Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wendell_rm

Nova Lei Do Denatran Sobre Som Automotivo

Recommended Posts

pessoal vi hoje no jornal local sobre isso:

 

Link no DENATRAN

 

Resolução em PDF

 

 

"publicado em 10 de novembro de 2006

 

 

 

 

 

MINISTÉRIO DAS CIDADES

 

Departamento Nacional de Trânsito

 

Assessoria de Imprensa do Denatran

 

 

 

 

 

Contran regulamenta o uso de som nos veículos

 

 

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou Resolução que regulamenta o volume e a freqüência dos sons produzidos por equipamentos utilizados em veículos e estabelece a metodologia que deverá ser adotada pelos agentes e autoridades de trânsito na medição. Segundo a Resolução 204, a utilização de equipamento que produza som só será permitida, nas vias públicas, quando o nível de pressão sonora não for superior a quantidade de decibéis, definidas pelo Contran (tabela abaixo).

 

 

 

A Resolução do Contran regulamenta o Artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que define como grave o uso de som em desacordo com as normas do Contran. Sendo assim, para efeitos de fiscalização o agente de trânsito efetuará a medição da freqüência do som por meio do decibelímetro. No auto de infração deverá constar o nível de pressão sonora medido pelo instrumento, o considerado para efeito da aplicação de penalidade, além do nível permitido, todos expressos em decibéis – dB (A).

 

 

 

Não estão inclusos nessa Resolução os ruídos produzidos por buzinas, sinalizadores de marcha-ré, sirenes, motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo, veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam portando autorização emitida pelo órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público (somente nos locais de competições ou de apresentação permitido pelas autoridades competentes).

 

 

 

Essa Resolução entra em vigor na data de sua publicação (10/11/2006). Quem descumprir as normas previstas estará cometendo infração grave, estando sujeito às penalidades previstas no artigo 228, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

 

 

 

 

 

 

 

Nível de Pressão Sonora Máximo dB(A)

Distância de medição

 

DB (m)

 

104 0,5

 

98 1,0

 

92 2,0

 

86 3,5

 

80 7,0

 

77 10,0

 

74 14,0

 

 

 

 

Acesse a Resolução - http://www.denatran.gov.br/download/Resolu...lucao204_06.pdf

 

 

 

Assessoria de Imprensa – Denatran

 

TEL. (61) 3429-3349

 

imprensa.denatran@mj.gov.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vixi

tem que ficar atento agora

viu bliz baxa o som

problema é se vc estiver num bar tocando e os caras vierem querere multar....

 

mas sempre que estou dirigindo e vejo pilicia/bombeiro/ambulancia eu abaixo o som, pois talvez seja necessario abrir caminho para eles passarem e pra mim o som alto prejudica a atenção/dirigibilidade.

 

o que vai ter de agente medindo o som n aboca de um driver........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
... e a retenção do veículo para regularização.

Essa parte vai dar dor de cabeça. No momento que o cidadão desligar ou abaixar o som ele já estará regularizado, mas não vale para os coxas os quais não consta nome do pai no documento de identidade. No minímo vão querer apreender o som ou guinchar o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa po*** de país nao se pode fazer nada mesmo!!!!

uuuuuuuuuu saco!!

:banghead

:angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que mais atentei é:

 

artigo 228, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

 

que Deus nos livre e nos guarde!!

 

mas apareceeu uma duvida muito importante:

 

seguindo esse artigo, acabaria com essas multas exorbitantes(algumas chegam a mais de 80.000 pilas)que estão aplicando em todo o Brasil??

 

por favor os mais entendidos das leis nos ajudem :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim... eu axo q essa lei nao muda muita coisa nao ne? pq aki na minha cidade quem liga o som em alguns locais é multado a seculos... =/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nessa po*** de país nao se pode fazer nada mesmo!!!!

uuuuuuuuuu saco!!

:banghead

:angry:

Eu sou a favor de tudo se não incomodar a vida alheia. Imagina uma bela madrugada de segunda pra terça, onde vc precisa acordar as 6 da manhã e um fdp para o carro perto da sua casa as 3h e liga o som. Vc ficaria feliz? Então...

