Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Solenóide! Como Funciona? Edit: rele pra evitar a descarga da bat.

8 respostas neste tópico

cassiomtsd

cassiomtsd

novato

• Membro
  • Cadastrado: 08/05/2006
Ola amigos.

Diversas vezes eu li que o pessoal recomenda o uso de diodo ou solenóide pra evitar que as baterias fiquem trocando a carga, o que diminui a vida util dela.

Bom, o diodo eu sei como funciona.

1) Queria saber como funciona o solenóide no som?
2) Qualquer solenóide serve pra este serviço?
3) O solenóide só funciona quando é dado contato de chave?

VALEU!!!!!

Editado por cassiomtsd, 01 março 2007 - 12:21 .

Sabongi

Sabongi

membro

• Membro
  • Cadastrado: 10/10/2003

cassiomtsd, em Feb 22 2007, 02:40 PM, disse:

Ola amigos.

Diversas vezes eu li que o pessoal recomenda o uso de diodo ou solenóide pra evitar que as baterias fiquem trocando a carga, o que diminui a vida util dela.

Bom, o diodo eu sei como funciona.

1) Queria saber como funciona o solenóide no som?
2) Qualquer solenóide serve pra este serviço?
3) O solenóide só funciona quando é dado contato de chave?

VALEU!!!!!
O que você quer dizer com trocar a carga?

Parcianello

Parcianello

novato

• Membro
  • Cadastrado: 16/12/2006
[/QUOTE]
O que você quer dizer com trocar a carga?[/QUOTE]

Quiz dizer baterias que ficam conectadas uma a outra

Trocando carga é como se pegasse 2 baterias colocasse 2 fios, um positivo e outro negativo nos respectivos bornes de cada uma..

LongBoarder

LongBoarder

LongBoarder!Um kra de qualidade...

• Membro
  • Cadastrado: 15/09/2003
da pra usar um relé.. e o diodo..

acho que vc ta se referindo a relé.. e nao solenoide.. solenoide é pra outros fins

pode usar um 4 pinos..
com pisitivo contante
um terra.. um acionamento feito num positivo 15 que so liga apos ter ligado a igniçao e outro fio pro sinal

assim vc tara "separando" as baterias

qdo o carro estiver desligado funcionara so uma.. e com o carro ligado elas se conectam e carrega todas...

uma dica eh pegar relé com amperagem alta e com os pinos mais grosso e de cobre.. pra melhorar a conduçao d energia

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

Depto. Engenharia Soundigital

• Membro
  • Cadastrado: 14/01/2007

LongBoarder, em Feb 24 2007, 02:44 PM, disse:

da pra usar um relé.. e o diodo..

acho que vc ta se referindo a relé.. e nao solenoide.. solenoide é pra outros fins

pode usar um 4 pinos..
com pisitivo contante
um terra.. um acionamento feito num positivo 15 que so liga apos ter ligado a igniçao e outro fio pro sinal

assim vc tara "separando" as baterias

qdo o carro estiver desligado funcionara so uma.. e com o carro ligado elas se conectam e carrega todas...

uma dica eh pegar relé com amperagem alta e com os pinos mais grosso e de cobre.. pra melhorar a conduçao d energia
Poderia usar esses relés grandes que se usa pra colocar as lampadas eagle eyes de 100 w igual esse aqui. se o consumo for alto, pode colocar 2.

http://produto.merca...LB-48160607-_JM

para instalar, basta juntar os comandos.a ignição tu liga nesse comando unico dae.e também juntas as saidas do rele.dae o terminal bat tu liga na bateria e o cabo que via pra outra bateria liga na saida do relé.

cassiomtsd

cassiomtsd

novato

• Membro
  • Cadastrado: 08/05/2006
Desculpe, não entendi direito...

O rele tem as seguintes saidas:
2 saidas C, 1 saida bateria e 2 saidas Faróis

---------- c ----- c
(bateria) b
---------- x ----- x (faróis)

Como vc recomenda a ligação?
Será que suporta passar a "energia" de bat. a outra, de um cabo de 30mm? Quantos relês são necessários?
VALEU!

Editado por cassiomtsd, 26 fevereiro 2007 - 18:46 .

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

• Membro

cassiomtsd, em Feb 26 2007, 06:43 PM, disse:

---------- c ----- c
(bateria) b

Será que suporta passar a "energia" de bat. a outra, de um cabo de 30mm? Quantos relês são necessários?
VALEU!
Olha cara, Esse relés normalmente suportam um 15A em cada relé interno.Ou seja, cada relézão desses teria uns 30A max.As saidas C tu junta elas, e liga na ignição.Essews terminais são o comando(bobina do relé). A saida Bat é o comum dos relés, e tu liga na bateria. , Já as saida farois, são comutadas com o terminal bat atraves do comando.Deve juntar essas saidas, e ligar à outra bateria.USando 2 relés desses, poderia ter no max 60A.Como a fun~ção será juntar  a bateria auxiliar, à outra, para que quando o carro estiver ligado, o alternador passe a carregar a bateria auxiliar, creio que esses 60A são suficientes.Poderi inicialmente efetuar testes com apenas um relé.Ele já possui fusiveis faca incorporados, e se algo sair errado, eles portegerão.^
Não conheço nenhum outro relé mais parrudo que poderia ser usado, só esses mesmo.

Carlos Kbsom

Carlos Kbsom

• Membro

Carlos Kbsom, em Feb 26 2007, 11:31 PM, disse:

cassiomtsd, em Feb 26 2007, 06:43 PM, disse:

---------- c ----- c
(bateria) b

VALEU!
Olha cara, Esse relés normalmente suportam um 15A em cada relé interno.Ou seja, cada relézão desses teria uns 30A max.As saidas C tu junta elas, e liga na ignição.Essews terminais são o comando(bobina do relé). A saida Bat é o comum dos relés, e tu liga na bateria. , Já as saida farois, são comutadas com o terminal bat atraves do comando.Deve juntar essas saidas, e ligar à outra bateria.USando 2 relés desses, poderia ter no max 60A.Como a fun~ção será juntar  a bateria auxiliar, à outra, para que quando o carro estiver ligado, o alternador passe a carregar a bateria auxiliar, creio que esses 60A são suficientes.Poderi inicialmente efetuar testes com apenas um relé.Ele já possui fusiveis faca incorporados, e se algo sair errado, eles portegerão.^
Não conheço nenhum outro relé mais parrudo que poderia ser usado, só esses mesmo.
ahh
achei esse aqui no mercadolivre.
Diz o vendedor que ele suporta 40A totais,e é mais barato

http://produto.merca...-e-garantia-_JM

LongBoarder

LongBoarder

LongBoarder!Um kra de qualidade...

• Membro
  • Cadastrado: 15/09/2003
ja cometaram sobre os rele de kombi a diesel..
rele de farol...

eu n conheço n sie qto suportam..
mas ja vi rele de 70A
nao eh em todo lugar que tem pra vende... mas da pra por