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Duvida Sobre Como Tirar A Massa

9 respostas neste tópico

#1
gisangueazul

gisangueazul

    Agora a porca torce o rabo

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Bom pessoal... estou com um pequeno grande problema:
adquiri uma veraneio 1980 e estou restaurando ela, digo tentando.
pois bem, o antigo dono estava realizando a restauracao, mas no entanto por problemas financeiros a deixou num canto. Apos guincha-la até a minha garagem iniciei os trabalhos removendo (tentando) as massas aplicadas no carro. Para minha surpresa o carro nao tem ferrugem. Nao terminei todo esse trabalho de retirada da massa para deixa-la no ferro para comecar a preparacao.
ela esta toda desmontada.
vamos aos questionamentos:
1) existe algum produto para remover a massa? pois me disseram para utilizar o removedor Wanda, mas o trabalho é muito demorado e ineficiente, por que so tira camadas leves de massa tendo que ser reaplicados diversas vezes.
2) apos a remocao e deixar a peca na lata o que eu faco para proteger da ferrugem?
3) se eu descobrir ferrugem o que eu faco?
eu irei adquirir a linha hobby de pintura automotiva, com  compressor de ar e tudo para realizar a pintura.
gostaria se possivel de que fosse bem detalhado a explicacao, pois muita gente já me disse de tudo, mas as barbadas nao foram passadas. :angry:
muito obrigado  ;)

Editado por gisangueazul, 12 abril 2006 - 00:05 .


#2
Kleberlpa

Kleberlpa

    Quenga réia sem dignidade

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Massa? Melhor usar uma lixadeira circular... aí vc dá a real função da massa, que é alisar as imperfeições. Depois disto, já mete o primer na peça logo.


#3
gisangueazul

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    Agora a porca torce o rabo

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Kleberlpa, em Apr 12 2006, 12:28 AM, disse:

Massa? Melhor usar uma lixadeira circular... aí vc dá a real função da massa, que é alisar as imperfeições. Depois disto, já mete o primer na peça logo.
entao eu uso a lixadeira para tirar a massa e depois eu já posso iniciar preparando a pintura?
eu compre um "zarcao" da marca wanda, pois me disseram que é melhor pois ele alem de proteger já serve de fundo e ai é so pintar... isso procede?
abraco


#4
lopescar

lopescar

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Tem uns removedor que vc deixa agir por alguns minutos e depois vai raspando com uma espatula, o produto arranca tudo que ta na lata menos a ferrugem... só que tem de tomar cuidado com ele pra não pegar na pele.  Mas é mais negocio usar a lixadeira, no meu foi assim.

Depois que tiver "na lata" tem gente que usa algum produto p\ tirar a gordura presente e depois tem que ver se não há ondulações\defeitos na lata, caso tiver deve aplicar massa poliester e ir lixando, deixando o minimo possivel de massa, feito isso começa a preparação p\ pintura, primer, massa rapida p\ tirar possiveis defeitinhos e tinta.


#5
gisangueazul

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lopescar, em Apr 16 2006, 04:39 PM, disse:

Tem uns removedor que vc deixa agir por alguns minutos e depois vai raspando com uma espatula, o produto arranca tudo que ta na lata menos a ferrugem... só que tem de tomar cuidado com ele pra não pegar na pele.  Mas é mais negocio usar a lixadeira, no meu foi assim.

Depois que tiver "na lata" tem gente que usa algum produto p\ tirar a gordura presente e depois tem que ver se não há ondulações\defeitos na lata, caso tiver deve aplicar massa poliester e ir lixando, deixando o minimo possivel de massa, feito isso começa a preparação p\ pintura, primer, massa rapida p\ tirar possiveis defeitinhos e tinta.
pois eh já me disseram, é um tal de removedor pastoso. eu comprei o da marca Wanda, mas o mais eficiente mesmo é a lixa. pois nao funciona muito esse produto.

quanto ao restante do procedimento eu mais ou menos sei: tem que passar desengraxante, lavar, secar, lixar passar o primer, fundo e depoispintura certo?
abraco


#6
everton

everton

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No forum Amigos do opala li alguma coisa sobre esse removedor tb , tem gente que usa soprador termico e diz que da certo tb.

Semana passada tava assistindo um programa americano sobre restauração de tratores e os caras tiravam a tinta velha com soda caustica aquecida, eles justificaram que esse metodo era mais vatajoso que o jateamento . Esse teste eu fiz em casa e não agride o ferro. Mas a questão seria como colocar uma peça grande na soda caustica , daria pra fazer aos poucos tb , mas ai só tetando mesmo.


#7
Édison

Édison

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bah, posta fotos da veraneio!!!


#8
gisangueazul

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Édison, em Apr 21 2006, 10:42 AM, disse:

bah, posta fotos da veraneio!!!
ela esta quase toda desmontada. depois de toda a funilaria feita eu pretendo fazer o interior. a mecanica dela acredite se quiser esta em bom estado.
vou tenta postar aqui as fotos dela, pois eu nao sei mexer ainda muito bem aqui.
abraco


#9
gisangueazul

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everton, em Apr 21 2006, 01:49 AM, disse:

No forum Amigos do opala li alguma coisa sobre esse removedor tb , tem gente que usa soprador termico e diz que da certo tb.

