Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spyck

Diferença Entre Os Woofers De 4 Ohms E 8 Ohms

Recommended Posts

Olá !!!

 

 

Galera, um amigo meu comprou dois Oversound 15/800 8Ohms Bobina simples e dois drivers d405.

 

Ele levou, ontem, para o instalador e o mesmo, quando viu o equipamento, disse que era necessário utilizar um capacitor para os drivers e que não tinha no mercado um amplificador que fosse capaz de gerar 4Ohms em mono para ligar os falantes de 15 (Ligar os woofers de 8 Ohms em paralelo )

 

 

Ele disse, também, que o falante de 4 Ohms é bem melhor que o falante de 8Ohms, porque o falante de 4Ohms gera mais "pancada" do que o falante de 8Ohms.

 

Na explicação dele, o falante de 8Ohms gera voz e pancada, mas é uma pancada mais fraca do que o falante de 4Ohms.

 

 

O que vocês acham da explicação dele ?

Ele está correto ???

 

 

falou !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá !!!

 

 

Galera, um amigo meu comprou dois Oversound 15/800 8Ohms Bobina simples e dois drivers d405.

 

Ele levou, ontem, para o instalador e o mesmo, quando viu o equipamento, disse que era necessário utilizar um capacitor para os drivers e que não tinha no mercado um amplificador que fosse capaz de gerar 4Ohms em mono para ligar os falantes de 15 (Ligar os woofers de 8 Ohms em paralelo )

 

 

Ele disse, também, que o falante de 4 Ohms é bem melhor que o falante de 8Ohms, porque o falante de 4Ohms gera mais "pancada" do que o falante de 8Ohms.

 

Na explicação dele, o falante de 8Ohms gera voz e pancada, mas é uma pancada mais fraca do que o falante de 4Ohms.

 

 

O que vocês acham da explicação dele ?

Ele está correto ???

 

 

falou !!

Eu acho que ele falou uma grande mer**, perdão pela palavra, realmente dificilmente vc vai encontrar um amplificador "automitivo" que seja feito especificamente para 8 ohms, mas geralmente você usa dois falantes de 8 ohms resultando em 4 ohms, pra isso vc tem apmplis de sobra e , pessoalmente, no geral prefiro o timbre dos falantes de 8 ohms, num sei pq acontece, mas prefiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo amor de Deus!!!Nao escuta esse cara...é só questao da impedancia casar com o amp,nao tem nada de 8 Ohms dar mais voz e tbm nao existe over de bobina dupla!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá !!!

 

 

Galera, um amigo meu comprou dois Oversound 15/800 8Ohms Bobina simples e dois drivers d405.

 

Ele levou, ontem, para o instalador e o mesmo, quando viu o equipamento, disse que era necessário utilizar um capacitor para os drivers e que não tinha no mercado um amplificador que fosse capaz de gerar 4Ohms em mono para ligar os falantes de 15 (Ligar os woofers de 8 Ohms em paralelo )

 

 

Ele disse, também, que o falante de 4 Ohms é bem melhor que o falante de 8Ohms, porque o falante de 4Ohms gera mais "pancada" do que o falante de 8Ohms.

 

Na explicação dele, o falante de 8Ohms gera voz e pancada, mas é uma pancada mais fraca do que o falante de 4Ohms.

 

 

O que vocês acham da explicação dele ?

Ele está correto ???

 

 

falou !!

Isso´sim é um verdadeiro "ESNTALADOR"

 

[o_]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

8 Ohms e 4 Ohms... tudo a mesma coisa!! Só muda as configurações possíveis na instalação amigo!!

 

Cada vez mais temos q abrir os olhos com estes instaladores...!! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jrudeness , não muda só a impedância não , desculpa , muda mais alguns parametros sim ...

 

 

Mais essa coisa de Impedância é pra vc casar melhor o falante com seu amplificador ... basicamente é isso !

 

 

Agora , que um falante de 8 ohms trabalha legal isso é fato ... ainda vou encontrar alguém que me explique melhor isso !

 

queria muito saber !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma de "estalador" :vts

 

 

Mas numa coisa ele ta certo pois não temos tantas opções de amplificadores que forneçam mais de 1600 Watts RMS em 4 Ohms pra poder alimentar direito dois desses Over.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jrudeness , não muda só a impedância não , desculpa , muda mais alguns parametros sim ...

 

 

Mais essa coisa de Impedância é pra vc casar melhor o falante com seu amplificador ... basicamente é isso !

 

 

Agora , que um falante de 8 ohms trabalha legal isso é fato ... ainda vou encontrar alguém que me explique melhor isso !

 

queria muito saber !

Pra mim o que mais muda é a impedância e as configurações de ligação amigo, quais outros itens vc diria que muda?? rendimento, qualidade.... não entendi...