 

Por causa da falta de senso de alguns todos nós pagamos. Isso vale pra tudo, desde rebaixar carro até alterar as lâmpadas dos faróis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que mais atentei é:

 

 

 

que Deus nos livre e nos guarde!!

 

mas apareceeu uma duvida muito importante:

 

seguindo esse artigo, acabaria com essas multas exorbitantes(algumas chegam a mais de 80.000 pilas)que estão aplicando em todo o Brasil??

 

por favor os mais entendidos das leis nos ajudem :(

Se a norma já estabelece o valor da multa, a autoridade policial não poderá arbitrar uma multa maior que isso.

 

OBS.: Nunca vi essas multas de 80.000, a não ser trio elétrico de micareta fora dos padrões, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... não sei se a lei que trata de poluição sonora terá sua eficácia anulada por causa de uma resolução... provavelmente, poderá se usar a resolução do Contran em uma eventual penalização por parte de alguma agente florestal (que era o que mais incomodava a galera). Pode haver alguma portaria nos órgãos de vigilância florestais para evitar a multa em veículos, já que haveria conflito com essa resolução.

 

De todo modo, dificilmente haverá a distribuição de decibelímetros pra todas as autoridades de trânsito. É igual mer** de índio: a gente sabe que existe, mas nunca viu (pelo menos não nas mãos do puliça)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nessa po*** de país nao se pode fazer nada mesmo!!!!

uuuuuuuuuu saco!!

:banghead

:angry:

Eu sou a favor de tudo se não incomodar a vida alheia. Imagina uma bela madrugada de segunda pra terça, onde vc precisa acordar as 6 da manhã e um fdp para o carro perto da sua casa as 3h e liga o som. Vc ficaria feliz? Então...

 

Por causa da falta de senso de alguns todos nós pagamos. Isso vale pra tudo, desde rebaixar carro até alterar as lâmpadas dos faróis.

já passei por isso

na cidade q eu morava minha casa ficava de frente a uma praça

 

um belo dia um fdp num fusca com 4 6x9 +2 st em cada porta para em frente minha casa abre as portas e liga o som no ultimo, isso era 2h da manhã de uma quarta feira....

 

infelizmente os prudentes pagam pelos imprudentes...

 

outro exemplo

 

aqui em Brasília é cheio de equipamentos (radar) para controlar a velocidade

se você se distrai... chega uma fotinha do seu carro com a multa pra você pagar... mesmo que você só ande dentro dos limites estabelecidos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nessa po*** de país nao se pode fazer nada mesmo!!!!

uuuuuuuuuu saco!!

:banghead

:angry:

Eu sou a favor de tudo se não incomodar a vida alheia. Imagina uma bela madrugada de segunda pra terça, onde vc precisa acordar as 6 da manhã e um fdp para o carro perto da sua casa as 3h e liga o som. Vc ficaria feliz? Então...

 

Por causa da falta de senso de alguns todos nós pagamos. Isso vale pra tudo, desde rebaixar carro até alterar as lâmpadas dos faróis.

já passei por isso

na cidade q eu morava minha casa ficava de frente a uma praça

 

um belo dia um fdp num fusca com 4 6x9 +2 st em cada porta para em frente minha casa abre as portas e liga o som no ultimo, isso era 2h da manhã de uma quarta feira....

 

infelizmente os prudentes pagam pelos imprudentes...

 

outro exemplo

 

aqui em Brasília é cheio de equipamentos (radar) para controlar a velocidade

se você se distrai... chega uma fotinha do seu carro com a multa pra você pagar... mesmo que você só ande dentro dos limites estabelecidos...

