litros / selada / HPF 70 Hz com punch "bem pegado" na batida, só não dá para abusar muito da potência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao, esses falantes nao sao pra som automotivo nao

vo usar no som q eu to montando pra casa

2 falantes de 10" (medios) 2 drivers e um woofer de 15

vo montar isso pq tenho tudo parado... ae to vendo de colocar um st junto

ae ficaria 2x10 1x15 2 driver + 1 st

so pra brincar com o som em casa msmo, nada forte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao, esses falantes nao sao pra som automotivo nao

vo usar no som q eu to montando pra casa

2 falantes de 10" (medios) 2 drivers e um woofer de 15

vo montar isso pq tenho tudo parado... ae to vendo de colocar um st junto

ae ficaria 2x10 1x15 2 driver + 1 st

so pra brincar com o som em casa msmo, nada forte

faz uma selada pra ele do tamanho, que caiba ele bem. Vai chegar as un 15Litros ou um pouco mais.Preenche ela com manta acrilica e seja feliz.Como nosso amigo adiantou a dutada iria acrescentar um delay desnecessario.simulações de caixas dutadas usando os parametros TS são validassó até no maximo 200 hertz.Acima disso nem vale a pena esquentar a cabeça.A selada vai dar uma resposta transistoria melhor e vai controlar a excursãO.O corte vai ser ativo ou passivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao, esses falantes nao sao pra som automotivo nao

vo usar no som q eu to montando pra casa

2 falantes de 10" (medios) 2 drivers e um woofer de 15

vo montar isso pq tenho tudo parado... ae to vendo de colocar um st junto

ae ficaria 2x10 1x15 2 driver + 1 st

so pra brincar com o som em casa msmo, nada forte

faz uma selada pra ele do tamanho, que caiba ele bem. Vai chegar as un 15Litros ou um pouco mais.Preenche ela com manta acrilica e seja feliz.Como nosso amigo adiantou a dutada iria acrescentar um delay desnecessario.simulações de caixas dutadas usando os parametros TS são validassó até no maximo 200 hertz.Acima disso nem vale a pena esquentar a cabeça.A selada vai dar uma resposta transistoria melhor e vai controlar a excursãO.O corte vai ser ativo ou passivo?

:+1

 

Concordo! acima de 200Hz o duto não tem função nenhuma, a não ser que vc se puxasse muito pra conseguir uma sintonia acima disso! Acredito que seja algo impossível. Acima de 200Hz o máximo que o duto pode ajudar é na refrigeração da bobina.

Se for utilizar acima dessa frequencia vai de selada e reveste o interior com algum material absorvente, evitando assim reflexões internas.

Como foi citado, a selada tem uma resposta de transiente melhor e é muito mais rápida nas respostas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po valeu galera, tao me ajudando MTOOOOOoo

entao, o corte eu nao sei como é q eu vo fazer

pois eu tava pensando em comprar um ampli residencial e liga direto tudo

nos drivers eu vo usar capacitor normal, e nos medios

como eu posso cortar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po valeu galera, tao me ajudando MTOOOOOoo

entao, o corte eu nao sei como é q eu vo fazer

pois eu tava pensando em comprar um ampli residencial e liga direto tudo

nos drivers eu vo usar capacitor normal, e nos medios

como eu posso cortar??

capacitor também já que o corte tem de ser passa alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu carlos =D

alguem poderia me passar o valor dos caps pra fazer o corte??

pq eu to pensando em fazer assim

os 2 driver cortado com capacitor normal la em cima, os mids cortados com cap tbm (200 pra cima) e o woofer pensei até em uns 150 200hz ou até full seila

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu carlos =D

alguem poderia me passar o valor dos caps pra fazer o corte??

pq eu to pensando em fazer assim

os 2 driver cortado com capacitor normal la em cima, os mids cortados com cap tbm (200 pra cima) e o woofer pensei até em uns 150 200hz ou até full seila

duvida minha,

 

nesse caso se cortar os woofers em 300hz (ou frequencia mais alta) vai haver o cancelamento de onda??

 

se não, em que casos é possivel acontecer?

 

 

orbigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu carlos =D

alguem poderia me passar o valor dos caps pra fazer o corte??

pq eu to pensando em fazer assim

os 2 driver cortado com capacitor normal la em cima, os mids cortados com cap tbm (200 pra cima) e o woofer pensei até em uns 150 200hz ou até full seila

duvida minha,

 

nesse caso se cortar os woofers em 300hz (ou frequencia mais alta) vai haver o cancelamento de onda??

 

se não, em que casos é possivel acontecer?

 

 

orbigado!

???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu carlos =D

alguem poderia me passar o valor dos caps pra fazer o corte??

pq eu to pensando em fazer assim

os 2 driver cortado com capacitor normal la em cima, os mids cortados com cap tbm (200 pra cima) e o woofer pensei até em uns 150 200hz ou até full seila

duvida minha,

 

nesse caso se cortar os woofers em 300hz (ou frequencia mais alta) vai haver o cancelamento de onda??

 

se não, em que casos é possivel acontecer?

 

 

orbigado!

???

Não vejo muito problema em deixar o 15 em full.

Já vi e montei alguma coisa, odne o woofer ficava em full e só tinha hipass passivo de 1 ordem no driver e tweeter.

Só que no caso vai ter o medio grave junto.

Eu cortaria o tweeter com 2,2 uF poliester e os drivers com 15 uF bipolar cada um.Isso deixaria o corte do driver mai alto, deixando o medio grave assumir mais na região de 1 khz, onde o timbre do 10" é melhor que o driver.No 10" pode usar 100 uF se ele for de 8 ohms.o corte vai ficar em 200 hertz.se achar que ele está excursionando demais. experimenta 47 uF.

 

Não sei se existe a possivbilidade, mas o projeto ficaria mais simples e eficiente se usasse um driver de titanio de boa de 1" ao invés dos drvs e tweeters.

OU então usaria somente 1 10",1 driver e 1 tweeter. ficando 1x15",1x10",1xdrv,1,stw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu carlos =D

alguem poderia me passar o valor dos caps pra fazer o corte??

pq eu to pensando em fazer assim

os 2 driver cortado com capacitor normal la em cima, os mids cortados com cap tbm (200 pra cima) e o woofer pensei até em uns 150 200hz ou até full seila

duvida minha,

 

nesse caso se cortar os woofers em 300hz (ou frequencia mais alta) vai haver o cancelamento de onda??

 

se não, em que casos é possivel acontecer?

 

 

orbigado!

???

Não vejo muito problema em deixar o 15 em full.

Já vi e montei alguma coisa, odne o woofer ficava em full e só tinha hipass passivo de 1 ordem no driver e tweeter.

Só que no caso vai ter o medio grave junto.

Eu cortaria o tweeter com 2,2 uF poliester e os drivers com 15 uF bipolar cada um.Isso deixaria o corte do driver mai alto, deixando o medio grave assumir mais na região de 1 khz, onde o timbre do 10" é melhor que o driver.No 10" pode usar 100 uF se ele for de 8 ohms.o corte vai ficar em 200 hertz.se achar que ele está excursionando demais. experimenta 47 uF.

 

Não sei se existe a possivbilidade, mas o projeto ficaria mais simples e eficiente se usasse um driver de titanio de boa de 1" ao invés dos drvs e tweeters.

OU então usaria somente 1 10",1 driver e 1 tweeter. ficando 1x15",1x10",1xdrv,1,stw

entao, oq eu queria msmo montar era 2x15 2x10...

mas no comeco vo te q montar 1x15 2x10... ae so ia deixar o de 15 pra ter um grave msmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...