 

O que pode mudar é que geralmente os falantes profissionais são de 8Ohms e feitos para ter um excelente rendimento em caixas construídas num padrão diferente das caixas construídas para falantes automotivos....

Este é um fator primordial para os falantes profissionais terem quase sempre um rendimento muito mais superior ao dos falantes de linha automotiva.....

 

Quase não vemos falantes de linha automotiva de 8ohms... geralmente são os profissionais....

 

Mas se existe alguma diferença visível eu gostaria também de entender melhor...

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pégue um falante ... , qualquer um ... que tenha a mesma linha com outra impedância e compare o T&S deles ... e veja se não muda alguns paramentros ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jrudeness , não muda só a impedância não , desculpa , muda mais alguns parametros sim ...

 

 

Mais essa coisa de Impedância é pra vc casar melhor o falante com seu amplificador ... basicamente é isso !

 

 

Agora , que um falante de 8 ohms trabalha legal isso é fato ... ainda vou encontrar alguém que me explique melhor isso !

 

queria muito saber !

Ta vendo Guto, acho a mesma coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como usuario e na minha humilde experiência, não a diferenças perceptiveis entre falantes de 4 ou 8 ohms. Na linha profissional utiliza-se falantes de 8 ohms pq se utilizam de amplificdores muito potentes onde podem ser ligados 4 falantes de 8 ohms, as vezes ate + por canal. No caso automotivo, com pequenas potencias (Se bem q ta mudando essa historia) precisamos baixar a impedância dos falantes para casar melhor com nossos amplificadores. q na sua maioria são em 2 ohms minimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como usuario e na minha humilde experiência, não a diferenças perceptiveis entre falantes de 4 ou 8 ohms. Na linha profissional utiliza-se falantes de 8 ohms pq se utilizam de amplificdores muito potentes onde podem ser ligados 4 falantes de 8 ohms, as vezes ate + por canal. No caso automotivo, com pequenas potencias (Se bem q ta mudando essa historia) precisamos baixar a impedância dos falantes para casar melhor com nossos amplificadores. q na sua maioria são em 2 ohms minimo.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei não !

 

 

na teoria eu sei que é isso faz teeeeeeeeeempo ...

 

 

mais na prática é diferente ...

 

 

MISTÉÉÉÉÉÉRIO !

 

 

 

Muda sensibilidade tb de vez em quando ...

 

 

por usar mais massa no conjunto ! (esse é um dos fatores)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um ex. Baum que acabei me esquecendo de citar ...

 

 

 

BOMBER UPGRADE com impedâncias diferentes ...

É o MESMO falante , mais tem mudanças beeeeem consideraveis (de parametros T&S) ... Tanto é que o melhor UPGRADE na minha opnião é o BS 4 Ohms !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sei não !

 

 

na teoria eu sei que é isso faz teeeeeeeeeempo ...

 

 

mais na prática é diferente ...

 

 

MISTÉÉÉÉÉÉRIO !

 

 

 

Muda sensibilidade tb de vez em quando ...

 

 

por usar mais massa no conjunto ! (esse é um dos fatores)

Guto...

São "iguais" os de 8 e 4ohms, o que muda nos parâmetros é que os de 8ohms vc agrega mais peso ao conjunto móvel em função da bobina ter mais fio.

O que muito "Estaladores" acreditam que os que 4ohms são melhores é pq ele exigem mais do amp, consequentemente o amp toca mais e faz-se acreditar que tocar melhor... ilusão de instalações feita de qualquer modo.

Teoricamente os falantes de 8ohms suportariam mais por ter um Re mais alto, mas as bobinas de 4ohms são projetadas pra suportarem da mesma forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guto...

São "iguais" os de 8 e 4ohms, o que muda nos parâmetros é que os de 8ohms vc agrega mais peso ao conjunto móvel em função da bobina ter mais fio.

Veja bem Renan, se mudamos a massa do conjunto móvel, então mudamos muita coisa concorda?

Existem duas formas do fabricante ter um mesmo modelo de falante com 4 e 8 ohms. Uma delas é como vc falou ai, agregando mais fio na bobina, consequentemente aumentando sua Re. Outra forma é fazendo bobinas de 8 ohms com fio mais fino e bobinas de 4 ohms com fio mais grosso.

Se alteramos apenas a quantidade de fio no enrolamento e mantemos a bitola, o de 8 ohms teoricamente suportaria mais potencia devido a menor corrente circulando na bobina, porem o de 4 ohms como ficaria com a bobina mais leve, teria maior sensibilidade.

 

O que muito "Estaladores" acreditam que os que 4ohms são melhores é pq ele exigem mais do amp, consequentemente o amp toca mais e faz-se acreditar que tocar melhor... ilusão de instalações feita de qualquer modo.

 

Concordo, acho que não existe nada mais do que um "mito" nessa historia de 4 ou 8 ohms tocar mais ou menos, um que outro.