As multas por radar, dentro dos limites do município foram suspensas, porque segundo resolução do próprio contran, é necessário, dentro do município, realizar a abordagem, se vc tem multas por radar, dentro do município, poderá recorrer e certamente ganhar, se você pagou alguma multa você entra na justiça para obter o ressarcimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom... não sei se a lei que trata de poluição sonora terá sua eficácia anulada por causa de uma resolução... provavelmente, poderá se usar a resolução do Contran em uma eventual penalização por parte de alguma agente florestal (que era o que mais incomodava a galera). Pode haver alguma portaria nos órgãos de vigilância florestais para evitar a multa em veículos, já que haveria conflito com essa resolução.

 

De todo modo, dificilmente haverá a distribuição de decibelímetros pra todas as autoridades de trânsito. É igual mer** de índio: a gente sabe que existe, mas nunca viu (pelo menos não nas mãos do puliça)...

Nesse caso, a lei especial prevalece sobre a lei genérica, ou seja, se há uma norma que trata de uma situação específica, uma norma anterior, que era aplicada de forma subsidiária não mais prevalecerá.

 

Mas como você disse, esse aparelhinho será muito raro, então na verdade acredito que melhorará para quem tem sonzão.

[¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As multas por radar, dentro dos limites do município foram suspensas, porque segundo resolução do próprio contran, é necessário, dentro do município, realizar a abordagem, se vc tem multas por radar, dentro do município, poderá recorrer e certamente ganhar, se você pagou alguma multa você entra na justiça para obter o ressarcimento.

opa dessa eu não sabia

 

nunca tomei uma multa, mas ja passei perto de tomar nesses radares

aqui ando = tiozinho 60km/h e 5 marcha.

 

muitos colegas ja levaram multa, vo falar pra eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz o problema é levar o carro...agora se o cara se afastar mais de 2 metros mt gente se arma ,so o barulho do ambiente isso e aquilo vão intererferir!Primeiro ele tem que medir o barulho do ambiente e descontar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaz o problema é levar o carro...agora se o cara se afastar mais de 2 metros mt gente se arma ,so o barulho do ambiente isso e aquilo vão intererferir!Primeiro ele tem que medir o barulho do ambiente e descontar...

Já imaginei a cena: O coxa aparecendo com o aparelho e gritando "O pessoal, poderiam fazer silêncio? Estou tentando autuar este carro!" o-o-

 

Na brincadeira saiu uma bela maneira de recorrer da multa depois. Pode alegar que o ruído ambiente interferiu na medição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito, assim da a multa que esses corneteiros FDP que andam com o porta malas aberto merecem. Odeio esses caras que colocam 1000 cornetas no carro e falam que tem som. Pq nao compra um trio eletrico de verdade entao?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

baum se eles medirem com um decibilimetro da MTM o povo tá fudido ... qualquer par de 6x9 ligado num toca fita véio .. vai marcar 140dbs :vts rsrsrsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os decibelimetros existentes no mercado geralmente medem na faixa de 120-1khz +-1,5db os mais simples e os melhores de 30hz-8khz

 

vamos todo mundo usar e2k e tocar abaixo de 30hz! =P

ta certo q nao vamos ouvir nada.. mas pelo menos vamos sentir e ver o carro tremer!

hauhauahuahuha

 

Ou seja, no geral os corneteiros estão salvos hauhauhaa

 

Tá certo que os Detrans e orgãos fiscalizadores não possuem os decibelímetros pra aferirem, mas com o que ganharão com multas principalmente nos "points" dá para comprar 10x mais decibelímetros... pensem nisso

 

E essa quantidade de decibéis aí, sei não, o Voyage que eu tinha fazia mais barulho só com o escape redimensionado hauhauhauhauah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nas cidades grande a pulicia ate podem ter decebilimetro, mas duvido que tenha em cidades pequenas, ate onde eu sei essa multa por som alto sempre existiu,

 

axo que apenas baixou o valor da multa,

eles ate multam sem decebilimetro, mas é só recorrer, coisa triste muitos brigadas nao tem nenhuma humildade, se sentem os federais, DÁ ONDE, kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os decibelimetros existentes no mercado geralmente medem na faixa de 120-1khz +-1,5db os mais simples e os melhores de 30hz-8khz

