Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spetz

Como transformar 2º estagio a vacuo em mecanico ?

Recommended Posts

Olá pessoal. Tenho uma Elba 1.6 com motor SEVEL 1600 e gostaria de transformar o 2º estagio do carburador a vacuo em mecanico. Ja estou cansado de acertar e não esta dando certo.

 

O motor acima de 4000 RPM fica sem força e fica pipocando pq o 2º estagio não abre.

 

So sei que da 3º marcha em diante quando chego nos 4000 RPM o carro não rende e fica pipocando.

 

A segunda marcha ja é encapetada, rende ate 6000 mas agora a 3º em diante ta fo**. Da impressão que o motor não tem força nessas marchas por que o 2º estagio não abre nos 4000RPM e ai fica sem torque.

 

Com o carro parado ta abrindo em 5000 - 5500.

 

Eu sei que o problema talvez não seja o carburador mas eu gostaria de saber como faço para transformar o segundo estagio a vacuo em mecanico dos carburadores que eu citei.

 

Alias, talvez meu problema seja as velas que não estejam conseguindo queimar o combustivel por que elas são originais e não sai do cabeçote nem com reza brava. Fui tirar elas para trocar e fiz tanta força para tirar que fiquei com medo da vela quebrar e ficar no cabeçote. Com alavanca de 50cm eu não estava conseguindo tirar. Da impressão que ta "soldada" ate e preciso trocar urgente essas velas pois ainda são originais pelo que parece e o carrinho ja tem mais de 15 anos quase.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putaa !!! o meu voyage tbm tem o mesmo problema.... a segunda vai a milhao ate 6000rpm... agora a partir da tercera parece q ta amarradao... a RPM simplesmente nao sobe !!!!

 

parece q perdeu todo o torque mesmo.....

mas minhas velas sao novas.. e o carbura foi limpo esse ano...

 

sera q eh o segundo estagio q tenho q passa pra mecanico ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha...... tive uma experiencia recente com 2º estagio mecanico, e nao recomendo nem pros meus desafetos........

 

mas ,se vcs querem testar....... tem que retirar o mecanismo de vacuo do 2º estagio (eh uma capsula preta, parece um disco voador, tem uma mangueira q sai dele e fixa-se no corpo do carburador. eh preso ao carburador por 2 parafusos e na haste da borboleta do 2º estagio por encaixe).

 

dai tem que adaptar uma mola que una as hastes dos dois corpos de borboletas. essa parte vai ser mais chata, pq tem q achar o tamanho certo da mola, a tensao boa pra abrirem no tempo certo, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olha...... tive uma experiencia recente com 2º estagio mecanico, e nao recomendo nem pros meus desafetos........

 

mas ,se vcs querem testar....... tem que retirar o mecanismo de vacuo do 2º estagio (eh uma capsula preta, parece um disco voador, tem uma mangueira q sai dele e fixa-se no corpo do carburador. eh preso ao carburador por 2 parafusos e na haste da borboleta do 2º estagio por encaixe).

 

dai tem que adaptar uma mola que una as hastes dos dois corpos de borboletas. essa parte vai ser mais chata, pq tem q achar o tamanho certo da mola, a tensao boa pra abrirem no tempo certo, etc.

Será q não dá pra adaptar um motor de passo não? Ia ficar doido poder escolher quando o estágio vai abrir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem inventa hehehe

 

cara voces ja checaram a bomba de voces??

se comeca a amarrar, dai voces tiram o pé

dai pisam denovo, ele da uma andada?

pode ser que ta secando a cuba, a bomba nao ta dando conta

bomba mecanica é um lixo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nem inventa hehehe

 

cara voces ja checaram a bomba de voces??

se comeca a amarrar, dai voces tiram o pé

dai pisam denovo, ele da uma andada?

pode ser que ta secando a cuba, a bomba nao ta dando conta

bomba mecanica é um lixo

É isso mesmo que acontece. Vo dar uma olhada na bomba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se nao tiver dindin pra trocar a bomba

os mecanicos mais experientes colocam um calço na bomba mecanica pra ela movimentar mais, nao sei como

mais ja vi funfar hehehe

(chumcho hehehehehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

troca o filtro tmb, ja aconteceu de entupir o filtro com 10.000km ai nao vai de jeito nenhum e ja aconteceu tmb de um filtro com menos de 1 mes de uso soltar lasquinha e entupir o carburador isso pq era fran

 

acho que a bomba e barato nao deve custar 100 instalado, pelo que dura e barato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me fala o codigo do carb. q eu te passo a regulagem da cuba.. eu tenhos de inumeros carburas aki..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sei q no miniprogressivo e/ou no weber 460 naum tem como vc fazer usando só mola pq as borboletas abrem em sentidos opostos uma da outra, experiência própria hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olha...... tive uma experiencia recente com 2º estagio mecanico, e nao recomendo nem pros meus desafetos........