Semana passada tava assistindo um programa americano sobre restauração de tratores e os caras tiravam a tinta velha com soda caustica aquecida, eles justificaram que esse metodo era mais vatajoso que o jateamento . Esse teste eu fiz em casa e não agride o ferro. Mas a questão seria como colocar uma peça grande na soda caustica , daria pra fazer aos poucos tb , mas ai só tetando mesmo.
mas como eu manuseio esse produto? ele fica liquido depois de aquecido? se vc pudesse me dá uma dica...
e sobre esse soprador termico? que parada é essa? serve pra tirar a massa?
pois ficar na lixadeira eu vou demora muito tempo e vao ter partes (cantos) que eu nao vou pode usa e ai vai ter que ser no braco mesmo e pode nao fica muito bom.
se essa soda caustica for boa mesmo é capaz de eu preferi-la, mas eu tinha que saber mais ou menos como usa. os equipamentos de protecao eu tenho todos.
abraco :mac1


#10
everton

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gisangueazul, em Apr 21 2006, 02:24 PM, disse:

everton, em Apr 21 2006, 01:49 AM, disse:

No forum Amigos do opala li alguma coisa sobre esse removedor tb , tem gente que usa soprador termico e diz que da certo tb.

Semana passada tava assistindo um programa americano sobre restauração de tratores e os caras tiravam a tinta velha com soda caustica aquecida, eles justificaram que esse metodo era mais vatajoso que o jateamento . Esse teste eu fiz em casa e não agride o ferro. Mas a questão seria como colocar uma peça grande na soda caustica , daria pra fazer aos poucos tb , mas ai só tetando mesmo.
mas como eu manuseio esse produto? ele fica liquido depois de aquecido? se vc pudesse me dá uma dica...
e sobre esse soprador termico? que parada é essa? serve pra tirar a massa?
pois ficar na lixadeira eu vou demora muito tempo e vao ter partes (cantos) que eu nao vou pode usa e ai vai ter que ser no braco mesmo e pode nao fica muito bom.
se essa soda caustica for boa mesmo é capaz de eu preferi-la, mas eu tinha que saber mais ou menos como usa. os equipamentos de protecao eu tenho todos.
abraco :mac1
No programa eles não mostraram a tecnica , só explicaram o que faziam pra tratar as peças de metal, tb não sei ao certo , mas acredito que eles mergulharam a peça de metal num tamque cheio de soda caustica ,por causa do tamanho , me lenbro de que era aquecido tb. no teste que fiz , coloquei um pedaço de metal pintado e enferrujado  em uma lata , pensando que a soda iria tirar o oxido , mas tirou só a tinta.

trabalhei em uma empresa de galvanização  , que tb tinha um tamque de soda caustica , mas era pra tirar coberturas de aluminio da superficie do ferro.


O soprador termico é esse Imagem Postada

http://www.caelonlin...oprador&ordem=1

PEsquisei la no forum amigos do opala  e achei sobre o soprador termico, mas bom mesmo era vc emprestar um e testar.

o JATEAMENTO DE AREIA FEITO POR UM PROFISSIONAL É O QUE HÁ EM REMOÇÃO. MAS SE O CARRO FOR MUITO PODRE, AI VAI DETONAR TUDO.
AGORA O MEU EU REMOVI, COM SOPRADOR TÉRMICO, É MELHOR QUE REMOVEDOR ELE REMOVE MASSA PLASTICA COISA QUE O REMOVEDOR PASTOSO NÃO REMOVE.
E SEM CONTAR QUE É MAIS BARATO.
VC VAI PAGAR UNS 150 A 180 EM UM SOPRADOR, E DEPOIS VC PODE VENDE-LO.
COM O REMOVEDOR É 10 A 12 REAIS CADA LATA, QUE REMOVE 20 CM NO CARRO, VC VAI GASTAR UMAS 20 LATAS PRA REMOVER INTEIRO E SE TIVER MASSA ELE NÃO VAI REMOVER.

COM O SOPRADOR VC VAI ESQUENTANDO A LATA E PASSANDO A ESPATULA DE FERRO RASPANDO, NÃO PRECISA ESQUENTAR MUITO.
NÃO É TOXICO TAMBEM.
EU USEI NO MEU CARRO REMOVI ELE TODO DEIXEI NA LATA.
DEPOIS VC COMPRA UM FOSFERRO, É FOSFATO DE FERRO, ANTI-OXIDAÇÃO E PASSA NO CARRO TODO , E DEPOIS LIXA, ELE VAI FICAR COM A LATA BRILHANDO. SÓ PREPARAR E PINTAR.
MAS LEMBRE-SE QUE NÃO PODE PEGAR SERENO, AGUA SE NÃO ENFERRUJA.


Abraço

Editado por everton, 21 abril 2006 - 15:19 .