 

vamos todo mundo usar e2k e tocar abaixo de 30hz! =P

ta certo q nao vamos ouvir nada.. mas pelo menos vamos sentir e ver o carro tremer!

hauhauahuahuha

 

Ou seja, no geral os corneteiros estão salvos hauhauhaa

 

Tá certo que os Detrans e orgãos fiscalizadores não possuem os decibelímetros pra aferirem, mas com o que ganharão com multas principalmente nos "points" dá para comprar 10x mais decibelímetros... pensem nisso

 

E essa quantidade de decibéis aí, sei não, o Voyage que eu tinha fazia mais barulho só com o escape redimensionado hauhauhauhauah

Nao sei se isso vai pra frente, nesse país varias leis constam apenas no papel. É quem nem a lei que nao vai poder ter publicidade nos predios ,carros etc. de SP. Quero só ver isso dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os decibelimetros existentes no mercado geralmente medem na faixa de 120-1khz +-1,5db os mais simples e os melhores de 30hz-8khz

 

vamos todo mundo usar e2k e tocar abaixo de 30hz! =P

ta certo q nao vamos ouvir nada.. mas pelo menos vamos sentir e ver o carro tremer!

hauhauahuahuha

 

Ou seja, no geral os corneteiros estão salvos hauhauhaa

 

Tá certo que os Detrans e orgãos fiscalizadores não possuem os decibelímetros pra aferirem, mas com o que ganharão com multas principalmente nos "points" dá para comprar 10x mais decibelímetros... pensem nisso

 

E essa quantidade de decibéis aí, sei não, o Voyage que eu tinha fazia mais barulho só com o escape redimensionado hauhauhauhauah

Nao sei se isso vai pra frente, nesse país varias leis constam apenas no papel. É quem nem a lei que nao vai poder ter publicidade nos predios ,carros etc. de SP. Quero só ver isso dar certo.

a lei já saiu, só basta os brigadas terem o decebilimetro, e pronto é só multar, nao foi sempre assim??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
os decibelimetros existentes no mercado geralmente medem na faixa de 120-1khz +-1,5db os mais simples e os melhores de 30hz-8khz

 

vamos todo mundo usar e2k e tocar abaixo de 30hz! =P

ta certo q nao vamos ouvir nada.. mas pelo menos vamos sentir e ver o carro tremer!

hauhauahuahuha

 

Ou seja, no geral os corneteiros estão salvos hauhauhaa

 

Tá certo que os Detrans e orgãos fiscalizadores não possuem os decibelímetros pra aferirem, mas com o que ganharão com multas principalmente nos "points" dá para comprar 10x mais decibelímetros... pensem nisso

 

E essa quantidade de decibéis aí, sei não, o Voyage que eu tinha fazia mais barulho só com o escape redimensionado hauhauhauhauah

Nao sei se isso vai pra frente, nesse país varias leis constam apenas no papel. É quem nem a lei que nao vai poder ter publicidade nos predios ,carros etc. de SP. Quero só ver isso dar certo.

Aqui as leis são uma droga mesmo, mas se gerarem arrecadação funcionam <_<

 

Ainda bem que meu carro não dá tudo isso de db hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui em criciuma-sc que não é uma cidade muitooo grande tem um fiscal com um decibelimetro,, ta dando multa pra todo mundo... ele xega na frente do carro,mede e ja vem o guincho,,se tu não ta perto do carro se fode legal.

mais eu achei uma barbaridade,,ele diz que o maximo é 60DB dai eu tava de papo com ele,,,ele medio o ambiente sem nenhum som ligado(no posto) ja tava dando 71db

eu ja imprimi as leis e vo dexa comigo,se ele ratia eu vo mostra pra ele,,

mais esse fiscal aqui de criciuma,,é maior caga pau,xego um maluco lah com um fusion e som na soca,,ele nem falo nada..o bixo só rateia nos carro mais baratinho pq ele sabe que o cara não é tão "importante" quanto esses play boy =(

 

minha cidade rola esse tipo de coisa em tudo,,por isso que o pais não vai pra frente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...