 

mas ,se vcs querem testar....... tem que retirar o mecanismo de vacuo do 2º estagio (eh uma capsula preta, parece um disco voador, tem uma mangueira q sai dele e fixa-se no corpo do carburador. eh preso ao carburador por 2 parafusos e na haste da borboleta do 2º estagio por encaixe).

 

dai tem que adaptar uma mola que una as hastes dos dois corpos de borboletas. essa parte vai ser mais chata, pq tem q achar o tamanho certo da mola, a tensao boa pra abrirem no tempo certo, etc.

Será q não dá pra adaptar um motor de passo não? Ia ficar doido poder escolher quando o estágio vai abrir...

Até qua não seria uma má idéia ..... eu tb estou tentando instalar um motor de passo no dosador de GNV do meu carro ... isto já existe em carros injetados, mas como o meu é carburado, precisa de muitas adaptações. Uma delas seria abrir o dosador junto com a abertura do segundo estágio !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
me fala o codigo do carb. q eu te passo a regulagem da cuba.. eu tenhos de inumeros carburas aki..

O carburador é Weber TLDF e é conhecido como Weber 495.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O carburador é Weber TLDF e é conhecido como Weber 495.

sim.. mas cada carro tem uma regulagem...

 

alcool ou gasolina?

q ano de fabricação?

 

eu presciso de mtos detalhe...

 

comp de bordo? ar?

q modelo de elba?

 

entende? descreva mais o carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu sei q no miniprogressivo e/ou no weber 460 naum tem como vc fazer usando só mola pq as borboletas abrem em sentidos opostos uma da outra, experiência própria hehehehe.

Tem como sim pq eu fiz ... vc prendi a mola em 1 dos parafusos que segura a tampa de valvulasssss

 

PENSEMMMM meninos ... pensem :D e ficou baum viu ... até meu mecanico me deu os parabéns pelo serviço pq ele naum tinha pensando em fazer como eu fiz ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu sei q no miniprogressivo e/ou no weber 460 naum tem como vc fazer usando só mola pq as borboletas abrem em sentidos opostos uma da outra, experiência própria hehehehe.

Pelo que sempre soube o weber 460 o 2º estágio é mecânico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sim.. mas cada carro tem uma regulagem...

 

alcool ou gasolina?

q ano de fabricação?

 

eu presciso de mtos detalhe...

 

comp de bordo? ar?

q modelo de elba?

 

entende? descreva mais o carro

OPs me desculpe pela minha falta de informação :lol: :)

 

Vamos lá.

 

O carro é um Elba CSL 1.6 alcool de fabrica.

O carro não tem ar nem computador de bordo.

O carburador é 100% mecânico, pelo menos não vi nenhum fio nele ehehehe.

 

O carbura é Weber TLDF, sei disso pq ja comprei junta de carburador do uno 1.6R e não serviu.

 

Se vc puder me passar os acertos eu ficarei muito grato.

 

Vlw :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

estava verificando uma solução usada pelo usuário "dero" "4x4brasil"... e ele postou o seguinte:

______________________________________________________

Enviada: Qui, 11 Agosto 2005 21:08h

No início da semana alterei a tomada de ar q comanda a cuica do 2º estágio, peguei uma mangueira vinda do coletor (maior vácuo) e troquei pela q vinha do pé do carbura.

 

Resultado: o 2º estágio passou a abrir no meio do pedal (antes só abria no fundo do pedal) o q melhorou e muito as retomadas e arrancadas, andei 110km e medi o consumo (20,5 litros)=5km/l (antes fazia 9).

 

Gostei do resultado, mas tenho q pensar como manter o sistema original e chavear (via válvula de pressao eletro-ativada) o vácuo suplementar, assim tenho consumo bom andando original e desempenho bom com a eletro válvula ativada, esta semana vou procurar a válvula no ferro velho (acho q a válvula q comanda vácuo para a compensação da marcha lenta qdo o ar condicionado está ligado do antigo UNo 1.6R resolve, o difícil é achar).

______________________________________________________

 

Enviada: Qui, 18 Agosto 2005 00:27h

Finalmente fiz a adaptação.

 

Voltei a mangueira de vácuo da cuica pro lugar original (pé do carbura), nela coloquei uma tubulação T e liguei a terceira via em uma tomada de vácuo vinda do coletor, nessa terceira via adaptei uma bomba de vácuo (q tem em qquer carro injetado com a funçao de permitir a queima do vapor da gasolina do tanque qdo o pedal do acelerador está no fim), a bomba de vácuo é ligada via seletor no painel.