Se olharmos pelo lado dos parametros, se mantermos todos os parametros iguais, o falante de menor Re será o melhor!

O problema é quando a Re diminui, os outro parametros tbm mudam.

 

Teoricamente os falantes de 8ohms suportariam mais por ter um Re mais alto, mas as bobinas de 4ohms são projetadas pra suportarem da mesma forma.

Teoricamente suportariam mais potencia, se o falante de 4 ohms tiver o fio de mesma bitola na bobina, se não, a potencia será diferente.

Isso só falando em bobina, sem citar outros fatores......

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu axo também que existem mtos falantes profissionais de 8ohms no mercado feitos em caixas especificas pra som profissional.... aquelas ("num lembro o nome") que os falantes ficam no "fundo da madeira"....

 

E o pessoal acaba vendo em trios, festas.... e acabam dizendo que os falantes de 8ohms linha profissional tocam mais que os de 4 para automotiva...

 

Os eros por exemplo de 8ohms e de 4ohms... praticamente tocam a mesma coisa..... mas se vc colocar em um carro numa caixa convencional.... vai tocar menos do que colocar em um sistema profissional.....

 

concordam??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá !!!

 

 

Galera, um amigo meu comprou dois Oversound 15/800 8Ohms Bobina simples e dois drivers d405.

 

Ele levou, ontem,  para o instalador e o mesmo, quando viu o equipamento, disse que era necessário utilizar um capacitor para os drivers e que não tinha no mercado um amplificador que fosse capaz de gerar 4Ohms em mono para ligar os falantes de 15 (Ligar os woofers de 8 Ohms em paralelo )

 

 

Ele disse, também, que o falante de 4 Ohms é bem melhor que o falante de 8Ohms, porque o falante de 4Ohms gera mais "pancada" do que o falante de 8Ohms.

 

Na explicação dele, o falante de 8Ohms gera voz e pancada, mas é uma pancada mais fraca do que o falante de 4Ohms.

 

 

O que vocês acham da explicação dele ?

Ele está correto ???

 

 

falou !!

Numa boa, teu instalador está completamente por fora, mude-o o mais rápido possível, a diferença entre 4 Ohms e 8 Ohms é a resistência imposta pela bobina, o ideal é que o falante tenha a mesma impedância do amplificador, não é aconselhável que o falante trabalhe com uma impedância menor do que a do amplificador pois o falante trabalhara forçado, já se acontecer o contrário, o falante de 8 Ohms e o amplificador de 4 Ohms o que acontecerá é que o falante receberá +- 50% da potência do amplificador pq a sua impedância é maior do que a do amplificador.

Quanto ao falante de 4 Ohms tocar mais médio do que o de 8 Ohms , não tem na haver, um falante de 4 Ohms pode tocar a mesma faixa de frequência que um de 8 Ohms.

"Cuidado" para não usar uma impedância abaixo da suportada pelo amplificador, ex: o mínimo suportado em bridge por um Punch200 da Fosgate é 4 Ohms, vc não pode colocar um falante de 2 Ohms pq fará seu amplificador aquecer demais até a sua queima.

Portanto tente casar a frequência do falante com a do amplificador, espero ter ajudado, abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Bem ... ...

 

Realmente "em condiçoes iguais de potência fornecida" ou seja,

*01 woofer de 100 W-rms 4 ohms recebendo os mesmos 100 W-rms à 4 ohms

 

OU

 

*01 woffer de 100 WRMS 8 ohms recebendo os mesmos 100 WRMS à 8 ohms

 

Fornecerá o mesmo "volume" de som !!!!

 

Porem, com relação aos "paramentros", "durabilidade" (uma antiga duvida que tento saber) , Sensibilidade, etc.

 

esses termos estarão inevitavelmente (em meu entender) ligados AS CARACTERISTICAS FISICAS DE CADA BOBINA que é produzida diferentemente POR CADA FABRICANTE !

 

 

**** A snake por exemplo fornece os mesmos paramentros (no site) para Woofers que mundam apenas de impendancia !!!

 

Já com outras marcas isso não acontece !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q só escutando mesmo pra saber.. pq os parametros mudam em alguns casos sim..

 

minha duvida é 12pw3 8ohms x 12pw3 4r (4 ohms)

 

deve ter alguma diferença no "som" sim.. mas nao entendo aqueles "numerozinhos" q a selenium informa..huahauhusa pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao quero resucitar, mas ja resucitando o topico.

 

To na duvida entre:

 

SD 2500 4 ohms + 02 Oversound Sub 18-800 8 ohms

 

SD 2500 2 ohms + 02 Oversound Sub 18-800 4 ohms

 

Acreditando que os de 8 ohms sejam melhores :unsure: Ta errado isso?

 

Nem o Timbre muda ?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...