 

Assim qdo está desligada a bomba a cuica trabalha com pouco vácuo (o normal) e só aciona o 2º estágio qdo o pé está no fundo (muito vácuo no pé do carbura). (consumo 9,5 km/l = normal).

 

Com a bomba ligada a cuica aciona imediatamente e o 2º estágio entra mais rápido (não só com o pé no fundo) e o carro reage mais rápido (consumo 5,5km/l).

 

Se alguem quiser posso fotografar a instalação das mangueiras e tomada, mas é realmente muito simples.

 

O interessante disso tudo é que o q antes era um problema, o fato do 2º estágio ser a vácuo, acabou sendo a solução de se trabalhar com 2 comportamentos e consumos distintos, acionados qdo se deseja.

 

Agradeço a dica do Luca que me alertou para o giglê da cuica, apesar de não ter achado o tal giglê rs rs rs me alertou para o fato de que com pressão diferente a cuica trabalha tb diferente, isse foi o embrião da idéia da bomba de vácuo.

 

Custo:

Bomba de vácuo: 10,00 (no desmanche) (40,00 nova=tô fora)

Mangueira de 6mm(30cm): 2,00

Conexão T de 6mm: 1,50

TOTAL: 13,50

______________________________________________________

 

 

....

Alguém sabe q bomba de vácuo ele usou, pois liguei para uma auto-peças, e disseram-me q os carros injetados não tem uma bomba de vácuo, e sim apenas um sistema elétrico q libera os gases do tanque.

 

Será q a idéia dele funciona bem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

desculpe a demora.. mas ta estranho pq algumas vezes eu nao li o topico e ele nao marca como nao lido... ai acabei demorando..

 

mas ta ae...

 

gargulante pricipal -1º 132, 2º 165

Gargulante ML - 1º 60, 2º 60

Gar. Supementar aerodin - 90

repiro Principal - 1º 165, 2º 160

val. da boia - 250

Respiro da ML - 1º 160, 2º 90

Tubo misturador - 1º f74, 2º f25

Garg. Acelerador - 45

Difusor Primario - 1º 20, 2º 22

Difusor secundario - 1º 4.0 2º 4.5

Alçtura da boia (mm) 30.0

Abertura positiva da borboleta (mm) - 0.90

vol. inj. da bomba em 10 bombadas (ml) - 16.5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
desculpe a demora.. mas ta estranho pq algumas vezes eu nao li o topico e ele nao marca como nao lido... ai acabei demorando..

 

mas ta ae...

 

gargulante pricipal -1º 132, 2º 165

Gargulante ML - 1º 60, 2º 60

Gar. Supementar aerodin - 90

repiro Principal - 1º 165, 2º 160

val. da boia - 250

Respiro da ML - 1º 160, 2º 90

Tubo misturador - 1º f74, 2º f25

Garg. Acelerador - 45

Difusor Primario - 1º 20, 2º 22

Difusor secundario - 1º 4.0 2º 4.5

Alçtura da boia (mm) 30.0

Abertura positiva da borboleta (mm) - 0.90

vol. inj. da bomba em 10 bombadas (ml) - 16.5

OPa obrigado ae cara.

Vamos ver se agora eu boto esse sevel pra cospir fogo ehehehe :lol: :vts

 

Estou para tirar o sistema de aquecer o coletor de admissão com os gases do escap para um sistema que aquece o coletor com a agua do motor, mas infelizmente terei de trocar o cabeçote para isso :( Esse sistema de gases é porco d+ rouba cerca de 10cv. Unica vantagem é que aquecimento é instataneo e o carro sai em dia de frio apos 30s ligado, e olha que é alcool.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode crer.. mas aquecimento a agua eh mais ROX

 

poem logo um cabeçote mais novo ae e aproveita e jah poem trabalhado :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pode crer.. mas aquecimento a agua eh mais ROX

 

poem logo um cabeçote mais novo ae e aproveita e jah poem trabalhado :P

Concerteza, quando eu pegar ja vo mandar rebaixar 0.5mm e vou meter comando 286. Esse sevel ja é bebum de natureza, então que pelo menos beba e ande :ol :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so for 0.5mm com esse comando vai faltar pulmao no carbura...

 

eu poria um mais leve .. 272 com valv. bem reguladinhas e 1mm no cabeçote rodando no alcool vai fica power...

 

pistao de alcool + 1mm rebaixo ... tenta deixar a taxa perto de 13:1

mais q isso e mais comando vai fazer carbura O.O ai quem sabe um w40 neh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...